Foque em uma área, e não em um concurso específico

Olá, tudo joia? Aqui é o Marcos Almeida, coach e mentor do Gran Cursos Online. Hoje vim falar sobre uma estratégia de estudo fundamental para que você acelere o seu processo de aprovação, que é focar em uma área específica de concurso.

Uma brincadeira que faço em minhas sessões é que muitos que iniciam os estudos para concursos se tornam os chamados “concurseiros-loteria”. Esses fazem provas para diversas áreas: num domingo, fazem prova para um cargo bancário; no outro, para Tribunal. Surge uma oportunidade de fazer concurso para a área policial, daí eles fazem, e o que acontece? Isso mesmo que você pensou: nada!

Assim como um jogador de loteria, essas pessoas estão fazendo provas todos os domingos na esperança de que um dia a sorte sorria para elas. É aquele pensamento: “Vou fazer uma fezinha, vai que eu passo…”.

O grande problema é que essas pessoas nunca chegam a passar em concursos, pois sorte é quando você junta a preparação com a oportunidade”.

A probabilidade de você passar em um concurso sem estudar é a mesma de você ganhar um dia na loteria, por isso acredito que seja menos dispendioso ir a uma casa lotérica. Desculpe-me pela minha franqueza, mas o objetivo da minha mensagem é que você acorde logo e comece a ter foco de verdade e a ter resultados.

Existe o mito de que passar em concurso é como andar em uma fila e que, na hora certa, chega a sua vez. Em parte, isso é verdade! Alguma vez você já ficou tentado a mudar de fila, ou chegou a mudar? Quando você faz isso, geralmente a sua vez acaba demorando mais para chegar.

O problema é que muitos estão estudando para concursos mudando de fila a todo instante. Quando estão na metade da fila, mudam para outra achando que vão chegar mais rápido. Acontece que nunca chega a vez da pessoa. Portanto, não importa o que aconteça, NÃO MUDE DE FILA, PELO AMOR DE DEUS!

Com certeza você tem algum conhecido que já estuda há um bom tempo para concursos públicos e nunca passa! Provavelmente essa pessoa vive mudando de fila. Quando uso essa metáfora, estou falando em áreas de concurso ou carreiras. Existem a carreira policial, a administrativa, a jurídica, a fiscal e outras. É importante você definir (para ontem!) para qual carreira irá se preparar e se manter estudando para ela até ser aprovado.

Existem basicamente dois cenários quando falamos de estratégias para concursos:

Cenário 1: Concurso dos Sonhos

Exemplo: “Quero ser Agente da Polícia Federal e ponto final”.

Essa pessoa estuda a longo prazo, baseada no conteúdo do último edital daquele cargo. Geralmente esse candidato já é servidor público ou vem de família abastada. Esse concurseiro não se importa se vai ser aprovado em um ano ou em cinco anos, ele quer realizar o grande sonho da vida dele, que é desempenhar aquela determinada função naquela “carreira dos sonhos”.

Veja essa história impactante que ouvi de um rapaz que passou 10 anos para ser aprovado no concurso dos sonhos dele, que era o de Juiz do Trabalho. Ele chegou a fazer mais de 20 concursos para essa função antes de ser aprovado. Esse concursando já era servidor de um Tribunal, o que o ajudou a se manter focado durante anos de estudo.

Cenário 2: “Preciso ser aprovado para ontem”

Esse indivíduo precisa passar “para ontem”. Geralmente já está sofrendo pressões em seu trabalho e percebe que não tem muita perspectiva de ascensão profissional ou salarial. Ou talvez já esteja em um cenário crítico, como o desemprego, sofrendo com a pressão da família, os problemas financeiros e a pressão emocional. Esse é o cenário de cerca de 90% ou mais daqueles que estudam para concursos.

Aqueles que querem passar mais rápido devem utilizar uma estratégia a fim de estarem em alto nível para prestar diversos concursos da área escolhida. Por exemplo, quando falamos da área policial, nós temos os concursos de Agente e de Escrivão de Polícia, Soldado da Polícia Militar, Agente Penitenciário estadual e os concursos federais do Depen, da PRF e de Agente e Escrivão da Polícia Federal. A vantagem dessa área é que são muitas vagas oferecidas todos os anos, tanto em concursos estaduais como federais.

Vou te contar um segredo! Se você estuda para determinada área, existe um grupo de matérias (que corresponde a 80% do que é cobrado em editais e provas) que nós chamamos de núcleo básico. O seu trabalho como aluno de alto nível  é se tornar nível especialista nessas disciplinas. Você se torna especialista ou “faixa preta” quando já esgotou os tópicos desse grupo de disciplinas “especiais” e já está com uma média de 80% de acertos em questões e simulados desse núcleo básico.

Para estar num nível competitivo para as provas da sua área, é essencial você se tornar nível especialista nessas disciplinas e, à medida que forem saindo as autorizações e editais, inserir as disciplinas diferenciais no seu planejamento de estudos, por grau de importância.

Então, é isso, meu caro. Aplique essas dicas em sua preparação, comece a se focar de verdade em uma área específica e se especializar nas disciplinas principais, pois logo você alcançará a sua aprovação. Um forte abraço, fique com Deus, e te vejo no pódio!

 

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo