Gabarito SEC BA: confira o gabarito extraoficial!

Gabarito SEC BA: confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova do último domingo (6/11)!

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8 de Novembro de 2022

O concurso SEC BA teve as provas aplicadas no último domingo, dia 6 de novembro de 2022, no período da manhã. Organizado pela banca FCC, o edital da Secretaria de Educação do Estado da Bahia oferta 2.113 vagas.

Curioso para saber como foi o seu desempenho na prova para Coordenador Pedagógico? Nesta matéria você encontra a correção por disciplina e os comentários dos nossos Gran Professores.

Fique atento! Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova SEC BA para Coordenador Pedagógico.

Ser aprovado é questão de treino: Educação com Willian Dornela

Gabarito SEC BA: gabarito extraoficial

O gabarito extraoficial da prova de Coordenador Pedagógico está em elaboração pelo time de especialistas do Gran Cursos Online. Assim que estiver pronto, nós o disponibilizaremos aqui. Fique ligado!

Gabarito SEC BA: comentários

Aqui no Gran Cursos Online você poderá conferir o gabarito extraoficial da prova de Coordenador Pedagógico, comentadas por nossos professores especialistas.

Para facilitar a navegação, dividimos o conteúdo por assunto. Basta clicar na disciplina desejada que você será direcionado aos comentários dos professores, confira:

Para conferir o enunciado, basta clicar no número da questão!

Gabarito SEC BA: Conhecimentos Pedagógicos

Prof. Gustavo Silva 

QUESTÃO: 01
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Tradicional. Uma sala de aula tradicional é onde o professor modera e regula o fluxo de informações e conhecimentos. Espera-se que os alunos continuem desenvolvendo seus conhecimentos sobre um assunto fora da escola por meio de exercícios de lição de casa.

QUESTÃO: 02
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Na tendência libertadora, Paulo Freire: A educação libertadora busca desenvolver a consciência crítica de que já são portadores os educandos. Parte da convicção de que há uma riqueza de ideias, de dons e de carismas na alma e no cotidiano dos interlocutores. Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Pedagogia de Projetos.

QUESTÃO: 03
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:

Letra A – a palavra retroceder torna o item errado.

Letra B – Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

(Vide Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

  • 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

Letra C – as categorias administrativas, como escolas filantrópicas e confessionais, fazem parte da coexistência de instituições publicas e privadas. A CF/88 em seu Art. 213. Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que:

I – comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação;

II – assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.

Letra D – Existe a ação redistributiva e supletiva, não a diluição. Compete a União, Estados, Municípios e o Distrito Federal em seu Art. 8º da LDB.

Letra E – a palavra reverter torna o item errado.

QUESTÃO: 04
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 

Letra A – Errada: misturou o novo ensino médio com a resolução solicitada na questão.

Letra B – Linguagens e esporte torna o item errado.

Letra C – Certa: o Art. 14. A base nacional comum na Educação Básica constitui-se de conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; e nos movimentos sociais.

  • 1º Integram a base nacional comum nacional:
  1. a) a Língua Portuguesa;
  2. b) a Matemática;
  3. c) o conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política,

especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da História e das Culturas Afro-Brasileira e Indígena,

  1. d) a Arte, em suas diferentes formas de expressão, incluindo-se a música;
  2. e) a Educação Física;
  3. f) o Ensino Religioso.

Letra D – Errada: misturou o novo ensino médio com a resolução solicitada na questão.

Letra E – Linguagens e esporte torna o item errado.

QUESTÃO: 05
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Essas experiências, como apontado, favorecem a preparação básica para o trabalho e a cidadania, o que não significa a profissionalização precoce ou precária dos jovens, ou o atendimento das necessidades imediatas do mercado de trabalho.

Ao contrário, supõe o desenvolvimento de competências que possibilitem aos estudantes inserir-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável em um mundo do trabalho cada vez mais complexo e imprevisível, criando possibilidades para viabilizar seu projeto de vida e continuar aprendendo, de modo a ser capazes de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

QUESTÃO: 06
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A Teoria Pós-Critica estuda o campo do MULTICULTURALISMO, pois a Teoria Crítica sozinha não atende ao estudo do campo. Ao abrir espaço não apenas para ensinar a tolerância e o respeito, mas, sobretudo, para provocar análises “[…] dos processos pelos quais as diferenças são produzidas através de relações de DIFERENÇA e DESIGUALDADES” (SILVA, 2003, p. 89). Palavras-chave Teorias pós-críticas: identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso saber-poder, representação, cultura, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo. Pág. 17.

 QUESTÃO: 07
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Piaget, quando descreve a aprendizagem, tem um enfoque diferente do que normalmente se atribui a esta palavra. Piaget separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento. Para Piaget, segundo MACEDO (1994), a aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não. Enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos. Para o autor MORAES, quanto mais crítico é o processo de aprendizagem, mais se desenvolve a curiosidade epistemológica, necessária para a construção de conhecimento.

QUESTÃO: 08
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: No Brasil, uma das pioneiras no estudo do tema é Cleo Fante, doutoranda em ciências da educação. Ela já atuou em escolas públicas e particulares do estado de São Paulo como professora de história, geografia, e ética e cidadania. Cleo explica que o bullying(do inglês bully, valentão, brigão) é um fenômeno encontrado nas relações entre pares, em especial, estudantes. “Na prática, ocorre quando um estudante (ou mais), de forma intencional, elege como alvo outro (ou outros) contra o qual desfere uma série de maus-tratos repetitivos, impossibilitando a defesa” […]

QUESTÃO: 09
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

Letra A – Errado. As ações da Gestão Escolar, por meio do PPP, tornam o ambiente democrático, participativo e plural.

Letra B – Errado. RESOLUÇÃO Nº. 01/2021 DE 25 DE MAIO DE 2021  – Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de

Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância.

Letra C – Errado. a palavra fora torna o item errado.

Letra D – Certo, a ideia de Pereira, visa enfatizar a realidade dos alunos da EJA, por meio de temas geradores de Paulo Freire.

Letra E – Errado. a educação é direito público subjetivo e obrigatória dos 4 aos 17 anos. Além, da garantia da aprendizagem ao longo da vida.

Gabarito SEC BA: Educação na CF 88 (Marcos Legais)

QUESTÃO 10: comentário Prof. Carlinhos Costa
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Revela-se objeto do Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Básica que, nos termos do Plano Nacional da Educação, em seu art. 11, deve ser coordenado pela União em colaboração com os demais entes federativos e produzir:
I. indicadores de rendimento escolar, referentes ao desempenho dos(as) estudantes apurado em exames nacionais de avaliação, com participação de pelo menos 80% (oitenta por cento) dos(as) alunos(as) de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aos dados pertinentes apurados pelo censo escolar da educação básica; e
II. indicadores de avaliação institucional, relativos a características como o perfil do alunado e do corpo dos(as) profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre outras relevantes.

QUESTÃO 10: comentário Prof. Gustavo Silva 

GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

QUESTÃO: 11
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Maior envolvimento e engajamento: a participação do corpo discente é um dos maiores fatores que contribuem para a retenção de alunos, que se sentem valorizados e podem trabalhar diferentes áreas do conhecimento.

 QUESTÃO: 12
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

Letra A – Errado, instituições privadas torna o item errado.

Letra B – Errado, ainda é vigente.

Letra C – Errado, são diretrizes para basear-se na construção de seus currículos.

Letra D – Certa, é um referencial curricular para o perfil de comunidade a ser atendida.

Letra E – Errado, o documento não fala sobre metodologias de aprendizagens.

QUESTÃO: 13
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Conforme o Artigo 24, a Parte diversificada prevê a atitude da coordenação:

  • 5º  No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa.        (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

Compete a cada Estado, Município ou Distrito Federal, por meio de seu currículo, criar estratégias de acordo com a Lei.

 QUESTÃO: 14
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: conforme a Lei 13.146 de 2015 da Lei Brasileira de Inclusão, nota-se que compete ao poder público:

Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

I – sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida;

VII – planejamento de estudo de caso, de elaboração de plano de atendimento educacional especializado, de organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de tecnologia assistiva;

VIII – participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar;

QUESTÃO 15: comentário Prof. Gustavo Silva
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;  (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009) (Vide Emenda Constitucional nº 59, de 2009).

QUESTÃO 15: comentário Prof. Carlinhos Costa
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A educação escolar compõe-se da educação básica que formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

 

Gabarito SEC BA: Estatuto da Criança e do Adolescente

Prof. Fabiana Borges

QUESTÃO: 20
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A assertiva correta é D, sem interposição de recurso.

Diante do caso enunciado na questão 20, competirá aos dirigentes da escola, comunicar ao Conselho Tutelar, conforme previsão do artigo 56 e incisos I e II, do Estatuto da Criança e do Adolescente:

Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
I – maus-tratos envolvendo seus alunos;
II – reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos
escolares; Literalidade da lei.

Gabarito SEC BA: Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Aguardando comentário do professor.

Gabarito SEC BA: Noções de igualdade racial e de gênero

Prof. Patrícia Santos Maciel: Questões 23, 25,26,27,28,29 e 30

QUESTÃO 23: “O diretor de um estabelecimento de ensino…”
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Lei 7.716 Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Art. 6º Recusar, negar ou impedir a inscrição, ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público, ou privado de qualquer grau.
Pena: reclusão de três a cinco anos.
Parágrafo único. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos, a pena é agravada de 1/3 (um terço).
Gabarito: A – “Caracteriza crime punível com pena de reclusão….”

QUESTÃO 24: comentário Prof. Douglas Vargas

GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Segundo o Código Penal, art. 140:
Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.
§ 1º – O juiz pode deixar de aplicar a pena:
I – quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
II – no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria. Assim sendo, a assertiva “D” está alinhada ao §1, inciso II do art. 140 do CP, ao asseverar que “quando consistir em outra injúria, a retorsão imediata pode motivar o juiz a deixar de aplicar a pena.

QUESTÃO 25: “Segundo previsão expressa na Convenção sobre a Eliminação…”
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Artigo 10 – Os Estados-Partes adotarão todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação contra a mulher, a fim de assegurar-lhe a igualdade de direitos com o homem na esfera da educação e em particular para assegurarem condições de igualdade entre homens e mulheres:
a) As mesmas condições de orientação em matéria de carreiras e capacitação profissional, acesso aos estudos e obtenção de diplomas nas instituições de ensino de todas as categorias, tanto em zonas rurais como urbanas; essa igualdade deverá ser assegurada na educação pré-escolar, geral, técnica e profissional, incluída a educação técnica superior, assim como todos os tipos de capacitação profissional;
b) Acesso aos mesmos currículos e mesmos exames, pessoal docente do mesmo nível profissional, instalações e material escolar da mesma qualidade;
c) A eliminação de todo conceito estereotipado dos papéis masculino e feminino em todos os níveis e em todas as formas de ensino mediante o estímulo à educação mista e a outros tipos de educação que contribuam para alcançar este objetivo e, em particular, mediante a modificação dos livros e programas escolares e adaptação dos métodos de ensino;

QUESTÃO 26: “A capoeira….”
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Estatuto da Igualdade racial: Art. 20. O poder público garantirá o registro e a proteção da capoeira, em
todas as suas modalidades, como bem de natureza imaterial e de formação da identidade cultural brasileira, nos termos do art. 216 da Constituição Federal.
Parágrafo único. O poder público buscará garantir, por meio dos atos normativos necessários, a preservação dos elementos formadores tradicionais da capoeira nas suas relações internacionais.

QUESTÃO 27: “A Lei Maria da Penha”
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Art. 1º Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Art. 5º Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: (Vide Lei complementar nº 150, de 2015).

I – no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;
II – no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;
III – em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.

Art. 6º A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.

QUESTÃO 28: “Para alcançar a plena igualdade…”
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: RECONHECENDO que para alcançar a plena igualdade entre o homem e a mulher é necessário modificar o papel tradicional tanto do homem como da mulher na sociedade e na família,

QUESTÃO 29: “Para efeito do que vem disposto no Estatuto da Igualdade Racial…”
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Art. 1° Estatuto IV – população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;

QUESTÃO 30: “Nos termos da Constituição Federal…”
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

Gabarito SEC BA:  Projeto Político Pedagógico

Prof. Gustavo Silva

QUESTÃO: 31
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

A – Errada, as realidades realmente são diferentes.
Letra – B – Errada, a notas do Ideb são melhores em outros estados como Santa Catarina e Distrito Federal.
Letra – C – Errada, a professora precisa se adaptar ao contexto social da comunidade escolar.
Letra – D – Certa, conforme o item.
Letra – E – A equipe precisa intervir em suas práticas. Formação continuada nela.

QUESTÃO: 32
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:

Letra – A Errada, construção de todos.
Letra – B – Certa, a construção é coletiva.
Letra – C – Errado, a palavra MEC torna o item errado.
Letra – D – Errado, o PPP, pode ser alterado a qualquer momento para atender as novas necessidades da
escola.
Letra – E – Errado, é um documento necessário para a identidade da escola.

QUESTÃO: 33
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:  Certo, buscando sempre a articulação do conhecimento por meio da interdisciplinaridade.

QUESTÃO: 34
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Letra – A – Errado, escrituração escolar.
Letra – B — Errado, histórico escolar.
Letra – C – Certo, a prática pedagógica, que envolve o seu currículo real.
Letra – D — Errado, Base Nacional Comum e Parte diversificada, por meio de disciplinas.
Letra – E — Errado, Segundo Tomaz Tadeu da Silva, o currículo seria um objeto que precederia a teoria, a qual só entraria em cena para descobri-lo, descrevê-lo, explicá-lo.

QUESTÃO: 35
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Letra – A – Errada, que ou o que apresenta os caracteres racionais rigorosos e metódicos do
pensamento de Descartes.
Letra – B – Errada, disciplinas são conceitos de algo específicos.
Letra – C – Errada, conhecimentos especializados, são em etapas e anos específicos.
Letra – D – A interdisciplinaridade, supera a fragmentação da multidisciplinaridade por meio de dois
fatores e a mesma é coordenada.
Letra – E – Errada, conhecimento dominante é um pensamento tradicional e jesuíta e verdades absolutas

QUESTÃO: 36
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Letra – A – Certo, a jornada pedagógica, busca-se uma gestão democrática no ensino público.
Letra – B – Errada, a palavra ineficiência torna o item errado.
Letra – C – Errada, Lei Federal nº 14.040 de 18/08/2020, que estabelece normas educacionais excepcionais
a serem adotadas durante o estado de calamidade pública ocasionado pela COVID 19.
Letra – D – Errada, busca um planejamento para o próximo biênio.
Letra – E – Errada, toda a educação básica e superior contemplada pela SEC-BA

QUESTÃO: 37
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Letra – A – Errado, o PPP, possui autonomias pedagógicas, administrativas, jurídicas e financeira.
Letra – B – Errado, por toda a comunidade escola

Letra – C – Errado, não pode se eximir sobre as suas responsabilidades.
Letra – D – Errado, a palavra restrita torna o item errado.
Letra – E – Certa, segundo o PPP é necessário autonomia para que o mesmo busque atender todos os sujeitos que contempla no cenário institucional.

QUESTÃO: 38
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:

Letra – A – Errado, o projeto político pedagógico é emancipatório, transformador. Esta visão é de um documento burocrático empresarial.
Letra – B – Certo, a palavra superação torna o item certo. Busca a participação de todos.
Letra – C – Errado, se é democrático é necessário a participação de todos os sujeitos.
Letra – D – Errado, não é proibido o ensino tradicional, pois o mesmo faz parte da construção democrática, o mesmo não deve ser utilizado como centro da prática pedagógica.
Letra – E – Errado, o PPP é construído democraticamente, creio eu que a ideia da banca foi misturar o que é o conceito e o papel do grêmio estudantil, com o conceito de PPP.

QUESTÃO: 39
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Letra – A – Errado, a palavra provisório torna o item errado.
Letra – B – Errado, conforme o texto não manifesta ou aparece, mas sim, supera a fragmentação do currículo.
Letra – C – Certo, a interdisciplinaridade busca superar a fragmentação do currículo.
Letra – D – Errado, o ensino tradicional é voltado mais para o conceito de multidisciplinaridade.
Letra – E – Errado, a educação profissional técnica de nível médio faz parte da modalidade de ensino educação profissional e tecnológica, utilizada no ensino médio.

QUESTÃO: 40
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

Letra – A, Certo a interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas, por meio do diálogo e cooperação entre dois níveis…
Letra – B – Errado, o termo é pluridisciplinar.
Letra – C – Errado, o termo é transdisciplinar.
Letra – D – Errado, a troca é necessária para a interdisciplinaridade.
Letra – E – Errado, este conceito é para as disciplinas e não para a prática de projetos interventivos ou reagrupamentos que faz parte da organização do projeto pedagógico.

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Gabarito SEC BA: gabarito preliminar

De acordo com o cronograma, o Gabarito das Provas Objetivas será divulgado no site da Fundação Carlos Chagas, no dia 7 de novembro de 2022.

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Gabarito SEC BA: recursos

O período para a interposição de recursos contra os  Gabaritos e Questões das Provas Objetivas ficará aberto entre os dias 7 e 8 de novembro de 2022.

Para interpor recurso, o candidato deverá necessariamente preencher o campo “Fundamentação”. A fundamentação constitui pressuposto para o conhecimento do recurso, devendo o candidato ser claro, consistente e objetivo no seu pleito.

Os recursos deverão ser interpostos exclusivamente pela internet, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), de acordo com as instruções constantes na página do Concurso Público.

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Gabarito SEC BA: próximas etapas

  • 06/12/22 – Publicação do Resultado Provisório das Provas Objetivas;
  • 07 a 08/12/22 – Prazo para interposição de recursos quanto ao Resultado das Provas Objetivas;
  • 11/01/23 – Publicação do Resultado Definitivo das Provas Objetivas, após recursos e do Resultado Provisório da Prova Discursiva;
  • 12 a 13/01/23 – Prazo para interposição de recursos quanto ao Resultado Provisório da Prova Discursiva;
  • 24/02/23  Publicação do Resultado Definitivo da Prova Discursiva;
  • 27/02/23 a 03/03/2023 – Prazo para o envio de Títulos;
  • 18/03/23 – Publicação do Resultado Provisório da Prova de Títulos;
  • 30 a 31/03/23 – Prazo para interposição de recursos quanto ao Resultado Provisório da Prova
    de Títulos e
  • 18/04/22 – Resultado Final e Homologação do concurso.

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Prova SEC BA: análise

Realizou a prova SEC BA neste domingo (6/11)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova correspondia com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

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Resumo do concurso SEC BA

Concurso SEC BA Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação Carlos Chagas – FCC
Cargos Professores e Coordenadores Pedagógicos.
Escolaridade Superior
Carreiras Educação
Lotação Bahia
Número de vagas 2.113 vagas
Remuneração de R$ 5.050,43 a R$ 5.187,88
Inscrições de 3 de agosto a 5 de setembro de 2022
Taxa de inscrição R$ 140,00
Data da prova objetiva 6 de novembro de 2022
Clique aqui para conferir o edital SEC BA

 


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8 de Novembro de 2022

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