Farmacêutico militar: tudo o que você precisa saber para se tornar um oficial das Forças Armadas

Avatar


05/02/2021 | 13:49 Atualizado há 550 dias

Você, farmacêutico, que sonha em ser bem remunerado, ter estabilidade e, ainda, desempenhar um serviço relevante para a sociedade… o ingresso nas Forças Armadas pode te oferecer isso e muito mais!

Para se tornar um oficial de carreira é preciso fazer o concurso para uma das três Forças: Aeronáutica, Exército ou Marinha. Ao ingressar no serviço militar, o farmacêutico pode atuar em diferentes atividades como farmácia industrial, laboratórios de  análises clínicas, farmácia hospitalar, farmácia clínica, além de  ações de saúde pública, defesa civil,  missões humanitárias e acompanhamento das tropas em operações militares.

Geralmente, os concursos abrem anualmente e as vagas são para ambos os sexos. Ao ser aprovado em uma das Forças, o candidato iniciará o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e ao seu término ocupará o cargo de 1° Tenente Farmacêutico. Quanto ao salário inicial, o soldo de 1° Tenente é de 8.245,00, além disso, há o acréscimo de alguns adicionais da carreira militar.

Mas atenção, cada banca tem suas peculiaridades no exame intelectual e no teste de avaliação física, por isso, é fundamental que você conheça os pré-requisitos para se preparar e alcançar a sonhada vaga de OFICIAL FARMACÊUTICO!

Vamos te contar com detalhes as particularidades de cada banca:

Aeronáutica

A Força Aérea é a única banca que divide os candidatos farmacêuticos por especialidade, portanto é necessário ter especialização em Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar ou Farmácia Industrial, de acordo com a vaga a que concorre. O edital é publicado anualmente, entre janeiro e março e, você pode conferir no site do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

Um dos pré-requisitos é em relação a idade, o candidato não pode completar 36 anos de idade no ano da matrícula. Atenção!!! As provas são realizadas no ano de divulgação do edital e a matrícula no ano seguinte.

 

Quanto ao exame intelectual, a prova da Aeronáutica é composta de 30 questões de língua portuguesa, 30 questões de conhecimentos específicos e redação. Em relação ao Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, o candidato é avaliado por corrida, flexão de braços e abdominal.

 

Após a aprovação, o candidato fará o Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR), em Lagoa Santa (MG), com duração aproximada de 17 (dezessete) semanas. Durante o curso o candidato ocupará o cargo de Primeiro-Tenente Estagiário e receberá o soldo equivalente ao posto. Ao concluir o CAFAR, será promovido ao posto de Primeiro-Tenente e será transferido para localidade que foi selecionada como prioridade pelo candidato no ato da inscrição e de acordo com a classificação no curso.

 

Exército

No concurso da Escola de Saúde do Exército (EsSEx) a grande diferença comparada a Aeronáutica e Marinha é a idade, o candidato  pode possuir idade de, no máximo, 32 anos, completados no ano da matrícula. O edital, geralmente, é publicado em julho, no site da EsSex.

 

O exame intelectual do exército é composto de 50 questões de conhecimentos específicos que abordam as diferentes áreas da farmácia. O candidato não precisa ter especialização para prestar o concurso, apenas graduação em Farmácia.

 

No teste de avaliação física, assim como na Aeronáutica, o candidato é avaliado quanto a corrida, flexão de braços e abdominal. Mas atenção, há diferenças entre as regras de cada Força, por exemplo: em relação a distância percorrida e forma de execução da flexão e abdominal. Por isso, leia sempre o edital!

 

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) realiza-se na EsSEx, no Rio de Janeiro, com duração aproximada de 37 semanas, abrangendo a Formação comum do militar e a Formação Específica como oficial farmacêutico.

 

Marinha

Para fazer parte do Corpo de Saúde da Marinha (CSM), o candidato será avaliado por uma prova de conhecimentos específicos de 50 questões e redação, além disso, também há prova de títulos. O edital é publicado no site oficial da Marinha, geralmente no primeiro semestre.

Quanto a idade, a regra é semelhante a Aeronáutica, o candidato deve ter menos de 36 anos de idade no ano da matrícula.  O teste de avaliação física é diferente das outras Forças, pois é composto por natação e corrida.

O candidato aprovado realizará o Curso de Formação de Oficiais  no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, no Rio de Janeiro, com  duração de, aproximadamente, 31 semanas e ocupará o posto de Guarda-Marinha, ao término do curso, será promovido ao posto de Primeiro-Tenente.

 

Resumindo, a carreira militar é promissora e para alcançar uma vaga é preciso muita dedicação.  Quer ser um farmacêutico militar? Conheça os nossos cursos e venha ser Gran!

Avatar

Farmacêutica, Especialista em Farmacologia, Professora Universitária e Analista da Fundação Hemocentro de Brasília.
3

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.