Prova BRB: confira os comentários de Governança Corporativa e Compliance e de Inovação!

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Na tarde deste domingo (18), finalmente aconteceu o tão esperado concurso de escriturário do Banco de Brasília – BRB. O certame oferta 100 vagas e formação de cadastro reserva, com o salário inicial de R$ 3.204,26 e jornada de 30h semanais.

As provas aplicadas foram de conhecimentos gerais e específicos, com os conteúdos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática, Uso de Tecnologia em Ambientes Corporativos, Governança Corporativa e Compliance, Inovação, Lei Orgânica do DF e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal, Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do DF e da RIDE, Conhecimentos Bancários, Bancos na Era Digital, Qualidade no Atendimento e Diversidade, Defesa do Consumidor, Confidencialidade, além da avaliação de redação, que teve como tema “Os bancos na era digital”.

Os nossos professores fizeram os comentários a respeito de cada item do concurso, confira nesta matéria os comentários e considerações do professor Adriel Sá sobre as disciplinas de Governança Corporativa e Compliance e Inovação.

A prova usada pelo professor para a correção foi a tipo “A”, confira a prova clicando AQUI.

Governança Corporativa e Compliance e Inovação! – Questões 19, 20, 22, 23, 24 e 25 – Professor Adriel Sá

QUESTÃO 19

Assinale a alternativa que indica os objetivos da função de compliance em uma instituição financeira. 

(A) Assegurar que a instituição atue em conformidade com a legislação, com as normativas dos órgãos reguladores e com os regulamentos internos, de modo a garantir a eficiência, a eficácia e a confiabilidade organizacional. 

(B) Garantir que as estratégias empresariais se completem segundo o cronograma planejado. 

(C) Incrementar o acesso a novos clientes por meio do aumento da gama de serviços ofertados. 

(D) Assegurar o retorno financeiro dos investimentos de clientes e acionistas por meio de redução da burocracia e extinção de atividades-meio com finalidade de controle interno. 

(E) Completar o quadro de pessoal com ações de recrutamento, seleção e contratação de mão de obra especializada e capacitada para atividades relacionadas ao core business da instituição. 

Letra a.

Como vimos em aula (tópico 6.1 da aula 1), a palavra “compliance” tem origem na língua inglesa e sua tradução literal seria “conformidade”. Além disso, o verbo “to comply” é empregado para indicar o estado de conformidade com leis, regulamentações, padrões éticos de conduta etc., sendo igualmente comum o uso da expressão “in compliance with” (“em conformidade com”).

Ou seja, uma política de compliance refere-se ao conjunto de medidas com o objetivo de alcançar a aderência às leis, regras e aos padrões éticos.

Assim, os objetivos da função de compliance de uma instituição financeira envolvem assegurar que a mesma atue em conformidade com a legislação, com as normativas dos órgãos reguladores e com os regulamentos internos, de modo a garantir a eficiência, a eficácia e a confiabilidade organizacional.

 

QUESTÃO 20

A gestão por processos em uma organização (business process management) busca gerir, de forma integrada, o percurso que uma atividade segue dentro de uma organização, de modo a otimizar recursos, incrementar a produtividade e permitir o acompanhamento e monitoramento pelas partes envolvidas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que indica característica da gestão por processos. 

(A) Objetiva melhorar a imagem organizacional quanto à respectiva clientela. 

(B) Tem início, meio e fim cronologicamente determinados a priori. 

(C) Focaliza as atividades de planejamento estratégico da organização. 

(D) Abarca as principais atividades da alta cúpula administrativa. 

(E) Ultrapassa as fronteiras entre departamentos.

Letra e.

Na nossa aula 2 (tópico 2), enfatizamos que a característica mais marcante da gestão por processos compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais, níveis organizacionais ou localizações estejam envolvidas. Por isso é que se diz que a gestão por processos ultrapassa as fronteiras entre departamentos.

Gerenciar por processos compreende uma visão mais ampla, posicionando os processos como a pedra angular da estruturação organizacional. Embora a estruturação funcional continue válida, a geração de valor passa a ser gerenciada horizontalmente, em uma visão notadamente interfuncional ponta a ponta.

Nesse sentido, destaca-se que a gestão de processos considera a contribuição de múltiplas funções nas atividades e procedimentos, e não a responsabilização de forma independente em cada etapa do processo.

 

QUESTÃO 22

Em conformidade com o Código de Conduta Ética do BRB no relacionamento com os diversos setores da sociedade, quanto aos princípios adotados pela referida instituição, assinale a alternativa correta. 

(A) Manter a reputação de empresa sólida e confiável, buscando níveis crescentes de competitividade e rentabilidade de acordo com o mercado. 

(B) Zelar pelos valores, pela imagem e pelo patrimônio da instituição. 

(C) Estabelecer e difundir as melhores práticas de governança corporativa, preservando os compromissos com clientes, investidores, acionistas e o interesse público. 

(D) Primar pela valorização, pelo respeito, pela diversidade, pela integridade, pela responsabilidade, pela equidade, pela prudência e pela diligência, tanto nas relações de trabalho, quanto nas relações institucionais com parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, comunidade, agentes públicos e clientes, exceto concorrentes. 

(E) Reconhecer a responsabilidade socioambiental como uma oportunidade de inovar processos, práticas e produtos, a fim de atingir resultados melhores nos negócios da organização, considerando o uso consciente dos recursos naturais e sociais, relativizando o econômico.

Letra b.

Na nossa aula 3, vimos que o art. 3º do Código de Conduta Ética do BRB destaca 9 (nove) princípios do BRB Banco de Brasília S.A., da seguinte forma:

Art. 4º. No relacionamento com os diversos setores da sociedade, o BRB adota os seguintes princípios: 

I – Manter a reputação de empresa sólida e confiável, buscando níveis crescentes de competitividade e rentabilidade, de forma justa, legal e transparente

II – Zelar pelos valores e pela imagem e patrimônio da instituição

III – Estabelecer e difundir as melhores práticas de governança corporativa, preservando os compromissos com clientes, investidores e acionistas (a alternativa inclui “o interesse público”); 

IV – Primar pela valorização, respeito, diversidade, integridade, responsabilidade, equidade, prudência e diligência, tanto nas relações de trabalho, como nas relações institucionais com parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, comunidade, agentes públicos, concorrentes e clientes; 

V – Reconhecer a responsabilidade socioambiental como uma oportunidade de inovar processos, práticas e produtos, a fim de atingir resultados melhores nos negócios da Organização, considerando o uso consciente dos recursos naturais, econômicos e sociais; 

VI – Valorizar as competências individuais com vistas a integrá-las aos objetivos da Instituição e contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores; 

VII – Manter a lisura, transparência, confiança, integridade em todas suas atividades e respeito na relação com seus colaboradores, clientes, governo, acionistas, investidores, associações e entidades de classe, correspondentes, coligadas, controladas, fornecedores e outros públicos com os quais a Instituição se relaciona; 

VIII – Guiar as decisões empresariais em negócios e em acordos de forma que contribuam para estimular soluções economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas; 

IX – Reconhecer, aceitar e valorizar a diversidade do conjunto de pessoas que compõem o Conglomerado BRB, repudiando atitudes guiadas por discriminação de qualquer natureza. 

Assim, nosso gabarito é a letra B. As partes grifadas destacam os erros das demais alternativas. 

 

QUESTÃO 23

A Lei no 10.973/2004 foi modificada pela Lei no 13.243/2016, e uma das modificações mais importantes foi a do conceito de ICT, que passou a ser Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação. Acerca do conceito de ICT, assinale a alternativa correta. 

(A) É considerada ICT qualquer órgão ou entidade pública ou privada, sem fins lucrativos, que inclui, na respectiva missão, a pesquisa básica ou aplicada e o desenvolvimento tecnológico de novos produtos, serviços ou processos. 

(B) ICT é toda e qualquer entidade pública que se dedique ao ensino e à pesquisa. 

(C) ICT é toda e qualquer universidade e centro de pesquisa e desenvolvimento. 

(D) ICT é toda e qualquer instituição, pública ou privada, que se dedique a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I). 

(E) É considerada ICT, para os fins da Lei no 10.973/2004, a universidade ou centro de pesquisa, sem fins lucrativos, que tenha acordos de cooperação firmados com empresas brasileiras, para atividades de P&D.

Letra a.

Na nossa aula 4, apresentamos o conceito de ICT logo no início da aula. O art. 2º da Lei 10.973/2004 lista diversas definições. Vejamos:

Art. 2º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

(…)

V – Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT): órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos; (Redação pela Lei nº 13.243, de 2016)

Logo, a única alternativa que está em conformidade com a lei é a letra A: 

É considerada ICT qualquer órgão ou entidade pública ou privada, sem fins lucrativos, que inclui, na respectiva missão, a pesquisa básica ou aplicada e o desenvolvimento tecnológico de novos produtos, serviços ou processos. 

 

QUESTÃO 24

A Lei no 10.973/2004, com redação dada pela Lei no 13.243/2016, estabeleceu, no art. 16, que a Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) pública deverá dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) próprio, ou em associação com outras ICT. A principal finalidade desses NIT é 

(A) coordenar e acompanhar as atividades de alunos de pós-graduação da ICT em programas de cooperação internacional. 

(B) promover a seleção de alunos de mestrado e doutorado para a política de inovação da ICT. 

(C) comercializar os produtos resultantes de atividades de inovação das quais a ICT participe. 

(D) apoiar administrativamente a ICT no estabelecimento das grades das disciplinas relacionadas com as respectivas atividades de pesquisa e desenvolvimento. 

(E) apoiar a gestão da política de inovação da ICT pública.

Letra e.

Na nossa aula 4 também analisamos o art. 16 da Lei 10.973/2004. No entanto, apesar de o enunciado referenciar art. 16, a resposta da questão está no art. 2º da Lei, que destaca o conceito de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT):

Art. 2º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

(…)

VI – Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT): estrutura instituída por uma ou mais ICTs, com ou sem personalidade jurídica própria, que tenha por finalidade a gestão de política institucional de inovação e por competências mínimas as atribuições previstas nesta Lei; (Redação pela Lei nº 13.243, de 2016)

 

QUESTÃO 25 – O processo de inovação requer, como ponto de partida, novas ideias que representem algo novo ou uma melhoria significativa, capaz de gerar algum tipo de vantagem competitiva para a empresa. A rigor, não existe um caminho predeterminado para que uma nova ideia seja concebida. O método científico, ou seja, a experimentação tem sido um recurso adotado normalmente quando se trata da busca de soluções baseadas em pesquisa científica ou tecnológica. 

Com base no exposto, no que se refere ao conceito de ICT, assinale a alternativa correta. 

(A) As empresas, cada vez mais dependentes de recursos tecnológicos, restringem, na própria organização, a geração de novas ideias para o respectivo departamento de P&D. 

(B) A geração de ideias tem sido um recurso cada vez mais valioso de uma empresa no respectivo processo de inovação. 

(C) A tecnologia embarcada em equipamentos e sistemas não requer um esforço de geração de ideias, posto que o processo de inovação decorre do bom uso de recursos tecnológicos preexistentes. 

(D) A geração de novas ideias no seio de uma empresa deve ser cuidadosamente resguardada como algo sigiloso e, portanto, da competência exclusiva de pessoas, de preferência com formação de pós-graduação, que assumam compromisso formal de confidencialidade com a empresa. 

(E) Por ser um processo criativo referente a cada pessoa, não é possível montar esquemas, dentro de uma empresa, para acelerar a geração de novas ideias com potencial de serem usadas no processo produtivo ou no sistema gerencial da empresa.

Letra b.

Na aula 5, destacamos que o conceitos de empreendedorismo e inovação está associado à ideia de criar e de inovar; ou seja, de fazer coisas novas ou de fazer coisas velhas de novas maneiras. O capital intelectual e humano da organização está intimamente ligado à geração de ideias dentro de uma organização. 

Sobre a letra A, vimos na aula 5 que uma organização empreendedora é aquela que se empenha em inovação de produtos e/ou mercados, ou seja, uma organização que possui orientação empreendedora. Logo, as ideias inovadoras não devem estar restritas apenas ao respectivo departamento de P&D, mas extensivas à organização como um todo.

Sobre a letra C, a inovação está imbicada na evolução tecnológica, ou seja, a inovação requer o acompanhamento tecnológico.

Sobre a letra D, já vimos que as ideias inovadoras não devem estar restritas a uma esfera ou nível organizacional, mas abertas à organização como um todo.

Sobre a letra E, também vimos na aula 5 que as atividades de inovação incluem todas as etapas científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais que realmente conduzem, ou que pretendem conduzir, à implementação de inovações. Logo, a inovação pode ser gerenciada, sim!

Detalhes do Concurso BRB

  • Concurso: Banco de Brasília (Concurso BRB)
  • Banca organizadora: Instituto Americano de Desenvolvimento – IADES
  • Cargos: Escriturário, Advogado, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho
  • Escolaridade: nível médio e nível superior
  • Número de vagas: 113 vagas
  • Remuneração: até R$ 19.530,67 + benefícios
  • Data das inscrições: 9 de junho a 15 de julho de 2019 (Escriturário e demais empregos); 23 de junho a 29 de julho de 2019 (Advogado)
  • Taxa de inscrição: R$ 56,00 e R$ 80,00
  • Data da prova objetiva: 18 de agosto de 2019 (Escriturário); 25 de agosto de 2019 (demais empregos); 8 de setembro de 2019 (Advogado)
  • Link do Edital (Escriturário)
  • Link do Edital (demais empregos)
  • Link do Edital (Advogado)

 

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