ICMBio: Ex-aluna do Gran Cursos aprovada. Confira sua trajetória de sucesso!

Avatar


2 de Junho de 2014

ICMBio-Ex-aluna-do-Gran-Cursos-aprovada-Confira-sua-trajetória-de-sucesso

“Se tem uma coisa que ninguém se intromete é nos nossos pensamentos. Por mais que a gente ache que isso é uma coisa incontrolável, os nossos pensamentos precisam de tanto cuidado quanto o nosso corpo. Isso foi o que mais me ajudou nesse tempo de concurseira”. Estas são as palavras da ex-aluna do Gran Cursos, Isadora Cunha Vasconcelos, aprovada em 6 concursos públicos, dentre eles, alcançou o 31 lugar no concurso do ICMBio. Confira abaixo as dicas de quem chegou lá:

Não gaste sua energia com pensamentos negativos

Me lembro de ler um texto do professor Granjeiro no qual ele falava sobre os tipos de aluno, e um que me chamou a atenção foi o aluno “urubu”. Durante essa caminhada conhecemos muitos alunos urubus que ficam o dia inteiro reclamando de tudo, da dificuldade de acordar cedo, dos professores que chegam atrasados, do ar condicionado e etc. Não seja um aluno urubu; alimentar pensamentos ruins só atrapalha os estudos. Nessas horas difíceis temos que ver sempre o lado bom de tudo. O concurso vai ser no dia de outra prova que você gostaria de fazer? Ótimo! A concorrência vai se dividir, e você tem mais chance. O professor chegou atrasado? Tranquilo, você vai poder revisar a matéria da última aula antes que ele chegue.

Crie a sua motivação

Vários professores do Gran cursos procuravam nos motivar e sempre nos lembravam da tão sonhada remuneração. Isso não funcionava pra mim, eu precisava de algo que me motivasse no curto prazo. Pensando nisso, criei uma planilha no Excel com os horários de estudos de cada matéria, quantas horas por dia eu deveria estudar e o número de exercícios que eu acertei, errei e deixei em branco. A minha motivação era conseguir cumprir a meta do dia.

Dê um jeito!

Se você sonha em ser aprovado em um concurso, pare de criar desculpas. Muitas pessoas reclamam por não terem tempo de estudar porque precisam trabalhar e cuidar dos filhos. Mesmo assim, durante o meu percurso eu conheci muita gente que largava o emprego pra se dedicar aos estudos e acabavam estudando apenas duas horas por dia. A gente tem que ter sangue nos olhos, passar por cima das adversidades ao invés de se esconder atrás delas. Quem quer fazer, dá um jeito; quem não quer, inventa uma desculpa.

Grupo de estudos

Nunca gostei sequer da ideia de estudar em grupo, mas mudei de ideia quando conheci o grupo certo. Minha amiga falava “aqui é estudo sem sofrimento”, e realmente era. A gente escolhia as matérias que iríamos estudar durante a tarde, e a meta do número de exercícios do dia. Quase sempre eu ficava com eles até de noite, e não me sentia cansada depois.

Eu acho que grupo de estudos só funciona se for pra fazer apenas exercícios, qualquer outra coisa faz a gente dispersar. Por isso eu nem sempre estudava com eles, já que às vezes eu precisava de uma leitura mais profunda da matéria ou simplesmente porque o ritmo do grupo pra fazer os exercícios de uma certa matéria era diferente do meu ritmo.

Caso você queira estudar em grupo, tome muito cuidado! Você precisa sentir que está estudando mais com o grupo do que sozinho.

Superação

Eu tenho uma doença grave no meu sistema nervoso (nada contagioso). Quando eu descobri isso, todos os médicos falavam que a coisa mais importante que eu podia fazer pra não deixar ela se desenvolver muito rápido era ser uma pessoa alegre e otimista. A questão do pensamento é hormonal mesmo, e eu não podia deixar a doença me vencer. Isso foi decisivo pra me fazer optar por fazer cursinho ao invés de estudar em casa sozinha. A vida de concurseiro é solitária e no cursinho a gente tem a oportunidade de se relacionar com outras pessoas que entendem perfeitamente pelo que você está passando. Mas não se engane! Apenas frequentar as aulas não é nem de perto o suficiente.

Abraços e bons estudos!!!

 

Avatar


2 de Junho de 2014

Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá destaque do gran ICMBio lugar