O concurso UFU MG teve as provas aplicadas no domingo, dia 20 de março. A Universidade Federal de Uberlândia oferta 25 vagas para Assistente em Administração.
Curioso para saber como foi o seu desempenho na prova? Nesta matéria você encontra a correção da prova por disciplina e os comentários dos nossos Gran Professores.
Fique atento! Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.
Navegue pelo índice e saiba os detalhes sobre a Prova UFU MG para o cargo de Assistente em Administração.
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Gabarito UFU MG: gabarito extraoficial
O gabarito concurso UFU MG extraoficial está em elaboração pelo time de especialistas do Gran Cursos Online.
Gabarito UFU MG: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Assistente em Administração. Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.
Clique aqui para ver a prova utilizada para a correção.
Gabarito UFU MG: Língua Portuguesa
Baixe aqui o PDF com os comentários de Língua Portuguesa do professor Bruno Pilastre
QUESTÃO 1
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o texto é claramente uma notícia, a qual apresenta uma informação central do relato. Não estamos diante de um relatório, um resumo ou uma resenha, como incorretamente indicam as alternativas (A), (B) e (C).
QUESTÃO 2
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: a adjetivação cumpre a função de convencer o leitor a conhecer Cartagena. Os elementos não textuais, como a fonte, ajudam a identificar a função social do texto. No título, lemos: “10 razões para conhecer Cartagena”. Se ela apresenta razões para se realizar algo (uma viagem), há o objetivo de convencer.
QUESTÃO 3
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: os termos em destaque (marcadores temporais) certamente possuem função coesiva (e por isso a alternativa (A) está incorreta). Em termos teóricos, os marcadores temporais não auxiliam diretamente na progressão temática do texto (na dinâmica tema-rema), e por isso descarto as alternativas (C) e (D). Assim, temos a alternativa (B) como correta.
Comentário após gabarito da banca: a banca considerou que os marcadores temporais CONTRIBUEM para a progressão temática do texto. De fato, isso ocorre. Altero, portanto, o meu registro de gabarito de B para C.
QUESTÃO 4
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: na direção argumentativa do texto, pode-se concluir que, conscientemente, o ser humano optou por uma vida ativa para vencer o sedentarismo imposto pela conjuntura moderna. A alternativa (B) não é uma conclusão (em relação à direção argumentativa que o texto realiza), mas uma informação presente no próprio texto. Na proposta do texto, o ser humano não gasta energia à toa para vencer o sedentarismo (esse gasto de energia é, na verdade, necessário e saudável) – e por isso a alternativa (A) está incorreta. Por fim, descartamos a alternativa (C) pela falsa ideia de que o sedentarismo gerou uma evolução da espécie.
Comentário após gabarito da banca: discordo do gabarito da banca, pois a alternativa (B) não está relacionada à direção argumentativa do texto.
QUESTÃO 5
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: na narrativa, o enunciador situa-se no ano de 2121. Ele apresenta um relato em retrospectiva, perspectivando as gerações anteriores. Nesse relato, desenvolve-se o argumento de que a ação do passado (cuidados com o meio ambiente) gera resultados positivos no futuro. Assim, argumenta-se em favor da ideia de que ainda é possível (hoje) salvar o planeta (para o presente e, principalmente, o futuro). Nas demais alternativas, apresentam-se objetivos inadequados em relação ao que se lê no texto.
QUESTÃO 6
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: As alternativas (A), (B) e (C) estão incorretas porque, na verdade: há sentidos convencionais; nem todas as palavras possuem dois (e apenas dois) sentidos; o ponto de vista de cada falante da língua não é o fator determinante para a interpretação dos sentidos das palavras. Assim, temos a alternativa (D) como correta: o sentido das palavras pode variar em função do contexto em que elas são mobilizadas.
QUESTÃO 7
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a afirmação “esse tipo de discurso é ficcional” é esclarecida pelo trecho em (B): o discurso que mostra empresas, líderes ou empreendedores como os melhores do mundo é ficcional, pois, por melhor que uma companhia seja, não existe lugar que não tenha seus problemas e suas complexidades.
QUESTÃO 8
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: a retomada por “a artista”, “a dona de casa” e “a proprietária” cumprem função coesiva (referencial) e auxiliam na composição da imagem de Mitzi para o leitor (isto é, ajudam o leitor a saber que Mitzi é artista, dona de casa e proprietária do sítio). A retomada evita, sim, a mesmice (por coesão pronominal ou pela adoção de um único termo), além de agrega valor informacional. Por fim, a retomada pelas formas indicadas não possui apenas valor estilístico.
QUESTÃO 9
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: as perguntas destacadas são supostas dúvidas daqueles (leitura genérica) que se veem diante da tarefa de escrever uma carta de apresentação. As perguntas não são do jornalista (Sidnei Santos) ou as que Bernadette afirma que os candidatos que avalia tiveram. Por fim, as perguntas não são especificamente dos leitores da reportagem (como em uma carta do leitor).
QUESTÃO 10
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a questão focaliza as jornalistas (Maria Luiza e Carina Brito, ambas da revista Pequenas empresas & grandes negócios). Ambas buscam associar aspectos pessoais das empreendedoras (história de vida, experiências profissionais pregressas, vivências etc.) ao sucesso de seus empreendimentos.
Gabarito UFU MG: Noções de Informática
Confira aqui as questões de Informática comentadas pelo professor Fabrício Melo
QUESTÃO 11
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O Microsoft Windows 10 permite que o usuário escolha entre dois tipos de contas para iniciar uma sessão, as contas Microsoft e as contas locais. Em razão de as contas locais existirem apenas no computador do usuário, a Microsoft incentiva os usuários a usarem uma conta Microsoft para se conectarem ao Windows 10. Considere as afirmativas apresentadas a seguir sobre as possíveis vantagens de entrar no Windows 10 usando uma conta Microsoft.
I. O usuário pode facilmente compartilhar arquivos entre outros computadores nos quais ele entra usando essa conta, porque os computadores terão as mesmas credenciais de entrada. Uma conta Microsoft é uma conta de logon único (SSO, single sign-on) que o usuário pode usar para efetuar logon em qualquer serviço da Microsoft e, inclusive, para serviços prestados por outras empresas que adotaram contas Microsoft como credenciais padrão.
II. O usuário pode seletivamente sincronizar configurações como o tema do computador, configurações do navegador Web, senhas, preferências de idioma e configurações de facilidade de acesso entre os computadores nos quais entra usando a mesma conta. O usuário pode configurar qualquer endereço de e-mail válido que já tenha como uma conta Microsoft ou criar uma nova conta de e-mail usando um dos domínios de serviços de webmail da Microsoft (por exemplo, Hotmail.com ou outlook.com).
III. O usuário pode acessar outros serviços da Microsoft que requerem logon (sign in). Se o usuário estiver usando uma conta Microsoft e desejar, posteriormente, entrar no computador usando uma conta local, ele poderá converter esta conta Microsoft em uma conta local, vinculando ao ato de transferir os privilégios desta conta Microsoft para outro e-mail.
IV. O usuário de contas Microsoft terá acesso a até 3 gigabytes (GB) de armazenamento online gratuito no OneDrive com uma assinatura do Office 365 particular. Caso tenha uma conta governamental, terá até 10 gigabytes (GB) de armazenamento online gratuito no OneDrive.
Assinale a alternativa CORRETA.
A. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
B. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C. Apenas as afirmativas I e II estão corretas
D. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
III. NÃO é possível transferir contas da Microsoft para outro e-mail, devido à complexidade de serviços que são associados.
IV. O armazenamento gratuito é de 5GB.
QUESTÃO 12
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O Microsoft Word 2013 possui uma variedade de modos de exibição de documentos, cada um adequado a um objetivo específico. Para alternar entre os modos de exibição, o usuário deve clicar nos botões correspondentes ao modo desejado que ficam localizados no grupo Modos de Exibição, na guia Exibição.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os principais modos de exibição.
A. Modo de exibição “Estrutura de Tópicos”: Esse modo de exibição mostra a estrutura de um documento como níveis aninhados de títulos e corpo de texto, e fornece ferramentas para visualizar e alterar a hierarquia.
B. Modo de exibição “Layout da WEB”: Esse modo de exibição mostra o documento da maneira que aparecerá quando visualizado em um navegador da Web. O usuário pode examinar planos de fundo e outros efeitos. Pode, ainda verificar como o texto é quebrado de forma automática para caber na janela e como os gráficos são posicionados.
C. Modo de exibição “Modo de Leitura”: Esse modo de exibição mostra tanto conteúdo do documento quanto couber na tela em um tamanho confortável para a leitura. A Faixa de Opções é substituída por uma barra de ferramentas no topo da tela com botões para pesquisar e navegar no documento. O usuário pode visualizar comentários, mas não pode editar o documento.
D. Modo de exibição “Layout de Impressão”: Esse modo de exibição mostra o conteúdo de um documento com um layout simplificado, de modo que o usuário possa inserir e editar o texto de forma rápida. O usuário pode visualizar elementos de layout como cabeçalhos e rodapés.
No modo “Layout de impressão “o documento será mostrado da mesma forma que ficará na forma impressa, logo mostrará o início e fim da página, imagens, cabeçalhos e rodapé etc.
QUESTÃO 13
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
O Microsoft Excel 2013 possui um recurso chamado “Preenchimento Relâmpago” que exibe sugestões de como Excel 2013 prevê que o usuário pretende combinar valores presentes em colunas. Imagine que você tenha uma planilha de dados estruturados em quatro colunas: Coluna A com Sobrenomes; Coluna B com nomes; Coluna C com iniciais de sobrenomes intermediários (caso o nome da pessoa possua); Coluna D deverá apresentar o Nome Completo das pessoas cadastradas em cada uma das linhas da planilha. A figura a seguir exemplifica essa planilha com alguns dados.
Considere as afirmativas a seguir sobre exemplificações de atuação deste recurso de preenchimento relâmpago.
I. Se a pessoa cadastrada na primeira linha de dados (linha 2 da figura) possuir apenas Sobrenome (célula A2) e Nome (célula B2), o recurso de preenchimento relâmpago acrescenta um espaço em branco extra, localizado entre o nome e o sobrenome, ao Nome Completo resultante na célula D2.
II. O recurso de Preenchimento Relâmpago começa a sugerir as combinações de dados após o início da digitação relativa à segunda pessoa, ou seja, após duas edições consecutivas. Na figura exemplo, portanto, as sugestões poderiam começar a partir da edição da célula D3, logo após a edição na célula D2.
III. Em razão do Nome Completo resultante da combinação de dados na célula D2 da Figura exemplo não possuir Iniciais de Sobrenomes (célula C2 está vazia), quando iniciarmos a digitação de dados na célula D3 a sugestão de combinação não considerará, portanto, a Inicial de Sobrenomes contidas na célula C3.
IV. Para as demais linhas de dados da Figura exemplo (células D4 e D5), considerando que as células D2 e D3 seguiram os procedimentos necessários ao preenchimento relâmpago, será preciso digitar a primeira letra do Nome para que o recurso de Preenchimento Relâmpago atue.
Assinale a alternativa CORRETA.
A. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
B. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
C. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
D. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
I. O recurso preenchimento relâmpago só iria começar a preencher a partir da célula D3, pois usará o padrão da D2 para efetuar o preenchimento.
IV. O recurso preenchimento relâmpago irá começar a preencher a partir da célula D3, pois usará o padrão da D2 para efetuar o preenchimento. Por isso, não é necessário começar a digitar em D4 e D5.
QUESTÃO 14
GABARITO PRELIMINAR: PASSÍVEL DE RECURSO. Tanto as letras B e D estão corretas.
COMENTÁRIO: O Microsoft PowerPoint 2013 possui diversos recursos que permitem a estruturação e formatação de apresentações. Dentre as funcionalidades mais comuns temos seções de slides, temas e a alteração de fundo dos slides. Assinale a alternativa CORRETA sobre essas funcionalidades mencionadas.
A. O tema padrão do PowerPoint consiste em um plano de fundo cinza, uma gama variada de cores e cinco fontes disponíveis.
B. Ao desenvolver uma apresentação com mais de 12 slides, é possível trabalhar em subconjuntos de slides criando seções.
C. No PowerPoint é possível definir o plano de fundo através de um gradiente de cores, textura e cores sólidas. Imagens devem ser utilizadas através de caixas de texto para comporem o plano de fundo
D. Alteração do tema, mesmo que em um único slide da apresentação, modifica o tema em toda a apresentação.
PROVÁVEL GABARITO: PASSÍVEL DE RECURSO.
Tanto as letras B e D estão corretas.
B) É possível a inserção de seções no Power Point. Basta um clique com o botão direito entre um slide e outro no painel de slide e escolher a opção Adicionar seção.
D) Quando inserimos um tema em algum slide de uma apresentação, todos os slides presentes receberão o mesmo tema.
QUESTÃO 15
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O Microsoft Outlook 2013 possui uma janela composta por diversos componentes, sendo que, dentre esses componentes, temos quatro áreas que auxiliam na organização do ambiente de trabalho. Assinale a alternativa INCORRETA sobre essas quatro áreas.
A. Painel de Pastas: É um painel localizado ao lado esquerdo da janela do Outlook 2013 e seu conteúdo modifica-se dependendo do módulo que está sendo visualizado. Este painel pode exibir pastas de e-mails (como a pasta que mantém os e-mails recebidos e a pasta que mantém os e-mails enviados), bem como listas do Microsoft SharePoint.
B. Barra de Tarefas (To-Do): É um painel localizado no canto inferior direito da janela do Outlook 2013 e exibe os demais aplicativos abertos com anexos que foram recebidos em e-mails. Por exemplo, ao abrir um anexo do Microsoft Word que chegou em um e-mail, um link para este documento é adicionado nessa Barra de Tarefas, visando facilitar a navegação entre os aplicativos.
C. Área de Conteúdo: Esta área exibe o conteúdo do módulo selecionado, por exemplo, a lista de e-mails em uma determinada pasta, o calendário ou seus contatos.
D. Painel de Leitura: Trata-se de um Painel opcional que pode ser exibido verticalmente ou horizontalmente dentro da área de conteúdo. Neste Painel é possível visualizar e trabalhar com o conteúdo de itens selecionados ou, até mesmo, visualizar arquivos anexos a e-mailsem formato, por exemplo, do Microsoft Word ou do Microsoft Excel.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA B.
A barra de tarefas não exibe os anexos dos e-mails.
De acordo com a própria MICROSOFT:
A To-Do é um dos painéis que você pode adicionar ao Outlook para seu computador ou laptop. Você pode usar a barra To-Do para exibir seus eventos de calendário futuros, sua lista de tarefas ou seus contatos favoritos.
Gabarito UFU MG: Direito Administrativo
Confira aqui as questões de Direito Administrativo comentadas pelo professor Diogo Surdi
QUESTÃO 16
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Dentre as alternativas propostas, apenas a Letra C está incorreta. Na hipótese de o relatório da sindicância concluir que a infração está capitulada como ilícito penal, a autoridade competente encaminhará cópia dos autos ao Ministério Público, medida que será adotada independentemente da imediata instauração do processo disciplinar.
Art. 154, Parágrafo único. Na hipótese de o relatório da sindicância concluir que a infração está capitulada como ilícito penal, a autoridade competente encaminhará cópia dos autos ao Ministério Público, independentemente da imediata instauração do processo disciplinar.
As demais alternativas estão corretas, nos termos da Lei 8.112/1990.
Art. 164. Considerar-se-á revel o indiciado que, regularmente citado, não apresentar defesa no prazo legal.
Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual, ou superior ao do indiciado.
Art. 160. Quando houver dúvida sobre a sanidade mental do acusado, a comissão proporá à autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta médica oficial, da qual participe pelo menos um médico psiquiatra.
QUESTÃO 17
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A Letra D está incorreta, sendo a resposta da questão. De acordo com o artigo 86, temos a previsão de que “O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral”.
As demais alternativas estão corretas, nos termos da Lei 8.112/1990.
Art. 83. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovação por perícia médica oficial
Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.
QUESTÃO 18
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Letra A: Errada. A definição de servidor públicos, para os fins éticos, abrange inclusive aqueles que exercem suas atribuições sem o recebimento de valores financeiros.
XXIV – Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
Letra B: Certa. A alternativa está de acordo com as disposições do Código de Ética.
XVIII – À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.
Letra C: Errada. As comissões de ética apenas podem aplicar a penalidade de censura.
Letra D: Errada. Conforme mencionado, apenas a censura poderá vir a ser aplicada pela comissão de ética.
XXII – A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
QUESTÃO 19
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A alternativa A está incorreta. Nos termos do artigo 16, §4º, da Lei 8.429/1992, temos a previsão de que “A indisponibilidade de bens poderá ser decretada sem a oitiva prévia do réu, sempre que o contraditório prévio puder comprovadamente frustrar a efetividade da medida ou houver outras circunstâncias que recomendem a proteção liminar, não podendo a urgência ser presumida”.
As demais alternativas estão corretas, nos termos da mencionada norma jurídica.
Art. 16, § 7º A indisponibilidade de bens de terceiro dependerá da demonstração da sua efetiva concorrência para os atos ilícitos apurados ou, quando se tratar de pessoa jurídica, da instauração de incidente de desconsideração da personalidade jurídica, a ser processado na forma da lei processual.
- 13. É vedada a decretação de indisponibilidade da quantia de até 40 (quarenta) salários mínimos depositados em caderneta de poupança, em outras aplicações financeiras ou em conta-corrente.
- 14. É vedada a decretação de indisponibilidade do bem de família do réu, salvo se comprovado que o imóvel seja fruto de vantagem patrimonial indevida, conforme descrito no art. 9º desta Lei.
QUESTÃO 20
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A Letra A é o gabarito da questão. Nos termos do artigo 49-A, §6º, da Lei 9.784/1999, encontramos situações em que a decisão coordenada não poderá ser aplicada.
Art. 49-A, § 6º Não se aplica a decisão coordenada aos processos administrativos:
I – de licitação;
II – relacionados ao poder sancionador; ou
III – em que estejam envolvidas autoridades de Poderes distintos.
As demais alternativas estão corretas.
Art. 49-A, § 4º A decisão coordenada não exclui a responsabilidade originária de cada órgão ou autoridade envolvida.
- 5º A decisão coordenada obedecerá aos princípios da legalidade, da eficiência e da transparência, com utilização, sempre que necessário, da simplificação do procedimento e da concentração das instâncias decisórias.
Art. 49-E. Cada órgão ou entidade participante é responsável pela elaboração de documento específico sobre o tema atinente à respectiva competência, a fim de subsidiar os trabalhos e integrar o processo da decisão coordenada.
Gabarito UFU MG: Administração Geral e Pública
Confira aqui a correção das questões de Noções de Administração pelo professor Adriel Sá.
Questão 21
Gabarito extraoficial: C.
Comentário:
· HABILIDADES TÉCNICAS: envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização.
· HABILIDADES HUMANAS: estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal.
· HABILIDADES CONCEITUAIS: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Assim, temos que:
A letra A se refere às habilidades conceituais.
A letra B se refere às habilidades técnicas.
A letra C se refere às habilidades humanas.
A letra D não se refere especificamente a nenhuma das habilidades.
Questão 22
Gabarito extraoficial: D.
Comentário: O plano operacional é a parte mais detalhada do planejamento. Assim, cuidam das atividades rotineiras da organização, assegurando que os colaboradores executem suas tarefas e operações de acordo com o estabelecido pela organização.
Por isso o enunciado menciona aqueles que indicam “qual a ação a ser realizada”.
Sobre a letra A, o plano estratégico trabalha em cima das decisões de alto nível, sendo o principal motor do pensamento a longo prazo. Ele começa, geralmente, com a definição da missão, dos valores e da visão da organização.
Sobre a letra B, os planos financeiros andam juntos com o planejamento financeiro e exibem informações como orçamento, balanço patrimonial, fluxo de caixa e análise de dados.
Sobre a letra C, plano de marketing é o documento que sintetiza o planejamento das estratégias de marketing para determinado período.
Questão 23
Gabarito extraoficial: B.
Comentário:
O item I está correto. A eficácia (ênfase nos fins) é verificada nos níveis institucional e intermediário da organização (planejamentos estratégico e tático).
O item II está incorreto. O planejamento dos detalhamentos é o operacional. O planejamento operacional é o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica. Ou seja, é o planejamento que trata dos pormenores, desdobrando os assuntos do planejamento tático em ação.
O item III está correto. O planejamento estratégico (também chamado de planejamento global) consiste em elaborar objetivos que visem à relação da organização com seu ambiente externo (oportunidades e ameaças) e com o seu ambiente interno (forças e fraquezas).
O item IV está correto. O planejamento estratégico é projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente.
Questão 24
Gabarito extraoficial: A.
Comentário:
A burocracia está alicerçada em um tripé, composto por três características que delineiam o seu modelo de estrutura: a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.
· Formalidade – Nas organizações formais, a capacidade de influenciar o comportamento alheio baseia-se em normas e regulamentos que estipulam qual é o comportamento esperado, e quais são os direitos e deveres dos participantes.
· Impessoalidade – Como consequência da formalidade, as relações entre os integrantes das organizações burocráticas são governadas pelos cargos que eles ocupam. As relações processam-se entre ocupantes de cargos (ou papéis), e não entre pessoas. O indivíduo investido em determinado cargo gerencial (ou cargo investido de autoridade) é um superior, que ocupa uma jurisdição, a qual define os limites de seus poderes, dentro dos quais as ordens podem ser dadas e devem ser obedecidas.
· Profissionalismo – Na grande maioria das organizações formais e para a grande maioria das pessoas, os cargos são ocupados em regime de dedicação exclusiva, oferecendo a seus ocupantes uma carreira profissional. O membro de uma burocracia é um funcionário que faz do cargo um meio de vida mediante o recebimento de um salário regular em troca de seus serviços. Assim, a letra A define bem o contexto da organização burocrática: uma organização baseada em uma legislação própria com uma estrutura social razoavelmente organizada. Desta maneira, economizam esforços
e possibilitam a padronização dentro da organização. As demais alternativas não têm relação com as características da organização burocrática.
Questão 25
Gabarito extraoficial: C.
Comentário: A questão trata do contexto dos motivos internos e externos no conceito de comportamento. Os motivos internos são as necessidade, aptidões, interesses e habilidades do indivíduo que o fazem capaz de realizar certas tarefas, que o fazem sentir-se atraído por certas coisas e evitar outras. Podem ser definidos também como impulsos interiores de natureza fisiológica e psicológica, afetados por fatores sociológicos: necessidades, frustrações, aptidão, habilidades, atitudes e interesses. Já os motivos externos são os estímulos e incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue porque satisfazem a uma necessidade, despertam um sentimento de interesse porque representam uma recompensa a ser alcançada.
Questão 26
Gabarito extraoficial: D.
Comentário: A organização por funções, também chamada de funcional, é baseada nas funções de cada departamento, como finanças, marketing, produção ou operações, recursos humanos etc. Assim, ela agrupa órgãos e cargos por função para aproveitar a integração de conhecimento, habilidades e processos de trabalho em uma só unidade. Ou seja, os deveres e responsabilidades não sã semelhantes em cada uma dessas divisões.
Sobre a letra A, a organização territorial ou geográfica agrupa as atividades de acordo com o território, região ou área geográfica.
Sobre a letra B, trata-se da estrutura que se baseia primordialmente no processo de produção, criando departamentos de acordo com as principais fases do processo utilizado na fabricação dos produtos. Essa é chamada de organização por processo ou fases do processo.
Sobre a letra C, não se trata de um modelo de organização comumente citado pela literatura consagrada.
Questão 27
Gabarito extraoficial: A.
Comentário: Questão simples e recorrente, que trata dos estilos básicos de liderança: o autocrático (autoritário), o liberal (laissez-faire) e o democrático.
Questão 28
Gabarito extraoficial: D.
Comentário: O sistema de administração por objetivos pode ser definido como um processo pelo qual o administrador superior e o administrador subordinado de uma organização identificam em conjunto as metas que lhes são comuns, definem as principais áreas de responsabilidades de cada pessoa em termos dos resultados que delas se espera, e usam esses padrões de desempenho tanto como guias para a operação da unidade como para aferir o grau de colaboração de cada um dos seus integrantes. Observe a imagem:
Logo, os itens I, II e III trazem características marcantes do modelo de APO. O item IV deixa dúvidas, mas como não há opção que justifique a marcação desse item juntamente com os demais, não se trata de uma opção a ser considerada nessa questão.
Questão 29
Gabarito extraoficial: B.
Comentário:
A resposta precisa obedecer à lógica de um sistema:
· Entradas (inputs): sua função caracteriza as forças que fornecem ao sistema o material, a energia e a informação para a operação ou o processo, o qual gera determinadas saídas do sistema que devem estar em sintonia com os objetivos anteriormente estabelecidos.
· Processo de transformação (processo em si): é definido como a função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída). Esse processador é a maneira pela qual os elementos componentes do sistema interagem, no sentido de produzir saídas desejadas.
· Saídas (outputs): correspondem aos resultados do processo de transformação. As saídas podem ser definidas como as finalidades para as quais se uniram objetivos, atributos e relações do sistema.
· Retroalimentação, realimentação ou feedback: pode ser considerada como a reintrodução de uma saída sob a forma de informação. É um processo de comunicação que reage a cada entrada de informação incorporando o resultado da ação-resposta desencadeada por meio de nova informação, a qual afetará seu comportamento subsequente e assim sucessivamente.
Logo, nosso gabarito é a letra B.
Questão 30
Gabarito extraoficial: A
Comentário: Observe a imagem a seguir:
Assim, o primeiro passo é planejar; o segundo, organizar; o terceiro, dirigir; e, depois, controlar. Em síntese, temos o seguinte:
· O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. É definir aonde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência. Trata-se de um modelo para ação futura.
· A função organização é responsável pela criação de uma estrutura organizacional, por meio da qual se define o trabalho que as pessoas devem realizar. Também, é a disposição dos recursos (físicos, financeiros e humanos) refletida na divisão de mão de obra da organização em departamentos específicos e empregos, linhas formais de autoridade e mecanismos para coordenar as tarefas organizacionais diversas.
· A direção é a função que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejada. A direção designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles.
· O controle (e avaliação) é a função administrativa que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar suas repetições.
Logo, a correlação correta está na letra A.
Gabarito UFU MG: Legislação
Aguardando comentário do professor.
Gabarito UFU MG: Conhecimentos Específicos
Aguardando comentário do professor.
Gabarito UFU MG: Redação Oficial
Questão 31
Gabarito extraoficial: C
Comentário:
Não contribui para a clareza a adoção de regionalismos (alternativa (B)) ou explicitar o significado de siglas em todas as suas ocorrências (alternativa (D)). A adoção de ordem inversa pode ser, na verdade, um recurso para tornar algum sentido mais claro (e, por isso, a alternativa (A) está incorreta). Assim, a alternativa correta é a (C), pois privilegiar o uso de palavras e expressões simples e buscar uniformizar o tempo verbal são estratégias linguísticas que contribuem para tornar o texto claro.
Questão 32
Gabarito extraoficial: B
Comentário:
As afirmativas em (A), (D) e (E) estão corretas, pois traduzem adequadamente o atributo da impessoalidade. O fato de uma autoridade assinar o documento não o torna pessoal, pois o servidor fala em nome da administração pública – e essa é a razão de a alternativa (A) estar incorreta.
Questão 33
Gabarito extraoficial: C
Comentário:
vamos aos porquês de as alternativas (A), (B) e (D) estarem incorretas: (A) inserir local e data para envio da mensagem não traz ao e-mail valor documental; (B) os fechos “Abraços” e “Saudações” não são adequados em comunicações oficiais (inclusive para o e-mail); (D) dispensa-se o uso das Armas da RFB nos e-mails oficiais. A alternativa (C) traz uma afirmação correta sobre o e-mail (observe que a alternativa traz a expressão “é recomendado”).
Questão 34
Gabarito extraoficial: D
Comentário:
Vejamos o porquê de a alternativa (D) estar incorreta: os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da TERCEIRA pessoa, não de segunda, como afirmado pela alternativa. As demais alternativas apresentam afirmações adequadas sobre a concordância com pronomes de tratamento.
Questão 35
Gabarito extraoficial: C
Comentário:
A questão parece estar deslocada, por tratar de coesão. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República prevê esse conteúdo. A alternativa correta é a (C), pois o termo “Ali” é um elemento coesivo referencial, por se tratar de um advérbio (locativo) que faz remissão a um grupo nominal dotado de traço semântico [-animado]. Não se trata, então, de um elemento de coesão sequencial (como as conjunções).
Gabarito UFU MG: gabarito preliminar
De acordo com o cronograma estabelecido, o gabarito preliminar das provas objetiva será publicado no dia 21/03/2022, até as 12 horas.
O resultado deverá ser verificado no seguinte endereço eletrônico www.portalselecao.ufu.br.
Gabarito UFU MG: recursos
O período para a interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas é de 21 a 23/03 de 2022, das 12 horas do primeiro dia às 12 horas do último dia.
Para isto, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no endereço eletrônico www.portalselecao.ufu.br.
Gabarito UFU MG: próximas etapas
- 05/04/2022 – Gabaritos oficiais definitivos
- 05 a 07/04/2022 – Recursos contra a nota da Prova Objetiva
- 18/04/2022 – Divulgação do resultado final
Prova UFU MG: análise
Fez a prova do UFU MG no domingo (20/03) ? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do concurso UFU MG
Concurso UFU MG | Universidade Federal de Uberlândia |
---|---|
Situação Atual | Edital Publicado |
Banca organizadora | UFU |
Cargos | Assistente em Administração, nível “D” |
Escolaridade | Nível médio |
Carreiras | Administrativa |
Lotação | Estado de Minas Gerais |
Número de vagas | 25 + CR |
Remuneração | de R$ 2.446,96 |
Inscrições | de 11/01/2022 até dia 26/01/2022 |
Taxa de inscrição | de R$ 73,00 |
Data da prova objetiva | 20/03/2022 |
Clique aqui para ver o edital UFU MG para ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
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