Gabarito Câmara dos Deputados Extraoficial Contador e Técnico

Concurso Câmara dos Deputados em andamento: veja aqui a correção da prova para os cargos

Avatar


4 de Dezembro de 2023

concurso Câmara dos Deputados aplicou a prova objetiva neste domingo, dia 3 de dezembro de 2023. Confira nesta matéria a correção e o gabarito Câmara dos Deputados extraoficial para Analista Legislativo nas especialidades: Contador e Técnico em Material e Patrimônio.

A prova objetiva foi composta por 130 questões, valendo 1 ponto cada questão de Conhecimentos Gerais e 1,5 ponto cada questão de Conhecimentos Específicos, totalizando 165 pontos.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova:

Gabarito Câmara dos Deputados extraoficial

O gabarito extraoficial do Gran AQUI!

Gabarito Câmara dos Deputados: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova para os cargos de Analista legislativo – Contador e Analista Legislativo – Técnico em Material e Patrimônio, comentadas por nossos professores especialistas.

Neste conteúdo você encontra somente o gabarito extraoficial para o bloco de Conhecimentos Gerais.

Confira abaixo os comentários:

Gabarito Língua Portuguesa

Veja o gabarito corrigido pelo professor Bruno Pilastre

QUESTÃO: 01
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

A noção de posse está presente apenas em (D): a propriedade cujo dono (posse) é o enunciador. Nas demais alternativas, não se encontra a noção de posse (não se é dono do invento, da mulher, do caráter ou da mãe).

QUESTÃO: 02
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Tendo em vista exercer o papel de paciente, o termo “da cidade “ é complemento nominal de “abastecimento” (nome abstrato transitivo, derivado do verbo abastecer). A mesma função não é exercida por (A), (B), (C) ou (D). 

QUESTÃO: 03
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

O verbo “lamentaria” denota incerteza (a frase já questiona a certeza sobre o que se fala). Em (B), (C), (D) e (E), os valores não são os indicados.

QUESTÃO: 04
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Em (B), não se deve utilizar o presente do indicativo (observe o verbo “aconteceria”, no futuro do pretérito). Nas demais alternativas, as formas verbais “reouveram”, “entreteve”, “requereram” e “desavieram” estão corretas. 

QUESTÃO: 05
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

A palavra “traquinada” não significa “grupo de” ou “quantidade de”. O significado, portanto, difere dos demais (“traquinada” significa algo como “ação de traquinas ou resultado dessa ação; travessura, traquinagem, traquinice”). 

QUESTÃO: 06
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

As três estruturas estão incorretas. O adequado seria registrar: I. deve haver; II. Existem muitos alunos; III. Dar esses conselhos custa a alguns pais.

QUESTÃO: 07
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

A impessoalidade se manifesta no sujeito indeterminado com verbo na terceira pessoa do plural em (E). Nas demais alternativas, os processos indicados não estão adequados.

QUESTÃO: 08
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Há mais de uma vírgula em (E): Eu, quando tenho de enviar uma mensagem, não escrevo um livro; vou aos correios. Nas alternativas (A), (B), (C) e (D), não há espaço para o emprego obrigatório de duas vírgulas. 

QUESTÃO: 09
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

A análise em (C) está correta: a não manifestação do agente da passiva permite que o agente das ações seja omitido. Em (A), (B), (D) e (E), há erros: não há intromissões pessoais; o agente não é definido; a ausência da data não mostra que as informações são atualizadas; não há marcas que confirmem ser o texto direcionado para adolescentes.

QUESTÃO: 10
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Deve-se descartar a alternativa (A) pela incoerência (se os homens são solitários, não estão sempre em companhia (má)). Nas alternativas (B), (C) e (D), não há construção de estereótipos.

QUESTÃO: 11
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

O advérbio “francamente” expressa, no texto, denota algo dito “de maneira aberta, honesta”, equivalendo a “francamente”. Nas demais alternativas, as indicações estão corretas.

QUESTÃO: 12
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

É evidente que a indicação da data é reforçada por outros indicadores, como fatos históricos e grandes personalidades da época. Nas demais alternativas, os erros são estes: há termo que se refere ao momento da enunciação; a referência não é pejorativa; a referência indicada não é correta; não há contínua evolução cronológica. 

QUESTÃO: 13
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Será adversativo o “e” que puder ser substituído por “mas”, fato que ocorre em (B): morremos em um instante, mas teremos a morte por muitos anos.

QUESTÃO: 14
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

A única preposição exigida por termo anterior é “capaz de”, em (E). Nas demais alternativas, não encontramos um termo regente.

QUESTÃO: 15
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Considero que os pronomes “seu” e “seu”, nos períodos 3 e 4, retomam termos anteriores. Por isso, seleciono a alternativa (D) como correta.

Gabarito Língua Inglesa

QUESTÃO NÚMERO 16

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: A primeira assertiva está errada porque contradiz o texto em seu sexto parágrafo quando diz: “Both the skill set and the job description for tomorrow’s accountant will be greatly expanded, while still hewing to the core competencies of the profession” (“Tanto o conjunto de habilidades quanto a descrição do trabalho para o contador de amanhã serão muito expandidos, enquanto ainda trabalhando as competências essenciais da profissão”. A segunda assertiva está errada pois o texto, em seu segundo parágrafo, equipara a contabilidade com o setor de compras “procurement” em relação às transformações descritas. Assim, não há nada no texto que permita dizer que uma área irá se beneficiar mais da tecnologia do que a outra. Com isso, já temos nosso gabarito, pois a letra “c” é a única com as duas primeiras falsas. Mas vejamos porque a última alternativa está correta. No terceiro parágrafo, o texto começa dizendo que líderes das indústrias já soavam o sino fúnebre para os contadores.

QUESTÃO NÚMERO 17

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: A questão explora o conhecimento da palavra “acumen”, “perspicácia”, no sentido de tomar boas decisões e de forma rápida. Assim, “sharp” é o sinônimo adequado.

QUESTÃO NÚMERO 18

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: A sentença em questão destaca um trecho do texto em que os especialistas dizem que a contabilidade tem um futuro sombrio, ou seja, a visão deles é bastante pessimista, “despondent”.

QUESTÃO NÚMERO 19

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Apesar dos efeitos da tecnologia, a perspectiva é brilhante, “bright”. Vimos que o texto é bastante otimista e acredita que a tecnologia irá apenas mudar a forma como os profissionais atuam. As demais alternativas são palavras negativas.

QUESTÃO NÚMERO 20

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: A questão quer um verbo sinônimo a “sounding”, “soando”. “Tolling” é um verbo específico para “badalar” um sino.

Gabarito Direito Constitucional

Veja o gabarito corrigido pelo professor Samuel Marques 

QUESTÃO: 21
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

De acordo com o disposto na questão, em conformidade ao disposto no artigo 58, parágrafo 3º da Constituição Federal, entende-se que o objeto da CPI não está de acordo com a ordem constitucional, pois a carta constitucional define a apuração apenas de fatos determinados, assim como a interceptação telefônica não poderia ser realizada pela CPI, uma vez que configura ato que está sob reserva jurisdicional. Diante disso, somente poderia a CPI determinar a quebra de sigilo fiscal dos investigados, uma vez que corresponde a poder de investigação próprio de autoridade judicial.

QUESTÃO: 22
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Antony será considerado como brasileiro nato, uma vez que os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país, serão assim considerados, conforme se determina a partir do artigo 12, inciso I, alínea, da Constituição Federal. Como seus pais não estavam a serviço de seu país, chegamos a tal conclusão.

QUESTÃO: 23
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

Não seria compatível medida provisória acerca de reforço a dotação orçamentária, uma vez que a Constituição Federal atribui a limitação material às medidas provisórias para dispor sobre créditos orçamentários, conforme determina o artigo 62, parágrafo 1º, inciso I, alínea d, da Constituição Federal.

Também não é compatível com a ordem constitucional, de acordo com o disposto no artigo 62, parágrafo 1º, inciso III, combinado com o artigo 163, inciso III, ambos da Constituição Federal, é vedada a edição de medida provisória para regulamentação de matéria reservada a lei complementar.

QUESTÃO: 24
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Conforme determina o artigo 136 da Constituição Federal, a grave e iminente instabilidade institucional é fato gerador para a decretação de estado de defesa, por isso o presidente da república pode, ouvidos os Conselhos da República e da Defesa Nacional, decretá-lo e submetê-lo ao Congresso Nacional em momento posterior, conforme preceitua o parágrafo 4º do mesmo dispositivo constitucional.

QUESTÃO: 25
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

O objeto regulamentado pela lei estadual é de competência privativa da União, de acordo com o artigo 22, inciso XII da Constituição Federal, portanto, há vício de constitucionalidade.

QUESTÃO: 26
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

Conforme se depreende do artigo 37, inciso XI da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, sujeitam-se ao teto remuneratório às empresas públicas e às sociedades de economia mista e suas subsidiárias que receberem recursos da União, dos estados, do DF ou dos municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.

Gabarito Regimento Interno da Câmara dos Deputados

Veja o gabarito corrigido pelo professor Diogo Surdi

QUESTÃO: 27
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

As atribuições elencadas são elencadas para o Primeiro Secretário, nos termos do Regimento Interno.

Art. 19. Os Secretários terão as designações de Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto, cabendo ao primeiro superintender os serviços administrativos da Câmara e, além das atribuições que decorrem desta competência:

IV – interpretar e fazer observar o ordenamento jurídico de pessoal e dos serviços administrativos da Câmara;

QUESTÃO: 28
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

Estabelece o §3º do artigo 2º que “A sessão legislativa ordinária não será interrompida em 17 de julho, enquanto não for aprovada a lei de diretrizes orçamentárias pelo Congresso Nacional”.

QUESTÃO: 29
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Para responder a questão, temos que fazer uso das disposições dos §§3º e 4 do artigo 12, de seguinte redação.

Art. 12, § 3º Não será admitida a formação de Bloco Parlamentar composto de menos de três centésimos dos membros da Câmara.

§ 4º Se o desligamento de uma bancada implicar a perda do quórum fixado no parágrafo anterior, extingue-se o Bloco Parlamentar.

QUESTÃO: 30
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

Inicialmente, consta a previsão de que qualquer cidadão é parte legítima para requerer à Mesa da Câmara dos Deputados representação em face de Deputado que tenha incorrido em conduta incompatível ou atentatória ao decoro parlamentar. Em relação à penalidade de censura escrita, a sanção será aplicada pela Mesa.

Art. 9º, § 1º Qualquer cidadão é parte legítima para requerer à Mesa da Câmara dos Deputados representação em face de Deputado que tenha incorrido em conduta incompatível ou atentatória ao decoro parlamentar, especificando os fatos e as respectivas provas.

Art. 12. A censura escrita será aplicada pela Mesa, por provocação do ofendido, nos casos de incidência nas condutas previstas no inciso III do art. 5º ou, por solicitação do Presidente da Câmara dos Deputados ou de Comissão, nos casos de reincidência nas condutas referidas no art. 11.

Gabarito Direito Administrativo

Veja o gabarito corrigido pelo professor Rodrigo Cardoso

QUESTÃO: 31
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

Justificativa: ato de improbidade exige o elemento subjetivo dolo. É o que consta no § 3º da Lei nº 8.429/92: “§ 3º O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa”. (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021)

QUESTÃO: 32
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Justificativa: ato com desvio de finalidade deve ser anulado, não há possibilidade de convalidação. O ato com vício de forma não essencial, poderá ser convalidado.

QUESTÃO: 33
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

Justificativa: as paraestatais não fazem parte da administração pública.

QUESTÃO: 34
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

Justificativa: A prescrição é de ordem pública, não podendo ser relevada pela administração (art. 12, Lei 8.112/90).

QUESTÃO: 35
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Justificativa: os dados poderão ser conservados. A permissão consta no art. 16 da Lei nº13.709/18, a saber:

Art. 16. Os dados pessoais serão eliminados após o término de seu tratamento, no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação para as seguintes finalidades:

(…)

IV – uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

QUESTÃO: 36
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

Justificativa: a contração poderá ser realizada por inexigibilidade licitação, sendo vedada a contratação por dispensa. É o que consta no art. 74 da Lei 14.133/21.

Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:

(…)

III – contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação:

b) pareceres, perícias e avaliações em geral;

QUESTÃO: 37
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Justificativa: não responsabilidade da União em razão da edição de Lei, salvo se a lei for declarada inconstitucional e tiver causado prejuízo direto ao particular.

QUESTÃO: 38
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Justificativa: “§ 2º O comparecimento à consulta pública não confere, por si, a condição de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administração resposta fundamentada, que poderá ser comum a todas as alegações substancialmente iguais”. (art. 31 da Lei nº 9.784/99)

QUESTÃO: 39
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

Justificativa: transcorrido o prazo do sigilo, a informação torna-se automaticamente de acesso ao publico, independente de solicitação. É o que consta no art. 24, § 4º da Lei nº 9.784/99 “Transcorrido o prazo de classificação ou consumado o evento que defina o seu termo final, a informação tornar-se-á, automaticamente, de acesso público”.

QUESTÃO: 40
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

Justificativa: a CF exige a edição de lei complementar para regulamentar a demissão do servidor por procedimento de avaliação periódica de desempenho.

É o que consta no art. 41 da CF:

§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo (…) III – mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.   

Gabarito Raciocínio Lógico-Matemático

Veja o gabarito corrigido pelo professor Thiago Fernando Cardoso da Silva

QUESTÃO: 41
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

A negação de uma proposição feita com o operador condicional pode ser feita usando a regra da traição, em que mantemos a primeira e negamos a segunda. Assim, teremos:

“Me queres E não sou dessas mulheres que só dizem.”

QUESTÃO: 42
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

A negação de uma proposição feita com o operador condicional pode ser feita usando a regra da traição, em que mantemos a primeira e negamos a segunda. Assim, teremos:

“Você jura que me tem amor E eu não me regenero.”

QUESTÃO: 43
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Seja “x” a vazão do rio Leste nos seis primeiros meses do ano, podemos concluir que o rio norte tem vazão de “10x”, porque a razão do rio Leste é corresponde a 10% da vazão do rio Norte.

Nos seis meses seguintes, a vazão do rio Leste triplica e passa a “3x”. E, nesses meses, sabemos que a vazão do rio Norte será 2/3 de 3x, então, será:

Então, o rio Norte tem vazão 10x nos seis primeiros meses do ano e 2x nos seis demais, totalizando 12x de vazão.

Já o rio Leste tem vazão x nos seis primeiros meses e depois vazão de 3x, totalizando 4x de vazão.

Desse modo, a vazão total dos rios é de 16x e a contribuição do rio Leste é:

QUESTÃO: 44
GABARITO: D (NULA)
COMENTÁRIO:

Existem duas formas de posicionar os retângulos 7×9 no retângulo 63×100. Podemos: colocar a face de 7 alinhada com a face de 63 ou podemos colocar a face de 7 alinhada com a face de 100. Vamos desenhar.

Na primeira situação, vamos calcular quantos retângulos vão caber na largura e no comprimento.

Portanto, caberiam 9 retângulos na largura e 11 no comprimento, totalizando 9×11 = 99 retângulos.

Na segunda situação, vamos calcular quantos retângulos caberiam na largura e no comprimento usando novamente o algoritmo da divisão.

Assim, caberiam 7×14 = 98 retângulos.

Desse modo, é provável que a questão venha como gabarito letra D, mas ela deveria ser anulada, porque existe a possibilidade de colocar 99 retângulos de 7×9 no retângulo 63×100.

QUESTÃO: 45
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

Como Léo tem 1/3 da velocidade de Álvaro, podemos concluir que ele deu 8 voltas na pista.

Se Álvaro deu 24 voltas e Léo deu 8, então Álvaro ultrapassou Léo 24 – 8 = 16 vezes.

QUESTÃO: 46
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

O termo 30 é dado pelos dois anteriores.

Analogamente, o F29 e o F28 também podem ser escritos em função dos dois anteriores.

Vamos escrever o F28 mais uma vez em função dos dois termos anteriores.

Assim, podemos isolar o F26:

Portanto, seu algarismo final é o 5.

QUESTÃO: 47
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

A forma mais simples de resolver esse problema é usando o algoritmo da divisão pela base 2 até exaurir o quociente.

Então, basta pegar os restos da divisão na ordem inversa.

11001101

QUESTÃO: 48
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Veja que, para que o resultado da primeira linha seja negativo, é preciso que haja um sinal positivo e um negativo. Como eles podem trocar de ordem, existem 2 possibilidades para preencher a primeira linha.

Mas, veja que a primeira linha automaticamente determina as demais por causa das colunas. Por exemplo, se a primeira linha for (+) (-) (+), teremos:

A segunda e a terceira coluna já estão determinadas. A segunda coluna deve ser completada com (+) para que o produto seja (–) e a terceira coluna deve ser completada com (–) para que o produto seja (–).

Por fim, a segunda linha deve ser completada com (–) para que o sinal da segunda linha seja positivo. E a terceira linha deve ser completada com (+) para que o sinal resultante seja (+).

QUESTÃO: 49
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

Como Ivan acerta 3 bolas a cada 5 tentativas, a chance de acertar cada arremesso é igual a 60%.

Como ele tem 3 arremessos e precisa acertar pelo menos 2, a distribuição de probabilidades do número de acertos seria dado por uma distribuição binomial.

Então, podemos:

Assim, teremos que a probabilidade de ele acertar 2 arremessos, isto é, P(X = 2) é:

QUESTÃO: 50
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

O número total de estudantes que fazem somente um atendimento por semana.

N=21+20+17=58

Portanto, dos 97 estudantes, 58 fazem somente um atendimento por semana e 39 estudantes fazem mais de 1 atendimento.

Vamos, então, calcular o número de estudantes que possuem aulas na segunda, quarta e sexta, mas não de forma exclusiva.

#Segunda, mas não exclusivo=48-21=27

#Quarta, mas não exclusivo=53-20=33

#Sexta, mas não exclusivo=43-17=26

Sejam “x” o número de estudantes que possuem

Assim, podemos escrever:

a+b+x=27

a+c+x=33

b+c+x=26

Podemos somar tudo:

2⋅a+b+c+3x=27+33+26

Vamos chamar S = a + b + c.

2⋅S+3x=86

Além disso, sabemos que o total de alunos que fazem pelo menos 2 atendimentos por semana, podemos escrever:

a+b+c+x=39

S+x=39

Podemos multiplicar a segunda equação por 2.

2⋅S+3x=86

2S+2x=78

Agora, vamos subtrair a segunda equação da primeira:

3x-2x=86-78

x=8

Gabarito Informática e Dados

Veja o gabarito corrigido pelo professor Maurício Franceschini

QUESTÃO: 51
GABARITO: D
COMENTÁRIO: O processo de transformação que utiliza o mapping faz o mapeamento dos dados originais em outros dados de destino.

QUESTÃO: 53
GABARITO: E
COMENTÁRIO: o entendimento do problema que será investigado ocorre na etapa 1 do CRISP-DM que é o Business Understanding, conforme visto abaixo no modelo.

QUESTÃO: 55
GABARITO: A
COMENTÁRIO: Veja abaixo cada uma das propriedades de uma transação em banco de dados e suas definições, apresentadas em nossas aulas sobre Banco de Dados.

QUESTÃO: 58
GABARITO: A
COMENTÁRIO: O coeficiente silhouette é uma métrica de avaliação de clusters utilizada na análise de agrupamento de dados, o qual mede o quão similar um objeto é ao seu próprio grupo(coesão) em comparação com outros grupos (separação).

Veja o gabarito corrigido pelo professor Fabrício Melo

QUESTÃO: 54
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

Quid pro quo

Dizem que “troca justa não é um roubo”, mas neste caso, é sim. Muitos ataques de engenharia social fazem as vítimas acreditarem que estão recebendo algo em troca dos dados ou acesso que fornecem. O “Scareware” funciona desta forma, prometendo aos usuários de computador uma atualização para cuidar de um problema de segurança urgente quando, na verdade, é o próprio scareware que é a ameaça de segurança maliciosa.

Fonte: https://www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/how-to-avoid-social-engineering-attacks

QUESTÃO: 55
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Observe que a Célula A3 tem as setas vindo de A2 e B1 pois elas formam a fórmula presente nela;

A célula B3 tem as setas vindo de A1 e B2 pois elas formam a fórmula presente nela;

A célula C2 tem as células de A3 e B3 pois elas formam a fórmula presente nela.

Totalizando 6 setas. (observe onde as setas apontam).

QUESTÃO: 56
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

0E81

0

0 x 16ˆ3 = 0

E

14 x 16ˆ2 = 3584

8

8 x 16ˆ1 = 128

1

1 x 16ˆ0 = 1

3584 + 128 + 1 = 3713.

QUESTÃO: 57
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

A fibra óptica é um pedaço de fio, feito de material dielétrico, como a sílica e outros tipos de plásticos que são isolantes térmicos, transparentes e flexíveis. Durante seu funcionamento, há uma reflexão interna que aprisiona a luz incidente em uma das extremidades, quando esta passa de um meio com índice de refração maior (núcleo da fibra), para outro de refração menor (casca da fibra). Então, quando a luz incide no núcleo da fibra, ela sofre múltiplas reflexões na interface entre o núcleo e a casca, podendo assim ser transmitidas por longas distâncias. (COURROL, & PRETO, 2011, p. 113).

QUESTÃO: 59
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Firewalls de rede envolvem a aplicação de um ou mais firewalls entre redes externas e redes privadas internas. Eles regulam o tráfego de rede de entrada e saída, separando redes públicas externas, como a Internet global, de redes internas, como redes Wi-Fi domésticas, intranets corporativas ou intranets nacionais. Os firewalls de rede podem ser qualquer um dos seguintes tipos de dispositivos: hardware dedicado, software e virtual.

QUESTÃO: 60
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

F1  AJUDA;

F2  Renomeie o item selecionado.

F3  Procure um arquivo ou uma pasta no Explorador de Arquivos.

F4  Mostrar a lista da barra de endereços no Explorador de Arquivos.

F5  Atualize a janela ativa. 

Prova discursiva da Câmara dos Deputados

Futuro servidor federal, espero que você esteja bem!
A questão discursiva cobrada neste certamente estava, sem dúvidas, dentro do esperado. Note, com atenção, que o texto motivador apresenta uma rápida situação hipotética, a qual servirá de base para resposta aos itens solicitados no comando do texto.
Do ponto de vista estrutural, apesar de haver cinco tópicos, o candidato poderia, perfeitamente, unificar aqueles semelhantes, isto é, responder até dois tópicos num só parágrafo.
Relativo ao conteúdo, observa-se que é praticamente OBRIGATÓRIO que o discente tenha domínio temático, pois, sem ele, não seria possível a produção de um texto de qualidade.
Outro ponto fundamental é a utilização dos conectores, pois a banca é extremamente exigente quanto à coesão e à coerência textual.
Em outras palavras, sem os conectivos, não é possível haver progressão textual.
Alerto ainda para a periodização do parágrafo, em que se espera, no mínimo, o uso de dois períodos por parágrafo.
Se você tiver seguidos as orientações do PDF, certamente terá sucesso.
Boa sorte!

Prof. Gustavo Silva

Gabarito Câmara dos Deputados preliminar

O gabarito oficial preliminar será divulgado no site da banca Fundação Getúlio Vargas na data prevista de 4 de dezembro de 2023, segunda-feira.

Interposição de recursos contra gabarito

Para recorrer contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas, o candidato deverá usar
formulários próprios, disponibilizados no endereço eletrônico
https://conhecimento.fgv.br/concursos/cdeputados23, respeitando as respectivas instruções.

O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será liminarmente indeferido.

Período: de 5 até 7 de dezembro de 2023.

Concurso Câmara dos Deputados: próximas etapas

Além das etapas e provas aplicadas, os inscritos aprovados serão avaliados ainda pelo procedimento de heteroidentificação e biopsicossocial.

Prova Câmara dos Deputados: análise

Fez a prova neste domingo (3/12)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

  • O que você achou do nível de dificuldade da prova?
  • O conteúdo cobrado na prova estava segundo o previsto no edital?
  • A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
  • Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do concurso

Edital Câmara dos DeputadosCâmara dos Deputados
SituaçãoEdital publicado
Banca organizadoraFundação Getúlio Vargas
CargosAnalista legislativo (especialidades diversas)
EscolaridadeNível superior
CarreiraLegislativa
LotaçãoBrasília/DF
Número de vagas140 vagas + cadastro de reserva
Remuneraçãode R$ 26.196,30 a R$ 34.812,19
Período de inscriçãode 28 de agosto de 2023 a 04 de outubro de 2023
Taxa de inscriçãode R$ 95,00 a R$ 120,00
Data da prova objetiva3 de dezembro de 2023 e 10 de dezembro de 2023
Confira os editaisVeja aqui o edital Câmara dos Deputados 2023:
Cargos de Contador, Informática Legislativa e Técnico em Material e Patrimônio ;
Cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico e Médico;
Cargo de Técnico Legislativo;Cargo de Consultor Legislativo.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


4 de Dezembro de 2023

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado