Estudar para concursos e trabalhar

Avatar


29 de agosto3 min. de leitura

Muita gente utiliza o fato de trabalhar como argumento para não estudar e, assim, adiar o sonho de tornar-se servidor público. O que essas pessoas não sabem (ou fingem não saber, justamente para se autoboicotar) é que é perfeitamente possível conciliar os estudos com o trabalho.

Provavelmente, se a pessoa está trabalhando, é porque ela precisa daquele emprego para auxiliar na manutenção financeira da família. Desse modo, será necessário realizar um esforço maior do que os demais candidatos, que tem a possibilidade de só estudar. Contudo, isso não é motivo de desânimo, pois com organização e dedicação será possível atingir o objetivo almejado.

Para conciliar o trabalho com o estudo é importante conhecer as dificuldades que você encontrará no caminho, para que você consiga superar cada obstáculo e se manter focado na sua meta. As duas principais dificuldades com as quais você irá se deparar serão a falta de tempo e o cansaço.

É evidente que a pessoa que trabalha terá menos horas disponíveis para o estudo, mas isso não justifica o desânimo. Mais vale caminhar lentamente do que ficar parado, sem sair do lugar.

Supondo que a pessoa trabalhe em período integral (manhã e tarde) é possível separar algumas horas de estudo durante o dia, seja antes do trabalho, no horário de almoço ou durante a noite. Ouso dizer que pessoas que dispõem apenas de poucas horas livres durante o dia para estudar têm uma qualidade de estudo bem maior do que pessoas que dispõem do dia todo e tendem a procrastinar; afinal, terão muito tempo para repor o estudo ao longo do dia.

Tente acordar uma hora mais cedo para estudar, seja avançando no conteúdo, revisando ou realizando exercícios. Se você tem espaço durante o horário de almoço, aproveite para preencher estudando. Também veja se há possibilidade de dormir 1 hora mais tarde para aumentar seu tempo de estudo, desde que isso não comprometa o seu período de descanso.

Para otimizar o seu tempo, é imprescindível a criação de um cronograma de estudos para que você não perca tempo diariamente pensando no que você vai estudar naquele dia e de quanto tempo irá dispor. Com isso, você aproveitará todo o período disponível dedicando-se ao estudo e irá se sentir mais motivado para atingir sua meta diariamente.

Outro problema com o qual você terá de lidar é o cansaço. É necessário que você respeite o seu período de descanso para estar com o máximo de energia para cumprir suas metas diárias de estudo. Além disso, é importante manter-se sempre motivado. Desse modo, ficará mais fácil “driblar” o cansaço.

Sempre tive que conciliar o trabalho com os estudos e afirmo que, sim, é possível. Comecei a trabalhar como menor aprendiz aos 16 anos, enquanto ainda estava cursando o 3º ano do ensino médio, e precisava conciliar com a preparação para o vestibular da UnB. Posteriormente, enquanto eu já estava cursando a graduação e fazendo estágio, iniciei os meus estudos para concurso público até ser aprovado/nomeado na Secretaria de Educação.

Durante o tempo que permaneci na Secretaria de Educação, conciliei o trabalho com a graduação e, ao concluir meu curso, já iniciei novamente os estudos para concurso até ser aprovado no concurso da Polícia Civil, onde estou até hoje.

O que quero mostrar a vocês é que, para ser aprovado, não é necessário estudar o dia todo ou ter 10 horas de estudo por dia. O importante é que ter qualidade e efetividade dentro das horas que você tem disponível. Então, mantenha a constância do estudo e não perca o foco.

Não sei se a motivação de vocês é o cargo em si, a estabilidade, sua família/seus filhos, seja o que for: apegue-se ao que te motiva e se mantenha focado. Saiba que o cansaço será passageiro e que as dificuldades virão, mas, ao atingir seu objetivo, tudo terá valido a pena.

Como dito anteriormente, também há algo positivo em estudar e trabalhar, pois não haverá tempo para procrastinar. Você saberá que só tem aquele pequeno período disponível para os estudos, então precisará dedicar-se completamente dentro daquelas horas, não havendo tempo para distrações. Dessa forma, os estudos ganham qualidade e a produtividade tende a aumentar.

Contudo, para que você consiga atingir as metas diárias, é necessário que você tenha, além de organização, disciplina. Respeite sempre o seu período de estudo. Você que trabalha e tem um dia cheio de tarefas sabe melhor do que ninguém a importância de organizar o tempo. Vença cada tarefa individualmente, não tente fazer tudo ao mesmo tempo, pois assim você não estará realizando nada bem feito. Se é hora de trabalhar, trabalhe com excelência. Na hora de estudar, estude com dedicação e compromisso.

Não perca tempo pensando na concorrência. Pensamentos do tipo: “eu só tenho 3 horas de estudo por dia, enquanto meu concorrente dispõe de 12 horas. Eu não conseguirei superá-lo” não te levarão a lugar algum. Gaste o seu tempo otimizando sua preparação e esqueça os concorrentes. Preocupe-se em preencher o seu tempo de estudo com qualidade do início ao fim.

A aprovação em concurso público não é construída da noite para o dia. É necessário criar uma base de conhecimento de forma que o candidato cresça e se desenvolva ao longo do caminho. Então, aproveite as horas disponíveis que você tem por dia, chega de pensamentos negativos e procrastinações. Mais vale estudar pouco do que não estudar. Mais vale estudar pouco com qualidade do que passar horas fingindo estar estudando.


Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/coaching-para-concursos” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


29 de agosto3 min. de leitura