Gabarito Brigada Militar RS: confira o gabarito extraoficial!

Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova da Brigada Militar RS

Avatar


02 de fevereiro9 min. de leitura

As provas do concurso Brigada Militar RS foram aplicadas neste domingo (30/01). Os candidatos disputam uma das 4.000 vagas ofertadas para o cargo de Soldado III. As provas do concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foram compostas por 50 questões objetivas. A remuneração oferecida é de R$ 4.689,23 para uma carga horária de 40 horas semanais.

Saiba todos os detalhes da Prova Brigada Militar RS navegando no índice abaixo:

Gabarito Brigada Militar RS: gabarito extraoficial

O gabarito do concurso Brigada Militar RS extraoficial está em elaboração. Assim que estiver pronto, vamos disponibilizar aqui.

Gabarito Brigada Militar RS: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Soldado III comentadas por nossos professores especialistas. Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Gabarito Brigada Militar RS: Legislação Específica: Estatuto da Pessoa com Deficiência

Comentários feitos pelo professor Carlinhos Costa.

Questão 43
Gabarito: C
Comentários: 

O conceito que a prova apresentou é o de profissional de apoio escolar . Conforme a lei 13.146/15 – Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: XIII – profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.

Gabarito Brigada Militar RS: Língua Portuguesa

Aguardando comentário do professor.

Questão  
Gabarito: 
Comentários: 

Gabarito Brigada Militar RS: Informática

Comentários feitos pelo professor Jeferson Bogo.

Questão 46
Gabarito: C
Comentários: 

A sintaxe, nesse caso, para buscar uma expressão exata, é a mesma usada no site de buscas do Google, ou seja, ela (a expressão), deve ser digitada entre aspas duplas.

Questão 74 
Gabarito: C
Comentários: 

Os itens I e II permitem capturar uma parte da tela do site acessado (o que conhecemos como “printscreen”). Já o atalho descrito no item III, F5, é utilizado para atualizar a página acessada.

Questão 48
Gabarito: E
Comentários: 

Conforme o texto da questão, a única opção possível é a letra “E”, que desativa alguns recursos (a tela, por exemplo), mas não desliga o computador, como foi solicitado. Portanto, temos aqui uma possibilidade de recurso, uma vez que o enunciado solicita uma forma de desligar o computador mantendo as atividades que estavam em execução salvas. Nessa situação deveríamos usar a função “hibernar”, que não consta nas alternativas (e, por padrão, não vem habilitada no Windows 10), devendo ser solicitada a anulação da questão).

Questão 49  
Gabarito: B
Comentários: 

A questão pede o intervalo contínuo da coluna “A” até a coluna “G”, da linha “1” até a linha “5”, portanto temos que usar o operador de referência “:”, que signifca “até”.

Questão 50
Gabarito: A
Comentários: 

Observe que a questão pede o recurso para copiar a formatação, não apenas a palavra, portanto vamos usar o pincel de formatação, que permite copiar a formatação de uma palavra e aplicá-la em uma ou mais palavras.

Gabarito Brigada Militar RS: Legislação Especial: Leis Especiais

Comentários feitos pelo professor Diego Fontes.

Questão  45
Gabarito: C
Comentários: 

Trata-se de crime previsto no art. 16 da Lei nº 13.869/2019 (Deixar de identificar-se ou identificar-se falsamente ao preso por ocasião de sua captura ou quando deva fazê-lo durante sua detenção ou prisão) com pena de detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Gabarito Brigada Militar RS: Legislação Específica: Institucional

Comentários feitos pelo professor Wagner Lobo.

Questão 17
Gabarito: D
Comentários: 

Art. 13 – Ao Chefe do Estado Maior compete:

I – assessorar o Comandante-Geral;

Questão 20
Gabarito: B
Comentários: 

a) ERRADA

Art. 12, § 1.º A hierarquia militar é a ordenação da autoridade em níveis diferentes, dentro da estrutura da corporação, sendo que a ordenação se faz EXCLUSIVAMENTE por postos ou graduações e, consubstanciada no espírito de acatamento à sequência de autoridade.

b) GABARITO Copiado e colado do referido artigo.

Art. 12, § 2.º A disciplina militar é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições que fundamentam o organismo policial-militar e coordenam o seu funcionamento regular e harmônico, traduzindo-se pelo cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos seus componentes.

c) ERRADA

Art. 12, § 3.º A disciplina militar e o respeito à hierarquia devem ser mantidos entre servidores militares da ativa, excetuando-se portanto os da reserva remunerada e reformados.

d) ERRADA

Art. 13. Círculos hierárquicos são âmbitos de convivência entre os servidores militares de distintas categorias da mesma categoria e tem a finalidade de desenvolver o espírito de camaradagem em ambiente de estima e confiança, sem prejuízo do respeito mútuo.

e) ERRADA

Art. 15. A precedência entre servidores militares da ativa, do mesmo grau hierárquico, é assegurada pela antiguidade no posto ou na graduação, mesmo salvo nos casos de precedência funcional do Comandante-Geral, do Subcomandante-Geral e do Chefe do Estado-Maior.

Volte ao topo

Gabarito Brigada Militar RS: Legislação Específica: Direito Constitucional e Constituição do Estado do RS e Direito Administrativo

Comentários feitos pela professor Ana Paula Blazute.

Questão 11
Gabarito: B
Comentários: 

Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

XI – trânsito e transporte;

Questão 12
Gabarito: E
Comentários: 

Art. 5 XXXIII – todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;

Questão 13
Gabarito: C
Comentários: 

Art. 136 § 3º Na vigência do estado de defesa:

I – a prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este comunicada imediatamente ao juiz competente, que a relaxará, se não for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de delito à autoridade policial;

Questão 14 
Gabarito: D
Comentários: 

Art 144 § 7º A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.

Questão 15 
Gabarito: D
Comentários: 

Const. Estado RS – Art. 41. O RPPS/RS tem caráter contributivo e solidário, mediante a contribuição do Estado e dos servidores civis e dos militares, ativos, inativos e pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

Questão 16
Gabarito: C
Comentários: 

Art. 1 § 7º 8.429 Independentemente de integrar a administração indireta, estão sujeitos às sanções desta Lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra no seu patrimônio ou receita atual, limitado o ressarcimento de prejuízos, nesse caso, à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

Questão 17 
Gabarito: D
Comentários: 

10.991

Art. 13 – Ao Chefe do Estado Maior compete: I – assessorar o Comandante-Geral;

Questão 18 
Gabarito: C
Comentários: 

Objetivo

Passível de recurso.

Obs – Tecnicamente seria correto a banca colocar MOTIVO e não MOTIVAÇÃO, embora a motivação seja a exteriorização do ato (forma) para parte da doutrina. Para parte da doutrina a motivação não é elemento dos atos administrativos.

Volte ao topo

Gabarito Brigada Militar RS: Conhecimentos Gerais

Comentários feitos pelo professora Rebecca Guimarães.

Questão 21
Gabarito: C
Comentários: Ômicron é o nome dado a variante do coronavírus identificada pela equipe liderada pelo brasileiro Túlio de Oliveira, na África do Sul.

Questão 22
Gabarito: E
Comentários: Dia 30 de dezembro de 2021 o Brasil perdeu uma de suas maiores escritoras, a gaúcha Lia Luft que lutava contra um câncer. A escritora tinha 83 anos e faleceu em Porto Alegre.

Questão 23
Gabarito: B
Comentários: O Governador da Bahia Rui Costa a decretou situação de emergência no sul da Bahia por conta de fortes chuvas que provocaram prejuízos diversos.

Questão 24
Gabarito: A
Comentários: O sul africano e Nobel da paz em 1984, Desmond Tutu, se destacou pela luta contra o Apartheid.

Questão 25
Gabarito: E
Comentários:
Afirmativa I: Certo. Elon Musk é sul africano.
Afirmativa II: Certo. Elon Musk é a pessoa mais rica do mundo.
Afirmativa III: Certo. Dentre suas empresas podemos destacar a Tesla e a Space X.

Questão 26
Gabarito: E
Comentários: Afirmativa I: Certo. O Biatlo (esqui + tiro de fuzil) está entre as modalidades de Beijing 2022.
Afirmativa II: Certo. O Curling está entre as modalidades de Beijing 2022.
Afirmativa III: Certo. O Bobsled está entre as modalidades de Beijing 2022.

Questão 27
Gabarito: E
Comentários: A final da Copa Libertadores da América, em novembro de 2021, aconteceu em Montevidéu.

Questão 28
Gabarito: D
Comentários: A Apple, fabricante do Iphone, atingiu 3 trilhões em valor de mercado tornando-se a empresa mais valiosa do mundo.

Questão 29
Gabarito: A
Comentários: Afirmativa I: Certo. O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países.
Afirmativa II: Errado. Todos os 15 membros possuem poder de voto, mas apenas os 5
membros permanentes possuem poder de veto.
Afirmativa III: Errado. Alemanha e Japão não fazem parte do Conselho de Segurança. Os
membros são: EUA, China, Rússia, Reino Unido e França.

Questão 30
Gabarito: E
Comentários: O Panamericano de 2023 será realizado em Santiago, no Chile.

Gabarito Brigada Militar RS: Matemática

Comentários feitos pelo professor Thiago Fernando Cardoso da Silva.

Questão 31
Gabarito: A
Comentários: 

A intersecção entre dois conjuntos corresponde aos elementos comuns aos dois conjuntos. Perceba que todos os elementos de A são também elementos B. Logo, todos os elementos de A estão na intersecção entre os dois conjuntos.

A ∩ B = {1, 2, 3, 18}

Portanto, a intersecção é exatamente igual ao conjunto A. Vale notar que isso sempre acontece quando um conjunto é subconjunto de outro.

Questão 32
Gabarito: D
Comentários: 

Vamos analisar as afirmações.

I – A raiz quadrada de um número positivo é sempre um número real. Somente a raiz quadrada de um número negativo é que não é um número real. Afirmação correta.
II – Vamos desenvolver o produto notável do lado direito da desigualdade.

(a + b) 2 = a 2 + 2ab + b 2

Como “a” e “b” são dois números positivos, o produto “2ab” é também positivo. Desse modo, temos:

Como “a” e “b” são dois números positivos, o produto “2ab” é também positivo. Desse modo, temos:

(a + b)2 = a2 + 2ab + b2 > a2 + b2

Portanto, a afirmação está correta.

III – Se a for igual a 100, por exemplo, o logaritmo de a seria igual a 2, que é um número racional. Portanto, não é possível garantir. Afirmação incorreta.

Questão 33
Gabarito: C
Comentários: 

Vamos elevar a função f ao quadrado usando o produto notável: o quadrado do primeiro mais o quadrado do segundo mais duas vezes o primeiro pelo segundo.

f 2 (x) = (x 2 + 1) 2 = x 4 + 2.1. x 2 + 1 2 = x 4 + 2x 2 + 1

Agora, vamos acrescentar a função g:

f 2 (x) + g(x) = (x 4 + 2x 2 + 1) + (x 4 − 1) = 2x 4 + 2x 2

Questão 34 
Gabarito: D
Comentários: 

Questão 35
Gabarito: B
Comentários: 

Uma das principais condições para que um gráfico represente uma função é que cada elemento do domínio tem que ter somente uma imagem. Desse modo, uma linha vertical não pode cruzar o gráfico da função duas vezes. É o que acontece no gráfico II.

O ponto destacado no gráfico teria três imagens diferentes, e isso viola a definição de função.

Questão 36
Gabarito: D
Comentários: 

Suponhamos que tenham sido roubadas x notas de R$50 e y notas de R$100. Desse modo, como são 200 notas ao todo, podemos escrever:

x + y = 200

Além disso, o valor total roubado foi de R$14 mil. Assim:

50x + 100y = 14000

Chegamos a um sistema com duas equações e duas incógnitas. Para resolvê-lo, podemos multiplicar a primeira equação por 50 e subtrair da segunda. Portanto, foram 80 notas de R$100 e 120 notas de R$50.

Questão 37 
Gabarito: B
Comentários: 

Vamos supor uma circunferência de raio r = 1. Qual sua área?

S1 = πr 2 = π ⋅ (1) 2 = π

Em seguida, vamos duplicar o raio para r = 2. Qual vai ser a nova área?

S2 = πr 2 = π ⋅ (2) 2 = 4π

Portanto, a área foi multiplicada por 4.

Questão 38 
Gabarito: C
Comentários: 

Como o triângulo é retângulo, podemos calcular o cateto h pelo Teorema de Pitágoras. Ou, ainda, se você se lembrar do famoso triângulo pitagórico {3, 4, 5}, você poderia concluir rapidamente que h = 4.

5 2 = 3 2 + h 2

25 = 9 + h 2

∴ h 2 = 25 − 9 = 16

∴ h = √16 = 4

Assim, podemos calcular a área do triângulo (B). Como sabemos que a empresa pode armazenar 200 kg de cimento por metro quadrado e a área B é de 6 m2, então a quantidade de cimento que pode ser armazenada é:

m = 6 ⋅ 200 = 1200 kg

Questão 39 
Gabarito: B
Comentários: 

Vamos supor que o preço inicial do item seja de R$100. Como ele sofreu um aumento de 10%, o seu novo preço será:

P2 = (1 + 0,10) ⋅ 100 = 1,10 ⋅ 100 = 110

Em seguida, seu preço será reduzido em 5%. Portanto, o preço final será:

P3 = (1 − 0,05) ⋅ 110 = 0,95 ⋅ 110 = 104,50

Portanto, houve aumento de preço em relação ao preço inicial. Qual foi o percentual de aumento? Portanto, aconteceu um aumento de 4,5% em relação ao preço inicial do
item.

Questão 40
Gabarito: B
Comentários: 

Suponhamos que o cubo menor tenha a = 1 cm. Então, seu volume é:

V = a 3 = 1 3 = 1

Como foram hachurados 6 cubos, o volume total hachurado é:

Vhachurado = 6 ⋅ 1 = 6 cm3

Já o cubo maior é um cubo com aresta a = 3 cm, pois cada aresta do cubo grande tem 3 arestas dos cubinhos menores. Assim, o volume total é:

Vtotal = a 3 = 3 3 = 27 cm3

Clique aqui para acessar os comentários além das fórmulas completas. 

Volte ao topo

Gabarito Brigada Militar RS: gabarito preliminar

Os gabaritos preliminares das provas teórico-objetivas do concurso Brigada Militar RS serão divulgados no dia 01/02/2022.

Gabarito Brigada Militar RS: recursos

Segundo o edital do concurso Brigada Militar RS, o período para interposição de recursos é do dia 03 ao dia 09 de fevereiro. 

  • Período para interposição de Recursos Administrativos dos Gabaritos Preliminares do Exame Intelectual: 03 a 09/02/2022;

Gabarito Brigada Militar RS: próximas etapas

Após as provas objetivas, as próximas etapas do concurso Brigada Militar RS são:

  •  2ª Fase – Exame de Saúde;
  •  3ª Fase – Exame de Capacitação Física;
  •  4ª Fase – Exame Psicológico, composto por duas etapas obrigatórias: 1ª Etapa – Testagem Coletiva;  2ª Etapa – Entrevista Individual.

Gabarito Brigada Militar RS: cronograma

Após a aplicação das provas objetivas, as próximas datas são:

  • Publicação dos Modelos de Provas Teórico-Objetivas aplicadas: 31/01/2022;
  • Divulgação dos Gabaritos Preliminares das Provas Teórico-Objetivas:  01/02/2022;
  • Período para interposição de Recursos Administrativos dos Gabaritos Preliminares do Exame Intelectual: 03 a 09/02/2022;
  • Último dia para envio das documentações de Identificação Especial e alteração de dados cadastrais 18/02/2022;
  • Divulgação dos Gabaritos Definitivos do Exame Intelectual 18/02/2022.

Prova Brigada Militar RS: análise

Fez a prova da Brigada Militar RS neste domingo (30/01)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do Concurso Brigada Militar RS

Edital Brigada Militar RS Brigada Militar do Rio Grande do Sul
Situação Atual edital publicado
Banca organizadora Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec
Cargos Soldado III
Escolaridade Nível médio
Carreiras Segurança Pública
Lotação Rio Grande do Sul
Número de vagas 4.000 vagas
Remuneração R$ 4.689,23
Inscrições 30 de novembro a 30 de dezembro de 2021
Taxa de inscrição R$ 92,64.
Data da prova objetiva 30 de janeiro de 2022
Clique aqui para ver o edital concurso Brigada Militar RS
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


02 de fevereiro9 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado