Aqui você encontra o Gabarito Extraoficial MP BA para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo. As provas foram aplicadas neste domingo (05/03), no turno vespertino.
O Ministério Público da Bahia está ofertando 13 vagas imediatas mais a formação de cadastro de reserva. O Consulplan é o organizador!
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova MP BA:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Análise
- Resumo e edital do concurso MP BA
Destaques: |
Gabarito MP BA Extraoficial
Para a correção da prova, os professores utilizaram a prova tipo 1 branca CONFIRA AQUI!
VEJA AQUI o Gabarito Extraoficial na íntegra!
Gabarito MP BA: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará os comentários das questões da prova para o cargo de Assistente Técnico Administrativo, comentadas por nossos professores especialistas.
Navegue pelo índice e confira os comentários para cada disciplina:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Legislação do Ministério Público da Bahia
- Noções de Administração
- AFO – Administração Financeira e Orçamentária
- Espelho de Redação
Gabarito MP BA: Língua Portuguesa
QUESTÕES DE 01 a 15 Prof. Gustavo Silva
Questão 1 – E
Ocorre alteração de sentido em I (enfatizar significa destacar, ao passo que enredar, criar enredo) e II (enaltecer quer dizer exaltar, enquanto aviltar é tornar vil, indigno).
Questão 2 – D
Para que haja emprego de agente da passiva, existe a necessidade de a reescrita produzir estrutura de voz passiva, a qual tem como pressuposto a presença de um verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto acompanhado de seu sujeito e de seu objeto direto, que será transformado em agente da passiva. Só se veem esses elementos da frase I (“Autor sempre colocou o amor”)e da frase III (a coordenadora do Nudephac colocou a estrutura).
Questão 3 – A
“Autor”, que é o sujeito da oração em se apresenta, retoma, por coesão, o antecedente “João Ubaldo Ribeiro”, daí a correção do item A.
Questão 4 – E
A própria referência bibliográfica caracteriza o texto como “notícia”, tal gênero textual é tipicamente narrativo e não literário, uma vez que é texto informativo com linguagem predominantemente denotativa, daí a correção do item E.
Questão 5 – A
O título apresenta a figura de linguagem metonímia, recurso estilístico que se baseia, no caso, na substituição da parte (a promotora de Justiça) pelo todo (MP – Ministério Público). Além disso, pode-se enxergar certa linguagem metafórica na expressão “roda de conversa”; contudo, não se trata efetivamente de uma comparação implícita.
Questão 6 – E
No título “A vida é um eterno amanhã”, tem-se o sujeito “A vida”, o verbo de ligação “é” e o predicativo do sujeito “um eterno amanhã”. Assim, ocorre predicado nominal, em conformidade com o item E.
Questão 7 – A
Efetivamente o título do texto equivale a uma comparação implícita: “A vida é [como] um eterno amanhã”. Daí por que o item A é o correto.
Questão 8 – B
O verbo referir-se é verbo transitivo indireto e pronominal; assim, o pronome “me” é parte integrante do verbo e não exerce função sintática, ao passo que o termo “a locuções, expressões […] coisas assim” é objeto indireto.
Questão 9 – E
O autor faz referência, no primeiro parágrafo, a um alemão (“falante de outro idioma”) que não consegue imediata e facilmente perceber que não há pronta equivalência entre a palavra “amanhã” e o termo alemão “morgen”. Daí a correção do item E.
Questão 10 – E
A crase em “à custa de” ocorre pelo fato de termos aí uma locução prepositiva feminina, na qual a crase é fixa, portanto obrigatória. Disso decorre a correção das afirmações II, III e VI e a correção do item E.
Questão 11 – E
A forma “saiba” é a 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo. Em A, B C e D, “refiro”, “dá”, “Refiro” e “são”, respectivamente, apresentam-se no presente do indicativo.
Questão 12 – D / A
A expressão “coitado do alemão” demonstra certo sentimento de piedade, indulgência, clemência com relação ao possível sofrimento do estrangeiro ante a dificuldade imposta pela multiplicidade de significado de certas palavras.
Convém ressaltar que a banca pode também considerar que a intenção do comentário do autor não é de sincera preocupação, e sim com tom de deboche, o que possibilitaria a adoção do item A como gabarito.
Questão 13 – C
O que “dá para ser resolvido de uma maneira ou outra”, no texto, diz respeito ao trecho “a locuções, expressões idiomáticas, palavras de gíria, flexões verbais, declinações e coisas assim”, informação apresentada no período anterior em forma de enumeração. Disso decorre a correção do item C.
Questão 14 – E
No texto, a multiplicidade de significados atribuída à palavra “amanhã” é associada à necessidade de “distinguir qual o sentido pretendido pelo interlocutor brasileiro”. Em outras palavras, quando o emissor brasileiro emprega a palavra amanhã, ele a usa em contextos variados, daí as várias possibilidades de significado e a correção do item E.
Questão 15 – B
As estatísticas são costumeiramente empregadas como recurso argumentativo para comprovar a correção daquilo que se afirma no texto, ou seja, elas servem para sustentar a tese que se defende. Disso decorre a correção do item B.
Gabarito MP BA: Raciocínio Lógico
QUESTÕES DE 16 a 25 Prof. Josimar Padilha
QUESTÃO 16
Para responder essa questão, temos que considerar apenas a proposição P1 condicional sendo falsa, onde o antecedente é verdadeiro e o consequente é falso:
P1: Ministério é público(V) → o promotor é inteligente(F) = F
Assim, com as valorações das proposições acima temos como resposta a letra C.
Se o promotor não é inteligente (V)→ Ministério é público(V) = V
Resposta letra C
QUESTÃO 17
Temos uma questão de raciocínio matemático (equação do 1 grau).
x/(3 )+1/2. 2x/3+x/6+6=x
Realizando as contas, temos x = 36.
O produto dos algarismos 3 x 6 = 18.
Resposta letra E
QUESTÃO 18
Temos uma questão de equivalência lógica condicional, onde iremos aplicar a lei contra positiva. Dada a proposição: “Se um criminoso é perdoado pelas falhas do sistema, então a sociedade leva um tapa na cara”, a equivalência será “ Se a sociedade não leva um tapa na cara, então um criminoso não é perdoado pelas falhas do sistema.
Resposta letra A
QUESTÃO 19
O consumo diário de cada servidor é 10,8 / 18 = 0,6 litros.
O número de servidores aumentou em 50% , logo, 18 x 1,5 = 27 servidores
E o consumo de água por servidor 0,6 x 1,2 = 0,72
27x 0,72x 20= 388,8 litros = 388800 ml
388800 / 300 = 1296
Resposta letra D
QUESTÃO 20
Temos uma questão de verdades e mentiras, onde iremos procurar as declarações que estão em contradição.
A: D e E são do meu pavilhão
B: Todas as manhãs tomamos banho de sol aqui na penitenciária
C: A é do meu pavilhão
D: Só tomamos banho de sol segunda, quarta, sexta e sábado.
E: C pertence ao pavilhão dos mentirosos.
Sabendo que temos 03 detentos que falam a verdade e 02 deles mentem, podemos observar que os detentos B e D estão em contradição, logo um deles mente e o outro fala a verdade, da mesma forma os detentos C e E, onde teremos um falando a verdade e o outro mentira. Como temos 03 verdades, e duas delas, já se encontram nas contradições, podemos inferir que a declaração de A é verdade.
Com a certeza que a primeira declaração é verdadeira, podemos concluir que a declaração de C é falsa, consequentemente a declaração de E é verdade.
Sabendo que o detento A fala a verdade, temos a certeza de que os detentos D e E também falam a verdade, assim, os detentos B e C são mentirosos.
Resposta letra D
QUESTÃO 21. Questão passiva de anulação
QUESTÃO 22
Temos uma questão de sequência:
20156;10076,5036, X, 1256, 626,311
Subtraindo: 20156 – 10076= 10.080
10076 – 5036 = 5.040
5036 – X = metade 5.040 (2520)
Logo, 5036 – 2520 = 2516
Soma dos algarismos: 2+5+1+6 = 14
Resposta letra E
QUESTÃO 23
Vamos considerar Procedentes de P e improcedentes de I.
P/0,85=I/0,15
P = 0,85k
I = 0,15k
P = I + 42
0,85 K = 0,15K + 42
K = 60
P = 0,85k = 0,85 x 60 = 51
I = 0,15k = 0,15 x 60 = 9
Total: 60
Resposta letra A
QUESTÃO 24
Temos uma questão de negação de proposição composta condicional: (Irei trabalhar no MPBA) → ( farei um bom trabalho V serei reprovado no estágio probatório) Mantém o antecedente e nega o consequente ( MANÉ) : Irei trabalhar no MPBA e não farei um bom trabalho e não serei reprovado no estágio probatório.
Resposta letra A
QUESTÃO 25
Temos as seguintes proposições:
Se o Rogério vai atuar em um caso(V/F), então Rogério compra um terno novo(V). = V
Se Rogério usa sapato marrom(V), então vai representar (V). = V
Rogério comprou um terno novo(V) ^ foi trabalhar de sapato marrom(V) = V
Resposta letra A
Gabarito MP BA: Direito Administrativo
QUESTÕES DE 26 a 34 Prof. Diogo Surdi
26-Letra b.
Na situação apresentada, o ato administrativo possui vício no elemento competência (também chamado de sujeito). E tendo em vista que a competência em questão é exclusiva, não há possibilidade de convalidação do respectivo ato administrativo.
27-Letra b.
A Letra B é a alternativa que corresponde ao gabarito da questão, tendo em vista que nenhum ato administrativo punitivo é, também, negocial. Nos atos negociais, a declaração de vontade do Poder Público coincide com o interesse do particular. Nos atos punitivos, há a aplicação de uma penalidade e/ou medida restritiva. Logo, os interesses das duas espécies de atos são conflitantes.
28-Letra a.
Assim como afirmado na Letra A, um ato administrativo pode decorrer de mais de um poder administrativo. Como exemplo, temos a aplicação de sanção administrativa a um servidor público, que decorre diretamente do poder disciplinar e indiretamente do poder hierárquico.
29-Letra b.
De acordo com a doutrina administrativa, são deveres do administrador público: o poder-dever de agir, o dever de probidade, o dever de prestar contas e o dever de eficiência.
30-Letra d.
Em ambas as normas jurídicas que versam sobre as licitações públicas (Lei 8.666/1993 e Lei 14.133/2021), o princípio do julgamento objetivo consta expressamente no respectivo texto legal.
Lei 14.133/2021 – Art. 5º Na aplicação desta Lei, serão observados os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da eficiência, do interesse público, da probidade administrativa, da igualdade, do planejamento, da transparência, da eficácia, da segregação de funções, da motivação, da vinculação ao edital, do julgamento objetivo, da segurança jurídica, da razoabilidade, da competitividade, da proporcionalidade, da celeridade, da economicidade e do desenvolvimento nacional sustentável, assim como as disposições do Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro).
Lei 8.666/1993 – Art. 3o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
31-Letra b.
Uma das novidades da Lei 14.133/2021 foi o suprimento da modalidade licitatória convite, que constava no texto da Lei 8.666/1993. Com isso, a alternativa correta é a Letra B.
32-Letra b.
Na Lei 14.133/2021 (nova lei das licitações), o credenciamento é elencado como uma das hipóteses de licitação inexigível.
Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:
IV – objetos que devam ou possam ser contratados por meio de credenciamento.
33-Letra d.
Na situação narrada, o cidadão que sofreu o dano deve ajuizar uma ação indenizatória perante o Estado. Posteriormente, em caso de dolo ou culpa do agente público, deve o Poder Público ajuizar uma ação regressiva.
O fundamento para ambas as ações decorre da responsabilidade civil objetiva do Estado, cuja previsão é o texto da Constituição Federal.
Art. 37, § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
34-Letra e.
Estabelece o artigo 8º da Lei 8.429/1992 que “O sucessor ou o herdeiro daquele que causar dano ao erário ou que se enriquecer ilicitamente estão sujeitos apenas à obrigação de repará-lo até o limite do valor da herança ou do patrimônio transferido”.
35-Letra c.
O §4º do artigo 16 da Lei 8.429/1992 determina que “A indisponibilidade de bens poderá ser decretada sem a oitiva prévia do réu, sempre que o contraditório prévio puder comprovadamente frustrar a efetividade da medida ou houver outras circunstâncias que recomendem a proteção liminar, não podendo a urgência ser presumida”.
Logo, a assertiva está correta e corresponde a um dos dispositivos da Lei de Improbidade Administrativa.
Gabarito MP BA: Direito Constitucional
Confira o gabarito extraoficial do professor Luciano Dutra
QUESTÃO: 36
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
Segundo o art. 5º, XXV, da CF/1988 “no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano”
QUESTÃO: 37
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
Conforme o art. 26, IV, da CF/1988, “Incluem-se entre os bens dos Estados: […] as terras devolutas não compreendidas entre as da União”
QUESTÃO: 38
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
De acordo com o art. 5º, XXXVIII, da CF/1988, “é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:
a) a plenitude de defesa;
b) o sigilo das votações;
c) a soberania dos veredictos;
d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida”.
QUESTÃO: 39
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
À luz do art. 5º, XLIV, da CF/1988, “constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático”.
QUESTÃO: 40
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
A interceptação telefônica exige ordem judicial. Conforme o art. 5º, XII, da CF/1988, “é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”.
QUESTÃO: 41
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
Conforme o art. 103-B, “caput”, da CF/1988, “O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução”
QUESTÃO: 42
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
A única alternativa que não encontra amparo no art. 84, é a letra “a”
QUESTÃO: 43
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
Segundo o art. 12, § 4º, II, da CF/1988, “Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: […] adquirir outra nacionalidade”. Ressalte-se que o caso narrado não se enquadra nas exceções de dupla nacionalidade
QUESTÃO: 44
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Segundo o STF (ADI 2.259), o direito de certidão é “garantia fundamental dotada de eficácia plena e aplicabilidade imediata”.
QUESTÃO: 45
GABARITO: B
COMENTÁRIO:
Conforme o art. 136, da CF/1988, “O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”.
Gabarito MP BA: Legislação do Ministério Público da Bahia
QUESTÕES DE 46 a 50 Prof. Diogo Surdi
46-Letra e.
Estabelece o artigo 8º da norma estadual que “Quadro é o conjunto de cargos de provimento permanente e de provimento temporário, integrantes dos órgãos dos Poderes do Estado, das autarquias e das fundações públicas”.
47-Letra c.
Apenas na Letra C não temos uma situação de impedimento, uma vez que o vínculo, para configurar o mencionado impedimento, deve ocorrer até o segundo grau.
Art. 75 É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:
I seja cônjuge, companheiro ou parente e afins até terceiro grau do postulante ou do notificado;
II esteja litigando judicial ou administrativamente com o postulante ou respectivo cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;
III tenha cônjuge, companheiro ou parente e afins até segundo grau figurando como advogado, defensor dativo ou representante legal do postulante ou do notificado;
IV tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha, pregoeiro, representante ou auditor, ou se tais situações ocorrerem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;
V tenha conduzido expediente de apuração prévia, integrado comissão ou órgão deliberativo responsável pela análise dos atos que fundamentaram a instauração do processo administrativo.
48-Letra c.
Diferente do que é estabelecido na Letra C, o mandato do Ouvidor do Ministério Público do Estado da Bahia admite uma recondução.
Art. 5º – O cargo de Ouvidor do Ministério Público do Estado da Bahia será exercido por Procurador de Justiça em atividade, eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça e nomeado pelo Procurador-Geral de Justiça, para mandato de 02 (dois) anos, permitida uma recondução.
49-Letra b.
O §6º do artigo 103-B da Constituição Federal estabelece que “Junto ao Conselho oficiarão o Procurador-Geral da República e o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil”.
50-Letra c.
O §1º do artigo 17 da Resolução 181/2017 do CNMP determina que “O membro do Ministério Público velará pela segurança de vítimas e testemunhas que sofrerem ameaça ou que, de modo concreto, estejam suscetíveis a sofrer intimidação por parte de acusados, de parentes deste ou pessoas a seu mando, podendo, inclusive, requisitar proteção policial em seu favor”.
Gabarito MP BA: Noções de Administração
QUESTÕES DE 51 a 54 e 57 Prof. Adriel de Sá Monteiro
Questão 51
Gabarito preliminar: D
O item I está correto. O controle estratégico é também denominado controle organizacional. É o sistema de decisões de cúpula que controla o desempenho e os resultados da empresa como um todo, tendo por base as informações realimentadoras que chegam do ambiente externo à empresa ou do nível intermediário. Sua dimensão de tempo é o longo prazo.
O item II está correto. No mesmo sentido, o controle estratégico avalia o desempenho global da organização, medido por indicadores como eficiência, produtividade, rentabilidade, competitividade, inovação, satisfação dos clientes, trabalhadores, acionistas, imagem etc. (SOBRAL; PECI, 2008).
O item III está incorreto. É o controle estratégico que acompanha as tendências ambientais e analisa a adequação das intenções estratégicas ao ambiente. De um modo geral, o controle tático se refere aos aspectos menos globais da organização. Sua dimensão de tempo é o médio prazo. Em outros termos, seu conteúdo não é tão genérico nem tão abrangente como o controle estratégico. É direcionado para médio prazo e aborda cada unidade da empresa – como um departamento ou cada conjunto de recursos tomado isoladamente.
O item IV está correto. O controle operacional se refere aos aspectos mais específicos, como as tarefas e operações. Sua dimensão de tempo é o curto prazo, pois seu objetivo é imediatista: avaliar e controlar o desempenho das tarefas e operações a cada momento. É também o subsistema de controle mais voltado para a realidade concreta da empresa: o seu dia-a-dia, em termos de tarefas realizadas, na maioria das vezes, de produção ou de acompanhamento.
O item V está correto. O controle tático (administrativo, intermediário, departamental ou gerencial) é praticado nas áreas funcionais da organização (como, por exemplo, marketing e recursos humanos). São controles que produzem informações especializadas e possibilitam a tomada de decisão em cada uma dessas áreas.
O item VI está incorreto. Cronogramas, diagramas do tipo PERT, planilhas e orçamentos são tipos de instrumento de controle utilizados no nível operacional, e não tático.
SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
Questão 52
Gabarito preliminar: E
A previsão colaborativa é um método de previsão de demanda. Utiliza múltiplos participantes, sejam eles das áreas funcionais variadas de uma só empresa (marketing, operações, logística, financeiro, compras etc.) ou dos vários membros de uma cadeia de suprimento – vendedores, transportadores e compradores.
O autor Ballou (2006) cita alguns passos importantes desse método, dentre eles:
- Deve haver alguém liderando o processo e providenciando a indispensável comunicação e o cronograma das reuniões do grupo (erro do item I).
- Os tipos de informação necessários à previsão e ao processo de sua coleta devem ser logo identificados, inclusive o momento, as quantidades e a(s) pessoa(s) responsável(is) (item II está correto).
- Métodos para o processamento da informação de múltiplas fontes, tipos e formatos devem ser criados, bem como os pesos a serem usados para combinar e equilibrar previsões dos múltiplos participantes (item III está correto).
- Há a necessidade de métodos para traduzir a previsão final na forma necessária para cada participante, tais como vendas, embarques e SKUs no total e por conta de cliente, território de serviço etc. (item IV está correto).
- Deve estar sempre à disposição um processo para revisar e atualizar a previsão com base em tempo real (item V está correto).
- É preciso estabelecer métricas para avaliar a previsão e determinar se a previsão colaborativa é realmente um aperfeiçoamento com relação aos métodos tradicionais (item VI está correto).
Logo, apenas o item I está incorreto.
BALLOU, R. H. Logística Empresarial: gerenciamento da cadeia de suprimentos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Questão 53
Gabarito preliminar: A
As necessidades básicas, fisiológicas ou de sobrevivência (ordem primária ou de baixa ordem) são aquelas que se relacionam com o ser biológico, tais como a necessidade de manter-se vivo, respirar, comer, descansar, beber, dormir, relações sexuais, etc. Aplicadas à motivação no trabalho, referem-se às necessidades de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho, etc.
As necessidades de segurança (ordem primária ou de baixa ordem) são aquelas que estão vinculadas à ausência de perigo, de se estar em ordem, com segurança. No trabalho, relacionam-se com estabilidade no emprego, plano de saúde, seguro de vida, etc.
As necessidades sociais, de associação ou afetivas (ordem secundária ou de ordem elevada) são necessidades de se manter relações humanas com harmonia, ou seja, de sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos. No ambiente de trabalho, vinculam-se às necessidades de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis, etc.
As necessidades de status ou autoestima (ordem secundária ou de ordem elevada) envolvem o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e pelos outros. Em geral, é a necessidade de se sentir digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho, etc. Aplicadas à motivação no trabalho, referem-se às necessidades de responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback, etc.
As necessidades de autorrealização ou crescimento incluem aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima, de autonomia, de independência e de autocontrole. No trabalho, envolve os desafios, a necessidade de influenciar nas decisões, ter autonomia, autodesenvolvimento profissional, etc.
Analisando as necessidades em destaques e relacionando-as às alternativas da questão, temos:
(3. Sociais, de associação ou afetivas) Amizade dos colegas
(2. Segurança) Condições seguras de trabalho
(5. Autorrealização ou crescimento) Participação nas decisões
(1. Básicas, fisiológicas ou de sobrevivência) Conforto físico
(4. Status ou autoestima) Promoções
(4. Status ou autoestima) Orgulho e reconhecimento
(2. Segurança) Estabilidade no emprego
(3. Sociais, de associação ou afetivas) Interação com clientes
(1. Básicas, fisiológicas ou de sobrevivência) Horário de trabalho razoável
(1. Básicas, fisiológicas ou de sobrevivência) Intervalos de descanso
(2. Segurança) Remuneração e benefícios
(5. Autorrealização ou crescimento) Trabalho criativo e desafiante.
Questão 54
Gabarito preliminar: D
Comumente, a doutrina lista as etapas de controle da seguinte forma:
1. Estabelecimento de objetivos, padrões, metas ou critérios – Os padrões representam o desempenho desejado. Os critérios representam as normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se estabelecer o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. Constituem os objetivos que o controle deverá assegurar ou manter. Os padrões podem ser expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou por meio de índices.
2. Observação do desempenho atual – Para controlar um desempenho deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele. O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informação que recebe.
3. Comparação do desempenho atual com o padrão estabelecido – O desempenho deve ser comparado com o padrão para verificar eventuais desvios ou variações. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido geralmente é feita por meio de gráficos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc.
4. Ação corretiva, feedback ou realimentação – O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões estabelecidos para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira. Assim, as variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas. A ação corretiva visa fazer com que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer.
Ou seja, o ciclo inclui medir o desempenho (com base nos critérios e padrões estabelecidos), comparar e corrigir (se necessário).
Questão 57
Gabarito preliminar: A
A afirmativa I é verdadeira. De fato, entende-se por organização o conjunto de pessoas e recursos reunidos com o intuito de buscar um ou mais objetivos comuns. Enquanto a estrutura possui uma visão vertical da organização, a departamentalização possui uma visão mais horizontal, ou seja, trata da divisão e variedade das atividades desenvolvidas na organização.
A afirmativa II é verdadeira. As estruturas em rede são estruturas flexíveis de trabalho interligado de unidades organizacionais e equipes. Há elevada conectividade entre as partes, que desenvolvem suas funções com autonomia e de forma autocoordenada.
A afirmativa III é verdadeira. A implementação de mudanças e a promoção de cooperação é importante em praticamente todas as profissões. Considerar as mudanças do mundo e as necessidades de adaptação é sinônimo de uma gestão eficiente.
A afirmativa IV é verdadeira. Essa divisão do trabalho entre departamentos marca um estado de diferenciação (unidades de vendas, de produção, de pesquisa). Porém, esses departamentos precisam fazer um esforço convergente e unificado para atingir objetivos globais da organização. Em consequência, ocorre também um processo de integração.
LAWRENCE, P. R.; LORSCH, J. W. As empresas e o ambiente: diferenciação e integração administrativas. Petrópolis-RJ: Vozes, 1973.
Gabarito MP BA: AFO – Administração Financeira e Orçamentária
QUESTÕES DE 55 a 60 Prof. Manuel Piñon
QUESTÃO NÚMERO: 55
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Logo na leitura do primeiro item já vemos a resposta da questão. Note que ao projetar recursos da estaca zero, com justificativa para todos os novos gastos, fica claro que está se referindo ao orçamento base-zero, cuja característica inequívoca é essa. Assim, já podemos marcar a letra A.
QUESTÃO NÚMERO: 56
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
O único item incorreto é o I, visto que a classificação das receitas em originárias e derivadas é uma classificação meramente doutrinária, não sendo obrigatória e nem oficial.
QUESTÃO NÚMERO: 56
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
O único item incorreto é o I, visto que a classificação das receitas em originárias e derivadas é uma classificação meramente doutrinária, não sendo obrigatória e nem oficial.
QUESTÃO NÚMERO: 58
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Na alternativa C temos dois erros. O primeiro está em dizer que os órgãos setoriais e as unidades orçamentárias não podem participar do processo de elaboração do processo de estimativas de arrecadação, já que, em verdade, são fundamentais nesse processo. O segundo erro está na palavra extraorçamentárias, já que as reestimativas são feitas apenas para as receitas orçamentárias.
QUESTÃO NÚMERO: 59
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A alternativa incorreta é a letra B. Confira na página 111 do MCASP: “O passivo financeiro é calculado a partir das contas crédito empenhado a liquidar e contas do passivo que representem obrigações independentes de autorização orçamentária para serem realizadas”.
QUESTÃO NÚMERO: 60
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Na verdade, o PPA é um instrumento de médio prazo (4 anos) e cada ente federado tem o seu próprio PPA.
Gabarito MP BA: Espelho de Redação
Espelho de Redação Prof. Gustavo Silva
Padrão de Resposta – Concurso Público para Provimento dos cargos de Assistente Técnico Administrativo e Analista Técnico do Ministério Público do Estado da Bahia
Para atender ao tema “o dever de proteger o meio ambiente em face aos direitos a ele relacionados, uma demanda real e urgente”, espera-se que o candidato aborde que, como um direito constitucional previsto no art. 225, a proteção ao meio ambiente é um direito de todos e também um dever em si mesmo, uma vez que é por meio do meio ambiente equilibrado que são garantidos diversos outros direitos, pois apenas pela preservação dos recursos naturais é que se pode garantir e conservar o potencial evolutivo da humanidade. Além disso, o meio ambiente é um bem coletivo, e é usufruído tanto pelas gerações presentes quanto deve ser garantido às futuras.
Dessa forma, o meio ambiente compreende diversas dimensões da vida em sociedade, como a individual, por meio do direito individual a uma vida digna e sadia; a social, pela qual o meio ambiente é um bem difuso e integrante do patrimônio coletivo da humanidade; e a intergeracional, por seu dever de preservação ambiental para as gerações futuras. Assim, a necessidade de se garantir um meio ambiente
saudável e ecologicamente equilibrado é instituída como um direito da coletividade, de modo a se compreender o notável avanço trazido por este para a construção de um sistema de garantias da qualidade de vida dos cidadãos. Diante de sua fundamental importância, é dever de toda a coletividade e do poder público defender e preservar o meio ambiente, e não apenas delegar tal preservação a terceiros, uma vez que, como bem coletivo e essencial para a vida de quaisquer seres do planeta, exige uma ação de toda a coletividade em prol de sua defesa.
Contudo, a defesa de um meio ambiente saudável não tem sido a prioridade de todos pelo fato de este ser entendido por muitos como um entrave ao desenvolvimento econômico e ao usufruto individual daqueles que não o entendem como necessário à sobrevivência dos que aqui já estão e daqueles que estão por vir. Desse modo, o uso irresponsável e desordenado de recursos naturais, a queima de combustíveis fósseis e a degradação ambiental têm acarretado consequências já vividas pela atual população do planeta, tais como aquecimento global, desertificação, destruição dos ecossistemas, provocada pelo desmatamento, e poluição com reflexos imediatos na saúde e sobrevivência das pessoas, além de inúmeros desastres ambientais que desabrigam e matam milhares de pessoas todos os anos.
Tal visão de exploração do meio ambiente é incompatível com o ideal de desenvolvimento sustentável, conceituado como “o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações” (WWF Brasil). Por meio de tal modelo de desenvolvimento, busca-se propor meios de harmonizar os dois objetivos em questão, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, por meio de ações que promovam a conscientização sobre o uso equilibrado dos recursos.
Portanto, o alcance de um modelo de desenvolvimento que respeite e proteja o meio ambiente, tanto de forma urgente quanto para gerações futuras, depende de esforços coletivos, que incluem a ação da sociedade civil, das empresas e dos Estados nacionais. Os Estados têm a obrigação de garantir os direitos humanos para todos, tais como os direitos de participação, acesso à informação e acesso à justiça em assuntos ambientais. Dessa forma, a efetivação desse direito está nas mãos de todas as pessoas, as quais devem desempenhar um papel ativo nos esforços para preservar o meio ambiente e evitar desastres ambientais proporcionados pela ação humana.
Gabarito MP BA: gabarito preliminar
O Instituto Consulplan não especificou uma data para a publicação do gabarito preliminar. O costume das bancas organizadoras, contudo, é publicá-los em até 2 dias após a realização das avaliações.
Gabarito MP BA: recursos
O edital de abertura destaca que caberá interposição de recursos, devidamente fundamentados, ao Instituto Consulplan, no prazo de 02 (dois) dias úteis da publicação das decisões objetos dos recursos.
Os recursos deverão ser protocolados em requerimento próprio disponível no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br.
Prova instituição MP BA: análise
Fez a prova do Ministério Público da Bahia neste domingo (05/03)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do Concurso MP BA
concurso MP BA | Ministério Público da Bahia |
---|---|
Situação atual | Edital publicado |
Banca organizadora | Instituto Consulplan |
Cargos | Assistente Técnico-Administrativo e Analista Técnico |
Escolaridade | Níveis médio e superior |
Carreira | Funções Essenciais à Justiça |
Lotação | Estado da Bahia |
Número de vagas | 13+ CR |
Remuneração | de R$ 3.416,22 a R$ 6.154,13 |
Inscrições | de 23 de dezembro de 2022 a 06 de fevereiro de 2023 |
Taxa de inscrição | de R$ 80,00 a R$ 120,00 |
Data da prova objetiva | 05 de março de 2023 |
Clique aqui para ver o edital MP BA 2022 |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa