NÃO DEIXE A DÚVIDA ENTRAR! BOA PROVA!

Por
3 min. de leitura

PEO
A sua prova é domingo, meu amigo. Não importa qual sua sensação sobre se está ou se acha muito ou pouco preparado, mas para você que estudou e focou suas semanas atolado em livros, códigos, peças e peças, questões, NÃO IMPORTANDO A QUANTIDADE, esteja convicto que tem capacidade de desenvolver seus potenciais e conseguir a aprovação na OAB.
Não podem pairar dúvidas nesta hora.  Sabia que se a dúvida entra no seu sistema de convicções e pensamentos, tem chances do que você quer não dar certo
O fisiologista italiano Antonio Dal Monte explica: “A pressão psicológica cria uma resistência em seus músculos, que o impede de correr relaxado”. Ou seja: o receio de não conseguir, o nervosismo, a ansiedade, interagem nas suas ações físicas e refletem negativamente no seu desempenho. Então ele perde. E assim é com todo mundo.
Muitas vezes você fica torcendo para que aconteça uma coisa boa, deseja aquilo com muita intensidade e ansiedade, mas no fundo do seu coração há um receio de que tudo dê errado.
Lembra-se das palavras Dele?
Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito.
Então, realizar uma atividade, simples ou complexa, tem que ser sem dúvida nenhuma que conseguirá. Se a dúvida entrar, sai por outro lado a confiança e, com isso, a conquista também vai com ela.
A dúvida, materializada em receio, nos faz pensar que é mais fácil acontecer o mal do que o bem. E este receio gera a insegurança. A insegurança gera a dúvida de novo e, sem percebermos, entramos no Círculo Vicioso do Fracasso. Como o cérebro humano aprende tarefas e funciona automaticamente para um grande número de ações, fazemos disso o nosso modus vivendi, e repetimos este círculo vicioso sem perceber. Tornamo-nos pessoas cada vez mais fracas e pessimistas e predispostas ao fracasso.
Entretanto, podemos conduzir o nosso pensamento para a fé, para a certeza da conquista ou para a dúvida. Podemos interagir com a certeza ou com aquilo que tememos. Se temos receio do fracasso e nele pensamos, iremos, mesmo não querendo, realizar aquilo que pretendíamos evitar.
Lembra-se das cenas do filme Guerra nas Estrelas, do perigoso Darth Vader. Luke Skywalker e o Mestre Yoda?
Nelas temos lições valorosas de como evitar o círculo vicioso do fracasso, que neste momento opto em escrever em minúsculo, pois tenho a certeza que o SUCESSO, após ler todo este artigo, será garantido. Trata-se de colocar a roda para girar em seu favor, afastando dúvidas e incertezas.
– Cena 1: a nave está dentro d’água e o Luke começa a dizer para o Mestre Yoda que vai tentar (tirar a nave), quando é bruscamente interrompido pelo Mestre, que começa a falar: “Não. Tentativa não. Faça ou não faça. Não há tentativa”.
– Cena 2: Mestre Yoda explica para o Luke a melhor forma (telepática) para ele conseguir (tirar a nave de dentro d’água). Ele ri e, sem nenhuma convicção, começa a fazer os procedimentos – em vão. O Mestre Yoda então se concentra, faz os procedimentos e a nave sai da d’água como que por mágica. Luke, boquiaberto, diz: “Eu não acredito! ”. E o Mestre Yoda emenda de primeira no ângulo sem chance de defesa para o goleiro: “Por isso que você fracassa! ”.
Assim começa a funcionar o círculo vicioso do fracasso:
– Se você planejar algo mas não acreditar nele, não se dedicará de corpo e alma para fazer acontecer.
– Sem dedicação, não conseguirá o engajamento ou o apoio de possíveis parceiros (pois eles não acreditarão em você).
– Sem apoio, tudo ficará mais difícil e aumentará (e muito) tanto o esforço como o cansaço (mental e/ou físico).
– Exausto, você se tornará ainda mais sensível a respeito de continuar com esse negócio (que já nem acreditava muito no início), mas ainda assim continuará.
– Entretanto, você já estará preso neste círculo e, a cada rodada que passa, terá menos forças para continuar até o ponto em que deixará tudo para escanteio e voltará para ficar quietinho dentro do conforto da sua panelinha – até ela aquecer novamente.Qual será a saída então? Como bem disse o Mestre Yoda, “Faça ou não faça. Não há tentativa”. E se é para fazer, que seja suando (muito) a camisa, pois o brilho nos teus olhos e a tua dedicação certamente conquistarão apoiadores que te ajudarão e poderão te abrir novas portas, encurtando assim o caminho que te levará até a conquista dos seus objetivos, e invertendo a roda para criar de fato um verdadeiro círculo virtuoso de sucesso.
Enfim, que a Força não só esteja com você, mas principalmente que você faça despertá-la e consiga usá-la a seu favor – “para a sabedoria e defesa, nunca para atacar (Mestre Yoda) ”.
Tomando esses últimos ensinamentos, busque o equilíbrio, afaste a dúvida para bem longe e boa prova! OAB é seu mundo e sua vida! A Carteira é sua!
NÃO DEIXE A DÚVIDA ENTRAR, DEIXE A FÉ DOMINAR VOCÊ.
Abraços
Prof. Marcelo Bórsio

Professor e Coordenador Pedagógico do Projeto Exame de Ordem
Referências
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-despertar-da-sua-forca-contra-o-circulo-vicioso-do-fracasso

Por
3 min. de leitura