Informática para Concursos: como estudar e sair bem nos concursos

Avatar


09 de abril4 min. de leitura

Informática para concursos

Preparar-se para um concurso público pode parecer um grande problema para muitas pessoas. São tantos assuntos e temas que, por vezes, acabamos nos perdendo. O Gran Cursos Online sabe disso e está aqui para lhe ajudar explicando como estudar informática para concursos.

A informática é muito dinâmica, e isso se deve ao avanço de sistemas de software, que está longe de estagnar. Atualmente, conhecer os melhores cursos de excel online, por exemplo, é essencial, uma vez que nas provas de informática o Excel é um assunto que ainda aparece bastante. Muitos alunos acabam optando por não dar muita atenção a esse tipo de matéria, mas ela tem uma importância gigante no resultado da prova. É possível adquirir boas noções de informática para concurso e se sair bem.

São poucas as pessoas que tiveram a oportunidade de adquirir algumas noções de informática durante o colégio. Esse é um dos motivos de concurseiros(as) chegarem na prova e se depararem com questões que não conseguem responder de forma correta. Esse tipo de matéria pode ser cobrado no concurso como parte básica ou específica, aumentando a importância de ser estudada.

A maioria das bancas costuma colocar em seus concursos até cinco questões de informática, cobrando pelo menos 50% de acerto nelas. De fato, vale a pena se preparar muito bem. Para isso, confira algumas dicas que o Gran Cursos Online separou para você.

Informática para Concursos: Dicas

Nunca é demais ficar por dentro de algumas dicas para melhorar o seu resultado no concurso, então, aí vão algumas. É importante ter em mente que mexer diariamente com computador nem sempre é o suficiente para se dar bem nas questões. Ter uma boa afinidade com a máquina e o software é um começo, mas não dispensa um bom estudo para se preparar melhor.

A maioria das bancas costuma pedir questões envolvendo os sistemas operacionais, como o Windows, por exemplo. Também elabora perguntas sobre alguns softwares, como Word, Excel e Power Point. Eles são utilizados em diferentes tipos de empresas para procedimentos essenciais no dia a dia profissional. Por mais que tenham funções aparentemente simples, é importante se aprofundar em partes técnicas que podem passar despercebidas.

Segurança de informação também costuma participar das provas.

Ter conhecimento do edital do concurso é um grande passo para se preparar melhor. Por meio do edital, é possível conhecer um pouco mais sobre a banca organizadora e começar a ter uma noção do que ela pode pedir. Em nosso site, você pode estudar por meio de questões de concurso antigo. Com isso, você já vai visualizando e entendendo de que forma as questões de informática são pedidas.

Cuidado com informações na internet. Muitos optam pelo mais fácil e começam a estudar as primeiras coisas que acham pela rede. Muitas informações que ali estão não são verdadeiras e podem prejudicar o(a) concurseiro(a).

Informática básica para concursos: Como estudar?

Saber na prática é uma coisa, mas conhecer a teoria é muito importante quando o assunto é informática básica. Estudar por apostilas, videoaulas, entre outros é a maneira certa de dominar tudo aquilo que precisa.

O Gran Cursos Online conta com aulas de informática para concursos, materiais exclusivos para você se sentir bem mais preparado para fazer a prova. Os módulos são produzidos exclusivamente para cada concurso, visando sempre o estilo da banca organizadora. Nossos especialistas são capacitados e sabem o que cada concurso costuma pedir.

Temos também videoaulas sobre as noções de informática que você vai precisar para a prova. O visual contribui muito para o melhor entendimento, e você pode ver quando e onde quiser esse material para concurso. Não se esqueça que colocar o conteúdo estudado em prática é importantíssimo para a fixação dele na memória.

Aproveitar o curso para concurso do Gran Cursos Online é investir em seu sucesso. Ele é elaborado por profissionais de ponta e que entendem tudo do assunto.

Noções de informática para concursos: O que devo estudar?

A dúvida de o que estudar sobre informática para os concursos 2020 ou outros está sempre pairando no ar. Existem alguns pontos que são sempre os preferidos das bancas e sempre aparecem nas provas em forma de questões.

Os aplicativos de escritório (pacote Office, por exemplo) costumam aparecer bastante. Eles estão bem presentes em nosso dia a dia e, por isso, vale a pena se aprofundar ainda mais na questão teórica. Além disso, os editores de texto fazem parte da escolha da maioria dos concursos.

Os sistemas operacionais também aparecem muito em informática para concursos públicos. Linux e Windows precisam estar na sua rotina de estudo, pois a probabilidade de existir uma questão sobre eles é alta.

Segurança de informação é um bom tópico para se estudar. Entender melhor a questão de vírus, entre outros conceitos parecidos, é essencial para se dar bem em informática na prova.

Dicionário de informática para concursos

  • – Hardware: todo componente físico da máquina, como monitor, teclado e gabinete;
  • – Placa mãe: parte da máquina responsável por integrar todos os componentes internos do computador;
  • – On-board: componentes que acompanham a placa mãe;
  • – Off-board: componentes separados da placa mãe;
  • – Barramentos: ‘’caminhos’’ que interligam todos os componentes internos na placa mãe. Sua principal função é a transmissão de dados;
  • – Processador (CPU): parte do computador que faz o processamento de dados, sendo os principais fabricantes a INTEL e a AMD;
  • – Disco rígido (HD): memória secundária e não volátil, isto é, não depende de energia para manter os dados armazenados. No entanto, depende da energia para armazená-los;
  • – Memória RAM: memória principal do computador e volátil, ou seja, depende de energia para manter os dados não salvos armazenados;
  • – Dispositivos de entrada: fornecedores de informação à unidade de processamento, sendo o principal o teclado;
  • – Dispositivo de saída: promove a exibição das informações processadas, como o monitor;
  • – Software: conjunto de componentes lógicos do computador (programas);
  • – Sistema operacional: possui função de controlar toda a parte física ou software da máquina. Como principais, temos Windows 7, Windows 10 e Linux;
  • – Bitlocker: sistema de criptografia do HD;
  • – Pacote Office: conjunto de programas ‘’de escritório’’, sendo eles Excel, Outlook, Word e PowerPoint;
  • – Navegador: programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor da rede. Os principais navegadores são Internet Explorer, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e Safari.

Segurança de Informação para concursos: ameaças

Na linguagem da informática, uma ameaça ocorre quando hackers acessam os computadores com o intuito de disseminar vírus e causar danos.

Na ameaça inteligente são utilizadas capacidades técnicas e operacionais para encontrar vulnerabilidade em um sistema. Já a ameaça de análise é realizada após a pesquisa de possíveis consequências de um ato no sistema.

Uma ameaça pode provocar problemas na eletricidade, erros no hardware ou software, alterações em programas, furto de dados, entre outros.

Segurança de Informação para concursos: ataques

Os ataques podem ser destrinchados de três formas: ativo (quando há mudança de dados), passivo (liberação de dados) e destrutivo (proíbe qualquer acesso aos dados).

Falando de exemplos, o Cavalo de Troia é um programa disfarçado para realizar alguma ação maligna. Já o Scamming visa roubar senhas e números de contas de clientes bancários enviando um e-mail falso oferecendo um serviço na página do banco. Outra técnica muito utilizada é a Quebra de Senha.

Para acesso a outras dicas para concurso, o Gran Cursos Online possui ótimos materiais que abordam justamente os conceitos importantes sobre informática para concursos. Com eles, você vai conseguir dominar da melhor maneira essa matéria e vai sair na frente dos seus concorrentes, que muitas vezes não dão o merecido valor a ela.

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


09 de abril4 min. de leitura