Gabarito Santa Casa PA: confira o gabarito extraoficial!

Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova Santa Casa PA

Avatar


16 de Abril de 2023

O gabarito extraoficial Santa Casa PA está em elaboração! O concurso da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará – FSCMPA realizou as provas objetivas neste domingo.

Estão sendo ofertadas 250 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior. Os professores do Gran estão corrigindo as provas para o cargo de assistente administrativo.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre o gabarito extraoficial Santa Casa PA:

Gabarito Santa Casa PA: gabarito extraoficial

O gabarito concurso Santa Casa PA extraoficial está em elaboração.

Gabarito Santa Casa PA: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Assistente Administrativo comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado conforme o recebimento dos comentários.

Para a correção, os professores utilizaram esta prova aqui!

Veja agora os comentários:

Gabarito Santa Casa PA: Língua Portuguesa

Prof. Bruno Pilstre de Souza Silva

Questão 1
Gabarito da questão: C
Comentários:  vejamos os erros das alternativas (X): (A) a apatia NÃO provoca desejo de organizar objetos; (B) esse redirecionamento (que provavelmente nem é correto) não é abordado pelo texto; (D) há grande apelo, tendo em vista as buscas nas redes sociais; (E) o caminho proposto é contrário: do exterior para o interior. A afirmativa em (C) está correta, como podemos ler no último parágrafo: “a ciência ainda não mediu o impacto que a arrumação física tem sobre o rearranjo mental”.

 

Questão 2
Gabarito da questão: A
Comentários: em (A), o conectivo “embora” expressa concessão, não conformidade. Nas demais alternativas, as relações estão corretas: (B) quanto mais – proporção; (C) do que – comparação; (D) para – finalidade; (E) mas – adversidade.

 

Questão 3
Gabarito da questão: B
Comentários: I. não considero que “demanda” tenha como sinônimo “solicitação” (a noção de “solicitar” prevê um pedido para que outrem realize algo, o que não ocorre em “demanda”); II. o prefixo “re-”, em “rearranjo”, não significa “retorno” (não equivale a “voltar ao estado anterior”, mas “, mas “; o vocábulo “desmotiva” é formado pela prefixação de “des-” ao verbo “motiva”, como corretamente afirmado em III; IV. segundo o Houaiss (2009), “retro-” é prefixo – e por isso a afirmativa está incorreta. Apenas a afirmativa em III está correta, portanto.

Questão  4
Gabarito da questão:  C
Comentários: o imperfeito do subjuntivo da forma verbal “ver” é “visse” (terceira pessoa do singular, como em “veja”). Como apenas a alternativa (C) apresenta essa opção, temos o gabarito.

Questão  5
Gabarito da questão:  E
Comentários: não há relação antonímica (oposição de significado) em (E): apatia e ataraxia possuem significados semelhantes.

Questão  6
Gabarito da questão:   C
Comentários: recebem acentuação (cert)os monossílabos tônicos e as paroxítonas terminadas em ditongo.

Questão  7
Gabarito da questão:  D
Comentários: o termo “básico” é um substantivo que, no registro em (D), está substantivado pelo artigo “o”. 

Questão  8
Gabarito da questão:  B ou E
Comentários: (B) o referente da forma “-la” é “meta”, não “hora”. Em (E), também está inadequada a correlação: o referente de “lhe” é “paciente”, não “indivíduo”. Há, portanto, duas respostas possíveis para a questão.

Questão  9
Gabarito da questão:  anulação
Comentários: a redação da questão é imprecisa, pois não se sabe em que contexto se abordam as regras estipuladas. Em (E), por exemplo, é preciso analisar o contexto para se afirmar seguramente se é possível ou não substituir vírgula por dois-pontos. Em (C), o que seria “o ponto em seguida”?  Por essa razão, a questão precisa ser anulada.

Questão  10
Gabarito da questão: D
Comentários: apenas a separação em (D) está correta: ob-ce-ca-do. Nas demais  alternativas, a separação correta é esta: re-ar-ran-jo; ob-je-tos; mai-o-res; pas-so.

Gabarito Santa Casa PA: Legislação e Ética no Serviço Público

Prof. Me. Leonardo Dlugokenski

Questão 11
Gabarito da questão: b
Comentários: 

A alternativa a) está correta pois está prevista no artigo 160 da lei 5.810/1994 no capítulo IX OUTRAS VANTAGENS E CONCESSÕES na alínea d).

 

A alternativa b) está incorreta pois o que está previsto no artigo 160 da lei 5.810/1994 no capítulo IX OUTRAS VANTAGENS E CONCESSÕES na alínea e) é que o tratamento do tratamento de saúde dar-se -á por doença em serviço ou produzida em local de trabalho, logo, a questão fala de acidente fora do serviço.

 

A alternativa c) está correta pois está prevista no artigo 160 da lei 5.810/1994 no capítulo IX OUTRAS VANTAGENS E CONCESSÕES na alínea a).

 

A alternativa d) está correta pois está prevista no artigo 160 da lei 5.810/1994 no capítulo IX OUTRAS VANTAGENS E CONCESSÕES na alínea b).

 

A alternativa e) está correta pois está prevista no artigo 160 da lei 5.810/1994 no capítulo IX OUTRAS VANTAGENS E CONCESSÕES na alínea e).

Questão 12
Gabarito da questão: A
Comentários:

Na questão 12 a afirmativa I está incorreta pois está prevista no artigo 11 da lei 8.429 de 1992 que os atos de lesividade INDEPENDEM de reconhecimento de produção de provas e não DEPENDEM como afirma a questão.

A afirmativa II também está INCORRETA pois está prevista no mesmo artigo 11 que é NECESSÁRIA  a aferição de dolo, na alternativa falá-se na NÃO AFERIÇÃO.

 

A afirmativa III está correta pois está prevista no artigo 11 da já referida lei na seção 3.

 

A alternativa correta é a a), dado que apenas a afirmativa III é verdadeiras.

Questão 13
Gabarito da questão: E
Comentários: 

A alternativa a) está correta pois está prevista no artigo 150 no capítulo II DOS OBJETIVOS na alínea IV.

A alternativa B) está correta pois está prevista no artigo 150 no capítulo II DOS OBJETIVOS na alínea V.

A alternativa C) está correta pois está prevista no artigo 150 no capítulo II DOS OBJETIVOS na alínea I.

A alternativa D) está correta pois está prevista no artigo 150 no capítulo II DOS OBJETIVOS na alínea II.

A alternativa E) está INCORRETA pois o texto do no artigo 150 no capítulo II DOS OBJETIVOS da alínea III fala em descentralização da implementação de ações afirmativas pelos governos estaduais, distrital e municipal enquanto a questão fala em centralização.

Questão 14
Gabarito da questão: A
Comentários: 

Na questão 14 a afirmativa I está correta pois está prevista no artigo 3 da lei 7.716 de 1989.

A afirmativa II também está correta pois está prevista no mesmo artigo 3 em parágrafo único.

A afirmativa II está correta pois está prevista no artigo 16 da já referida lei.

A alternativa correta é a a), dado que todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 15
Gabarito da questão: E
Comentários: 

A alternativa a) está correta pois está prevista no artigo 55 J no capítulo IX seção I na alínea V.

A alternativa b) está correta pois está prevista no artigo 55 J no capítulo IX seção I na alínea VI.

A alternativa c) está correta pois está prevista no artigo 55 J no capítulo IX seção I na alínea I.

A alternativa d) está correta pois está prevista no artigo 150 no capítulo II DOS OBJETIVOS na alínea II.

A alternativa e) está INCORRETA pois o que está previsto no artigo 55 J no capítulo IX seção I na alínea IV versa sobre “fiscalizar e aplicar sanções em caso de tratamento de dados realizado em descumprimento à legislação mediante a processo ADMINISTRATIVO” e a alternativa afirma “mediante processo JUDICIAL”. Essa é mais uma questão onde alteraram apenas um termo na lei tornando a questão invalida.

Gabarito Santa Casa PA: Noções de Informática

Prof. Fabrício Macedo

Questão 16
Gabarito da questão: 
Comentários: c

16 – (CETAP/FSCMP/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/2023) No sistema operacional Windows 10, qual dos seguintes recursos permite que você gerencie e organize suas tarefas em uma única visualização, facilitando a alternância entre aplicativos e projetos abertos?

A)   Timeline

B)   Prompt de Comando

C)   Barra de Tarefas

D)   Centra de Ações.

E)   Explorador de Arquivos

Comentário: A Barra de Tarefas exibe ícones dos programas que estão sendo executados no WIndows, assim podemos alternar entre eles, bastando clicar no ícone do programa desejado.

Questão 17
Gabarito da questão: B
Comentários: 

17 – (CETAP/FSCMP/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/2023) No aplicativo LibreOffice Impress, utilizado para criação de apresentações, qual das seguintes opções possui o objetivo específico de permitir a inserção de elementos gráficos pré-definidos, como setas, círculos, retângulos e diagramas para enriquecer a apresentação?

A)   Galeria de Arte.

B)   Inserir Formas.

C)   Inserir Imagem.

D)   Inserir Tabela.

E)   Inserir Gráfico.

Comentário: Através do menu INSERIR, INSERIR FORMAS; temos as opções exigidas no enunciado da questão.

 

Questão 18
Gabarito da questão: E
Comentários: 

18 – (CETAP/FSCMP/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/2023) Suponhamos que usuários do Windows 10 desejem realizar transferências de arquivos de forma segura entre um cliente e um servidor, garantindo a confidencialidade e integridade dos dados. Qual dos seguintes protocolos de transferência de arquivos foi criado especificamente para esta finalidade?

A) SMTP.

B) IMAP.

C) FTP.

D) HTTP.

E) SFTP.

Comentário: O Secure File Transfer Protocol (SFTP) é um protocolo de transferência segura de dados. Ele é projetado para estabelecer uma conexão entre um servidor de internet particular (ou computador) para que os usuários possam transferir arquivos (download) para o computador ou para o servidor (upload).

Fonte: https://www.hostgator.com.br/blog/o-que-e-protocolo-sftp/

Questão 19
Gabarito da questão: E
Comentários: 

19 – (CETAP/FSCMP/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/2023) No ambiente Windows 10, o uso de proxies é uma prática cada vez mais comum em ambientes corporativos. Qual das seguintes opções descreve corretamente uma função de um servidor proxy quando utilizado em uma rede?

A)   Instalar automaticamente atualizações de software.

B)   Configurar dispositivos de hardware conectados.

C)   Acelerar a inicialização do sistema operacional.

D)   Realizar Backups automáticos do sistema.

E)   Atuar como intermediário entre cliente e servidos.

Comentário: Proxy é normalmente utilizado como ponte entre origem e destino de uma requisição.

Controle de acesso: É possível para os administradores do servidor proxy permitir que determinados usuários tenham ou não acesso a Internet através de restrições aplicadas ao login do próprio usuário ou ao endereços IP, provendo ao ambiente uma camada a mais de proteção.

Filtro de conteúdo:  Estando no meio do caminho, o servidor também permite que determinados sites sejam ou não acessados. Dentre as regras que podem ser aplicadas estão as destinadas ao bloqueio de sites específicos, podendo chegar ao bloqueio de categorias inteiras.

Cache:  Outro uso muito comum para Web Proxies é fazer com que eles exerçam a função de cache. Isso faz com que, após um acesso a uma página, o proxy armazene o conteúdo da página em seu sistema. Após isso, as demais requisições à esta mesma página não precisarão sair para a Internet, pois o conteúdo já está armazenado na memória do proxy.

Questão 20
Gabarito da questão: E
Comentários: 

20 – (CETAP/FSCMP/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/2023) No Windows 10, diferentes sistemas de arquivos podem ser utilizados para organizar e gerenciar dados em dispositivos de armazenamento. Qual das seguintes opções é um sistema de arquivos primário (padrão) do Windows 10, sendo nativamente suportado, e amplamente utilizado para unidades de disco rígido e dispositivos de armazenamento externo neste sistema operacional?

A) ZFS.

B) Btrfs.

C) HFS+.

D) Ext4.

E) NTFS.

Comentário: A partir da versão do Windows XP, o sistema de arquivos padrão, passou de FAT32 para o NTFS.

O NTFS, o sistema de arquivos primário para versões recentes do Windows e do Windows Server, fornece um conjunto completo de recursos, incluindo descritores de segurança, criptografia, cotas de disco e metadados avançados.

FONTE: https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/file-server/ntfs-overview

Gabarito Santa Casa PA: Legislação Básica da Saúde

Prof. Natale Oliveira

Questão 21
Gabarito da questão: B
Comentários: 

Alternativa A. Correta. Está de acordo com a Lei 8.080/90, em seu artigo 26, parágrafo 2º.

Alternativa B. Incorreta. Nos termos da Lei 8.080/90 – Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde (SUS).

Alternativa C. Correta. Está de acordo com o caput do artigo 24 da Lei 8.080/90

Alternativa D. Correta. Está de acordo com o parágrafo único do artigo 24 da Lei 8.080/90.

Alternativa E. Correta. Está de acordo com o caput do artigo 26 da Lei 8.080/90.

Questão 22
Gabarito da questão: C
Comentários: 

Item I. Correto. Está de acordo com o Art. 19-T. da Lei 8.080/90, em seu inciso I.

Item II. Correto. Está em conformidade com o Art. 19-T da Lei 8.080/90, em seu inciso II.

Item III. Incorreto. Essa é uma novidade da Lei 8.080/90, que foi inclusa no ano de 2022, como uma das exceções às vedações que constam no artigo 19-T.  O parágrafo único deste artigo traz que:

Excetuam-se do disposto neste artigo: (Incluído pela Lei nº 14.313, de 2022)

I – medicamento e produto em que a indicação de uso seja distinta daquela aprovada no registro na Anvisa, desde que seu uso tenha sido recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), demonstradas as evidências científicas sobre a eficácia, a acurácia, a efetividade e a segurança, e esteja padronizado em protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde; (Incluído pela Lei nº 14.313, de 2022)

II – medicamento e produto recomendados pela Conitec e adquiridos por intermédio de organismos multilaterais internacionais, para uso em programas de saúde pública do Ministério da

Questão 23
Gabarito da questão: E
Comentários: 

Alternativa A. Correto. Formulação e execução da política estadual de assistência farmacêutica, em articulação com o MS.

Alternativa B. Correto. Normalização complementar de mecanismos e instrumentos de administração da oferta e controle da prestação de serviços ambulatoriais, hospitalares, de alto custo, do tratamento fora do domicílio e dos medicamentos e insumos especiais.

Alternativa C. Correto. Gerência de unidades estatais da hemorrede e de laboratórios de referência para controle de qualidade, para vigilância sanitária e para a vigilância epidemiológica.

Alternativa D. Correto. Formulação e execução da política de sangue e hemoterapia.

Alternativa E. Incorreto.  Observe que há uma pegadinha da banca. Ela coloca…procedimentos especializados de baixo custo, quando deve ser de alto custo.

Veja como traz a NOB 96 – Organização de sistemas de referência, bem como a normalização e operação de câmara de compensação de AIH, procedimentos especializados e de alto custo e ou alta complexidade.

Questão 24
Gabarito da questão: D
Comentários: 

Somente o item II não está correto.

De acordo com a NOAS/SUS 2001 – São motivos de suspensão imediata pelo MS dos repasses financeiros a serem transferidos, mensalmente, fundo a fundo, para os estados:

a) não pagamento dos prestadores de serviços sob sua gestão, públicos ou privados, até 60 (sessenta) dias após a apresentação da fatura pelo prestador;

b) indicação de suspensão por auditoria realizada pelos componentes nacional do SNA, homologada pela CIT, apontando irregularidades graves

Prof. Islene Gomes

Questão 25
Gabarito da questão: E
Comentários: 

A) Certo. Conforme art. 19-A, § 1º, do ECA.

B) Certo. Conforme art. 19-A, § 2º, do ECA.

C) Certo. Conforme art. 19-A do ECA.

D) Certo. Conforme art. 19-A, §10, do ECA.

E) Errado. Conforme o art. 19-A, §9º, do ECA, segundo o qual: “É garantido à mãe o direito ao sigilo sobre o nascimento, respeitado o disposto no art. 48 desta Lei”, verifica-se que a alternativa está equivocada ao afirmar que não é garantido o sigilo, bem como ao fazer referência à Constituição, quando, o Estatuto usa como referência o próprio ECA.

Prof. Victor Roberto

Questão 26
Gabarito da questão: B
Comentários: 

Todos os itens estão corretos.

Item I – Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) Art. 16. À pessoa idosa internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

Item II – Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) Art 16. Parágrafo único. Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento da pessoa idosa ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.

Item III – Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) Art 18 Art. 18. As instituições de saúde devem atender aos critérios mínimos para o atendimento às necessidades da pessoa idosa, promovendo o treinamento e a capacitação dos profissionais, assim como orientação a cuidadores familiares e grupos de autoajuda.

Questão 27
Gabarito da questão: A
Comentários:

Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) Art. 17. À pessoa idosa que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

Parágrafo único. Não estando a pessoa idosa em condições de proceder à opção, esta será feita:

I – pelo curador, quando a pessoa idosa for interditada;

II – pelos familiares, quando a pessoa idosa não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

Questão 28
Gabarito da questão: C
Comentários: 

De acordo com a Lei 12.764/2012 a letra C está incorreta pois não é diagnóstico tardio, é sim diagnóstico precoce. Art. 3º São direitos da pessoa com transtorno do espectro autista: III – o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, incluindo:

a) o diagnóstico precoce, ainda que não definitivo;

b) o atendimento multiprofissional;

c) a nutrição adequada e a terapia nutricional;

d) os medicamentos;

e) informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento;

Questão 29
Gabarito da questão: E
Comentários: 

A letra E está incorreta pois os direitos de prioridade se estendem aos acompanhantes de pessoas com deficiências.

Art. 9º A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:

I – proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; (Letra C)

II – atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público; (Letra D)

III – disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas; (Letra B)

IV – disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque;

V – acesso a informações e disponibilização de recursos de comunicação acessíveis;

VI – recebimento de restituição de imposto de renda;

VII – tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências.

1º Os direitos previstos neste artigo são extensivos ao acompanhante da pessoa com deficiência ou ao seu atendente pessoal, exceto quanto ao disposto nos incisos VI e VII deste artigo. (Letra E)

2º Nos serviços de emergência públicos e privados, a prioridade conferida por esta Lei é condicionada aos protocolos de atendimento médico. (Letra A)

Questão 30
Gabarito da questão: B
Comentários: 

Letra B está incorreta pois  a pessoa com deficiência somente será atendida sem seu consentimento prévio, livre e esclarecido em casos de risco de morte e de emergência em saúde, resguardado seu superior interesse e adotadas as salvaguardas legais cabíveis.

Art. 10. Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida.

Parágrafo único. Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o poder público adotar medidas para sua proteção e segurança.

Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada. (Letra C)

Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei. (Letra D)

Art. 12. O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica. (Letra E)

1º Em caso de pessoa com deficiência em situação de curatela, deve ser assegurada sua participação, no maior grau possível, para a obtenção de consentimento. (Letra A)

2º A pesquisa científica envolvendo pessoa com deficiência em situação de tutela ou de curatela deve ser realizada, em caráter excepcional, apenas quando houver indícios de benefício direto para sua saúde ou para a saúde de outras pessoas com deficiência e desde que não haja outra opção de pesquisa de eficácia comparável com participantes não tutelados ou curatelados.

Art. 12. O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica. (Letra E)

1º Em caso de pessoa com deficiência em situação de curatela, deve ser assegurada sua participação, no maior grau possível, para a obtenção de consentimento. (Letra A)

2º A pesquisa científica envolvendo pessoa com deficiência em situação de tutela ou de curatela deve ser realizada, em caráter excepcional, apenas quando houver indícios de benefício direto para sua saúde ou para a saúde de outras pessoas com deficiência e desde que não haja outra opção de pesquisa de eficácia comparável com participantes não tutelados ou curatelados.

Art. 13. A pessoa com deficiência somente será atendida sem seu consentimento prévio, livre e esclarecido em casos de risco de morte e de emergência em saúde, resguardado seu superior interesse e adotadas as salvaguardas legais cabíveis. (Letra B)

Gabarito Santa Casa PA: Conhecimentos Específicos

Prof. Adriel de Sá Monteiro

Questão 32
Gabarito da questão: B
Comentários: 

Todos os aspectos citados no enunciado são importantes a serem considerados na concepção da estrutura organizacional.

A tecnologia utilizada internamente pela organização pode influenciar a forma como as equipes interagem e trabalham juntas. Por exemplo, se a organização faz uso de tecnologias avançadas de comunicação e colaboração, isso pode permitir que as equipes trabalhem de forma mais ágil e colaborativa, o que pode influenciar a estrutura organizacional, por exemplo, tornando-a mais horizontal e menos hierárquica.

A cultura organizacional também pode influenciar a estrutura organizacional. Se a organização tem uma cultura mais colaborativa e horizontal, isso pode levar a uma estrutura mais plana, com menos níveis hierárquicos. Por outro lado, se a cultura da organização é mais hierárquica e focada em resultados, isso pode levar a uma estrutura organizacional mais vertical, com vários níveis hierárquicos.

A estratégia da organização também precisa (note nesse termo um erro de coesão na prova) estar conectada à sua estrutura organizacional. Por exemplo, se a estratégia da organização envolve inovação e agilidade, isso pode levar a uma estrutura organizacional mais flexível e menos burocrática. Por outro lado, se a estratégia da organização é focada em estabilidade e eficiência, isso pode levar a uma estrutura organizacional mais rígida e hierárquica.

Questão 34
Gabarito da questão: C
Comentários:
Todos esses elementos são características de uma organização formal.

Um exemplo de uma organização formal pode ser uma empresa de tecnologia que desenvolve softwares. Nessa organização, as leis e regras regendo o trabalho podem incluir as normas trabalhistas que garantem os direitos dos funcionários, além de políticas internas que definem as responsabilidades e deveres dos colaboradores.

As normas para execução de processos podem incluir o uso de metodologias ágeis para o desenvolvimento de software, enquanto os regulamentos e políticas podem orientar as ações dos colaboradores, por exemplo, estabelecendo a política de segurança da informação para garantir a confidencialidade e integridade dos dados.

A criação e dissolução de equipes podem ser regulamentadas por políticas internas, como a política de formação de equipes de projetos ou a política de alocação de recursos humanos.

Finalmente, a descrição de cargos pode ser utilizada para definir as responsabilidades e as atribuições de cada colaborador na organização, permitindo que os membros da equipe supervisionem e avaliem o trabalho dos outros com base nessas descrições.

Assim, esses elementos juntos formam uma estrutura formal de uma organização, com regras e processos bem definidos que orientam as ações dos colaboradores e garantem o funcionamento eficiente da empresa.

A letra A está incorreta porque não temos só regras sociais.

A letra B está incorreta porque as características denotam uma cultura interna mais rígida que flexiva.

A letra D está incorreta porque uma organização informal é caracterizada pela falta de uma estrutura hierárquica formal e pela presença de interações sociais não oficiais entre os membros. Um exemplo de organização informal pode ser um grupo de amigos que se reúne regularmente para praticar esportes ou hobbies.

A letra E está incorreta porque temos um organograma definido. Um organograma é um gráfico que representa a estrutura hierárquica de uma organização. É uma representação visual que mostra a relação entre as diversas unidades, departamentos ou áreas de uma organização, bem como as relações de subordinação e autoridade entre elas. Temos isso no enunciado, como a descrição de quais membros supervisionam outros, além da descrição de cargo, que também sinaliza a presença de um organograma.

Prof. Bruno Pilastre de Souza Silva Dias

Questão 36
Gabarito da questão:D
Comentários: o fecho “Atenciosamente,” é “adequado para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos” (MRPR, 2018, p. 31). O outro fecho previsto no MRPR – Respeitosamente, – é aplicado para autoridades de hierarquia superior à do remetente, inclusive o Presidente da República.

Questão 37
Gabarito da questão: A
Comentários: estão corretas as afirmativas em I, II e V. Em III e VI, o correto é o seguinte (cf. p. 32 do MRPR, 2018): margem lateral direita: 1,5 cm; margens superior e inferior: 2 cm.

Prof. Adriel de Sá Monteiro

Questão 38
Gabarito da questão: E
Comentários:


A questão toma por base o § 3º do art. 7º da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017:

3º Além das informações descritas no § 2º, a Carta de Serviços ao Usuário deverá detalhar os compromissos e padrões de qualidade do atendimento relativos, no mínimo, aos seguintes aspectos:

I – prioridades de atendimento;

II – previsão de tempo de espera para atendimento;

III – mecanismos de comunicação com os usuários;

IV – procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários; e

V – mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação.

Note que a letra E extrapola a previsão da norma. Por isso, é o nosso gabarito.

Questão 39
Gabarito da questão: B
Comentários: [Conforme Subramaniam et al. (2011), o risco é definido como uma possibilidade de perda, prejuízo ou volatilidade, ou seja, é um resultado inesperado pela empresa.

Os autores destacam que as organizações estão expostas aos riscos apresentados pela literatura como riscos ambientais, riscos financeiros, riscos estratégicos, riscos operacionais, riscos tecnológicos, riscos de reputação, riscos de regulação, riscos controláveis ou, ainda, riscos não controláveis.

Vejamos todos os tipos de riscos citados pelo enunciado.

Os riscos estratégicos se referem a ameaças que podem afetar a capacidade da organização em atingir seus objetivos estratégicos de longo prazo. Por exemplo, a entrada de um concorrente forte no mercado ou a mudança de preferências do consumidor.

Os riscos de regulação envolvem a possibilidade de ações regulatórias que possam afetar a operação da organização, como mudanças nas leis tributárias, ambientais ou trabalhistas.

Os riscos financeiros e operacionais estão relacionados a possíveis perdas financeiras que possam impactar a sustentabilidade financeira da organização, como a insolvência de um cliente importante ou um desastre natural que interrompa a produção da empresa.

Os riscos ambientais estão relacionados às possíveis consequências negativas das atividades da organização para o meio ambiente, como a poluição ou a degradação de ecossistemas.

Os riscos de reputação envolvem a possibilidade de perda de credibilidade ou imagem da organização devido a ações ou omissões da própria organização ou de seus colaboradores.

SUBRAMANIAM, N.; COLLIER, P.; PHANG, M.; BURKE, G. The effects of perceived business uncertainty, external consultants and risk management on organisational outcomes. Journal of Accounting & Organizational Change, v. 7, n. 2, p. 132-157, 2011.

Prof. Elvis Miranda

Questão 43
Gabarito da questão: E
Comentários: 

O enunciado da questão faz referência à Arquivologia, que é a área do conhecimento que tem por objeto o conhecimento dos arquivos e dos princípios e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização.

Questão 44
Gabarito da questão: C
Comentários: 

O enunciado da questão faz referência à Arquivometria, que, segundo a bibliografia arquivística, é “a aplicação de métodos e modelos matemático-estatísticos aplicadas ao arquivo (GORBEA, 1994), visando o comportamento documental ou de arquivos nos manuscritos de interesse para identificar os fenômenos históricos relacionados com a estrutura e organização e, consequentemente, da disciplina arquivística (PINTO, 2011)”.

Questão 45
Gabarito da questão: A
Comentários: 

O enunciado da questão faz referência à tabela de temporalidade, que é o instrumento arquivístico que define os prazos de guarda (período em que os documentos deverão ficar arquivados nas idades corrente e intermediária), bem como sua destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

Questão 46
Gabarito da questão: B
Comentários: 

A literatura arquivística (Marilena Leite Paes, na obra “Arquivo: Teoria e Prática”, da editora FGV) apresenta quatro métodos básicos para a organização dos documentos nos arquivos: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico. A questão não apresenta nenhum item com os quatro métodos, mas o item B apresenta três deles (alfabético, numérico e geográfico), de forma que deve ser considerado como o item correto da questão. O método cronológico, citado nos itens C e D é uma subdivisão do método numérico e os termos “linguístico” e “adicional”, citados nos itens A e E não se referem a métodos de arquivamento previstos na bibliografia da área.

Gabarito Santa Casa PA: gabarito preliminar

O gabarito preliminar será divulgado no dia 17/04/2023.

Gabarito Santa Casa PA: recursos

O período para interposições de recursos contra o gabarito preliminar será de 18/04/2023 a 19/04/2023.

Gabarito Santa Casa PA: próximas etapas

O concurso Santa Casa PA será composto por duas fases: Prova Objetiva e Discursiva (de caráter classificatório e eliminatório) e Avaliação de Títulos (de caráter classificatório). Todas as etapas serão realizadas em Belém, no Pará.

Gabarito Santa Casa PA: cronograma

Os próximos eventos são:

  • AFIXAÇÃO DO GABARITO OFICIAL PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA:  17/04/2023
  • PERÍODO DE RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA: 18/04/2023 e 19/04/2023
  • AFIXAÇÃO DO GABARITO OFICIAL DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA: 03/05/2023

Prova Santa Casa PA: análise

Fez a prova da Santa Casa PA neste domingo (14/04)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do concurso Santa Casa PA

Concurso Santa Casa PA Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará – FSCMP
Situação Atual Edital publicado 
Banca organizadora Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda – CETAP
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis médio, técnico e superior
Carreiras Saúde
Lotação Pará
Número de vagas 250 vagas + CR
Remuneração de R$ 1.215,50 a R$ 3.696,38
Inscrições De 18/01/2023 a 15/03/2023
Taxa de inscrição De R$ 52,00 a R$ 79,00
Data da prova objetiva 16/04/2023
Clique aqui para ver o edital do concurso Santa Casa PA

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


16 de Abril de 2023

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado