Faça listas

Avatar


26 de maio2 min. de leitura

Quando nos propomos a fazer algo, a primeira coisa que existe é

“ A IDEIA”.

A partir dessa ideia, antes de começar a executá-la, precisamos nos questionar sobre alguns pontos para que faça sentido.

Respondida essas questões, o projeto da tal “ideia” começa a tomar forma.

E, então, qual seria o próximo passo? Começar a organizar, no papel, diante da sua própria realidade. Uma das formas para que essa organização funcione é através das famosas “LISTAS”.

IMPORTÂNCIA:

A primeira e mais visível é liberar espaço em nossos pensamentos. Nossa mente trabalha 24 horas por dia, sempre a nosso favor. Mesmo que às vezes não pareça, ela está nos protegendo.

Como ela está sempre “produzindo”, “maquinando”, “memorizando”, precisamos manter ela livre do retrabalho. Uma vez tomada uma decisão (algo que precisa ser feito, precisa ser delegado, precisa ser deixado para trás), não podemos fazer nossa mente perder mais tempo com aquela situação.

Decidiu, está decidido!

Por exemplo: você decidiu estudar tal conteúdo, tal dia, tantas horas e colocou no seu planejamento.

Um dia após esse planejamento, a preguiça chega, alguma situação do cotidiano atravessa o seu dia, alguma insegurança bate, e você simplesmente traz à tona essa decisão presente novamente na sua mente. Pronto! Agora você está fazendo ela ter um retrabalho, ocupando espaço de uma outra nova decisão, para fazer ela decidir novamente o que já estava decidido.

Gera-se, assim, um acúmulo de pensamentos, e, como consequência, isso compromete a sua produção.

Para evitar essa bagunça, fazer listas pode te ajudar muito, porque ela dá clareza para a sua decisão. Ela tem o poder de detalhar o que, de fato, é possível e necessário fazer para tornar prático e eficaz a sua meta do dia. E se a sua meta diária for batida todos os dias, logicamente o seu objetivo será alcançado.

Outra importância da lista é te fazer sentir produtivo no final do seu dia, pois você poderá ver, de forma clara, os seus resultados. Isso te trará a bela recompensa de se sentir confiante para continuar no próximo dia.

E a última importância que vou listar é ter a certeza de que as outras pessoas podem confiar no que você fala, pois, o que foi dito será cumprido.

Faladas as importâncias da lista, vamos agora descrever o que se deve listar.
Isso pode variar muito! Desde uma lista de mercado até às suas metas de ano novo (quem nunca?). O importante é visualizar aquilo que você colocou no papel e traçar uma meta.

Tudo em nossa vida deve ser traçado como meta. Desde algo grande, como passar em um concurso, até, por exemplo, comprar uma roupa. Defina suas prioridades, sejam elas quais forem, e corra atrás para torná-las reais.
Como prosseguir?

Após colocar no papel os objetivos a serem alcançados, você pode ler, analisar e escolher quais as melhores formas para alcançar tais objetivos. É tentativa e erro. Assim como tudo na vida, você pode ir testando caminhos e soluções para chegar aonde almeja.

 

Resultados.

Não importa os itens mencionados na lista. Desde compras semanais até metas para daqui a cinco anos, os benefícios de se pôr algo no papel podem tornar os seus objetivos tangíveis e alcançáveis.

Somos seres visuais, e aquilo que colocamos no papel pode fazer toda a diferença.

Agora que você aprendeu a importância de fazer listas, que tal começar a colocá-las na sua rotina de estudos? O seu resultado vai te surpreender!

Conte com o GranXpert nessa conquista!

 

Abraços,

Prof.ª Natale Souza

Avatar


26 de maio2 min. de leitura