Etapas para a sua aprovação

Avatar


07 de abril4 min. de leitura

Você está começando a estudar por agora e não sabe ainda direito como funciona o estudo para concursos públicos? Estou aqui para passar as principais etapas que não podem faltar durante a sua preparação!

Para quem não me conhece ainda, meu nome é Amanda Borges, GranXpert e aprovada em 4º lugar no concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal para o cargo de Técnico Legislativo.

Sem mais delongas, vamos listar as etapas da sua aprovação:

 

ETAPA 0DEFINIÇÃO DE UM FOCO

Antes de mais nada, é extremamente necessário que você defina uma carreira-alvo! Saiba que ser aprovado atualmente exige um elevado nível de preparação e é muito difícil você chegar a esse nível sem ter definido uma carreira-alvo. São várias as opções de carreiras: policial, legislativa, fiscal, bancária, jurídica, entre outras. Para você definir a sua, eu indico que você:

  • saiba quais são as carreiras;
  • pesquise quais concursos estão previstos para os anos seguintes;
  • assista a entrevistas de aprovados nas carreiras nas quais você está em dúvida, saiba sobre a rotina e atribuições do cargo e avalie se você tem vocação para tais carreiras;
  • pesquise sobre as matérias que você teria que estudar para ser aprovado; e
  • principalmente: siga o seu coração!

 

ETAPA 1 – PLANEJAMENTO

Definida a sua carreira ou concurso-alvo, é hora de montar o seu planejamento! Para que você seja aprovado, o seu planejamento deve ser:

  • tático: deve ser focado em ganhar pontuação na hora da prova! Então, as melhores fontes de informações que temos são o edital e a última prova. Você deve levar em consideração: disciplinas mais cobradas, peso, notas mínimas e tópicos mais cobrados pela sua banca para cada disciplina;
  • desafiador: um bom planejamento possui metas Ter metas que te desafiam torna o estudo muito mais estimulante;
  • realista: o seu planejamento tem de ser adequado para você! Não adianta a gente pegar um planejamento pronto de alguma pessoa aprovada e querer reproduzir exatamente o que esta pessoa fez e obter o mesmo desempenho. Não é assim que funciona. O seu planejamento tem de levar em consideração as matérias em que você tem mais facilidade, mais dificuldade, além da sua carga horária e produtividade nos estudos;
  • flexível: o seu planejamento deve ser alterado do início ao fim dos seus estudos. Montamos um planejamento de acordo com nossas impressões iniciais, mas nem sempre acertamos a demanda que cada matéria necessita. Então, é muito importante ir adequando o seu planejamento de acordo com suas notas dos simulados e baterias de questões para ir ajustando o foco nas matérias que estão te custando mais pontos.

 

Mas ATENÇÃO: planejar é muito importante, mas executar é MUITO MAIS! Cuidado para não montar planejamentos tão complexos que acabem te custando tempo de estudo! O foco maior sempre deve ser o estudo em si.

 

Superdica: Lá no meu Instagram, @amanda.concursos, eu disponibilizo gratuitamente uma planilha de ciclo de estudos. É só pedir lá no privado!

 

ETAPA 2 – ESTUDO

Existem várias técnicas de estudo, mas, independente de qual você utilize, o importante é que o seu estudo seja ATIVO! O estudo ativo consiste em você se atentar na produção de algum material de revisão, seja por meio de grifos, resumos, mapas mentais, flashcards, fichas de estudo, entre outras técnicas.

Em breve, vou lançar um artigo falando de forma aprofundada sobre cada uma dessas metodologias de estudo.

 

ETAPA 3 – EXERCÍCIOS

É bastante comum escutarmos dos aprovados números elevados de exercícios resolvidos durante suas preparações. A resolução de inúmeras questões te faz conhecer a banca, fixar o conteúdo, revisar de forma ativa, reter os assuntos mais cobrados e não cair nos famosos “peguinhas” no dia da prova.

E uma coisa que eu sempre falo para meus mentorados: não tenham medo de errar! Errar faz parte do processo de aprendizado. Com os comentários das questões, conseguimos compreender o conteúdo e fixar melhor pontos da matéria que havíamos esquecido. É extremamente comum começarmos com desempenhos menores nas questões, e, com mais revisões, resoluções de exercícios, vamos aprimorando nossas resoluções e aumentando nossas notas.

 

ETAPA 4 – REVISÕES

Existem inúmeros métodos de revisão, mas o importante é que você saiba que, independentemente de método, o importante é que você revise! Conheço vários aprovados, cada um com um método de revisão diferente, mas todos revisavam. Quando não revisamos, não fixamos o conteúdo para a prova e essa etapa é extremamente negligenciada por muitos alunos. O famoso “branco” na hora dos simulados e provas pode ser indicativo de que você não revisou o suficiente.

Mais para a frente, vou escrever um artigo detalhando métodos de revisão para vocês!

 

ETAPA 5 – SIMULADOS

Como eu sempre digo: “Não deixe para descobrir como será a sua prova no próprio dia! Pode ser que isso não dê certo.” Eu, por exemplo, fiz 7 simulados para a prova da CLDF, o que contribuiu bastante para a minha aprovação.

Os simulados possuem diversas vantagens, como:

  • controle do tempo: fazendo simulados, você começa a gerenciar melhor o seu tempo de prova, aprendendo a separar o tempo necessário para as questões e a prova discursiva;
  • conhecimento da banca: cada banca funciona de uma forma diferente. Então, se você não tem costume com a banca CESPE, FCC, FGV ou qualquer outra, o simulado vai te ajudar muito a saber o estilo de prova daquela banca;
  • tática de prova: chegue à sua prova sabendo exatamente o que você vai fazer no dia. Por qual matéria você vai começar, o momento em que vai fazer a sua redação, quando vai fazer a leitura dos textos de interpretação; tudo isso influencia muito na sua nota e cada pessoa tem um perfil diferente. Não tem melhor forma de descobrir o seu do que fazendo simulados.

Superdica: Lá no meu Instagram, @amanda.concursos, eu disponibilizo gratuitamente uma planilha de controle de notas de simulados e redações. É só pedir lá no privado!

 

ETAPA 6 – ADAPTAÇÃO

Como dizem os Administradores: “O que você não consegue medir, não consegue gerenciar.” E isso é muito aplicável nos estudos para concurso público! Registrar o seu desempenho tanto nas questões quanto nos simulados vai te auxiliar a identificar os pontos que você precisa revisar mais. Eu registrava minhas notas para cada tópico do edital, notas das redações, nota de cada disciplina dos simulados e isso tudo me auxiliou nas alavancagens de notas.

Segue um exemplo do meu controle de português com um mentorado meu que foi aprovado no BRB:

 

 

“Amanda, mas eu não sei fazer planilha, não me dou bem com informática.”

Você não precisa registrar suas notas especificamente em planilhas. Até mesmo registros em cadernos ou agendas já ajudam muito!

 

Agora vamos relembrar as etapas para a sua aprovação?

 

0 – Definição do foco

1 – Planejamento

2 – Estudo

3 – Exercícios

4 – Revisão

5 – Simulados

6 – Adaptação

 

Se você sente dificuldade em alguma dessas etapas, conheça nosso programa de GranXperts! Conversar com pessoas aprovadas encurta bastante o nosso caminho no mundo dos concursos!

 

Então, é isso! Até as próximas dicas, pessoal!

 

Avatar


07 de abril4 min. de leitura