Dentre inúmeras possibilidades teóricas, nesse estudo, nos atentaremos a tecer comentários empíricos sobre o início da preparação prática, sem prejuízo de quaisquer outros métodos.
O primeiro passo é conhecer a prova, entender como ela é, quais disciplinas cobra, o número de questões, qual a pontuação mínima a ser atingida e quem pode realiza-la com aproveitamento do resultado, afastando de imediato eventuais mitos.
Para facilitar a preparação dos candidatos, o Gran disponibiliza essas informações em seus cursos preparatórios, através da disciplina “1ª Fase OAB – Apresentação do Curso, Orientações Gerais, Planos e Técnicas de Estudo”, mediante aglomeração do teor necessário de forma técnica (pautada em dados), evitando o dispêndio de um maior tempo por parte dos alunos em busca da reunião de tais informações.
Inclusive, todos os cursos do Gran voltados para o Exame de Ordem, em seus variados formatos, estão disponíveis no site https://oab.grancursosonline.com.br/nossos-cursos/ .
Somado a isso, aconselhamos uma autoanálise por parte dos examinandos, através da prévia realização de uma prova de primeira fase dos Exames anteriores, com o objetivo de averiguar o nível de conhecimento, a afinidade com as matérias, tempo de prova e padrão de cobrança da banca. A partir desses dados, será possível traçar estratégias, como a eleição das disciplinas a serem estudadas e o tempo estimado de estudo diário/semanal/mensal.
Sugerimos que a escolha das disciplinas observe ao menos dois critérios, sendo eles, afinidade e o custo-benefício. A afinidade se caracteriza pela familiaridade ou facilidade de absorção do examinando em relação à disciplina, enquanto o custo-benefício é analisado pela relação entre a quantidade de conteúdo da disciplina e o número de questões cobradas por ela no Exame, ou seja, quanto menor o conteúdo e maior o número de questões, observando, no entanto, uma margem de segurança que viabilize atingir a pontuação mínima exigida na primeira fase.
O Gran auxilia na identificação do custo-benefício das disciplinas através das aulas introdutórias do curso de primeira fase, bem como através da ferramenta “Termômetro de Relevância”, que relaciona justamente a quantidade de questões à quantidade de conteúdo, enumerando a relevância em uma escala de 01 a 10.
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Observando essas premissas, o examinando deverá montar o respectivo cronograma de estudos, formado por agendas diária, semanal e mensal, com as disciplinas eleitas. A quantidade de disciplinas diárias/semanais, depende da quantidade de horas disponíveis para estudo, cujo limite diário recomendado é de até 06 horas, com ciclos de cinquenta minutos de efetivo estudo e dez minutos de descanso.
Nos cursos de primeira fase construídos pelo Gran, mais precisamente no ambiente do aluno, aba “Materiais Complementares” e disciplina introdutória, são disponibilizadas orientações gerais para construção dos cronogramas, segundo o intervalo entre o início dos estudos e a data de realização da prova. Nesse espaço há também a ferramenta que viabiliza que os examinandos, individualmente, construam seus cronogramas de forma personalizada, a partir da sua própria realidade. A tutorial para construção do cronograma personalizado pode ser acessada no link a seguir: https://atendimento.grancursosonline.com.br/hc/pt-br/articles/360039006811-Cronograma-de-estudo .
Lembrando que a forma de estudos, seja por videoaula ou PDF, depende do perfil de cada aluno, cuja tendência é pela opção que melhor propicia absorção de conteúdo. Seja qual for a forma eleita, ela deverá ser utilizada em conjunto com a constante/diária resolução de questões específicas do Exame de Ordem (retiradas de provas anteriores), além de revisão de conteúdo e observação dos motivos pelos quais está acertando ou errando itens. Através do Gran Questões é possível acessar as referidas questões, bem como o seu histórico de acertos/erros, dentre outros pontos. A referida ferramenta está disponível no seguinte link: https://questoes.grancursosonline.com.br/aluno/dashboard .
Ou seja, os estudos devem ser iniciados de forma coordenada, pautada em critérios científicos, conduzida com ferramentas que facilitem o aprendizado, a organização e a obtenção de resultados, então minimizando os riscos e não dando margem para surpresas.
Por fim, com o objetivo de viabilizar uma visão panorâmica sobre o Exame de ordem, sugerimos a apreciação do artigo disponível no link a seguir: https://blog.grancursosonline.com.br/exame-de-ordem-aspectos-avaliados-na-prova-de-segunda-fase/ .
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