Farmacêutico militar: tudo o que você precisa saber para se tornar um oficial das Forças Armadas

Avatar


05 de fevereiro2 min. de leitura

Você, farmacêutico, que sonha em ser bem remunerado, ter estabilidade e, ainda, desempenhar um serviço relevante para a sociedade… o ingresso nas Forças Armadas pode te oferecer isso e muito mais!

Para se tornar um oficial de carreira é preciso fazer o concurso para uma das três Forças: Aeronáutica, Exército ou Marinha. Ao ingressar no serviço militar, o farmacêutico pode atuar em diferentes atividades como farmácia industrial, laboratórios de  análises clínicas, farmácia hospitalar, farmácia clínica, além de  ações de saúde pública, defesa civil,  missões humanitárias e acompanhamento das tropas em operações militares.

Geralmente, os concursos abrem anualmente e as vagas são para ambos os sexos. Ao ser aprovado em uma das Forças, o candidato iniciará o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e ao seu término ocupará o cargo de 1° Tenente Farmacêutico. Quanto ao salário inicial, o soldo de 1° Tenente é de 8.245,00, além disso, há o acréscimo de alguns adicionais da carreira militar.

Mas atenção, cada banca tem suas peculiaridades no exame intelectual e no teste de avaliação física, por isso, é fundamental que você conheça os pré-requisitos para se preparar e alcançar a sonhada vaga de OFICIAL FARMACÊUTICO!

Vamos te contar com detalhes as particularidades de cada banca:

Aeronáutica

A Força Aérea é a única banca que divide os candidatos farmacêuticos por especialidade, portanto é necessário ter especialização em Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar ou Farmácia Industrial, de acordo com a vaga a que concorre. O edital é publicado anualmente, entre janeiro e março e, você pode conferir no site do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

Um dos pré-requisitos é em relação a idade, o candidato não pode completar 36 anos de idade no ano da matrícula. Atenção!!! As provas são realizadas no ano de divulgação do edital e a matrícula no ano seguinte.

 

Quanto ao exame intelectual, a prova da Aeronáutica é composta de 30 questões de língua portuguesa, 30 questões de conhecimentos específicos e redação. Em relação ao Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, o candidato é avaliado por corrida, flexão de braços e abdominal.

 

Após a aprovação, o candidato fará o Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR), em Lagoa Santa (MG), com duração aproximada de 17 (dezessete) semanas. Durante o curso o candidato ocupará o cargo de Primeiro-Tenente Estagiário e receberá o soldo equivalente ao posto. Ao concluir o CAFAR, será promovido ao posto de Primeiro-Tenente e será transferido para localidade que foi selecionada como prioridade pelo candidato no ato da inscrição e de acordo com a classificação no curso.

 

Exército

No concurso da Escola de Saúde do Exército (EsSEx) a grande diferença comparada a Aeronáutica e Marinha é a idade, o candidato  pode possuir idade de, no máximo, 32 anos, completados no ano da matrícula. O edital, geralmente, é publicado em julho, no site da EsSex.

 

O exame intelectual do exército é composto de 50 questões de conhecimentos específicos que abordam as diferentes áreas da farmácia. O candidato não precisa ter especialização para prestar o concurso, apenas graduação em Farmácia.

 

No teste de avaliação física, assim como na Aeronáutica, o candidato é avaliado quanto a corrida, flexão de braços e abdominal. Mas atenção, há diferenças entre as regras de cada Força, por exemplo: em relação a distância percorrida e forma de execução da flexão e abdominal. Por isso, leia sempre o edital!

 

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) realiza-se na EsSEx, no Rio de Janeiro, com duração aproximada de 37 semanas, abrangendo a Formação comum do militar e a Formação Específica como oficial farmacêutico.

 

Marinha

Para fazer parte do Corpo de Saúde da Marinha (CSM), o candidato será avaliado por uma prova de conhecimentos específicos de 50 questões e redação, além disso, também há prova de títulos. O edital é publicado no site oficial da Marinha, geralmente no primeiro semestre.

Quanto a idade, a regra é semelhante a Aeronáutica, o candidato deve ter menos de 36 anos de idade no ano da matrícula.  O teste de avaliação física é diferente das outras Forças, pois é composto por natação e corrida.

O candidato aprovado realizará o Curso de Formação de Oficiais  no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, no Rio de Janeiro, com  duração de, aproximadamente, 31 semanas e ocupará o posto de Guarda-Marinha, ao término do curso, será promovido ao posto de Primeiro-Tenente.

 

Resumindo, a carreira militar é promissora e para alcançar uma vaga é preciso muita dedicação.  Quer ser um farmacêutico militar? Conheça os nossos cursos e venha ser Gran!

Avatar


05 de fevereiro2 min. de leitura