Gabarito Câmara dos Deputados Extraoficial Saúde

Gabarito Câmara dos Deputados extraoficial para os cargos: enfermeiro, farmacêutico, assistente social e médico

Avatar


4 de Dezembro de 2023

Foi aplicada neste domingo (3/12), a prova objetiva do concurso Câmara dos Deputados. Veja no conteúdo, a correção e o gabarito Câmara dos Deputados extraoficial para Analista Legislativo nas especialidades da área da saúde.

A prova objetiva foi composta por 130 (cento e trinta) itens. Todas as questões tiveram 5 opções para resposta, com apenas uma correta.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova:

Gabarito Câmara dos Deputados extraoficial

Confira gabarito extraoficial do Gran AQUI!

Gabarito Câmara dos Deputados: comentários

O Gran disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova para os cargos de Analista Legislativo – Atribuições: Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico e Médico, comentadas por professores especialistas.

Os comentários são elaborados com base no conteúdo programático do edital e visam auxiliar os candidatos a compreender a resolução das questões.

Saiba que a correção será realizada somente para o bloco de Conhecimentos Gerais.

Para a correção, os professores utilizaram esta prova aqui!

Confira abaixo os comentários para as questões da prova:

Gabarito Língua Portuguesa

Gabarito elaborado pelo professor Bruno Pilastre

QUESTÃO NÚMERO 1

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: o escritor tem por objetivo atingir o público que está preocupado com a gordura “exagerada” e que confia na publicidade (ou seja, que consome o conteúdo criticado pelo autor).

QUESTÃO NÚMERO 2 

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: na obra de Júlio Verne, os objetos descritos eram conhecidos na época em que se passa o romance. A cada objeto apresentado, mostra-se a finalidade (para que servem).

QUESTÃO NÚMERO 3

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: em (C), observamos uma adequação entre definição e exemplificação. Note que o correto seria “Fizemo-nos”, sem o “s”.

QUESTÃO NÚMERO 4

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: a “boa receita” da observação é expressa pela recomendação “adaptada à sua idade”.

QUESTÃO NÚMERO 5

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: em (D), não há termo enfático. Em (A), (B), (C) e (E), os termos enfáticos são estes: os, é que, ela, que.

QUESTÃO NÚMERO 6

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: a estrutura “solo brasileiro” está implícita (depreensível, portanto) em “aeroporto de Brasília”. Por isso, não acrescenta qualquer informação ao texto (e pode, inclusive, ser retirada).

QUESTÃO NÚMERO 7

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: os aspectos mal conhecidos do assunto são “a extensão da crise, os sintomas e as causas” (da falta de leitura).

QUESTÃO NÚMERO 8

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: a frase ilustra, claramente, como, na política, muitas vezes é mais importante a aparência que a verdade (porque “a verdade não é só uma questão pessoal, mas também social”).

QUESTÃO NÚMERO 9

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: lendo os trechos “a noite chegava, semelhante a uma fumaça”, “a terra estava cheia de apelos luminosos” etc., observamos que o texto faz viver fatos fantásticos por meio do emprego extensivo da linguagem simbólica.

QUESTÃO NÚMERO 10

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: no texto, o autor lança mão de argumentos ancorados em testemunho dos fatos históricos, os quais estabelecem distintas funções para homens e mulheres.

QUESTÃO NÚMERO 11

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: em (B), o vocábulo “junto” é invariável e denota o modo como as fotos foram enviadas. Por isso, estamos diante de uma forma adverbial.

QUESTÃO NÚMERO 12

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: as duas estruturas em (C) são semelhantes. A única diferença é a acentuação no “quê” em final de período (uma interrogação).

QUESTÃO NÚMERO 13

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: aqui, a banca desenterrou o verbo “prazer”, o qual tem conjugação no trecho em análise como “prouve”. Nas outras alternativas, as formas possíveis são: quereres, reouve, entretiveram e vir.

QUESTÃO NÚMERO 14

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: em (C), se mudarmos a pessoa gramatical, observaremos que o “chegar” é futuro do subjuntivo. Além disso, a noção é claramente do subjuntivo (hipótese, conjectura).

QUESTÃO NÚMERO 15

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: a volta ao passado é verificada em “se lembrou de um outro assalto”. A antecipação de fatos futuros está presente em “daria algum dinheiro” (ou seja, na venda futura).

QUESTÃO NÚMERO 16

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: a forma correta está presente em (E), com a forma infinitiva do verbo “arrear”. Nas demais alternativas, as formas possíveis são: consomem, sortir, doemos e proveu.

QUESTÃO NÚMERO 17

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: em “catorze/quatorze” e “quotidiano/cotidiano”, as duas formas estão corretas (previstas pelo VOLP) e apresentam pronúncias distintas. Não há paronímia e não há formas arcaicas.

QUESTÃO NÚMERO 18

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: em (C), o destaque vai para a forma adjetiva “bastantes”, que concorda com “livros” e para a expressão “o mais … possível”, também correta. Nas demais alternativas, há erros gramaticais.

QUESTÃO NÚMERO 19

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: não há ambiguidade em (B). Em (A), não se sabe quem saiu; em (C), pode ter sido inútil o carinho ou a demonstração; em (D), o escritório era de quem?; em (E), quem tinha saudade?

QUESTÃO NÚMERO 20

GABARITO PRELIMINAR: ACOMENTÁRIO: o segmento “à igreja, que se mostrava […] colonial” é descritivo. Por isso, a interrupção pertence a outro gênero textual (o texto é predominantemente narrativo). 

Gabarito Língua Inglesa

Gabarito elaborado pelo professor Eldon Mello

QUESTÃO NÚMERO 21

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: A primeira assertiva está correta porque, de fato, no primeiro parágrafo, os autores apoiam os pontos básicos levantados anteriormente pelo mesmo periódico em relação à tecnologia de edição do genoma humano: “We agree with their opinions that the human genome editing technology and resulting research can have both positive and negative effects on human society” (“Concordamos com suas opiniões de que a tecnologia de edição do genoma humano e a pesquisa resultante podem ter efeitos positivos e negativos na sociedade humana”). Com isso, ficamos entre a alternativa “b” e “e”, apenas. Uma vez que ambas consideram a segunda assertiva falsa, basta certificar-se de que ela é mesmo incorreta. De fato, como podemos ver na última oração do primeiro parágrafo: “[…] little attention has been paid to their offspring” (“pouca atenção foi dada a seus descendentes”), a assertiva diz o contrário do que acabamos de ver, isto é, de que a pesquisa de edição do genoma humano focaria mais nos descendentes do que nos pacientes. Por fim, a última assertiva diz que os cenários descritos nos filmes mencionados podem acontecer na vida real, contudo, ela omite o fato citado no texto de que isso só seria possível nas próximas décadas: “they might become increasingly plausible in decades to come.” 

QUESTÃO NÚMERO 22

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: A palavra “seed” como usada no título está relacionada ao ato de “sowing”, “semear”.

QUESTÃO NÚMERO 23

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: O verbo principal em questão, “sparked”, particípio passado de “spark”, literalmente “soltar faísca”, é empregado no sentido figurado para transmitir a ideia de “dar início”, “servir de gatilho” para debates. “Triggered” vem de “trigger” que significa justamente “gatilho”.

QUESTÃO NÚMERO 24

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: O que os autores sustentam no final de sua carta é um “curso de ação factível”, a “feasible course of action”. Isto é, medidas que devem ser tomadas para um uso responsável da tecnologia de edição do genoma humano. 

QUESTÃO NÚMERO 25

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: O trecho que tem um exemplo de um verbo na voz passiva é “little attention has been paid”, “pouca atenção tem sido dada”. Uma boa dica para se identificar a voz passiva é lembrar-se do fato de que ela sempre faz uso do verbo “to be” como auxiliar.

QUESTÃO NÚMERO 26

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: A primeira assertiva está incorreta porque com base no terceiro parágrafo podemos inferir que há evidências suficientes para relacionar plásticos a diferentes doenças uma vez que das mais de 10.000 substâncias químicas plásticas conhecidas, 2.400 são classificadas como tóxicas. Tal classificação se dá com base em efeitos bem documentados, como os vários mencionados no decorrer do parágrafo. A segunda assertiva está de acordo com o seguinte trecho do final do segundo parágrafo: “they also recombine along complex, unplanned pathways” (“elas [as misturas químicas”] se recombinam ao longo de vias complexas e não planejadas”). A última assertiva está de acordo com o discutido em todo o último parágrafo do texto. Isto é, uma vez que a definição das substâncias químicas é bastante restrita, para que o tratado em questão possa abordar todos os aspectos relacionados aos plásticos, faz-se necessária a redefinição de seu conceito.

QUESTÃO NÚMERO 27

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: A questão gira em torno de: 1. conhecer a palavra “ubiquitously”, “ubiquamente”, ou seja, que está presente em todo lugar, e 2. saber que “widespread” é um sinônimo válido. 

QUESTÃO NÚMERO 28

GABARITO PRELIMINAR: CCOMENTÁRIO: Nesta questão é crucial não apenas saber que o phrasal verb “phase out” significa “eliminar”, mas também que é um processo que se dá de em fases, “phases”, ou seja, de forma gradual.

Gabarito Direito Constitucional

Gabarito elaborado pelo professor Samuel Marques

Questão Número: 29

Gabarito Preliminar: item D

Comentário:

De acordo com a Constituição Federal, em seu parágrafo 4º, do artigo 24, a superveniência de lei federal suspenderá a norma geral estadual, no que lhe for contrário.

Questão Número: 30

Gabarito Preliminar: item C

Comentário:

Conforme o artigo 37, inciso V da Constituição Federal, as funções de confiança serão exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, significando, assim, que somente Joana poderia ser nomeada. Quanto aos cargos em comissão, de acordo com o mesmo dispositivo, podem ser ocupados por servidores ocupantes de cargo efetivo, assim como por aqueles que não fazem parte da administração.

Questão Número: 31

Gabarito Preliminar: item E

Comentário:

A previsão de suspensão das imunidades parlamentares, em caso de estado de sítio, encontra-se no artigo 53, parágrafo 8º da Constituição Federal.

Questão Número: 32

Gabarito Preliminar: item D

Comentário:

De acordo com o disposto no artigo 84, inciso VI da Constituição Federal, compete privativamente ao presidente da república dispor mediante decreto sobre a organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos, assim como a extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.

Questão Número: 33

Gabarito Preliminar: item A

Comentário:

Conforme se entende a partir do texto constitucional, o Conselho Nacional de Justiça não exerce capacidade de julgamento (jurisdição), por isso, veda-se a possibilidade de a decisão do magistrado ser suspensa por se tratar de ato jurisdicional.

Questão Número: 34

Gabarito Preliminar: item C e D

Comentário:

A decretação do estado de defesa não necessita de prévia autorização do Congresso Nacional, pois o papel deste é referendá-lo, conforme se pode extrair da disposição expressa no artigo 136, parágrafo 4º, da Constituição Federal.

Quanto à ocupação temporária de bens e serviços públicos, conforme destaca o inciso II, do parágrafo 1º, do artigo 136 da Constituição Federal, seria possível na hipótese de calamidade pública, como indicada na questão, respondendo a União pelos danos e custos decorrentes.

Gabarito Regimento Interno da Câmara dos Deputados

Prof. Diogo Surdi

Questão 35
Gabarito da questão: A
Comentários: 

Nos termos do artigo 13, consta a previsão de que “Constitui a Maioria o Partido ou Bloco Parlamentar integrado pela maioria absoluta dos membros da Casa, considerando-se Minoria a representação imediatamente inferior que, em relação ao Governo, expresse posição diversa da Maioria”.

Questão 36
Gabarito da questão: C
Comentários: 

O segundo secretário pode vir a substituir o Presidente, uma vez que a substituição ocorre de acordo com a numeração ordinal dos Secretários. Na falta dos Vice-presidentes, os Secretários substituirão o Presidente.

Art. 19, § 1º Em sessão, os Secretários e os seus Suplentes substituir-se-ão conforme sua numeração ordinal, e assim substituirão o Presidente, na falta dos Vice-Presidentes; na ausência dos Suplentes, o Presidente convidará quaisquer Deputados para substituírem os Secretários.

Gabarito Direito Administrativo

Gabarito elaborado pelo professor Rodrigo Cardoso

QUESTÃO NÚMERO 37

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: 

QUESTÃO 37

Gabarito: c

Justificativa: consta no art. 11 da Lei 13.709/18, que:

Art. 11. O tratamento de dados pessoais sensíveis somente poderá ocorrer nas seguintes hipóteses:

(…)

II – sem fornecimento de consentimento do titular, nas hipóteses em que for indispensável para:

a) cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;

§ 2º Nos casos de aplicação do disposto nas alíneas “a” e “b” do inciso II do caput deste artigo pelos órgãos e pelas entidades públicas, será dada publicidade à referida dispensa de consentimento, nos termos do inciso I do caput do art. 23 desta Lei.

QUESTÃO NÚMERO 38

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: 

QUESTÃO 38

Gabarito: d

Justificativa: não há possibilidade de acumular três cargos ou empregos públicos. É o que consta no art.37, XVI, “c” da CF: “é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:  (…)  c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas”;      

QUESTÃO NÚMERO 39

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: 

QUESTÃO 39

Gabarito: e

Justificativa: é o que consta no art. 49, § 4º da Lei 9784/99.  A decisão coordenada não exclui a responsabilidade originária de cada órgão ou autoridade envolvida.       (Incluído pela Lei nº 14.210, de 2021)

QUESTÃO NÚMERO 40

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: 

Justificativa: é o que consta no art. 6º, XXXVIII da Lei 14.133/21 – concorrência: modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia.

QUESTÃO 41

GABARITO: D

COMENTÁRIO : viola o princípio da isonomia, assim, a medida pleiteada é inconstitucional.

QUESTÃO 42

GABARITO: B

COMENTÁRIO: consta no inciso V do art. 49 da Cf, que:

Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

(,,,)

V – sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;

QUESTÃO 43

GABARITO: C

COMENTÁRIO: pessoas de direito privado integrantes da administração indireta contratam seu pessoal pelo regime celetista (CLT)

 QUESTÃO 44

GABARITO: E

COMENTÁRIO: o médico ao atender recebendo pelo SUS é considerado agente pblico

Gabarito Raciocínio Lógico-Matemático

Prof. Thiago Silva 

Questão 45
Gabarito da questão: C
Comentários: 

A negação de uma proposição feita com o operador condicional pode ser feita usando a regra da traição, em que mantemos a primeira e negamos a segunda. Assim, teremos:

“Me queres E não sou dessas mulheres que só dizem.”

Questão  46
Gabarito da questão: B
Comentários: 

Uma propriedade interessante é que a média geométrica entre dois números é sempre a média geométrica entre a média aritmética e a harmônica. Isto é:

Como sabemos a média aritmética e a geométrica, podemos calcular a harmônica:

Podemos simplificar por 3.

Questão  47
Gabarito da questão: C
Comentários: 

Se balé e ioga exigissem pagamento mensal, poderíamos concluir que todas as outras três modalidades permitiram o pagamento por aula, porque o enunciado falou que somente duas modalidades exigiam pagamento mensal.

Porém, isso entraria em contradição com a informação de que “pilates e musculação” possuem formas de pagamento distintos. Desse modo, por redução ao absurdo, podemos concluir que balé e ioga aceitam pagamento por aula.

Além disso, há mais uma modalidade que aceita pagamento por aula, que deve pilates ou musculação. A outra modalidade (natação) deve exigir pagamento mensal.

Usando o mesmo raciocínio, podemos concluir que natação e musculação são realizadas no período da manhã. A explicação pra isso é que, como o balé o pilates ocorrem em horários diferentes, um deles ocorre de manhã e o outro à tarde. Então, se a natação e a musculação fossem realizadas à tarde, existiriam três atividades acontecendo no período da tarde, o que contradiz o enunciado.

A terceira modalidade no período da manhã deve ser balé ou pilates. Portanto, a modalidade que sobra (ioga) deve ser realizada também no período da manhã.

Desse modo, olhando as alternativas, podemos ver que:

a) O balé aceita pagamento por aula. Afirmação incorreta.
b) A natação é realizada no período da manhã. Afirmação incorreta.
c) O pilates não pudemos concluir nem sobre o pagamento nem sobre o horário da aula, então é possível que seja.
d) O ioga é realizado no período da manhã. Afirmação incorreta.
e) A musculação é realizada no período da manhã. Afirmação incorreta.

Portanto, o pilates é a única possibilidade de receber pagamento mensal e ter aula à tarde.

Questão  48
Gabarito da questão: C
Comentários: 

Vamos contar os números menores que 63745 que podem ser formados.

Para isso, podemos começar o número com um dos algarismos {3, 4, 5} e a continuação pode ser com uma permutação dos outros quatro algarismos que não foram escolhidos.

Além disso, é possível também começar com o algarismo “6”, porém, o algarismo seguinte deve ser “3” e o terceiro algarismo só pode ser “4 ou 5”. O quarto e o quinto algarismos podem ser quaisquer um dos dois algarismos restantes que não foram escolhidos anteriormente, portanto, basta aplicar a permutação de 2 elementos.

Questão  49
Gabarito da questão: B
Comentários: 

Vamos anotar em uma tabela.

LuisinhoCarlinhosToninhoBetinhoPaulinho
Bandido
Delegado
Fazendeiro
Índio
Mocinho

Como Luisinho estava completamente enganado, vamos marcar tudo o que ele falou como falso.

LuisinhoCarlinhosToninhoBetinhoPaulinho
Bandido
Delegado
Fazendeiro
Índio
Mocinho

Em seguida, como Carlinhos estava também enganado, vamos marcar tudo o que ele falou como falso.

LuisinhoCarlinhosToninhoBetinhoPaulinho
Bandido
Delegado
Fazendeiro
Índio
Mocinho

Em seguida, vamos marcar como falso tudo o que Toninho falou.

LuisinhoCarlinhosToninhoBetinhoPaulinho
Bandido
Delegado
Fazendeiro
Índio
Mocinho

E, agora, marquemos como falso tudo o que Betinho falou.

LuisinhoCarlinhosToninhoBetinhoPaulinho
Bandido
Delegado
Fazendeiro
Índio
Mocinho

Então, podemos concluir que Paulinho será o bandido, pois todas as outras possibilidades para seu papel já foram excluídas. Como Paulinho será o bandido,  ele não pode ser nenhuma das outras funções.

LuisinhoCarlinhosToninhoBetinhoPaulinho
Bandido
Delegado
Fazendeiro
Índio
Mocinho

Podemos concluir, então, que Luisinho será o índio e que mais ninguém pode desempenhar esse papel.

LuisinhoCarlinhosToninhoBetinhoPaulinho
Bandido
Delegado
Fazendeiro
Índio
Mocinho

Veja que o único que pode ser o mocinho é o Betinho.

LuisinhoCarlinhosToninhoBetinhoPaulinho
Bandido
Delegado
Fazendeiro
Índio
Mocinho

Por fim, podemos usar a frase de Paulinho. Como ele achou que Betinho ou Toninho seriam o fazendeiro, nenhum dos dois pode ser.

LuisinhoCarlinhosToninhoBetinhoPaulinho
Bandido
Delegado
Fazendeiro
Índio
Mocinho

Portanto, Toninho só pode ser o delegado.

Questão  50
Gabarito da questão: E
Comentários: 

Vamos utilizar a expressão dos juros compostos para obter a taxa.

Questão  51
Gabarito da questão: A
Comentários: 

Questão  51
Gabarito da questão: D
Comentários: 

Como todos os alunos devem fazer ao menos uma atividade, podemos concluir que o número de elementos da união dos conjuntos chinês (C) e música (M) é igual ao próprio conjunto universo de 60 alunos da turma. Então, vamos escrever o número de elementos da união.

Portanto, são 10 alunos participam das duas aulas. Além disso, podemos retirar esses 10 alunos que fazem parte da intersecção de cada um dos conjuntos chinês e música para obter o número de alunos que fazem exclusivamente cada uma das duas aulas. Assim, teremos:

Com base nisso, vamos avaliar as afirmações.

a) São 10 alunos.

b) São exatamente 10, e não menos de 10.

c) São 30, portanto, mais de 25.

d) 20 é mais do que 15, então a afirmação está correta.

e) São 30, e não 25.

Gabarito Informática – Prof. Fabrício Melo

Veja aqui o documento completo

QUESTÃO 53

Gabarito: LETRA B
Comentário: A única alternativa segura é copiar e colar o link para o Word ou bloco de notas e compará-lo com o original, pois os golpes costumam vir com links disfarçados. Assim é possível fazer essa aferição. As demais são opções que se forem executadas podem ser perigosas ao usuário.

QUESTÃO 54

Gabarito: LETRA A
Comentário: Não irá retornar resultado porque o segundo filtro está
anulando o primeiro e não usamos os conectivo “ou”, mas sim o “OR” sem
espaço. Mesmo assim o segundo iria anular também o terceiro.

QUESTÃO 55

Gabarito: LETRA E

Observe que a Célula A3 tem as setas vindo de A2 e B1 pois elas formam
a fórmula presente nela;
A célula B3 tem as setas vindo de A1 e B2 pois elas formam a fórmula
presente nela;
A célula C2 tem as células de A3 e B3 pois elas formam a fórmula
presente nela.

Totalizando 6 setas. (observe onde as setas apontam).

QUESTÃO 56

Gabarito: LETRA B.
Comentário:
(V) Uma linha só pode ser removida quando existir outra linha com
valores idênticos em todas as colunas. Se existir em alguma coluna um valor
diferente, o Excel não reconhece como dado duplicado. Exemplo: Coluna nome,
possui nomes repetidos mas os cpfs são distintos. O Excel considera como
valores distintos.
( F) A cada acionamento da operação de remoção de duplicatas apenas
uma linha duplicata é removida. No caso de múltiplas repetições, é preciso
acionar o comando repetidamente. O Excel retira todos os duplicados de uma
só vez.
(F) No caso de duplicatas a linha removida é sempre a que está localizada
mais para o final da planilha. Ao utilizar a função “Remover Duplicatas” no
Excel, o software não considera a localização da linha na planilha para
determinar qual duplicata será removida. Em vez disso, o Excel mantém a
primeira instância do valor e remove as duplicatas subsequentes,
independentemente da posição das linhas na planilha.
O critério para manter a primeira instância é baseado na ordem em que os
dados foram originalmente inseridos ou na ordem em que foram classificados,
se houver uma classificação aplicada antes de remover as duplicatas. Portanto,
a ordem física na planilha não afeta a escolha de qual duplicata será mantida e
qual será removida.

QUESTÃO 57

Gabarito: LETRA A
Comentário: A opção COLAR SEM FORMATAÇÃO preserva a formatação do
destino e elimina elementos gráficos, formatações de cor e efeitos de negrito,

itálico e sublinhado. Caso tenha uma tabela, ela também será eliminada
mantendo seu conteúdo separado por parágrafos.

QUESTÃO 58

Gabarito: LETRA D.
Comentário: D) Modo de Edição.

QUESTÃO 59

Gabarito: LETRA B.
Comentário: Na opção SISTEMA do ambiente CONFIGURAÇÕES, temos
MONITORES.

QUESTÃO 60

Gabarito: LETRA C.

C) Inserir elementos gráficos para comunicação visual, organogramas e
diagramas.

Comentário: Um Elemento gráfico SmartArt é uma representação visual
de informações e ideias. Ele pode ser criado ao escolher um layout que atenda
às suas mensagens. Alguns layouts (como organogramas e diagramas de Venn)
retratam tipos específicos de informações, enquanto outros simplesmente
aprimoram a aparência de uma lista com marcadores.

Prova discursiva da Câmara dos Deputados

Futuro servidor federal, espero que você esteja bem!
A questão discursiva cobrada neste certamente estava, sem dúvidas, dentro do esperado. Note, com atenção, que o texto motivador apresenta uma rápida situação hipotética, a qual servirá de base para resposta aos itens solicitados no comando do texto.
Do ponto de vista estrutural, apesar de haver cinco tópicos, o candidato poderia, perfeitamente, unificar aqueles semelhantes, isto é, responder até dois tópicos num só parágrafo.
Relativo ao conteúdo, observa-se que é praticamente OBRIGATÓRIO que o discente tenha domínio temático, pois, sem ele, não seria possível a produção de um texto de qualidade.
Outro ponto fundamental é a utilização dos conectores, pois a banca é extremamente exigente quanto à coesão e à coerência textual.
Em outras palavras, sem os conectivos, não é possível haver progressão textual.
Alerto ainda para a periodização do parágrafo, em que se espera, no mínimo, o uso de dois períodos por parágrafo.
Se você tiver seguidos as orientações do PDF, certamente terá sucesso.
Boa sorte!

Prof. Gustavo Silva

Gabarito Câmara dos Deputados preliminar

O gabarito oficial preliminar do concurso da Câmara dos Deputados será divulgado na segunda-feira, 4 de dezembro de 2023, no site da Fundação Getúlio Vargas.

Informações sobre os recursos

Os candidatos que desejarem recorrer contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas do concurso da Câmara dos Deputados deverão utilizar os formulários próprios disponibilizados no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/cdeputados23.

Fique atento(a), o prazo para interposição de recursos é de 5 a 7 de dezembro de 2023.

Os recursos deverão ser claros, consistentes e objetivos, indicando as questões a que se referem, os motivos da divergência e a indicação da resposta que entende ser a correta.

Concurso Câmara dos Deputados: próximas etapas

Além das provas objetiva e discursiva, os candidatos serão avaliados ainda por:

  • Prova de Avaliação de Títulos, somente para Analista Legislativo – atribuição – Médico;
  • Procedimento de Heteroidentificação e Avaliação Biopsicossocial para aqueles que concorrerem, respectivamente, à reserva de vagas para candidatos negros e para candidatos com deficiência.

Prova Câmara dos Deputados: análise

Fez a prova neste domingo (3/12)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

  • O que você achou do nível de dificuldade da prova?
  • O conteúdo cobrado na prova estava segundo o previsto no edital?
  • A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
  • Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do Concurso

concurso Câmara dos DeputadosCâmara dos Deputados
SituaçãoEdital publicado
Banca organizadoraFundação Getúlio Vargas
CargosAnalista legislativo (especialidades diversas)
EscolaridadeNível superior
CarreiraLegislativa
LotaçãoBrasília/DF
Número de vagas140 vagas + cadastro de reserva
Remuneraçãode R$ 26.196,30 a R$ 34.812,19
Período de inscriçãode 28 de agosto de 2023 a 04 de outubro de 2023
Taxa de inscriçãode R$ 95,00 a R$ 120,00
Data da prova objetiva3 de dezembro de 2023 e 10 de dezembro de 2023
Confira os editaisVeja aqui o edital Câmara dos Deputados 2023:
Cargos de Contador, Informática Legislativa e Técnico em Material e Patrimônio ;
Cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico e Médico;
Cargo de Técnico Legislativo;Cargo de Consultor Legislativo.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


4 de Dezembro de 2023

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado