Prova BRB: confira os comentários de conhecimentos bancários!

Avatar


19 de agosto7 min. de leitura

Na tarde deste domingo (18), finalmente aconteceu o tão esperado concurso de escriturário do Banco de Brasília – BRB. O certame oferta 100 vagas e formação de cadastro reserva, com o salário inicial de R$ 3.204,26 e jornada de 30h semanais.

As provas aplicadas foram de conhecimentos gerais e específicos, com os conteúdos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática, Uso de Tecnologia em Ambientes Corporativos, Governança Corporativa e Compliance, Inovação, Lei Orgânica do DF e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal, Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do DF e da RIDE, Conhecimentos Bancários, Bancos na Era Digital, Qualidade no Atendimento e Diversidade, Defesa do Consumidor, Confidencialidade, além da avaliação de redação, que teve como tema “Os bancos na era digital”.

Os nossos professores fizeram os comentários a respeito de cada item do concurso, confira nesta matéria os comentários e considerações do professor Cid Roberto sobre a disciplina de Conhecimentos Bancários.

A prova usada pelo professor para a correção foi a tipo “A”, confira a prova clicando AQUI.

Conhecimentos Bancários – Questões 31 a 39 – Professor Cid Roberto

Questão 31

O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão responsável por definir a taxa básica de juros da economia – a taxa Selic. Acerca da atuação e do funcionamento do Copom, assinale a alternativa correta.

(A) Reúne-se ordinariamente oito vezes por ano para definir a taxa Selic.

(B) Define a taxa Selic visando à redução da dívida pública.

(C) É integrado pelo presidente do Banco Central, pelo ministro da Economia e pelo ministro do Planejamento.

(D) Define a meta de inflação e os instrumentos de política monetária necessários para alcançá-la.

(E) Realiza operações de mercado aberto (compra e venda de títulos públicos federais) para manter a inflação na meta

Comentário: questão fácil envolvendo o Copom – Comitê de Política Monetária do Bacen. A única resposta correta é a letra A.

O Copom reúne-se ordinariamente oito vezes por ano, conforme Art. 3º, do Anexo à Circular Bacen nº 3.868, de 19.12.2017, que divulgou o atual Regulamento do Comitê de Política Monetária (Copom).

 

Questão 32

Considere uma instituição financeira autorizada a operar três carteiras: a carteira de desenvolvimento, a carteira de crédito imobiliário e uma outra carteira. Com base apenas nessas informações, é correto afirmar que a instituição

(A) está autorizada a captar depósitos à vista.

(B) pode emitir debêntures.

(C) opera uma carteira comercial.

(D) consiste em um banco público.

(E) está organizada sob a forma de sociedade limitada.

Cometário: questão fácil envolvendo o conceito de banco múltiplo. A única alternativa correta é a letra D, que guarda sintonia com o contido no inciso II, do Art. 7º, da Res. CMN nº 2.099, de 17.08.1994, onde reza que a carteira de desenvolvimento é exclusiva para bancos públicos.

Questão 33

A atividade principal de uma sociedade administradora de cartão de crédito, pessoa jurídica não financeira, é a prestação de serviços remunerados, e não a intermediação financeira. Suponha que o titular de um cartão de crédito não efetuou o pagamento integral do saldo devedor na data do vencimento da fatura. Nesse caso, o cliente entra automaticamente no crédito rotativo do cartão, que é

(A) financiado pela própria administradora de cartão de crédito.

(B) financiado por uma operação de crédito realizada por instituição financeira distinta da administradora de cartão de crédito.

(C) parcelado com melhores condições de financiamento, desde que o cliente tenha efetuado o pagamento mínimo obrigatório de 15% do valor da fatura.

(D) parcelado, independentemente das condições do financiamento.

(E) renovado, a cada mês, até que o cliente efetue o pagamento integral da fatura.

Comentário: questão de média dificuldade, embora o preâmbulo já desse uma certa ajuda para que o candidato encontra-se a resposta correta, quando afirma que uma sociedade administradora de cartão de crédito é pessoa jurídica não financeira. Sendo não financeira, esse tipo de sociedade não pode financiar coisa alguma. Por esse motivo, a única resposta correta é a alternativa B.

Questão 34

A alienação de direitos creditórios para uma sociedade mercantil, decorrentes de vendas a prazo, em que o cedente não responde pela solvência do devedor, caracteriza uma operação de

A) financiamento bancário.

(B) desconto bancário.

(C) capital de giro.

(D) crédito rotativo.

(E) fomento mercantil.

Comentário: questão muito fácil envolvendo a Sociedade de Fomento Mercantil, as empresas de factoring. A única resposta correta é a letra E.

Questão 35 

A Resolução CMN nº 3.919/2010 classifica os serviços prestados por instituições financeiras a pessoas naturais como essenciais, prioritários, especiais e diferenciados. Considere um cliente que possui uma conta de depósitos à vista e contratou o pacote padronizado de serviços prioritários. Se, na data da cobrança da tarifa, o saldo disponível, inclusive o limite de crédito, for inferior ao valor tarifa do pacote contratado, a instituição financeira poderá

(A) debitar o valor integral da tarifa, independentemente do saldo disponível.

(B) elevar o limite do crédito especial para permitir o do valor total da tarifa.

(C) debitar somente o valor do saldo disponível em conta, inclusive o limite de crédito.

(D) alterar o pacote de serviços do cliente para serviços essenciais.

(E) cancelar o limite do crédito especial.

Comentário: questão fácil envolvendo a cobrança de tarifas bancárias mediante a débito na conta corrente. O § 2º, do Art. 17, Res. nº 3.919, de 25.11.2010, reza que “o valor do lançamento a débito referente à cobrança de tarifa em conta de depósitos à vista ou em conta de depósitos de poupança não pode ser superior ao saldo disponível, que engloba, inclusive, eventual limite de crédito acordado entre as partes”. Por este motivo, a única alternativa correta é a letra C.

 

Questão 36

A respeito das operações de arrendamento mercantil, assinale a alternativa correta.

(A) Se o valor presente das contraprestações for maior que o custo do bem, a operação classifica-se como de arrendamento mercantil financeiro.

(B) Independentemente da modalidade de arrendamento mercantil, a arrendatária é sempre uma pessoa jurídica.

(C) As operações na modalidade de arrendamento mercantil financeiro são privativas das sociedades de arrendamento mercantil.

(D) Não havendo previsão de pagamento de valor residual garantido, tem-se, obrigatoriamente, um contrato de compra e venda, e não de arrendamento mercantil.

(E) A constituição e o funcionamento das sociedades de arrendamento mercantil dependem de autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Comentário: esta foi a questão de conhecimentos bancários mais difícil da prova. A banca examinadora explorou o conceito de valor presente da matemática financeira com o contido no inciso I, do Art. 5º, do Anexo à Res. 2.309, de 28.08.1996, que diz assim: “considera-se arrendamento mercantil financeiro a modalidade em que as contraprestações e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatária, sejam normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operação e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos.

O gabarito preliminar apontou acertadamente como correta a alternativa A. Todavia, a alternativa C também pode ser considerada correta, visto que a palavra “privativa” tem como sinônima a palavra “própria” e não há como negar que as operações de arrendamento mercantil são apropriadas, são próprias, das sociedades de arrendamento mercantil. Farei recurso pedindo a anulação da questão tendo em vista estarem corretas as alternativas A e C.

 

Questão 37

Dentro do arranjo do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), compete ao Banco Central autorizar e vigiar o funcionamento das entidades operadoras de Infraestruturas do Mercado (IMF), além de atuar como regulador do sistema e provedor de serviços de liquidação. As IMF operadas pelo Banco Central para transferência de fundos e liquidação de operações com títulos públicos são, respectivamente, o (a)

(A) Sistema de Transferência de Reservas (STR) e a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).

(B) Sistema de Transferência de Reservas (STR) e o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

(C) Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).

(D) Centralizadora de Compensações de Cheque (Compe) e o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

(E) Central de Cessão de Crédito (C3) e o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

Comentário: questão fácil tratando do Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB. A única resposta correta é a letra B.

 

Questão 38 

As entidades representativas das instituições financeiras, a exemplo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), têm envidado esforços para a criação e o aprimoramento contínuo de sistemas de autorregulação destinados a reforçar publicamente o compromisso do setor financeiro com a observância dos princípios da integridade, equidade, transparência, sustentabilidade e confiança, orientando, no relacionamento com o consumidor, o atendimento das necessidades e dos interesses deste de forma justa, digna e cortês, a fim de garantir a respectiva liberdade de escolha e a tomada de decisões conscientes, sem prejuízo da adoção de políticas e medidas voltadas à responsabilidade socioambiental, prevenção de situações de conflitos de interesse e de fraude, além da prevenção e do combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
No que se refere aos sistemas de autorregulação mencionados, assinale a alternativa correta.

(A) Podem ser revogados por ato do Banco Central do Brasil.

(B) São aplicáveis a todas as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, independentemente de vínculo associativo ou adesão voluntária.

(C) Decorrem de lei.

(D) Constituem-se  de  recomendações sem força obrigatória, não havendo previsão de aplicação de sanções em caso de descumprimento.

(E) A criação, a organização e o funcionamento desses sistemas não dependem de autorização do Banco Central do Brasil.

Comentário: questão de média dificuldade tratando da Autorregulação Bancária. A única resposta correta é a alternativa E.

 

Questão 39

Considerando as características específicas das sociedades por ações ou “companhias”, assinale a alternativa correta.

(A) Companhia aberta é aquela cujas ações estão habilitadas à negociação no mercado de valores mobiliários.

(B) As ações ordinárias conferem aos respectivos titulares direito de voto e prioridade na distribuição dividendos, fixos ou mínimos.

(C) São valores mobiliários passíveis de negociação em bolsa de valores os títulos da dívida pública federal, estadual e municipal, bem como os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, inclusive debêntures.

(D) A emissão, a distribuição e a negociação de ações e demais valores mobiliários são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários em conjunto com o Banco Central do Brasil.

(E) Uma das formas de captação de recursos junto ao público, de que podem se valer as sociedades por ações, é a emissão de debêntures, que conferem aos próprios titulares direito de crédito contra elas, nas condições constantes da escritura de emissão, sendo vedada, em qualquer hipótese, a conversibilidade de tais debêntures em ações.

Comentário: questão fácil. A única resposta correta é alternativa A, que guarda perfeita sintonia com o contido no Art. 4º da Lei 6.404, de 15.12.1976, que diz assim: “para os efeitos desta Lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários”.

Detalhes do Concurso BRB

  • Concurso: Banco de Brasília (Concurso BRB)
  • Banca organizadora: Instituto Americano de Desenvolvimento – IADES
  • Cargos: Escriturário, Advogado, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho
  • Escolaridade: nível médio e nível superior
  • Número de vagas: 113 vagas
  • Remuneração: até R$ 19.530,67 + benefícios
  • Data das inscrições: 9 de junho a 15 de julho de 2019 (Escriturário e demais empregos); 23 de junho a 29 de julho de 2019 (Advogado)
  • Taxa de inscrição: R$ 56,00 e R$ 80,00
  • Data da prova objetiva: 18 de agosto de 2019 (Escriturário); 25 de agosto de 2019 (demais empregos); 8 de setembro de 2019 (Advogado)
  • Link do Edital (Escriturário)
  • Link do Edital (demais empregos)
  • Link do Edital (Advogado)

 

Quer garantir a sua aprovação no Banco de Brasília? Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros!

Cursos Online para o Banco de Brasília – BRB

Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

WHATSAPP GCO

Avatar


19 de agosto7 min. de leitura