Exame Psicológico: o que é e como se preparar

Avatar


25 de Junho de 2019

Na maioria dos concursos públicos, é comum a realização de um exame psicológico, cujo objetivo é conhecer melhor a pessoa, explorando aspectos de sua personalidade e, dessa forma, atestar que ela está apta para iniciar na área de atuação de seu interesse.

Quer saber mais? Veja o que é exame psicológico e descubra como se preparar para essa etapa importante do concurso público com as dicas do blog do Gran Cursos Online.

O que é exame psicológico

O exame ou teste psicológico, como também é conhecido, é uma análise técnica e científica realizada a partir da aplicação de testes psicotécnicos e que, basicamente, tem a finalidade de avaliar aspectos da personalidade, bem como habilidades de concentração, atenção, memória, raciocínio lógico, entre outros.

Como costuma ser realizado o exame psicológico

A aplicação do teste psicológico é realizada a partir de metodologias específicas e um conjunto de procedimentos confiáveis. Trata-se de um estudo que requer planejamento prévio e cuidadoso por parte do profissional responsável pela aplicação do teste.

Vale saber também que, segundo informações do Conselho Regional de Psicologia, a avaliação psicológica pode ser realizada a partir de mais de uma metodologia, podendo ser testes, entrevistas, observações e até mesmo análises de documentos.

Como se preparar para a fase do exame psicológico?

Não há exatamente uma maneira de se preparar para a fase de avaliação psicológica de um concurso. O principal segredo, no entanto, é que a pessoa seja espontânea e aja da maneira mais natural possível.

Quer saber mais sobre concursos públicos? Acompanhe o blog do Gran Cursos Online!

Com o Gran Cursos Online, você fica sabendo de tudo o que precisa para mandar bem nos concursos de seu interesse. Para saber mais, acesse a nossa página de concursos 2019 e fique por dentro dos concursos abertos e concursos previstos.

Avatar


25 de Junho de 2019