Faça de 2017 o ano de sua mudança de vida!

Avatar


26 de Dezembro de 2016

Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.”

Albert Einstein

2017-mudanca-de-vida-quadradoEspecialmente na última semana do ano, as pessoas – eu diria que quase todas elas – costumam refletir sobre as realizações do ano que se encerra e sobre os sonhos e projetos para o ano que se avizinha. Quando esse momento de reflexão chega, é normal depositar toda a esperança de melhores dias e de mudança na grande virada do calendário. Todavia, é importante lembrar que nada mudará de fato se apenas apostarmos todas as nossas fichas numa simples data e não agirmos diferente a partir de então. Por isso, mãos à obra! Vamos trabalhar para que você conquiste a sua vaga no serviço público já no ano novo e, graças a essa nova carreira, comece a realizar seus outros sonhos.

Nesta mensagem, permita-nos oferecer uma lista de compromissos, desejos, promessas, resoluções – como queira denominar – que você, amiga e amigo concurseiro que nos acompanha neste espaço, deve buscar insistente e persistentemente a partir do primeiro minuto de 2017. O que vamos sugerir não é novidade. São apenas recomendações ou conselhos coligidos de relatos e entrevistas de ex-alunos aprovados nos mais diferentes certames ou extraídos de questionários que aplicamos em pesquisas sobre o assunto. Sugerimos que você fixe essa lista no seu “Mural dos Sonhos”, como mostra a ilustração deste artigo. Combinado? Então vamos lá.

“Sugerimos que você fixe essa lista no seu “Mural dos Sonhos”, como mostra a ilustração deste artigo.”

 

Primeiro: prometo que vou estudar independentemente de o edital estar na praça ou não. Estudarei para o cargo dos meus mais belos sonhos assim que ouvir o primeiro boato ou notícia de que o edital será publicado em breve. Não darei ouvidos a pessoas pessimistas e não me deixarei desencorajar com notícias ou posts de conteúdo desmotivador. Olharei sempre para a frente, desejando o cargo e me visualizando nele desde o início da preparação. Quero, com isso, atrair tudo de positivo que há no universo para conspirar a meu favor.

“Olharei sempre para a frente, desejando o cargo e me visualizando nele desde o início da preparação.”

Segundo: ainda que, em meu caminho, eu eventualmente enfrente reprovações, crises, infortúnios e alguns fracassos, sabendo que não tenho como evitá-los, prometo que vou me levantar, sacudir a poeira e continuar – de novo e sempre – em direção aos meus sonhos e à minha estabilidade financeira. Sei de verdade o que quero, e nada me abaterá. Os erros que eu cometer servirão para me ensinar algo que preciso aprender, então extrairei deles a lição que me oferecem e não os cometerei mais. Estou ciente de que é errando que se aprende.

“Os erros que eu cometer servirão para me ensinar algo que preciso aprender”

Terceiro: tirarei o maior proveito possível da companhia, da experiência e da sabedoria de todos os mestres que porventura cruzarem minha estrada. Meus pais, familiares, amigos e colegas terão papel fundamental na minha jornada. Eles me instigarão a aprender mais e contribuirão para minha preparação, seja com informações e orientações; seja com material de estudo; seja com recursos financeiros; seja, ainda, com palavras e conselhos, que, aliás, saberei filtrar e assimilar. Com humildade, terei a sabedoria de apreender os ensinamentos dessas pessoas tão especiais e que desejam apenas o meu bem e o meu mais auspicioso sucesso.

“Meus pais, familiares, amigos e colegas terão papel fundamental na minha jornada. Eles me instigarão a aprender mais e contribuirão para minha preparação”

Quarto: escolherei, dentre todas as técnicas de estudo com eficácia comprovada pelos pesquisadores e cientistas da matéria, aquela que mais se ajuste ao meu estilo de vida e capacidade técnica e financeira. Confiante, eu a adotarei para vencer todos os conteúdos e disciplinas do edital. Estudarei, portanto, com método e técnica, e não de forma empírica e desorganizada. Já aprendi que a qualidade do estudo vale bem mais do que a quantidade de horas destinadas a ele.

“Já aprendi que a qualidade do estudo vale bem mais do que a quantidade de horas destinadas a ele.”

Quinto: dedicarei boa parcela de minha preparação à prática em vez de apenas à teoria. Por dia, resolverei no mínimo cinquenta questões e interpretarei pelo menos um texto. Por semana, redigirei e reescreverei não menos do que uma redação. Minha meta é ter resolvido entre 3 mil e 5 mil exercícios até a véspera da prova, a depender, é claro, do tempo que eu destinar a férias e feriados e de fatores que fogem ao meu controle e planejamento, como o acometimento de doenças.

“dedicarei boa parcela de minha preparação à prática em vez de apenas à teoria”

Amigo leitor, são essas as minhas sugestões de compromissos e resoluções de ano-novo para você adotar em 2017. Naturalmente, você pode adaptá-las segundo as suas expectativas e necessidades e conforme os seus interesses. Não se trata de uma lista fechada, mas apenas de uma sugestão deste amigo empreendedor que lhe deseja muito – mas muito mesmo – sucesso na vida, nos concursos e na carreira abraçada.

Encerro nosso ano com uma última recomendação: no espaço reservado para os comentários deste artigo, faça um compromisso público, citando as suas resoluções para o próximo ano. A ideia é que você, futuro servidor, crie um vínculo maior com essas metas. Volte aqui sempre que precisar retomar o fôlego e veja como você não está sozinho: milhares de pessoas de todo o Brasil estão na mesma situação que você. A diferença entre os que alcançarão o sonhado sucesso e os que terão apenas mais um ano como os anteriores está no grau do esforço empregado para cumprir tais objetivos, na maioria das vezes esquecidos poucas semanas depois do réveillon.

“Volte aqui sempre que precisar retomar o fôlego e veja como você não está sozinho”

Por fim, meus sinceros votos são de que em 2017 estejamos juntos e unidos até você alcançar o mais elevado patamar de felicidade e de sucesso que imaginou para si. Amém!

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Gabriel Granjeiro


GabrielDiretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

Avatar


26 de Dezembro de 2016