Gabarito SES DF Técnico Enfermagem extraoficial: confira aqui!

Gabarito SES DF Técnico Enfermagem extraoficial: provas foram aplicadas neste domingo, 03 de setembro de 2023.

Avatar


4 de Setembro de 2023

As provas do Concurso SES DF Técnico Enfermagem foram realizadas neste domingo, 03 de setembro de 2023. O edital da Secretaria de Saúde do Distrito Federal está ofertando 1.200 vagas para o cargo de Técnico de Enfermagem. A banca organizadora é a Funatec.

Está ansioso para saber como foi o seu desempenho na prova? Fique tranquilo! O Gran disponibiliza, logo após a realização da avaliação, as questões da prova comentadas por nossos professores especialistas em nosso gabarito extraoficial.

Navegue pelo índice para facilitar a sua leitura!

Gabarito SES DF extraoficial: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Para a correção os professores utilizaram a seguinte prova. Clique aqui para acessar.

Navegue pelo índice abaixo:

Gabarito SES DF: Língua Portuguesa

Comentários feitos pelo professor Bruno Pilastre.

Questão 1
Gabarito: D
Comentários:

Considero que os valores semânticos dos dois conectivos são semelhantes. A única alternava em que há dois valores semelhantes é a (D). Em (A) e (B), certamente não temos o primeiro conectivo como conclusão ou como explicação. Em (C), descarto a leitura do segundo conectivo como alternava. Assim, fico com a alternava (D): ressalva.

Questão 2
Gabarito: B
Comentários:

(A) há clara mudança semântica do “o” (o valor é de “todas as pessoas”).

(B) o valor é, sim, de concessão.

(C) a repetição é do “presente contínuo” (que inclui, de alguma forma, o passado e o futuro).

(D) a expressão “por isso” é conclusiva.

Questão 3
Gabarito: C
Comentários:

A expressão oracional em (C) é uma subordinada substantiva. Em (A), (B) e (D), as orações são subordinadas adjetivas.

Questão 4
Gabarito: A
Comentários:

O termo “de gênero” modifica o nome “desigualdade”, que, por não ser transitivo, não selecionam complemento nominal. Assim, classificamos o termo como adjunto adnominal. Essa mesma função é exercida por “das mulheres”, que modifica o nome não transitivo “situação”.

Em (B), (C) e (D), observamos complementos nominais, tendo em vista “abolição” (abolir), “acusações” (acusar) e “falta” (faltar) serem nomes transitivos.

Questão 5
Gabarito: D
Comentários:

(A) para unir dois termos de uma comparação (como no trecho em análise), uliza-se indistintamente “que” ou “do que”. (B) o “se” é condicional. (C) a primeira subordinada adjetiva é explicava, não restritiva. (D) o “até” denota inclusão, podendo ser substituído por “inclusive”.

Questão 6
Gabarito: B
Comentários:

(A) o termo “países” é acentuado pela regra dos hiatos (em uma paroxítona); “média” pela regra das paroxítonas terminadas em ditongo. As razões são distintas, portanto.

(B) a substituição é adequada (tanto na internet quanto na vida real).

(C) o primeiro “que” é conjunção integrante e o segundo é pronome relativo. Por isso, não são iguais do ponto de vista morfológico.

(D) As trocas são possíveis: “Há até desigualdade” (l. 51) e “Existem provas” (l. 16, no plural, concordando com “provas”).

Questão 7
Gabarito: C
Comentários:

Há compatibilidade nas trocas propostas em (A), (B) e (D). Em (C), não há compatibilidade entre “como” e “conforme”, pois o “como” faz parte da estrutura de uma comparação (tanto – como/quanto).

Questão 8
Gabarito: B
Comentários:

Em (B), não estou 100% certo de que o trecho em análise é a CONDIÇÃO. Na verdade, a condição está presente na sequência (é necessário basear as nossas …). Apesar de mal formulada, essa é a alternava correta (pois a estrutura como um todo é de natureza condicional).

Em (A), (C) e (D), os valores semânticos são, respectivamente, de concessão, modo e ressalva.

Questão 9
Gabarito: D
Comentários:

O texto não se restringe à mulher brasileira (A), põe em dúvida a relevância do enfrentamento (B) ou defende o feminino sobre o masculino (C). A alternava (D) está adequada, pois o texto evidencia, sim, a relevância do papel social da mulher na atualidade, ainda que as ações não estejam no patamar desejado.

Questão 10
Gabarito: B
Comentários:

O texto não se restringe à realidade brasileira (A), não encara o prestigio social do homem como um verdadeiro estímulo à capacidade de superação da mulher no seio da sociedade e não defende que a mulher seja superior ao gênero oposto (ou deva comprovar essa superioridade). Em (B), observamos a afirmava correta.

Gabarito SES DF: Legislação Aplicada aos Servidores do Distrito Federal

Comentários feitos pelo professor Marco Soares.

Questão 11
Gabarito: B
Comentários:

a) errado. Art. 335, § 1º O transporte público coletivo, que tem caráter essencial, nos termos da Constituição Federal, é direito da pessoa e necessidade vital do trabalhador e de sua família.

b) certo. Art. 335 § 2º O Poder Público estimulará o uso de veículos não poluentes e que viabilizem a economia energética, mediante campanhas educativas e construção de ciclovias em todo o seu território.

c) errado. Art. 335, § 3º A lei estabelecerá restrições quanto à distribuição, comercialização e ao consumo de bebidas, com qualquer teor alcoólico, em estabelecimentos comerciais localizados em terminais rodoviários e às margens de rodovias sob jurisdição do Distrito Federal.

d) errado. Art. 336 § 1º É dever do Poder Público instalar sinais sonoros em vias de acesso a estabelecimentos públicos ou privados que atendam a portadores de deficiência visual.

Questão 12
Gabarito: A
Comentários:

a) certo. Art. 346, II – promover a ocupação ordenada do território em harmonia com as disposições do plano diretor de ordenamento territorial.

b) errado. Art. 346, VI – preservar áreas que contenham recursos hídricos para irrigação.

c) errado. Art. 346, V – fixar o homem ao campo, valorizando o trabalho como instrumento de promoção social.

d) errado. Art. 346 VII – promover o aproveitamento da propriedade em todas as suas potencialidades, em consonância com a vocação e capacidade de uso do solo e a proteção ao meio ambiente.

Questão 13
Gabarito: C
Comentários:

a) é princípio. Art. 314, I – o uso socialmente justo e ecologicamente equilibrado de seu território.

b) é princípio. Art. 314, II – o acesso de todos a condições adequadas de moradia, saneamento básico, transporte, saúde, segurança pública, educação, cultura e lazer.

c) não é princípio. Art. 317, § 1º, V – limites máximos a serem atingidos pelos coeficientes de aproveitamento da macrozona urbana;

d) é princípio. Art. 314, IX – a adequação do direito de construir aos interesses sociais e públicos, bem como às normas urbanísticas e ambientais previstas em lei;

Questão 14
Gabarito: D
Comentários:

a) errado. Art. 263, IV – conscientização do consumidor, habilitando-o para o exercício de suas funções no processo econômico.

b) errado. Art. 263, VI – incentivo ao controle de qualidade de bens e serviços.

c) errado. Art. 263, X – proteção de direitos dos usuários de serviços públicos.

d) certo. Art. 263. Cabe ao Poder Público, com a participação da comunidade e na forma da lei, promover a defesa do consumidor, mediante: VII – fiscalização de preços, pesos e medidas.

Questão 15
Gabarito: B
Comentários:

a) errado. Art. 221, I – erradicação do analfabetismo.

b) certo. Art. 221, IV – universalização do atendimento escolar.

c) errado. Art. 221, VIII – coexistência de instituições públicas e privadas.

d) errado. Art. 221, XIII – gratuidade do ensino em instituições da rede pública.

Questão 16
Gabarito: A
Comentários:

a) certo. Art. 207, III – participar na formulação da política de ações de saneamento básico e de seu controle, integrando-as às ações e serviços de saúde;

b) errado. Art. 207, XI – participar no controle e fiscalização da produção, no transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos, mutagênicos, carcinogênicos, inclusive radioativos.

c) errado. Art. 207, XV – prestar assistência integral à saúde da mulher, em todas as fases biológicas, bem como nos casos de aborto previsto em lei e de violência sexual, assegurado o atendimento nos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, mediante programas específicos.

d) errado. Art. 207, XVII – orientar o planejamento familiar, de livre decisão do casal, garantido o acesso universal aos recursos educacionais e científicos e vedada qualquer forma de ação coercitiva por parte de instituições públicas ou privadas.

Questão 17
Gabarito: B
Comentários:

a) errado. Art. 15, IX – elaborar e executar o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual.

b) certo. Art. 15, VI – organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.

c) errado. Art. 15, VIII – celebrar e firmar ajustes, consórcios, convênios, acordos e decisões administrativas com a União, os Estados e os Municípios, para execução de suas leis e serviços.

d) errado. Art. 15, I – organizar seu Governo e administração.

Questão 18
Gabarito: D
Comentários:

a) errado. Art. 6º Brasília, Capital da República Federativa do Brasil, é a sede do governo do Distrito Federal.

b) errado. Art. 11. As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal.

c) errado. Art. 9º O Distrito Federal, na execução de seu programa de desenvolvimento econômico-social, buscará a integração com a região do entorno do Distrito Federal.

d) certo. Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.

Questão 19
Gabarito: C
Comentários:

Art. 7º São símbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino e o brasão.

Parágrafo único. A lei poderá estabelecer outros símbolos e dispor sobre seu uso no território do Distrito Federal.

Questão 20
Gabarito: B
Comentários:

Art. 2º O Distrito Federal integra a união indissolúvel da República Federativa do Brasil e tem como valores fundamentais:

I – a preservação de sua autonomia como unidade federativa;

II – a plena cidadania;

III – a dignidade da pessoa humana;

IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V – o pluralismo político.

Gabarito SES DF: Sistema Único de Saúde (SUS)

Comentários feitos pela professora Natále Oliveira.

Questão 21
Gabarito: D
Comentários:

Alternava A. Correta. Está de acordo com o caput do artigo 196 da Constuição Federal de 1988

Alternava B. Correta. Está de acordo com o artigo 198, parágrafo 2º, inciso I.

Alternava C. Correta. Está em conformidade com o artigo 199, parágrafo 2º da Constituição Federal

Alternava D. Incorreta. Observe que a Constituição Federal, em seu artigo 198, traz que – As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I – descentralização, com direção única em cada esfera de governo; […]

Questão 22
Gabarito: A
Comentários:

UNIVERSALIDADE – É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público. Saúde é direito de cidadania e dever do Governo: municipal, estadual e federal.

Questão 23
Gabarito: D
Comentários:

Item I. Correto. Está de acordo com a IV diretriz da resolução 453/2012, em seu inciso I.

Item II. Correto. Está de acordo com IV diretriz da resolução 453/2012, em seu inciso XII

Item III. Correto. Está de acordo com a quinta diretriz da resolução 453/12, em seu inciso X

Item IV. Correto. Está em conformidade com o parágrafo único da primeira diretriz da resolução 453/2012

Questão 24
Gabarito: D
Comentários:

Comentários: somente a letra D está incorreta. O artigo 200 da Constituição elenca as atribuições do SUS – I – controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

II – executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

III – ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

IV – parcipar da formulação da políca e da execução das ações de saneamento básico;

V – incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)

VI – fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

VII – participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

VIII – colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

Questão 25
Gabarito: A
Comentários:

Alternava A. Correta. LEI DE 30 DE AGOSTO DE 1828 – Os lugares de Provedor-mór, Physico-mor e Cirurgião-mór do Império, passando para as Câmaras Municipais e Justiças ordinárias as atribuições que lhes competem.

Alternava B. Incorreta. Em 1903 (primeira república), Oswaldo Cruz estruturou a campanha contra a febre amarela em moldes militares, dividindo a cidade em dez distritos sanitários, cada qual chefiado por um delegado de saúde.

Alternava C. Incorreta. EM 1921 ocorreu a reforma Carlos Chagas, que ampliou as atividades de cooperação com estados, por meio da Diretoria de Saneamento e Profilaxia Rural (Decreto nº 15.003, de 15/9/1921).

Alternava D. Incorreta. Em 1971 houve a criação da Central de Medicamentos (Ceme) e início da organização do sistema de produção e distribuição de medicamentos essenciais, inclusive produtos imunobiológicos.

Questão 26
Gabarito: C
Comentários:

De acordo com a resolução 453/2012, quarta diretriz, inciso II – Mantendo o que propôs as Resoluções n os 33/92 e 333/03 do CNS e consoante com as Recomendações da 10a e 11a Conferências Nacionais de Saúde, as vagas deverão ser distribuídas da seguinte forma:

a) 50% de entidades e movimentos representativos de usuários;

b) 25% de entidades representavas dos trabalhadores da área de saúde;

c) 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos

Questão 27
Gabarito: D
Comentários:

Alternava A. Incorreta. Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

Alternava B. Incorreta. Lei 8.080/90 – Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

Alternava C. Incorreta. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.

Alternava D. Correta. Está de acordo com a Lei 8.142/90, artigo 4º – Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

Questão 28
Gabarito: C
Comentários:

Somente a letra C está incorreta. Os princípios do SUS estão definidos no artigo 7º da Lei 8.080.

O princípio correto é a descentralização político administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;

Gabarito SES DF: Raciocínio Lógico e Matemático

Comentários feitos pelo professor Thiago Fernando.

Questão 29
Gabarito: D
Comentários:

A distância percorrida é diretamente proporcional ao tempo e à velocidade, pois, quanto maior a velocidade da pessoa e quanto mais tempo ela passa correndo, maior será sua distância percorrida.

Então, podemos montar a proporção. Mas, vamos transformar 4 km = 4000 m.

x/4000=v/3/v . 27/45

x/4000=1/3 . 27/45 = 9/45 = 15

Então, usando o meio pelos extremos, teremos:

∴x = 4000/5 = 800 m

Questão 30
Gabarito: B
Comentários:

Vamos transformar:

(1/2)3 = 1/2 . 1/2 . 1/2 = 1/8

1/2 . 3/4 = 3/8

Então, a soma:

S = 1/8+3/8 = 4/8 = 1/2

A questão pediu o dobro do triplo. Então, queremos:

2 ⋅ 3S = 2⋅(3⋅1/2) = 3

Questão 31
Gabarito: B
Comentários:

Vamos analisar os números.

  1. a) √2 é um número irracional. Porém, 3, 2,3 e 1/3 são números racionais. Afirmação incorreta.
  2. b) Veja que √2 e √3 são números irracionais. Por outro lado, os números 8 e 1/4 são números racionais. Afirmação correta.
  3. c) Os números √25 = 5 e √9 = 3, portanto, todos os números são racionais. Afirmação incorreta.
  4. d) Os números √36 = 6 e √9 = 3, portanto, todos os números são racionais. Afirmação incorreta.

Questão 32
Gabarito: C
Comentários:

Supondo que ela pode realizar as 5 tarefas em qualquer ordem, o número de formas que ela pode realizar suas tarefas é dada pela permutação.

N = 5! = 5 ⋅ 4 ⋅ 3 ⋅ 2 ⋅ 1 = 120

Questão 33
Gabarito: B
Comentários:

Seja x a herança que vai ser deixada para a filha, podemos concluir que 3x + 100 mil é a herança do filho. Então, podemos calcular:

x + (3x+100) = 1300 mil

∴4x = 1300 – 100 mil

∴4x = 1200 mil

∴x = 1200 mil/4 = 300 mil

Portanto x = 300 mil. Mas isso é o que a filha vai receber. Quanto o rapaz vai receber.

3x + 100 = 3.300 + 100 = 1000 mil

Desse modo, o rapaz vai receber 1 milhão de reais e a moça vai receber 300 mil.

Gabarito SES DF: Plano Distrital de Política para Mulheres

Comentários feitos pelo professor Rafael Campos.

Questão 34
Gabarito: B
Comentários:

A questão aborda o Eixo Estruturante 01 do PDPM.

a) Promover a inclusão das mulheres nos cursos de capacitação e de formação de profissionais da educação.

Errada: O Eixo 1 prevê objetivos específicos voltados para a capacitação, mas todos eles focam em capacitação para o mercado de trabalho. O que temos na alternava A não existe como objetivo específico do Eixo 1 ou de qualquer outro Eixo. Abaixo, eu listo os objetivos específicos do Eixo 1 que abordam a temática da capacitação:

  • Promover o acesso e a permanência de mulheres, ao longo da vida, na educação formal, para fortalecer a formação e oportunizar o acesso ao mercado de trabalho e à sua autonomia econômica;
  • Promover e ampliar o acesso de mulheres a cursos de qualificação profissional, a fim de melhorar as oportunidades de colocação/recolocação no mercado de trabalho;

b) Ampliar o acesso de mulheres a iniciavas de promoção do empreendedorismo feminino, oferecendo novas oportunidades de geração de renda.

Correta: o empreendedorismo é uma das palavras-chave do Eixo 1. O texto da alternava B corresponde exatamente a um dos objetivos específicos desse eixo:

  • Ampliar o acesso de mulheres a iniciavas de promoção do empreendedorismo feminino, oferecendo novas oportunidades de geração de renda.

c) Aumentar o número de mulheres com acesso a financiamento para fomentar a ação empreendedora.

Errada: o financiamento para ações empreendedoras NÃO está nos objetivos específicos do eixo 1, mas sim como uma de suas metas.

Você encontra a proposta de financiamento como objetivo específico no Eixo 8 (enfrentamento ao racismo):

Aumentar a disponibilização de financiamento por meio de microcrédito para população negra, mulheres e LGBTs

d) Promover o acesso das mulheres ao mercado de trabalho, por meio do fomento à criação de vagas em instituições de ensino a serem preenchidas em maior quantidade por mulheres.

Errada: o erro dessa alternava está no trecho “criação de vagas em instituições de ensino”. Não existe essa proposta em nenhum Eixo da PDPM. O que há no Eixo 01 é o objetivo específico de crias vagas de emprego exclusivas para mulheres:

  • Promover o acesso das mulheres ao mercado de trabalho formal, por meio do fomento à criação de vagas de emprego a serem preenchidas exclusivamente por mulheres;

Questão 35
Gabarito: C
Comentários:

Em relação ao enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, o Decreto nº 42.590, de 07 de outubro de 2021, estabelece como uma de suas metas.

A questão aborda o Eixo Estruturante 04 do PDPM.

a) Fortalecer a segurança cidadã das mulheres em situação de violência e acesso à justiça.

Errada: nessa alternava, temos um Objeto Específico do Eixo 4. A questão quer que você identifique uma META.

Lembre-se que um objeto é uma descrição qualitativa do que se quer. Fortalecer a segurança cidadã é algo desejado, porém não é dito como alcançar isso. A meta é uma descrição práca, feita para alcançar um ou mais objetivos.

b) Reduzir a incidência de gravidez na adolescência, entre as faixas etárias de 12 a 18 anos.

Errada: nessa alternava, temos uma meta do Eixo 03 (Saúde integral das mulheres). Mesmo não sendo o escopo, outro erro da alternava está na faixa etária, que vai de 10 a 19 anos, não de 12 a 18.

c) Construir equipamentos públicos especializados de atendimento às mulheres e aos autores de violência.

Correta: a alternava C é uma das metas. A construção de equipamentos é uma descrição de algo prático a ser feito. Construídos tais lugares, objetivos como o fortalecimento da segurança cidadã e acesso à justiça estarão mais próximas de serem atingidas.

Lembre-se que os equipamentos especializados atendem não apenas as mulheres que sofreram a violência, como também a pessoa que foi autora da violência.

d) Promover políticas de enfrentamento da exploração sexual, do tráfico de mulheres e da violência doméstica.

Errada: nessa alternava, temos um Objetivo Específico do Eixo 4. A questão quer que você identifique uma META.

Gabarito SES DF: Noções Básicas de Informática

Comentários feitos pelo professor Maurício Franceschini.

Questão 36
Gabarito: A
Comentários:

I. Item errado. O recurso mencionado neste item trata-se do Aero Snap ou Ajustar, do Windows 10.
II. Item certo. O Painel de Controle e a janela de Configurações são funcionalidades muito similares, porém com aspecto visual distinto. A janela de Configurações é acionada pelas teclas de atalho CTRL+I.
III. Item errado. A tecla SHIFT é utilizada para seleção contínua de arquivos, enquanto a tecla CTRL, para seleção aleatória.
IV.Item errado. As teclas de atalho para criar uma nova pasta são CTRL+SHIFT+N.

Questão 37
Gabarito: C
Comentários:

I. Item errado. O backup completo é o método mais abrangente e seguro de proteção de dados, como também exige maior tempo para ser realizado, visto que copia todos os dados existentes, mesmo os que já passaram por backup.
II. Item errado. O erro da afirmativa foi dizer que o backup incremental armazena mais dados que o backup diferencial, pois é exatamente o contrário, visto que o backup incremental copiará dados desde o último backup completo ou incremental, enquanto o backup diferencial também copiará dados desde o último backup completo ou incremental e não do último diferencial, por isso copiará mais dados.
III. Item errado. O backup diferencial não marca os arquivos que passaram por backup.

Questão 38
Gabarito: D
Comentários:

I. Este item diz respeito à integridade, pois foca na verificação da conformidade dos dados do arquivo.
II. Este item diz respeito à confidencialidade, pois trata da criptografia dos dados e da proteção contra acesso não autorizado.
III. Este item diz respeito à irretratabilidade, pois o fato de se priorizar a comunicação de notícias apenas pelo site e pela conta principal do setor de trabalho, o que identifica o indivíduo que publicar a notícia, impedindo-o de negar que foi ele quem o fez.

Questão 39
Gabarito: A
Comentários:

I. Item certo. Ao copiar a fórmula para C2, a fórmula fica =A2+B$1, ou seja, 8+5=13.
II. Item errado. A fórmula =A1&A2 faz a concatenação dos valores das duas células, ou seja, junta ambos os valores lado a lado. Dessa forma, fica 98.
III. Item errado. A fórmula =CONT.NÚM(A1:B2) conta a quantidade de células que possuem valor numérico, dessa maneira, a o resultado será 4.
IV. Item errado. As teclas CTRL+F copiam o valor da célula imediatamente acima da célula atual.

Questão 40
Gabarito: C
Comentários:

I. Item errado. A Cortana é a assistente virtual do Windows 10, a qual foi descontinuada.
II. Item errado. A Barra de Tarefas não é vertical, mas sim horizontal.
III. Item certo. A Visão de Tarefas exibe todas as áreas de trabalho virtuais e todas as janelas abertas, permitindo alternar entre elas.

Gabarito SES DF: Conhecimentos específicos

Comentários feitos pela professora Ana Carolina Ayres.

Questão 41
Gabarito: C
Comentários: Alternativa A. Incorreta. Aplicar torniquete somente quando existir amputação traumática do braço ou da perna com sangramento abundante e que não tenha respondido à compressão direta, indireta ou elevaão do membro. Deve ser considerado como o último recurso (praticamente em desuso), o torniquete só será utilizado se todos os outros métodos falharem, devendo ser considerado apenas nos casos de destruição completa ou amputação de extremidades, com sangramento severo.

Alternativa B. Incorreta. A administração de medicamentos se dá após a prescrição médica.

Alternativa C. Correta.  Consiste em elevar o membro afetado acima do nível do tórax, normalmente usado em combinação com a compressão direta para controlar a hemorragia de uma extremidade.  O objetivo é concentrar o volume sanguíneo na cabeça, no tórax e na parte alta do abdômen.

Alternativa D. Incorreta. Deve-se iniciar a expansão volêmica após a prescrição médica e avaliação do custo benefício para o doente.

Referências:

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Hemorragias. 2020. Disponível em: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/hemorragias#:~:text=%C3%89%20feita%20uma%20press%C3%A3o%20direta,Eleva%C3%A7%C3%A3o%20do%20membro. 

PARANÁ. Corpo de Bombeiros. Manual de atendimento pré-hospitalar. 2018. Disponível em: https://www.bombeiros.pr.gov.br/sites/bombeiros/arquivos_restritos/files/documento/2018-12/HemorragiaeChoque.pdf]
Questão 42
Gabarito: A
Comentários: Alternativa A. Correta. Usar luvas de procedimentos em todos os curativos, fazendo-os com pinças (técnica asséptica).

Alternativa B. Incorreta. Lavar as mãos antes e após cada curativo, mesmo que seja em um mesmo paciente.

Alternativa C. Incorreta. Lavar as mãos antes e após cada curativo, mesmo que seja em um mesmo paciente.

Alternativa D. Incorreta. Avaliar o curativo a ser realizado, considerando-os em função do tipo de ferida e verificar a prescrição de enfermagem para a seleção dos materiais a serem utilizados.

Referências:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Cuidados com a integridade cutânea. 2017. Disponível em: http://www.hu.ufsc.br/documentos/pop/enfermagem/assistenciais/INTEGRIDADE_CUTANEA/CUIDADOS_INTEG_CUTANEA.pdf

Questão 50
Gabarito: C
Comentários: Alternativa A. Incorreta. A administração de medicamento sé dá a partir da prescrição do médico responsável.

Alternativa B. Incorreta. A vítima deve ser mantida confortável, em repouso absoluto. Não permitir seu deslocamento.

Alternativa C. Correta. Assegurar vias aéreas;  Tranqüilizar a vítima – abordagem calma e segura (objetiva diminuir o trabalho do coração).

Alternativa D. Incorreta. Faz parte dos medicamentos no atendimento nas unidades, caso não haja nenhuma contraindicação.

Referência:

PARANÁ. Corpo de Bombeiros. Manual de atendimento pré-hospitalar. 2018. Disponível em: https://www.bombeiros.pr.gov.br/sites/bombeiros/arquivos_restritos/files/documento/2018-12/HemorragiaeChoque.pdf]

Questão 51
Gabarito: D
Comentários: 1 – Fisiopatologia: o BNP (tipo B) é liberado do ventrículo em resposta ao estiramento ventricular.

2 – Sinais e sintomas:  a dispneia paroxística noturna pode ser um sinal de insuficiência cardíaca ou outras doenças cardíacas, como a cardiomiopatia.

3 – Diagnóstico: O diagnóstico é clínico, fundamentado por radiografia do tórax, ecocardiografia e níveis plasmáticos de peptídeo natriurético.

4 – Assistência de enfermagem: administração de medicamentos. Os inotrópicos são uma classificação de medicamentos cujo objetivo é aumentar o tônus e a contratilidade do músculo cardíaco, pretendendo aumentar o seu funcionamento e eficiência em caso de falha ou fraqueza da bomba, auxiliando em situações de ocorrência de má perfusão tecidual.

Sequência: 1 – 4 – 2 -3

Questão 56
Gabarito: A
Comentários: A abordagem às doenças crônicas não transmissíveis para a promoção da saúde da população se dá através de medidas educativas de forma contínua e na adoção de hábitos saudáveis.

Questão 59
Gabarito: B
Comentários: Alternativa A. Incorreta. É necessária a imobilização da coluna cervical e avaliação céfalo-caudal do paciente.

Alternativa B. Correta. o protocolo de imobilização da coluna cervical do paciente deve ser realizado associado ao exame físico completo e verificar

sempre os sinais vitais (SSVV).

Alternativa C. Incorreta. Deve-se avaliar a Escala de Coma de Glasgow e verificar se o paciente está em PCR para iniciar a RCP.

Alternativa D. Incorreta. Orienta-se não administrar medicamentos ou líquidos via oral para pacientes vítimas de trauma.

Referências:

LAURENTINO DA SILVA, J. E. R. .; SANTOS MAIA, L. F. dos . Trauma cranioencefálico: atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar. Revista Recien – Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 11, n. 35, p. 511–519, 2021. DOI: 10.24276/rrecien2021.11.35.511-519. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/479. Acesso em: 5 set. 2023.

Questão 60
Gabarito: D
Comentários: A tríade de sintomas observada no paciente é característica de alterações hepáticas e de vias biliares, sugerindo uma potencial obstrução do trato gastrointestinal.

Questão 61
Gabarito: D
Comentários: Alternativa A. Incorreta. A ICC esquerda provoca falta de ar e fadiga; os sintomas mais comuns são dispneia e fadiga devido ao aumento das pressões venosas pulmonares e baixo débito cardíaco (em repouso ou inabilidade de aumentar o débito cardíaco durante esforço). Em geral, a dispneia ocorre durante o esforço, sendo aliviada por repouso.

Alternativa B. Incorreta. A liberação da manobra de Valsalva aumenta o volume do ventrículo direito e VE, exacerba sopros da estenose aórtica, regurgitação aórtica (após 4 ou 5 batimentos) e regurgitação pulmonar ou estenose pulmonar* (imediatamente). Reduz o sopro da estenose tricúspide

Alternativa C. Incorreta. O aumento de troponina está associado a estados avançados de Insuficiência Cardíaca e também a pior prognóstico nesses casos.

Alternativa D. Correta. Um aumento paradoxal na pressão venosa jugular durante a inspiração (sinal de Kussmaul) é indicativo de insuficiência cardíaca direita e pode ser observada na insuficiência ventricular direita.

Referências:

FINE, N.M. Insuficiência cardíaca. Manuais MSD. 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-cardiovasculares/insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca/insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca-ic

Questão 67
Gabarito: B
Comentários: O atendimento em SBV segue a ordem do CAB ou CABD, que se trata de um mnemônico para descrever os passos simplificados do atendimento SBV, onde:

  • C: corresponde a Checar responsividade, Chamar por ajuda, Checar o pulso e a respiração (avaliar entre 5 e 10 segundos) da vítima, Iniciar Compressões (30 compressões com profundidade de 5 a 6 cm no adulto);
  • A: abertura das vias aéreas;
  • B: boa ventilação (2 ventilações);
  • D: desfibrilação, neste caso, com o desfibrilador externo automático (DEA).

Questão 68
Gabarito: A
Comentários: Sepse é um estado em que pode ocorrer uma incapacidade do sistema circulatório em fornecer fluxo sanguíneo adequado para atender às necessidades metabólicas dos tecidos e órgãos vitais (oxigênio e nutrientes), causada por exacerbação da resposta inflamatória sistêmica (vasodilatação, aumento da permeabilidade dos vasos e acúmulo de leucócitos), que resulta em incapacidade de manter a pressão arterial e consequente diminuição na perfusão sanguínea para os órgãos vitais. Essas alterações acontecem em todo o organismo e são observadas mesmo nos locais onde o agente infeccioso não está presente.

Clinicamente podemos observar queda na pressão arterial, acompanhados por sinais de redução de fluxo sanguíneo nos órgãos ou lesões de outros órgãos (sonolência ou confusão mental, diminuição da produção de urina, queda nas plaquetas, alterações na coagulação sanguínea, distúrbios respiratórios e disfunção cardíaca podem estar presentes).

Referências:

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Sepse. 2020. Disponível em: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/sepse

Questão 69
Gabarito: B
Comentários: Alternativa A. Incorreta. A desinfecção de nível intermediário não é suficiente para esterilizar material cirúrgico.

Alternativa B. Correta. O método indicado é o vapor saturado sob pressão por meio do equipamento autoclave e para aqueles termossensíveis os métodos indicados são aqueles automatizados físico-químicos por meio de óxido de etileno, vapor a baixa temperatura e formaldeído e vapor de peróxido de hidrogênio

Alternativa C. Incorreta. Considerar que, no bloco cirúrgico, o profissional já adentrou de máscara e touca, logo procede-se com a lavagem cirúrgica das mãos com a secagem correta; vestimenta do avental cirúrgico; calçamento de luvas estéreis; e preparo do paciente para o procedimento.

Alternativa D. Incorreta. É obrigatório o monitoramento, com periodicidade definida em protocolo elaborado pelo CME ou pela Empresa Processadora, da limpeza dos produtos para saúde e dos equipamentos automatizados de limpeza dos produtos para saúde.

Gabarito SES DF: gabarito preliminar

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova objetiva, no site da FUNATEC: https://funatec.org.br/.

Gabarito SES DF: recursos

Os candidatos terão o prazo de cinco dias úteis para interpor recursos após a publicação do gabarito preliminar. Dessa forma, o período será de 05 a 12/09/2023.

Gabarito SES DF: cronograma

O certame seguirá o seguinte cronograma:

  • Gabarito preliminar: 04/09/2023
  • Período para recursos contra o gabarito preliminar das provas objetivas: 05 a 13/09/2023
  • Divulgação dos recursos contra o gabarito preliminar: 29/09/2023
  • Divulgação do gabarito oficial das provas objetivas: 29/09/2023
  • Divulgação do resultado preliminar da prova objetiva: 29/09/2023
  • Resultado final da prova objetiva e convocação para avaliação biopsicossocial: 20/10/2023

Análise da prova SES DF

Fez a prova da SES DF Técnico Enfermagem neste domingo (03/09)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do concurso SES DF

Concurso SES DF Secretaria de Saúde do Distrito Federal – DF
Situação atual em andamento
Banca organizadora Funatec
Cargos Técnico em Enfermagem
Escolaridade Nível técnico
Carreiras saúde
Lotação Distrito Federal
Número de vagas 1.200 vagas
Remuneração R$ 1.735,50
Inscrições 06/07 a 08/08/2023
Taxa de inscrição R$ 65,00
Data da prova objetiva 03/09/2023
Clique aqui para ver o edital SES DF Técnico Enfermagem

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


4 de Setembro de 2023

Tudo que sabemos sobre:

em andamento