Concurseiro Saudável

Fim de ano: confraternização, estudo e atividade física

As tradicionais festas de Natal e Ano-Novo são momentos de confraternização entre familiares e amigos regados a refeições fartas acompanhadas de belas bebidas. Entretanto, para o concurseiro, é um dia como qualquer outro de estudo. Difícil, mas essa é a realidade e o preço a ser pago pelo cargo público.

Ainda que seja um momento especial e de muita descontração, é difícil manter a rotina alimentar neste período, haja vista que muitas iguarias apresentadas à mesa são bem especiais e de difícil rejeição.

Entretanto, é de suma importância a disciplina na atividade física ou na alimentação. Como esta é mais provável de ser sucumbida, o exercício físico pode ser mantido nesse período, até mesmo para mitigar os prováveis efeitos da comilança.

Embora seja uma época comemorativa, nada o impede de manter a rotina da atividade física diariamente. É sabido que o exercício físico de moderada a alta intensidade aumenta o metabolismo, promovendo as alterações fisiológicas no organismo, bem como o excesso de consumo de oxigênio após exercício (EPOC) – esse maior consumo de oxigênio auxilia na oxidação de gordura no pós-exercício.

Como mencionado em diversos posts, aqui no quadro #concurseirosaudavel, a prática de atividade física beneficia e potencializa o processo cognitivo, melhora a função cardiovascular e respiratória, alivia o estresse e a ansiedade, fortalece os ossos, melhora o sono e aumenta a concentração, diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade, ajuda a diminuir e controlar o peso e tem diversos outros benefícios.

Dessa forma, aqueles que estão em ritmo forte de estudo não precisam sair completamente da rotina alimentar ou da atividade física por conta desse período comemorativo. É possível sopesar um ou outro e, consequentemente, manter-se focado nos estudos aliando-o com treinamento.

Por outro lado, para aqueles que irão degustar da bela ceia, uma boa estratégia é consumir o suficiente para ter saciedade e não comer mais do que o normal. Alimentos como nozes (melhora a performance da atividade física e é rica em antioxidante e ômega 3, além de reduzir a pressão arterial e melhorar a função cognitiva), tâmara (reduz efeito da ansiedade, melhora o sono, potencializa a imunidade), amêndoas (é rica em cálcio e fósforo, reduz a vontade de comer doces e evita o acúmulo de gordura) e lentilha (ajuda a saciar, é rica em proteínas e  fonte de minerais, como magnésio e potássio) são ótimas opções para essas datas.

Por outro lado, não exagere nas bebidas alcoólicas. Dê preferência a alimentos grelhados e assados. Evite alimentos industrializados, refinados, enlatados. Tome muito cuidado com o açúcar refinado, grande vilão dos doces; se possível, substitua-o pelo açúcar demerara, mascavo ou orgânico na confecção das guloseimas.

Essas são as pequenas dicas para quem está estudando nesse período festivo de final de ano. Não exagere na alimentação, pratique atividade física e, principalmente, mantenha-se focado nos estudos.

Desejamos a todos os concurseiros um ótimo natal e um próspero ano novo de muitas realizações.

Rafael Costa – Profissional de Educação Física

Instagram: @saudavelv

Email: rafaellsousa1@hotmail.com

Tel.: (61) 98334-1747

Rafael Costa – Educador físico; coach em saúde, bem-estar e emagrecimento; treinador de atletas campeões mundiais e brasileiros. Graduado em Direito; militante em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia. Servidor público federal. Gestor público na área de Política Criminal, Execução Penal e Segurança Pública. Concursando de carreira jurídica. Aluno do Gran Cursos Online.

Fabiana Ribeiro – Nutricionista Esportiva Funcional

Instagram: @fabiananutricionista

Email: fabianaribeironutricionista@gmail.com

Telefone: (61) 99174-9009


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