Fundamentos da Computação em Nuvem: Modelos de Serviço e de Implementação

Explorando os Fundamentos da Computação em Nuvem: Essenciais para Concursos e a Transformação Tecnológica Contemporânea

Avatar


31 de Janeiro4 min. de leitura

Olá, querido (a) aluno(a)!

Neste artigo entenderemos conceitos importantes sobre computação em nuvem que são cobrados com frequência em questões de concursos.

Introdução aos Fundamentos da Computação em Nuvem

A computação em nuvem transformou radicalmente a paisagem da tecnologia da informação. Esta tecnologia permite o armazenamento, processamento e gerenciamento de dados em servidores remotos acessíveis através da internet. Este artigo visa explorar os fundamentos e modelos de implementação da computação em nuvem, elucidando como ela se tornou uma parte indispensável do ecossistema tecnológico moderno.

Modelos de Serviço em Computação em Nuvem

Há três modelos principais de serviço na computação em nuvem: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS). IaaS fornece infraestrutura básica de TI, PaaS oferece o ambiente de desenvolvimento e teste, e SaaS entrega software completo e funcional para os usuários finais.

  • Infraestrutura como Serviço (IaaS)

IaaS é o modelo mais flexível de serviços em nuvem que oferece infraestrutura de TI básica como servidores virtuais, redes, sistemas operacionais e armazenamento através da Internet.

Os usuários de IaaS podem alugar recursos de TI conforme necessário, em vez de comprar hardware caro. Eles têm controle sobre os servidores e armazenamentos virtuais, mas não precisam se preocupar com a manutenção física e atualizações do hardware.

IaaS é ideal para empresas que desejam economizar nos custos de hardware ou precisam de uma infraestrutura escalável rapidamente. É também uma ótima solução para pequenas empresas ou startups que podem não ter o capital para investir em hardware pesado.

Exemplos de Provedores: Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP).

  • Plataforma como Serviço (PaaS)

PaaS oferece um ambiente de desenvolvimento e teste completo na nuvem. Inclui infraestrutura (como IaaS) e um conjunto de ferramentas e serviços para desenvolver, testar e implantar aplicações.

PaaS é projetado para fornecer aos desenvolvedores tudo o que é necessário para construir aplicações sem se preocupar com a infraestrutura subjacente (servidores, armazenamento, rede e sistemas operacionais). Os desenvolvedores podem se concentrar no código e no gerenciamento da aplicação.

Ideal para desenvolvedores que querem construir aplicações complexas rapidamente sem precisar gerenciar a infraestrutura. Também é útil para equipes de desenvolvimento que trabalham em múltiplos projetos em paralelo.

Exemplos de Provedores: Heroku, Google App Engine, Microsoft Azure.

  • Software como Serviço (SaaS)

SaaS é um modelo de distribuição de software onde aplicações são hospedadas por um provedor de serviços e disponibilizadas aos usuários através da Internet.

Ao invés de instalar e manter software, os usuários simplesmente acessam o serviço pela Internet, liberando-os da complexidade de manutenção e gerenciamento de hardware e software.

SaaS é amplamente utilizado para serviços de negócios, como e-mail, CRM (gestão de relacionamento com o cliente), ERP (planejamento de recursos empresariais), gerenciamento de projetos, entre outros.

Exemplos de Provedores: Google Workspace, Salesforce, Microsoft Office 365.

Modelos de Implementação em Computação em Nuvem

Os modelos de implementação na computação em nuvem são categorizados principalmente em quatro tipos: nuvem pública, nuvem privada, nuvem híbrida e nuvem comunitária. Cada modelo oferece características únicas e é adequado para diferentes situações de uso. Vamos explorar cada um desses modelos para entender melhor suas funcionalidades e aplicações.

  • Nuvem Pública

A nuvem pública é um modelo de computação em nuvem onde os recursos de TI são fornecidos pela Internet e são operados por terceiros.

Recursos como servidores e armazenamento são de propriedade do provedor de serviços de nuvem e são oferecidos ao público em geral.

Exemplos de Provedores: Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP).

  • Nuvem Privada

A nuvem privada é um modelo de computação em nuvem onde a infraestrutura de nuvem é dedicada a uma única organização.

Características: Proporciona maior controle e segurança, uma vez que os recursos não são compartilhados com outras organizações.

Ideal para empresas que têm requisitos rigorosos de segurança de dados ou para aquelas que necessitam de personalização extensiva em sua infraestrutura de TI.

  • Nuvem Comunitária

A nuvem comunitária é um modelo de computação em nuvem que permite que o sistema e soluções de nuvem sejam compartilhados por um grupo de organizações com objetivos comuns.

Combina aspectos das nuvens pública e privada. Os recursos são compartilhados entre várias organizações, mas não com o público em geral.

É útil para organizações que trabalham em projetos conjuntos ou que têm requisitos similares em termos de conformidade e segurança de dados, como entidades governamentais, instituições educacionais ou organizações de saúde.

  • Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida é uma combinação de nuvens públicas e privadas, unidas por tecnologia que permite compartilhar dados e aplicações entre elas.

Oferece um equilíbrio entre flexibilidade, escalabilidade e segurança, permitindo às empresas escolherem onde colocar suas aplicações com base em requisitos específicos de conformidade, política ou segurança.

Ideal para negócios que desejam manter a sensibilidade dos dados em uma nuvem privada, enquanto aproveitam os recursos computacionais da nuvem pública para aplicações não-críticas.

Vamos ver como esse conteúdo já foi cobrada em concurso?

1) Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: MPE-GO Prova: FGV – 2022 – MPE-GO – Assistente de Informática

A equipe de suporte de redes do MP-GO decidiu modernizar seu parque computacional para otimizar a alocação dos seus recursos implantando uma nuvem.

Usando equipamentos próprios hospedados internamente, a nuvem que a equipe de suporte deve implantar é

A) distribuída. 

B) múltipla.

C) híbrida.

D) comunitária.

E) privada.

Gabarito: E. 

Comentário: A decisão de modernizar o parque computacional e otimizar a alocação de recursos utilizando equipamentos próprios hospedados internamente aponta para a implantação de uma nuvem privada. Vamos detalhar o motivo:

Nuvem Privada: Este modelo consiste em serviços de computação em nuvem operados exclusivamente para uma única organização, seja gerenciada internamente ou por terceiros, e hospedada interna ou externamente. A infraestrutura e os serviços são mantidos em uma rede privada, oferecendo maior controle, segurança e customização. A escolha por uma nuvem privada reflete a necessidade de manter o controle total sobre o ambiente devido a requisitos de segurança, governança ou regulamentações específicas. As outras opções não se encaixam no cenário.

2) Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: APEX Brasil Provas: CESPE / CEBRASPE – 2022 – APEX Brasil – Perfil 7: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Especialidade: Sistemas e Aplicações 

Na computação em nuvem, a oferta de um ambiente de serviços para, por exemplo, desenvolvimento e teste de software, ocorre por meio de

A) IaaS – infraestrutura como serviço.

B) PaaS – plataforma como serviço.

C) SaaS – software como serviço.

D) Web service – serviços web.

Gabarito: B. 

Comentário: PaaS – Plataforma como Serviço: Este modelo de computação em nuvem fornece aos usuários um ambiente de desenvolvimento e hospedagem completo na nuvem. PaaS inclui infraestrutura—servidores, armazenamento e rede—mas também middleware, ferramentas de desenvolvimento, sistemas de gerenciamento de banco de dados, suporte a desenvolvimento colaborativo e outros recursos que permitem aos desenvolvedores criar, testar e implantar aplicações sem a necessidade de se preocupar com a manutenção da infraestrutura subjacente.

Então é isso! 

Bons estudos e até o nosso próximo artigo.

Prof. Jósis Alves

Coordenador TI – Gran Concursos

Analista de TI no Supremo Tribunal Federal

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


31 de Janeiro4 min. de leitura