Gestão do Tempo: aprenda a dizer “NÃO”

Avatar


18 de abril3 min. de leitura

“Vamos tomar um chopp? Vem para festa? Vamos para o clube? Que tal um cinema? E uma balada, topa?” Você talvez já tenha se deparado algumas vezes com uma situação similar enquanto estudava, não é verdade? Pois é. Muitas dessas vezes não conseguimos resistir e dizemos “sim”. Qual o problema nisso? O tempo.

Esse tempo que estamos dedicando a essas atividades são momentos preciosos em que poderíamos estar estudando. O simples fato de você dizer “não” a essas situações lhe trará mais tempo para dedicação ao estudo, aos exercícios e ao cumprimento do planejamento do material de estudo.

“Não”. Essa palavrinha mágica é uma ferramenta poderosa na sua gestão de tempo. Por diversas vezes, somos tentados a nos desviar do nosso foco, mas isso não pode acontecer com você! Não estou falando aqui de momentos essenciais de lazer – que inclusive devem contemplar parte do seu estudo. Estou dizendo que você deve reavaliar se aquele momento é realmente relevante e se contribui para a sua aprovação.

Esse tempo em que ficamos dedicados a essas tarefas extras desnecessárias se perde e não volta mais. Dessa forma, você pode avaliar quais são as possibilidades ou as atividades que realmente são relevantes para você e que podem fazer parte do seu calendário de estudo, com tática e disciplina para cumprir os horários planejados.

Na caminhada para a sua aprovação, você poderá encontrar diversas formas de desvio da sua rota, mas deve ter atenção aos indícios desse desvio, aos pontos de atenção, às desculpas sabotadoras ou aos obstáculos inexistentes criados para derrubar você (às vezes por você mesmo).

Vejamos 4 razões para você colocar em prática o seu “não”:

  1. Dar limite às pessoas

Você precisa dar limites para as pessoas com quem se relaciona. Quem nunca foi vítima de um “sim” dito sem pensar e, a partir daí, “armaria”, não parou mais de ser chamado para algo de que não gostava ou em que não tinha interesse? Todos nós. Com o primeiro “não”, as pessoas tendem a pensar duas ou três vezes em chamar você novamente. Isso permite a você priorizar eventos e suas participações neles. Não se preocupe, você não será excluído da vida de ninguém, seus amigos de verdade estarão à sua espera sempre. Reforço, amigos de verdade!

  1. Cumprir o planejado

Com o uso do seu “não’, terá a oportunidade de cumprir suas metas principais e até mesmo as secundárias, o que lhe proporcionará momentos significativos de satisfação e motivação. Além disso, o resultado daquilo que está fazendo ficará ainda melhor, com alto nível de zelo e dedicação. A qualidade do que faz melhorará muito.

  1. Reconhecer prioridade

 Quando fazemos tudo ao mesmo tempo, sem avaliarmos o que realmente importa, dizendo “sim” para tudo e para todos, ficamos sem prioridade. Ao praticar o “não”, necessariamente, terá que identificar as suas prioridades em contraponto a outras tarefas conflitantes. Fechar português ou ir ao churrasco do colega do amigo do primo da namorada do irmão da minha amiga? Parece óbvio, mas pode não ser uma resposta tão simples assim. Diversas pessoas têm dificuldade em dizer “não” em situações semelhantes, seja pelo churrasco em si, seja pelo relacionamento, seja pela amizade etc.

Por ter que dizer “não”, sua balança do juízo ficará cada vez mais afiada, de forma que a resposta a essas situações ocorrerá ainda mais rápida com o tempo. O nosso cérebro aprende a escolher de forma lógica com treinamento e repetição. Lembre-se de que o objetivo maior para a sua aprovação é a meta. Sua mente precisa entender isso logo!

  1. Organizar suas tarefas

 Uma ferramenta valiosa para melhor gestão é o cronograma de atividades. Por meio da utilização de um calendário, em que registra todas as suas atividades semanais, com carga horária e matérias a serem cumpridas, você poderá enquadrar ou mapear as atividades priorizadas nos blocos de cumprimento obrigatório, podendo visualizar mais facilmente onde terá blocos facultativos de cumprimento, local em que poderá encaixar as atividades de lazer de que falamos mais acima.

Uma forma de usufruir dessas atividades secundárias é incluí-las na sua grade como bônus, como premiações para o seu desempenho. Assim, você poderá atingir os seus objetivos e comemorar suas metas; cada comemoração conta.

Perceberam como uma palavrinha tão pequena pode fazer uma diferença enorme? Chopp, clube, festa, balada, essas coisas, acredite, sempre existiram e ainda existirão após sua aprovação.

Então tenha inteligência emocional e perspicácia nas suas decisões. Como acha que as pessoas são aprovadas? É muito comum vermos aprovados que abdicaram desses prazeres durante o estudo, mas após a aprovação, conseguiram usufruí-los sem que houvesse qualquer prejuízo numa amizade verdadeira e sincera ou num relacionamento amoroso leal. Até porque, se não for verdadeiro, sincero ou leal, deixe ir!

E aí, vamos tomar um choop?

Até a próxima!

Eduardo Cambuy

Servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aprovado em diversos concursos, entre eles Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev), Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplag-DF), professor-substituto de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação (SEE-DF), Banco de Brasília (BRB), Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) e Hospital das Forças Armadas (HFA/Ministério da Defesa). Certificação Internacional Professional Coaching. Analista Comportamental DISC. Professor de Língua Portuguesa e Redação Oficial.

 


 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


18 de abril3 min. de leitura