História de sucesso: Aluno do Gran Cursos Online é 1º lugar no concurso do DEPEN! Motive-se!

Avatar


24 de setembro3 min. de leitura

Depen

Aprovado no concurso do Depen!

“Acima de tudo, nunca desistam! Vocês vão chorar, sofrer, perder emprego se for necessário, perder contato com pessoas que julgavam seus amigos (as). Mas no fim vem o salário, a honra, o reconhecimento, tudo isso vale muito a pena”. Esse é conselho de Pedro Emanuel, aprovado em 1º lugar no cargo de agente penitenciário federal (área 2) do concurso do Departamento Penitenciária Nacional (Depen).

Pedro já é concursado e exerce atualmente suas funções na Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com apenas o nível médio completo, como a maioria dos candidatos , e cursando nível superior, ele já conta com aprovações em 3 concursos: TRF 5ª Região, PRF e DEPEN.  Começou a estudar quando ainda nem tinha completado a maioridade, fator que serviu de base nas aprovações. “Em 2012, na época eu ainda não era maior de idade, mas sabia quanto tempo demora para alguns concursos chamarem. Comecei por um concurso da CEF, e a partir daí fui preferindo concursos nas áreas administrativas e de segurança”.

Durante a preparação Pedro conta que aproveitava o tempo livre para se desligar da rotina puxada de estudos e que fez diversos outros concursos para ganhar experiência. “ Eu aproveitava meu tempo livre para espairecer, namorar, conversar com amigos. Isso não me tirava tempo dos estudos, pelo contrário, me dava mais força para seguir lutando. Fiz todos os concursos que pude. Como dizem, “atirei para todo lado”, com algum foco na área administrativa. Portanto fui ganhando muita experiência em outros concursos”.

A jornada rumo ao serviço público pode ser desgastante e demorada, com o concursado não foi diferente. Até a primeira aprovação, ele semeou longos três anos para poder desfrutar dos benefícios que o governo oferece. “Para os concursos que passei, eu não estava focado. Eu vinha estudando matérias comuns de outros concursos (por isso acho importante manter o foco em uma área específica e fazer concursos que se desviem pouco dessa área) e quando saía o edital, eu estudava aquilo que era mais específico e revisava o que eu já sabia. No total, desde que comecei a estudar, até ser empossado, levei 3 anos ralando para conseguir meu objetivo. O último concurso que passei, DEPEN 2015, veio naturalmente depois de toda experiência adquirida”.

Pedro dá dicas de como superar aquelas disciplinas que ele e, possivelmente, você sempre encontrar nos mais variados editais. Fala ainda sobre a reta final de preparação que o ajudou a conquistar o 1º lugar no concurso do DEPEN. “ Eu sempre tive muitas dificuldades em disciplinas de legislação específica de certo órgão, ou informática. Para superar isso, eu procurava estudar de maneira diferenciada essas disciplinas. Fazia resumos e apostilas próprias, caso não achasse material de estudo disponível. Fiz de tudo um pouco. Depois de uns anos estudando, você aprende quais conteúdos são mais relevantes, aprende como as bancas se comportam nas provas (mesmo o CESPE), o que elas exigem. Revisão, na reta final da minha preparação, foi o mais importante, para manter minha mente acurada no momento da prova”.

“Uma semana é muito tempo para se desperdiçar toda descansando e muito pouco tempo para aprender aquilo que você não aprendeu em todos os outros meses de preparação. Na última semana, revise o que já aprendeu, se precisa ainda aprender algum conteúdo, dê prioridade a isso, mas é melhor tirar o pé do acelerador para conseguir fazer uma prova com consciência e calma”.

Se preparando para o concurso de agente de polícia legislativa da Câmara dos Deputados que Pedro conheceu o Gran Cursos. Não obteve a aprovação, mas com a apostila da Editora Gran Cursos adquiriu base para, consequentemente, ser aprovado no concurso da PRF e logo depois em 1º lugar para o cargo 8 do DEPEN. “Conheci o Gran Cursos em 2014, quando estava me preparando para o concurso da Câmara dos Deputados – Agente de Polícia Legislativa. Comprei uma apostila e fiz 90 das 120 questões da prova, mas como não possuía muita experiência com o CESPE, acabei não conseguindo passar. Aproveitando o material que tinha adquirido, estudei para o concurso administrativo da PRF e fui aprovado. Em 2015 comprei um curso online da Câmara dos Deputados novamente e, munido do curso, estudei simultaneamente para o DEPEN e fui aprovado em 1º lugar para o Cargo 8”.

Após toda a dedicação, vem a bonança. Com a estabilidade, hoje ele pode dedicar-se mais a família, outros projetos e concursos mais promissores. “A aprovação nos concursos nos dá tempo de respirar e focar naquilo que realmente gostamos de fazer e estudar. Estou, no momento, me dedicado a projetos pessoais e a minha família”.

Por fim, ele deixa algumas dicas e uma mensagem para todos aqueles que, assim, como ele já sonharam com a carreira pública. “Estudar só por estudar não é suficiente. A maioria das disciplinas de um concurso são inteiramente novas para o concurseiro. Meu maior conselho é que sempre que estudem façam resumos, e depois resolvam muitas questões, se errarem, tentem encontrar seu erro e corrigi-lo. Façam provas pesquisadas, depois façam sem pesquisar. Treinem redação técnica, pois os corretores não querem textos poéticos, mas avaliar sua capacidade de traduzir aquilo que é necessário e importante no papel. Mas, acima de tudo, nunca desistam. Vocês vão chorar, sofrer, perder emprego se for necessário, perder contato com pessoas que julgavam seus amigos(as). Mas no fim vêm o salário, a honra, o reconhecimento, tudo isso vale muito a pena”.

Avatar


24 de setembro3 min. de leitura