Foco direcionado para um único objetivo, organização e disciplina fizeram com que Bruno conquistasse o 2º lugar no concurso da ANAC

Avatar


21 de dezembro5 min. de leitura

foco direcionadoNa semana que antecede o Natal, nossa entrevista para o quadro “Cheguei Lá” recebe o ex-aluno Bruno Pinheiro de Melo, 27 anos, estudante de Engenharia Aeronáutica e que nunca havia se dedicado para concursos públicos até o concurso da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aberto no final de 2015. Ele morava em Goiânia e escolheu se dedicar para o concurso da ANAC por motivos pessoais e profissionais e também porque a Agência se relaciona diretamente com a carreira que ele está construindo na aviação.

Bruno logrou êxito no concurso da ANAC conquistando o 2º lugar no cargo de Técnico em Regulação de Aviação Civil e na entrevista a seguir compartilha um pouco da sua história de vida, da sua trajetória nos concursos públicos e sobre como foi sua preparação para o concurso da ANAC. “Me chamo Bruno Pinheiro de Melo, tenho 27 anos, estudo Engenharia Aeronáutica e comecei a estudar para este concurso em especial a partir de dezembro de 2015, alguns meses antes de sair o edital. Optei pela carreira pública por vários motivos pessoais e profissionais, creio que a ANAC se encaixa muito bem com a carreira que estou construindo na aviação (uma das minhas paixões).”

O aprovado comenta que até o concurso da ANAC, já havia prestado outros dois concursos, mas esse foi o primeiro que decidiu se dedicar de verdade e colocar como uma meta a ser conquistada. “Eu nunca havia prestado concurso seriamente antes da ANAC, de fato foi o meu terceiro concurso público. E esse (ANAC) foi o primeiro concurso em que obtive uma boa classificação/aprovação.”natal-aprovacao-facebook-recovered

Bruno conta que iniciou sua preparação pouco antes do edital ser publicado, tempo suficiente para que conseguisse estudar e absorver a “base” de conteúdo que havia sido cobrada no último concurso da autarquia. Ele também comenta que estudava a mesma quantidade de horas líquidas no período pré e pós edital (aproximadamente 6h/dia).”Creio que não mudou muita coisa com relação às horas de estudo empregadas antes ou depois da publicação do edital. Em ambas as situações estudava na média de 6h/dia. Claro que após a publicação do edital me dediquei mais a “matar” as lacunas que surgiram em relação ao último edital, mas a base já havia sido estudada antes do edital ser publicado.”

O aprovado relata que quando começou os estudos para o concurso era sócio de uma empresa, porém não estava muito satisfeito, e resolveu abdicar da sociedade para que pudesse se dedicar integralmente ao concurso. Houve algumas mudanças na vida dele que contribuíram para ter mais tempo disponível para os estudos e estar mais centrado em seus objetivos. “Logo no começo do meu estudo eu trabalhava, era sócio em uma empresa. Porém não estava satisfeito com o negócio e queria me dedicar inteiramente ao concurso. Me desfiz da minha parte no negócio e resolvi me dedicar integralmente aos estudos, inclusive voltando para a casa de minha família, que muito me apoiou nesta decisão.”

Durante o processo de preparação para o certame, Bruno comenta que tinha um horário de estudo com o qual era muito rigoroso e que deu atenção tanto às disciplinas específicas como também para as básicas. O aluno também relata algumas estratégias e técnicas de estudo que deram muito certo com ele. “Não sei mensurar perfeitamente quanto tempo dediquei para as matérias específicas, mas creio que foi tudo muito equilibrado, eu possuía um horário de estudo e era bastante rígido com isso. Eu utilizei muito as técnicas de resumos e mapas mentais, que eu mesmo fazia. Fora isso buscava sempre praticar as matérias que eu estudava fazendo exercícios, sempre no mesmo dia de quando estudava a teoria para não perder o gancho ou correr o risco de esquecer.”

O aprovado comenta que o Gran Cursos Online ajudou muito em sua preparação e foi muito importante para sua conquista por conseguir reunir em uma única plataforma diversas ferramentas que auxiliam na aprovação (como banco de questões e simulados). Ele frisa que as aulas do curso foram decisivas para uma compreensão mais rápida dos tópicos de legislação específica do concurso, que são tópicos mais engessados e de difícil compreensão, mas que orientados pela equipe de professores/especialistas do Gran Cursos Online se tornam de fácil absorção. “Acho que o Gran Cursos Online  proporcionou uma boa base para o concurso, destaco aqui os tópicos da legislação específica que foram abordados de forma clara e objetiva.

Bruno comenta que durante a sua caminhada de preparação para o concurso tentou ser rígido durante a semana, cumprindo sempre a sua carga horária de estudos e realizando atividades físicas. Já no final de semana, o aprovado aproveitava para descansar a mente. “Busquei durante todo o meu estudo manter a saúde do corpo e da mente em dia, então nos finais de semana não estudava, era o dia que eu reservava para ficar com a minha namorada e fazer programas familiares. No físico mantive a minha rotina de exercícios regulares.”

O aluno atribui seu sucesso nesse certame ao foco e à disciplina que ele teve durante todo o período de preparação e também destaca a importância de estar focado em um concurso específico e não em vários. “Acredito que o meu diferencial foi o foco. Sei que há concurseiros que não podem se dedicar exclusivamente a um concurso, o que está difícil de se fazer dado o momento econômico, mas para mim não funcionaria, só consigo me dedicar a atividades em série, nunca em paralelo. Outra coisa que não consigo é estudar à noite, então o meu momento é pela manhã e pela tarde. Então se eu puder aconselhar algo nesse sentido, já que cada pessoa é uma pessoa, é descobrir o quanto antes, antes até de começar a preparação, a forma que você “funciona” melhor.”

Bruno comenta sobre a sensação de ter visto seu nome na lista de aprovados e de ter conquistado o seu sonho. “Foi a realização de um sonho e o cumprimento de um dever, a recompensa para mim para os meus familiares e todos aqueles que torceram por mim, foi um momento que fez valer a pena tudo que eu deixei para trás durante a preparação.”

O entrevistado comenta quais são, segundo ele, os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos. “Eu acho que um erro das pessoas é atirar pra todo lado e não ter um foco. Outro erro é estudar de modo errado. Antes de aprender as matérias e tópicos do edital é importante para todo concurseiro aprender como aprender. Não é uma ciência exata, mas existe literatura farta sobre aprendizado é partir para a tentativa e erro e se descobrir, o que funciona e o que não funciona.”

Bruno comenta sobre o que foi mais difícil durante a sua caminhada nos estudos. “O mais difícil foi manter o foco, ver amigos e conhecidos conquistando outras coisas (bons empregos no setor privado, casando, tendo filhos etc) e aquela sensação de estar na mesma de ter ficado parado durante meses. É nesse momento que ter maturidade e apoio faz a diferença, não se deixar levar pelo negativismo e se encher de certezas de que algo bom está próximo.”

O Técnico em Regulação de Aviação Civil deixa algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar, ou mesmo para quem já enfrenta os concursos públicos há algum tempo. “Organização é fundamental, ainda que sejam poucas as horas que você tem disponível faça valer e seja rígido consigo mesmo, porém seja realista, deixe dias para lazer e outras coisas igualmente importantes em sua vida. Cerque-se do edital e busque primeiramente fazer o básico, construir o alicerce.”

O aprovado comenta que no atual momento quer trabalhar e dar sua contribuição profissional para a ANAC, crescendo e se desenvolvendo profissionalmente, e também refletir acerca dos planos para o futuro.”Por enquanto pretendo aprender tudo que puder e contribuir com o meu atual local de trabalho. Obviamente a gente sempre pensa em dar passos maiores, mas quero curtir a minha conquista e pensar melhor nos próximos passos.”

Por fim, Bruno deixa uma mensagem para todos aqueles que estão na árdua caminhada dos concursos públicos e que, assim como ele, desejam um dia “Chegar Lá. “Procure sempre conhecer a si mesmo e o que você busca para a sua vida, aprenda sobre o órgão para não se frustrar e busque sempre melhorar o próprio estudo em si, tente mensurar o quanto você aprende e o que funciona e o que não funciona para o seu caso.”


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


21 de dezembro5 min. de leitura