Gabarito Bombeiros AM Soldado: confira o gabarito extraoficial!

Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova do Bombeiros AM Soldado

Avatar


13 de fevereiro16 min. de leitura

No dia 12 de fevereiro, foi aplicada mais uma prova objetiva do concurso Bombeiros AM! O Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas oferta 453 vagas imediatas para os cargos de Soldado e Oficial. Os candidatos tiveram quatro horas para as provas do cargo de Soldado.

Ansioso para saber como foi o seu desempenho na prova? Fique tranquilo! Nesse sábado (12/02), o Gran Cursos Online disponibilizou, logo após a realização da avaliação, as questões da prova para o cargo de Soldado comentadas por nossos professores especialistas e também o nosso gabarito extraoficial.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Bombeiros AM:

Gabarito Bombeiros AM Soldado: gabarito extraoficial

Confira o gabarito concurso Bombeiros AM extraoficial na íntegra

Gabarito Bombeiros AM Soldado: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Soldado comentadas por nossos professores especialistas.

Clique e confira a prova que foi corrigida pelos nossos mestres!

Clique e também o gabarito extraoficial completo!

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Confira abaixo os comentários:

Gabarito Bombeiros AM: Língua Portuguesa

Comentários feitos pelo professor Márcio Wesley.

Questão 01
Gabarito: B
COMENTÁRIO: A frase dada mostra uma situação incomum, inesperada como aquela que tem potencial para virar notícia: uma pessoa morder um cachorro, e não o contrário.
A) ERRADO. O inesperado, o incomum na frase não foi o fato de haver prejuízo notório ao ser humano. Não é esse prejuízo que vira notícia.
B) CERTO. O fato inesperado apareceu como o que vira notícia.
C) ERRADO. Não basta haver relação entre homem e animal para virar notícia. É preciso haver algo inesperado, incomum.
D) ERRADO. Não se trata de detalhe mórbido para virar notícia: basta ser algo incomum como um homem morder um cão.
E) ERRADO. Não foi focalizado nenhum problema social na frase dada.

Questão 02
Gabarito: A
COMENTÁRIO: Questão com potencial para divergência de resposta com a banca. A frase dada considera que jornais não trazem notícias, e as pessoas continuam (não param) lendo e pensando que são notícias. Ora, o que não é notícia, mas as pessoas pensam que são, configura as conhecidas fake news
A) CERTO.
B) ERRADO. Confundir com notícias o que se lê num jornal não indica desinteresse por temas nacionais.
C) ERRADO. A ausência de critério na seleção de notícias ainda considera que podem existir notícias no jornal. Porém, a frase dada considera que não existem notícias no jornal: as pessoas é que pensam que estão lendo notícias no jornal.
D) ERRADO. A falta de credibilidade das fontes está no ponto de vista do jornalista, e não no ponto de vista dos leitores. Além disso, falta de credibilidade não impede de ainda haver notícias.
E) ERRADO. O despreparo dos jornalistas não pode ser alcançado pela frase que aponta a aparência de notícias no jornal.

Questão 03
Gabarito: E
COMENTÁRIO: A frase dada está no modo imperativo afirmativo. Para essa frase ficar na terceira pessoa singular, é preciso alterar “sê tu” para “seja você”, alterar “teus” para “seus”, e alterar “(tu) seres” para “(você) ser”.
A) ERRADO. Faltou alterar “seres” para “ser”.
B) ERRADO. Faltou alterar “teus” para “seus”.
C) ERRADO. Faltou alterar “sê” para “seja” e alterar “seres” para “ser”.
D) ERRADO. Faltou alterar “sê” para “seja”.
E) CERTO. Alteração completa.

Questão 04
Gabarito: A
COMENTÁRIO:
A) CERTO. A frase do poeta menciona hábito de não empregar o nome específico de uma planta ou flor, e, em vez desse nome específico, empregar palavras de conteúdo genérico (coisa, troço, negócio).
B) ERRADO. Não se trata de ignorar nomes científicos, mas apenas os nomes comuns: macieira, rosa etc.
C) ERRADO. Não se trata de faltar emprego de linguagem culta. Além disso, não foram empregados termos chulos (baixo calão: linguagem rude de pessoa grosseira), mas apenas termos populares de valor genérico (coisa, troço, negócio).
D) ERRADO. Não houve referência a termos tradicionais portugueses.
E) ERRADO. Não se trata de trocar valor positivo por valor negativo.

Questão 05
Gabarito: B
COMENTÁRIO: Em “uns não dizem sempre o que sabem”, temos a possibilidade de omitir (não dizer sempre, mas ainda assim saber algo) e a possibilidade de dizer algo sem saber com segurança (poder dizer algo que não sei com segurança). Em “outros não sabem sempre o que dizem”, temos a possibilidade de desconhecer/ignorar algo e ainda dizer mesmo assim.
A) ERRADO. O segundo tipo não identifica pessoas falsas, fingidas.
B) CERTO. Equivale, corresponde bem aos segmentos.
C) ERRADO. O primeiro tipo não mente (apenas omite). O segundo tipo não está sendo hipócrita.
D) ERRADO. Não se trata de valorizar ou não o que se tem a dizer. E o segundo tipo não demonstra orgulho.
E) ERRADO. É possível que o primeiro tipo esteja se negando a falar o que sabe. Porém, o segundo tipo não demonstra ser sábio

Questão 06
Gabarito: C
GABARITO: B
COMENTÁRIO: Empregado sem artigo, o pronome indefinido “todo” possui sentido genérico (todo país = qualquer país em geral). Empregado com artigo definido, o pronome indefinido “todo” possui sentido de totalidade, integralidade, ao passo que o artigo definido indica um ser único, específico (todo o país = um país único, específico, tomado como um todo, um país inteiro).
A) ERRADO. A frase inicia referindo-se a “alguns divórcios”, em seguida contrapõe (mas) a frase sobre casamento. Então, essa contraposição leva para o oposto de “alguns”: todo e qualquer casamento em geral. Assim, deve-se retirar o artigo definido “o”.
B) CERTO. A contagem (um homem calmo que conta) aponta a generalização para qualquer forma de trabalho. Por isso, está adequado escrever “todo trabalho”, sem artigo.
C) ERRADO. O significado de “todo o mundo” é um planeta tomado em sua totalidade, sua integralidade (um planeta único, específico e por inteiro). Ora, a frase assume caráter genérico (nem todos). Sendo assim, o adequado seria escrever “todo mundo”, que constitui sentido de generalização.
D) ERRADO. A arte da guerra é apresentada como forma de vencer qualquer inimigo sem combater. Então, a forma adequada para esse contexto é “todo inimigo”.
E) ERRADO. A expressão “sempre ao lado” possui conteúdo generalizante. Portanto, é preciso escrever “todo timoneiro” (qualquer timoneiro). Não se trata de um timoneiro só e por inteiro (todo o timoneiro).

Questão 07
Gabarito: C
COMENTÁRIO: Questão com potencial para divergência com a banca.
A) ERRADO. Várias ideias: sentido de quantidade de ideias. Ideias várias: sentido de ideias variadas, diversificadas.
B) ERRADO. Nova ideia: sentido de novidade, inovação, ineditismo. Ideia nova: sentido de ideia jovem, recente, sem haver necessariamente inovação, sem ineditismo.
C) CERTO. A qualidade comparada (melhores) conserva seu valor, mesmo com a inversão (ideias melhores).
D) ERRADO. Diversas ideias: sentido de ideias numerosas e variadas. Ideias diversas: sentido de ideias divergentes entre si.
E) ERRADO. Diferentes ideias: sentido de alguém possuir ideias diferentes entre si. Ideias diferentes: sentido de alguém e outra pessoa possuírem ideias diferentes entre eles.

Questão 08
Gabarito: D
COMENTÁRIO:
A) ERRADO. Visão negativa: casado ganhando afeto e amor só quando entra na casa errada.
B) ERRADO. Visão negativa: assim como a tragédia terá a morte ao final, a comédia (ridicularizar) terá o casamento ao final.
C) ERRADO. Visão negativa: o aprendizado tardio, demorado no casamento.
D) CERTO. Visão POSITIVA: todas as mulheres honrando seus maridos, independentemente de serem eles grandes ou pequenos.
E) ERRADO. Visão negativa: a traição.

Questão 09
Gabarito: E
COMENTÁRIO: A estrutura “sou tão inteligente que às vezes não entendo uma palavra do que estou dizendo” apresenta relação entre causa (tão inteligente) e consequência (que às vezes não entendo…).
A) ERRADO. A oração “que a ninguém agrada seres longo” apareceu como justificativa/explicação após a primeira oração no modo imperativo (sê breve…).
B) ERRADO. A oração “para disfarçar…” informa finalidade.
C) ERRADO. A oração “que ultrapassam as linhas” é subordinada adjetiva restritiva (informa restrição sobre o substantivo precedente: “movimentos”).
D) ERRADO. ATENÇÃO!!!! Aqui o “livro tão mau” foi tomado como referente do pronome relativo “que” para informar o seguinte: um livro tão mau pode ter algo bom. Assim, a oração “que não tenha algo de bom” é subordinada adjetiva restritiva, e não informa consequência.
E) CERTO. A repetição “tão… tão” reforça o sentido de intensidade que desemboca na consequência: que nunca são esquecidas”.

Questão 10
Gabarito: D
COMENTÁRIO: Na frase dada, a palavra “melhor” apareceu ligada ao verbo anterior “desenrola”; por isso, trata-se do advérbio “bem” no grau comparativo de superioridade (“mais bem” equivale a “melhor”).
A) ERRADO. A palavra “melhor” acompanhou o substantivo “frase”; por isso, trata-se do adjetivo “bom” no grau superlativo relativo de superioridade (“mais bom” equivale a “melhor”, melhor de todas).
B) ERRADO. A palavra “melhor” acompanhou o substantivo “alimento”; por isso, trata-se do adjetivo “bom” no grau superlativo relativo de superioridade (“mais bom” equivale a “melhor”, melhor de todos os alimentos).
C) ERRADO. A palavra “melhor” acompanhou o substantivo “acontecimento”; por isso, trata-se do adjetivo “bom” no grau superlativo relativo de superioridade (“mais bom” equivale a “melhor”, melhor de todos os acontecimentos).
D) CERTO. A palavra “melhor” acompanhou o verbo “circulam”; por isso, trata-se do advérbio “bem” no grau comparativo de superioridade (“mais bem” equivale a “melhor”).
E) ERRADO. A palavra “melhor” acompanhou o substantivo “demanda”; por isso, trata-se do adjetivo “bom” no grau superlativo relativo de superioridade (“mais bom” equivale a “melhor”, a melhor demanda de todas).

Gabarito Bombeiros AM: Geografia do Amazonas

Comentários feitos pelo professor Júlio Santos.

QUESTÃO NÚMERO: 11

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Prezado (a) candidato (a), a assertiva “E” encontra-se inadequada uma vez que o garimpo não é marcado pela adoção de práticas artesanais para a retirada da lama na busca de minerais preciosos. A exploração ocorre a partir do funcionamento da draga que se dá através do manuseio do operador, que solta as caçambas dentro da água. Estas, por sua vez, descem até alcançar o solo e retém o material escavado.

 

QUESTÃO NÚMERO: 12

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Prezado (a) candidato (a), a assertiva “C” encontra-se inadequada, pois os centros regionais não são capazes de enfraquecer o fluxo da principal metrópole do Amazonas, a cidade de Manaus. A imagem apresentada na questão deixa claro o fluxo em direção a capital. 

 

QUESTÃO NÚMERO: 13

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Prezado (a) candidato (a), a assertiva “I e II” encontra-se adequada, ao contrário da assertiva “III” uma vez que o igapó possui uma reduzida biodiversidade. É importante salientar que pelo fato de serem vegetações que vem em ambiente inundado, a variação dos rios geram pouco impacto em sua adaptação.

 

QUESTÃO NÚMERO: 14

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Prezado (a) candidato (a), o regatão é um comerciante ambulante que viaja entre centros regionais e comunidades rio acima, comercializando mercadorias para pequenos produtores caboclos e comerciantes do interior em troca de “produtos regionais”, agrícolas e extrativistas.

 

QUESTÃO NÚMERO: 15

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Prezado (a) candidato (a), a região de número 5 onde o mapa indica a maior pluviosidade está associada à cidade de São Gabriel da Cachoeira.

 

QUESTÃO NÚMERO: 16

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Prezado (a) candidato (a), os resíduos sólidos são encaminhados para um aterro sanitário na porção meridional da cidade de Manaus, entretanto a taxa de cobertura não cobre um percentual próximo de 100%.

 

QUESTÃO NÚMERO: 17

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Prezado (a) candidato (a), as pequenas cidades amazonenses (abaixo de 100 mil habitantes) vivem basicamente dos recursos associados aos serviços públicos. As principais atividades desenvolvidas estão vinculadas ao setor primário.

 

QUESTÃO NÚMERO: 18

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Prezado (a) candidato (a), a implantação de uma barragem reduz, e não aumenta, a velocidade do escoamento das águas.

 

QUESTÃO NÚMERO: 19

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Prezado (a) candidato (a), a opção pelo modal rodoviário na região metropolitana de Manaus intensificou a poluição atmosférica. Já o uso de eletricidade, como diz a assertiva II, pode ou não agravar a poluição atmosférica a depender de qual meio foi utilizado (solar, eólica, termelétricas movidas a diesel) para a produção de eletricidade. Por fim, a usina movida a gás natural é menos poluente do que aquela movida a diesel. Logo, as assertivas II e III estão inadequadas.

 

QUESTÃO NÚMERO: 20

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Prezado (a) candidato (a), o marco legal da biodiversidade diz a respeito das novas regras para acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado de recursos da biodiversidade brasileira. Na prática, a Legislação vai exigir que todas as instituições de pesquisa e desenvolvimento nas áreas biológicas e afins, os fabricantes de produtos e os produtores ou pesquisadores que exploram, respectivamente, produto acabado ou material reprodutivo, desenvolvido a partir de patrimônio genético tomem precauções para seguir o que diz a Lei a respeito do registro deste material e da remessa para o exterior.

Gabarito Bombeiros AM: História do Amazonas

Comentários feitos pelo professor Daniel Vasconcelos.

QUESTÃO NÚMERO 21

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Querido(a), muito cuidado! O comando da questão diz respeito ao discurso de Vargas. Ainda que ocorresse investimentos do Governo de Vargas na economia gomífera, principalmente no contexto da Segunda Guerra Mundial, ele argumentou a necessidade de superar o extrativismo.

 

QUESTÃO NÚMERO 22

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: A riqueza gerada pelo extrativismo da borracha proporcionou investimentos em infraestrutura urbana.

 

QUESTÃO NÚMERO 23

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Novamente, cuidado! A banca destacou vários acontecimentos relacionados à Questão Acreana. Contudo, a única que aponta corretamente os motivos do conflito é a Letra B. Você pode ter sido levado ao erro e assinalado a Letra E, em virtude da menção ao Tratado de Petrópolis de 1903, contudo, o que o Tratado determinou foi a modificação das fronteiras que antes vigoravam durante o Império.

 

QUESTÃO NÚMERO 24

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Lembre-se de um dos tópicos do edital que chamava Manaus de “Paris dos Trópicos”. Belém e Manaus foram reestruturadas em função da riqueza gerada pelo extrativismo gomífero. Essa questão traz a mesma temática da questão 22.

 

QUESTÃO NÚMERO 25

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Lembre-se da nossa primeira aula em pdf (História do Amazonas: Colônia) e das primeiras aulas com o professor Admilson. Nelas, tratamos do tópico do edital “Grupos linguísticos e tribais.” Assim, esses principais grupos estão listados na afirmativa A.

 

QUESTÃO NÚMERO 26

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Querido(a), olha a pegadinha! Em 1615, Portugal e suas colônias estavam sob controle da coroa Espanhola, no que se convencionou chamar de União Ibérica. Portanto, não havia motivo de se erguer um forte contra os espanhóis no Amazonas.

 

QUESTÃO NÚMERO 27

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: V. Apesar de ter sido criada somente em 1967, a ZFN foi sim idealizada por Juscelino Kubitschek em 1957.

  1. O capital japonês está presente na ZFM desde a década de 1970. Exemplo disso é a Honda.
  2. Independente do período, a ZFM sempre foi um polo de produção e exportação de produtos eletrônicos.

 

QUESTÃO NÚMERO 28: 

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Essa é pra gabaritar fácil. Ainda que estivesse em dúvida quanto aos tratados de Madri e Santo Ildefonso, a certeza você tinha sobre o Tratado de Petrópolis. Assim, a única afirmativa que começa pelo número 3 (Tratado de Petrópolis) é a D. Como não existe outra, é a única a ser assinalada.

 

QUESTÃO NÚMERO 29: 

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: F. Confusão gerada pela banca para confundir mesmo. Não havia mobilização dos participantes da cabanagem pelo retorno de uma unidade política do Brasil com Portugal.

  1. O cabanos não tinham um projeto político ou administrativo definido. Isso, como enfatizei na nossa aula 80/20, foi um dos motivos de sua derrota.
  2. Observe que, como não há a possibilidade de um resultado F – F – F, a última afirmativa só pode ser verdadeira.

 

QUESTÃO NÚMERO 30

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: O Marquês de Pombal acusava os jesuítas de montarem um estado dentro do estado portugues, no caso, na colônia. Acusou-os de monopolizar a mão de obra indígena em prejuízo dos colonos.

Gabarito Bombeiros AM: Raciocínio Lógico e Matemático

Comentários feitos pelo professor Marcelo Leite.

QUESTÃO NÚMERO 31

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Considere que a incógnita X represente o 1º número, assim teremos:

1º Número: X

2º Número: X + 1

.

.

.

8º Número: X + 7

A soma desses 8 números é igual a 5.764

X + X + 1 + …+ X + 7 = 5.764

8.X + 28 = 5.764

8.X = 5.764 – 28

8.X = 5.736

X = 717

O autor deseja o último número, isto é, X + 7 que será definido por: 717 + 7 = 724

Resposta letra A

 

QUESTÃO NÚMERO 32

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: De acordo com o texto, se tem:

Considerando que o segmento BM seja igual a X, então o segmento MC será igual a 16 – X, da mesma forma JB seja igual a Y, então AJ é igual a 12 –Y.

O autor cita que para Mário ir a cidade A, tanto faz indo pela cidade B como pela cidade C.

Assim, teremos:
MB + BA = MC + AC

X + 12 = 16 – X + 10

X + X = 26 – 12

2.X = 14

X = 7

O autor cita que para Jorge ir a cidade C, tanto faz indo pela cidade B como pela cidade A.

JB + BC = AJ + AC

Y + 16 = 12 – Y + 10

Y + Y = 22 – 16

2.Y = 6

Y = 3

A distância mínima entre Mario e Jorge será expresso pelo segmento MB + BJ = 7 + 3 = 10Km

Resposta letra B.

 

QUESTÃO NÚMERO 33

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: O valor que o amigo deveria pagar será igual a 11 x R$ 5,40 = R$ 59,40, esse valor representa a cota que cada um dos doze amigos deveria pagar. Assim, a valor da conta será igual a 12 x R$ 59,40 = R$ 712,80

Resposta letra B.

 

QUESTÃO NÚMERO 34

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: De acordo com o texto, se tem:
Márcia

1 ficha Amarela

1 ficha verde

2 fichas vermelhas

 

Joana

2 fichas amarelas

1 ficha verde

De acordo com o autor cada uma irá escolher uma ficha e ele quer saber a probabilidade de que ambas tirem fichas com a mesma cor, assim teremos:

P(Márcia escolha amarela e Joana amarela ou Márcia verde e Joana verde) =

Resposta letra D.

 

QUESTÃO NÚMERO 35

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Inicialmente se tem certa quantidade de sócios, no ano seguinte ocorreu um acréscimo de 54 sócios e esse valor corresponde a 30% do total inicial. Fazendo a proporcionalidade, teremos:
Sócios          Porcentagem

54                 30% (Novos sócios)

X                 100%( Quant. de sócios inicialmente)

30.X = 5400

X = 180

Assim, o novo valor de sócios será igual 180 + 54 = 234 sócios.

A esse novo valor será acrescido 54 novos sócios correspondendo a seguinte porcentagem:

Valor           Porcentagem 

234              100%

54                 X

234.X = 5400

X = 23,08%

Resposta letra D.

 

QUESTÃO NÚMERO 36

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: De acordo com o texto, se tem:

Para resolver essa questão você deverá utilizar um esquema chamado “Elevador”, perceba que a turma A está presente nas duas razões, logo deverá fazer o elevado com elas. Em relação aos valores que estão na frente de A(6 e 5), um deverá subir e o outro deverá descer. Assim, teremos:

Assim, A irá representar 30 partes, B será 20 partes, enquanto C terá 24 partes.

Ao somar A + B + C = 30 + 20 + 24 = 79 partes.

Então, o número mínimo de aprendizes será igual a 79.

Resposta letra D.

 

QUESTÃO NÚMERO 37

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: De acordo com o texto, se tem:

      1º número: AB

      2º número: BA

A soma dos números AB + BA = 143.

O número AB pode ser expresso por: 10A + B

O número BA pode ser expresso por: 10B + A

Como AB + BA = 143

10A + B + 10B + A = 143

11.A + 11.B = 143 (:11)

A + B = 13

Assim, a soma dos algarismos A com B é igual a 13.

Analisando os casos possíveis teremos, cuja soma dos algarismos é igual a 13:
49 ou 94

58 ou 85

67 ou 76

Assim, no total a quantidade de possibilidades para N será igual a 6.

Resposta letra B

 

QUESTÃO NÚMERO 38

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: A condicional possui a seguinte equivalência: Se A então B = Se não B então não A, assim a expressão “Se há fumaça, então há fogo” será equivalente a “Se não há fogo então não há fumaça”.

Resposta letra C.

 

QUESTÃO NÚMERO 39

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: De acordo com o texto, se tem:

Substituindo os valores teremos:
O autor deseja a quantidade de água que passou nessa mangueira durante 30 minutos, então teremos:

1.444 litros x 30 = 43.320 litros.

Resposta letra C

 

QUESTÃO NÚMERO 40

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: De acordo com o texto, existe um padrão que repete infinitamente:

Assim, a repetição ocorrerá:

0 ao 4

4 ao 8

8 ao 12

44 ao 48

Perceba que existem 12 grupos repetidos, assim teremos: 12 x 14 = 168

O autor deseja o número de unidades até o par ordenado (49,1)

Portanto, deve ser adicionado ao 168 mais 6 unidades, totalizando 174.

Reposta letra E.

Gabarito Bombeiros AM: Legislação Pertinente ao CMBAM

Comentários feitos pelo professor Wagner Lobo.

QUESTÃO NÚMERO 41

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: O item cobrou uma situação na qual a militar estaria com o paradeiro ignorado, em razão da atividade, em caso de calamidade pública, por um período superior a duas semanas. A lei define que nesse caso, SENDO SUPERIOR  a 8 dias, trata-se de DESAPARECIMENTO.

 

QUESTÃO NÚMERO 42

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: O único item que traz a literalidade da Lei, no caso o Art. 116, Inciso II é a letra C. Os demais itens trazem algumas atribuições do Órgão, mas misturam-se com finalidades de outros. 

 

QUESTÃO NÚMERO 43

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: O item trouxe uma atribuição que não consta no rol da Defesa Civil, mas sim uma atribuição do Ministério Público do Estado. Os demais itens estão de acordo com o art. 117-A da Constituição estadual. 

ITEM A – Art, 117-A Inciso XVII

ITEM B- Art, 117-A Inciso V

ITEM C – Art, 117-A Inciso VIII

ITEM D – Art, 117-A Inciso IV

 

QUESTÃO NÚMERO 44

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Art. 255, Inciso II. LITERALIDADE DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL.

Art. 255. São isentos do pagamento de tarifa no sistema de transporte coletivo intermunicipal rodoviário e aquaviário: 

II – os policiais e bombeiros militares em serviço. (Redação da EC 107/2018385)

 

QUESTÃO NÚMERO 45

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: O ordenamento jurídico brasileiro veda qualquer possibilidade de sindicalização e greve aos militares estaduais da ativa. A vedação está descrita de forma expressa na Constituição Estadual do Estado, em seu Art. 113, Inciso IV.

Art. 113. Aos membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, denominados militares, aplicam-se-lhes, além das que vierem fixadas em lei, as seguintes disposições: (Redação da pela EC 77/2013)

IV – ao militar são proibidas a sindicalização e a greve; (Acrescentado pela EC 77/2013)

 

QUESTÃO NÚMERO 46

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Literalidade da Lei, em seu Art. 5º, Inciso XXVI. 

 

QUESTÃO NÚMERO 47

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Literalidade da Lei, em seu Art. 2º, Caput. Os demais itens trazem erros grosseiros, quanto às finalidades do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Amazonas.  

 

QUESTÃO NÚMERO 48

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: O item cobrou a literalidade do Art. 62, Inciso I, ou seja, o prazo limite de afastamento em razão de núpcias. Apenas um item se refere ao prazo de oito dias, justamente o nosso gabarito. 

 

QUESTÃO NÚMERO 49

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: A questão cobrou a clássica definição dos Órgãos militares e sua condição de força auxiliar e reserva do exército brasileito. Art. 2º da referida norma. 

 

QUESTÃO NÚMERO 50

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: O item cobrou a informação acerca da CPP – Comissão de Promoção de Praças, e quem seria o Presidente da citada comissão. 

Art. 4º, § 3.º As Comissões de Promoções de Oficiais e de Praças (CPP), serão presididas, respectivamente, pelo Comandante e Subcomandante Geral.

Gabarito Bombeiros AM: Noções de Direito Constitucional

Comentários feitos pelo professor Diogo Surdi.

QUESTÃO NÚMERO 51

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Estabelece o artigo 5º que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes (…)”

Desta forma, Marie, por estar residindo no Brasil, possui perfeitamente direitos fundamentais.

 

QUESTÃO NÚMERO 52

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: No caso apresentado, a desapropriação do bem de Antônio poderá ocorrer, haja vista que estamos diante de uma situação de necessidade ou utilidade pública. A medida, contudo, depende da prévia e justa indenização em dinheiro, não carecendo da concordância do proprietário. 

Art. 5º, XXIV – a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;

 

QUESTÃO NÚMERO 53

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Nas situações de flagrante, tal como no enunciado da questão, o entendimento é de que qualquer pessoa pode efetuar a prisão, não havendo necessidade de ordem judicial. Sendo assim, tanto João, que é soldado militar, quanto qualquer outra pessoa poderiam efetuar a prisão. 

 

QUESTÃO NÚMERO 54

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: No caso narrado, Pedro, que é cidadão, poderá ajuizar ação popular, cujo fundamento de validade é o texto da Constituição Federal. O objetivo, com a ação, será o de anular ato lesivo ao patrimônio público.

Art. 5º, LXXIII – qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

QUESTÃO NÚMERO 55

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Com base na afirmação de João, é possível inferir que ele é ocupante de cargo público efetivo, já tendo alcançado a estabilidade. Esta, por sua vez, ocorre após o período de estágio probatório, que é de 3 anos de efetivo exercício. 

Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.               

  • 1º O servidor público estável só perderá o cargo: 

I – em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

II – mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;            

III – mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.   

Logo, é correto afirmar que João ocupa cargo de provimento efetivo, tendo sido aprovado por meio de concurso público e contando com mais de 3 anos de efetivo exercício. 

 

QUESTÃO NÚMERO 56

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Em nosso ordenamento jurídico, os partidos políticos não podem ter caráter regional ou municipal, mas sim apenas nacional. Consequentemente, a criação da referida agremiação é inconstitucional. 

Art. 17. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos:               

I – caráter nacional;

QUESTÃO NÚMERO 57

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Estabelece o artigo 194 que “A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”. 

Dentre as opções elencadas, apenas a Letra A (saúde) está relacionada com uma área de atuação da seguridade social. 

 

QUESTÃO NÚMERO 58

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: A questão deve ser respondida com base nas disposições do artigo 29 da Constituição Federal, que estabelece que os Municípios serão regidos por uma Lei Orgânica, a ser editada pela respectiva Câmara Municipal. 

Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos (…)

QUESTÃO NÚMERO 59

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: O artigo 144, § 5º-A, da Constituição Federal, estabelece que “Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais”.

 

QUESTÃO NÚMERO 60

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Dentre as competências privativas estabelecidas pela Constituição Federal para o Presidente da República, apenas algumas é que podem ser objeto de delegação, conforme previsão do artigo 84, Parágrafo Único.

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

Volte ao topo

Gabarito Bombeiros AM Soldado: gabarito preliminar

O gabarito oficial preliminar da Prova Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/cbmam21.

Volte ao topo

Gabarito Bombeiros AM Soldado: recursos

O candidato que desejar interpor recurso disporá de dois dias úteis para fazê-lo, a serem contados do dia subsequente ao da divulgação deste.

Para recorrer contra o gabarito oficial preliminar da Prova Objetiva, o candidato deverá usar formulários próprios, encontrados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/cbmam21, respeitando as respectivas instruções.

Volte ao topo

Gabarito Bombeiros AM Soldado: próximas etapas

O concurso Bombeiros AM é composto das seguintes etapas:

  • Prova Objetiva
  • Avaliação Médica, Odontológica e Toxicológico
  • Teste de Aptidão Física
  • Teste Psicotécnico
  • Investigação Social
  • Curso de Formação

Volte ao topo

 

Prova Bombeiros AM Soldado: análise

Fez a prova do Bombeiros AM neste sábado (12/02)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do Concurso Bombeiros AM

Concurso Bombeiros AM Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas – CBM AM
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Cargos Soldado e Oficial
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Amazonas, AM
Número de vagas 453 vagas
Remuneração  de R$ 4.831,43 a R$ 12.468,18
Inscrições de 08/12/2021 a 04/01/2022
Taxa de inscrição de R$ 100,00 a R$ 180,00
Data da prova objetiva 12/02/2022
Clique aqui para ver o edital Bombeiro AM

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


13 de fevereiro16 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gabarito extraoficial