Grupo de Processos (PMBOK)

Avatar


22 de março3 min. de leitura

Olá, Pessoal. Como estão?

Neste Artigo, vamos falar sobre um assunto simples e fácil, porém de extrema importância. As bancas adoram cobrar, pelo menos, uma questão sobre este tema.

Sendo assim, cabe aqui um breve resumo para que possamos revisar os pontos mais importantes sobre os Grupos de Processos descritos no PMBOK.

Vamos lá!

Os Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos são também, muitas vezes, chamados de etapas do Ciclo de Vida do Projeto e Fases.
Conforme descrito no Guia PMBOK, os Processos de Gerenciamento de Projetos são agrupados em cinco categorias conhecidas como Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos (ou Grupos de Processos):

 

Descrevendo cada um desses Processos, temos, basicamente, que saber o seguinte:

 

A natureza integrativa do Gerenciamento de Projetos requer que o Grupo de Processos de Monitoramento e Controle interaja com os outros Grupos de Processos, ao mesmo tempo.
Então, o Processo de Monitoramento e Controle é descrito como um Grupo de Processos “de fundo” para os outros quatro Grupos de Processos. Veja:

 

Agora, trago-lhes informações preciosas. Além de serem bastante importantes na compreensão acerca da interação entre os Grupos de Processos já foram temas de QUESTÕES DE PROVAS. Atente-se!

  • Os Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos estão vinculados pelas saídas que produzem;
  • Os Grupos de Processos são raramente eventos distintos ou que ocorrem uma única vez;
  • Os Grupos de Processos são atividades sobrepostas que ocorrem ao longo de todo o Projeto;
  • A saída de um Processo em geral torna-se uma entrada em outro Processo ou é uma entrega do Projeto, SubProjeto, ou Fase do Projeto;
  • Se o Projeto estiver dividido em Fases, os Grupos de Processos interagem dentro de cada Fase.

Perceba como os Grupos de Processos interagem e mostra o nível de sobreposição em diversas ocasiões:

Esses cinco Grupos têm dependências claras, e, em geral, são executados em cada Projeto e interagem muito entre si.

 

E aí, deu para revisar os Grupos de Processos?

Então, agora, vamos exercitar.

 

(CEBRASPE/CESPE/PG-PE/2019) Com relação ao ciclo de vida de Projetos e produtos, julgue o item seguinte.
Segundo o guia PMBOK, os processos de gerenciamento de Projetos (grupos de processos) são executados nas diversas fases do ciclo de vida de um Projeto.

Resposta: Segundo o PMBOK, os Grupos de Processos são atividades sobrepostas que ocorrem ao longo de todo o Projeto. Exatamente o que foi dito na teoria, logo acima.

Questão Certa.

 

(CEBRASPE/CESPE/PG-PE/2019) Com relação ao ciclo de vida de Projetos e produtos, julgue o item seguinte.
Segundo o guia PMBOK, os processos de gerenciamento de Projetos (grupos de processos) são executados nas diversas fases do ciclo de vida de um Projeto.

Resposta: Questão corretíssima.

 

Questão Certa.

 

(CEBRASPE/CESPE/STM/BR/2018/Q1027111) Acerca da gestão de Projetos, julgue o item a seguir.
O gerenciamento de Projetos inclui as etapas de iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento.

Resposta: Conforme mencionado acima, os Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos são também, muitas vezes, chamados de etapas do Ciclo de Vida do Projeto e Fases.

Questão Certa.

 

(CEBRASPE/CESPE/IPHAN/BR/2018) Julgue o seguinte item, relativo à governança e gestão de tecnologia da informação (TI), conforme os diversos frameworks, modelos de gestão, bibliotecas e processos.
Conforme o PMBOK, em sua quinta edição, o gerenciamento de Projetos restringe-se aos grupos de processos denominados iniciação, execução e encerramento do Projeto.

Resposta: Opaaaa. Erradíssima.

Os Grupos de Processos são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

O examinador deixou de citar 2 Grupos de Processos.

Questão Errada.

 

(CEBRASPE/CESPE/TRT-7ª REGIÃO/BR/2017/Q925719) Uma empresa foi contratada para executar um Projeto de desenvolvimento de software a ser acompanhado pelo escritório de Projetos da organização contratante. No entanto, a empresa contratada abriu falência e o sistema não pôde ser entregue, o que motivou a contratante a finalizar o Projeto.
De acordo com o guia PMBOK, a finalização do Projeto apresentado nessa situação hipotética é de responsabilidade do grupo de processos de
a) monitoramento e controle.
b) execução.
c) encerramento.
d) planejamento.

Resposta: Essa questão é bem simples e você não pode nem pensar em errar.
Como o enunciado trata finalização do Projeto pela contratante por motivos de falência da contratada, o Grupo de Processos, que cuida da finalização de todas as atividades de todos os Grupos de Processos, visando encerrar formalmente o Projeto ou Fase, é o Encerramento.
Muito fácil, não é mesmo?

Item correto é a letra c.

 

(CEBRASPE/CESPE/MEC/BR/2015) Acerca das etapas e dos processos do PMBOK (versão 5), julgue o item subsecutivo.
Na versão 5 do PMBOK, o escopo do Projeto é definido na fase de iniciação do Projeto.

Resposta: Os Processos do Grupo/Fase/Etapa de Iniciação são responsáveis por definir um novo Projeto ou uma nova Fase de um Projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o Projeto ou Fase.
Já os Processos do Grupo de Planejamento são responsáveis por definir o escopo do Projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o Projeto foi criado.
Ou seja, o enunciado da questão trata dos Grupos de Processos de Planejamento e não Iniciação.

Questão Errada.

 

Bom Pessoal, é isso.

Valeu a pena revisar, não é mesmo?

Até logo e bons estudos!

Prof.ª. Samantha Gomes

Avatar


22 de março3 min. de leitura