História de Sucesso: Aluna do Gran Cursos Online é aprovada em 1° lugar no concurso do Ministério da Saúde!

Avatar


06 de março6 min. de leitura

História de Sucesso: Aluna do Gran Cursos Online é aprovada em 1° lugar no concurso do Ministério da Saúde!

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

A frase de Ayrton Senna foi fator motivacional de extrema relevância na aprovação da concurseira Nicassia de Sousa. Moradora do Piauí, ela conquistou o primeiro lugar no concurso  do Ministério da Saúde/INCA, alcançou o cargo dos sonhos. Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) no ano de 2013, a jovem pensou seriamente em desistir da carreira pública após uma tentativa frustrada em ingressar na Prefeitura de Teresina (2011), no cargo de Medico Veterinário. História de Sucesso

Nascida e criada no Piauí, a jovem sentenciou muito cedo que, quando terminasse a faculdade, iria apostar em concursos públicos visando à estabilidade no emprego e à garantia de continuar levando a vida sem nenhuma dificuldade financeira. É… Mas não basta sentenciar, tem que ter foco e persistência, como ela mesma diz.

Geralmente, quem nunca estudou para concursos se sente, na maioria das vezes, inseguro ao dar o primeiro passo, acreditando que a aprovação demorará a chegar ou, ainda, que há milhares de candidatos que se já se preparam há mais tempo e, consequentemente, conseguirão ingressar no serviço público primeiro.

Mas, como já diz o ditado: ‘’após a tempestade, vem a bonança’’, e foi exatamente o que aconteceu com essa concurseira de fibra. Passado o fato negativo, ela resolveu levantar a cabeça, encarrar a insegurança e não desistir. Com esse pensamento, conseguiu ser aprovada em 1º lugar no concurso do Ministério da Saúde/INCA para o cargo de criação e manejo de animais de laboratório.

Abaixo, ela conta como foi a sua preparação, as dificuldades, as perspectivas para o futuro e a importância de ter orientações na caminhada rumo à aprovação.

Confira mais esta história que, certamente, te fará pensar que nada pode ser empecilho para ingressar no serviço público quando se tem foco, persistência e uma boa dose se força de vontade.

Conte-nos um pouco sobre você. Você é formado em que área? Trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos? Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último?

Sou formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piaui (Iniciei em 2008 e formei em 2013). Sempre amei a minha profissão. O Tempo de graduação do curso de Medicina Veterinária são 5 anos. Durante a minha graduação sempre me dediquei inteiramente aos estudos e no terceiro ano (2011) comecei estudar para concursos na área.

O primeiro concurso que eu fiz foi para a prefeitura de Teresina (2011) para o cargo de Medico Veterinário, no qual fui desclassificada. Nossa, aquilo me deixou muito triste. Chorei muito. (rsrs), mas resolvi levantar a cabeça e não desistir porque eu sabia que outras oportunidades de concurso viriam.

No ano seguinte prestei outro concurso para a prefeitura municipal de Lagoa Alegre, Piauí, na qual fui aprovada em primeiro lugar para o cargo de Médico Veterinário. Detalhe, eu ainda não tinha terminado o curso de graduação. Mas não parei por aí.

Então resolvi estudar para um concurso Federal, mas não sabia que ia ser tão difícil (rsrs). No ano de 2014 fiz vários concursos. Fiz Universidade Federal do Ceará. Universidade Federal de São Paulo, Fiocruz, nos quais classifiquei em todos, mas não dentro do número de vagas. Aquilo foi muito triste, pois eu estudava muito e não conseguia passar mas eu sabia, dentro de mim, que se eu continuasse me dedicando uma hora minha vez chegaria.

Mas meu sonho sempre foi Ministério da Saúde que hoje está realizando, fui aprovada em primeiro lugar para o cargo de criação e manejo de animais de laboratório no Ministério da Saúde/Inca.

EU CHEGUEI LÁ.

Quando começou seu contato com o mundo dos concursos?

Comecei o contato com o mundo dos concursos em 2011, quando um amigo do curso de graduação começou me incentivar a fazer concursos. Resolvi fazer para a área de Medicina Veterinária, porque em concurso você precisa ter foco e escolher uma área para estudar até passar.

Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Quem entra no mundo dos concursos tem que esta disposto a abrir mão de muita coisa boa como festas, viagens, amigos e etc…

Não existia fim de semana. Eu estudava de domingo a domingo. Antigamente eu era viciada em academia e até da academia eu saí só para me dedicar aos estudos (rsrs).

A cada concurso que eu fazia, e não conseguia ser aprovada dentro no número de vagas, era como se fosse um desafio para mim, sem falar que no meio do caminho você escuta muitas criticas como por exemplo: “estuda e não passa em nada”. Nossa, por mais que a gente seja forte, isso dói. Eu estudava cerca de 8 horas por dia. Todo o meu dinheiro eu investia em cursinhos preparatórios, deixava de comprar uma roupa, uma maquiagem, um perfume e outras coisas somente para investir nos meus estudos porque eu sabia que um dia eu iria ter dinheiro e estabilidade financeira para tudo isso (rsrs).

Quantas vezes eu ficava com dor nas costas de tanto ficar sentada, estudando. Quantas vezes fui dormir tarde estudando. Quantas vezes acordei cedo para estudar. Mas hoje eu digo que foi difícil mas valeu a pena. Estou feliz. O sofrimento é passageiro, mas o cargo é para sempre

Ao longo de sua jornada você tentou outros concursos para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho? Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? 

Só prestei concursos para minha área de formação. Eu acredito que você tem que escolher um concurso na sua área e fazer o máximo de concurso. Detalhe, não desistir na primeira vez em que você não for aprovado. Concurso se faz até passar.

Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo como você fazia para manter a disciplina nos estudos, mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Desde 2011 que eu estudo para concurso, mas para concursos em nível federal faz 1 ano e 8 meses que eu comecei em ritmo acelerado (rsrs). No caminho, se você não for forte, dá até  vontade de desistir, mas aí está o segredo: persistência.

Para me manter motivada eu lembrava de todas as pessoas que acreditavam no meu potencial e até dos que não acreditavam (rsrs).

Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Uma das disciplinas que eu tinha dificuldade era Legislação do SUS. Eu lia aquela Legislação umas 10 vezes por dia e não entendia nada (rsrs). Foi aí que a professora Andrea Paula, do Gran Cursos, me ajudou, pois ela falava nas vídeo-aulas que SUS não se decora, SUS se aprende.

Como foi a reta final da sua preparação? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?

Uma coisa que eu aprendi foi que, quando você vai fazer um concurso, você não pode falar que já sabe um determinado assunto porque você não o revisa, achando que sabe, e na hora da prova erra questão. Você nunca pode menosprezar uma disciplina por ela ter menos peso, pois é aí que está o diferencial, estudar tudo.

Aprendi a fazer resumos, mapas mentais e revisar com eles e a partir daí fazer muitos exercícios até cansar (rsrs ).

Qual a importância do Gran Cursos na sua preparação?

O Gran Cursos foi essencial para minha aprovação no concurso do Ministério da Saúde/Inca, Com a professora Andrea Paula aprendi SUS, que foi o diferencial para a minha aprovação, pois, como a professora falava, SUS não entra para medir conhecimento de ninguém e sim para eliminar candidatos.

Aprendi estudar a Legislação e hoje respondo qualquer pergunta de prova (rsrs). Não decorei, aprendi mesmo (rsrs).

As vídeo-aulas são práticas e você assiste onde estiver, em casa, no trabalho, no ônibus (rsrs).

Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Eu aconselho, na ultima semana, diminuir o ritmo dos estudos, dormir bem, escutar uma boa musica para relaxar e ter calma e paciência que tudo dará certo.

O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação?

Abrir mão das coisas que eu gostava de fazer e aguentar críticas de pessoas que não entendem a vida de um concurseiro.

Quais são as suas perspectivas para o futuro? Pretende focar em algum outro concurso?

Pretendo terminar o meu mestrado na Universidade de São Paulo, USP, e continuar estudando para outro concurso do Ministério da Saúde e assumir o cargo de Médica Veterinária, de nivel superior. Quero trabalhar com pesquisas na área biomédica. Pretendo atingir voos mais altos. Esse é só o começo da minha carreira profissional.

Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!

Sempre tinha essa frase comigo, que servia para me motivar: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que  um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.” Ayrton Senna da Silva.

 

Gostou do que você leu? Conheça mais histórias de aprovados AQUI.

Mude seu futuro também! Conheça nossos cursos online e matricule-se agora mesmo.

– Mais de 10.000 videoaulas sob demanda; 1.500 cursos por pacote, por matéria ou extensivos; 25 anos de tradição em concursos.

Gran Cursos Onlineg online

.

.

.

Participe dos nossos grupos de estudos no facebook e fique por dentro de todas as novidades do mundo dos concursos.

grupos gran 2015

 

Avatar


06 de março6 min. de leitura