Informática para concursos: Veja os pontos fortes das bancas Cespe/UnB, FCC e Cesgranrio!

Avatar


20/01/2016 | 13:59 Atualizado há 2311 dias

 informática para concursos

Informática e as bancas de concursos!

A forma de estudar informática para concursos dependerá muito da banca organizadora. Algumas priorizam o “decoreba” do conteúdo,  enquanto outras focam nos procedimentos. Também existem aquelas cobram definições, e em situações problema.

Hoje, o nosso foco é apontar o comportamento das principais bancas no que diz respeito ao conteúdo de informática, citando exemplo de questões recentes. É importante ressaltar que a banca pode mudar a forma de cobrar conteúdos ao longo do tempo. Por isso, é imprescindível estar atualizado não apenas em relação à matéria, mas também em relação à banca.

CESPE

Atualmente, a maioria dos concursos do Distrito Federal está sendo realizada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – CESPE. A instituição é considerada, para nós do Planalto Central, a banca mais importante, e também, a mais exigente, pois ela espera que o candidato vá muito além do conteúdo abordado. Vejamos o por quê!

No quesito Internet, o CESPE “entra de sola” nas questões conceituais e abstratas da rede mundial de computadores. Portanto, não basta ter uma conta no Facebook, saber assistir vídeos no Youtube ou, ainda, fazer uploads automáticos do seu iPhone pelo Instagram. É preciso conhecer os conceitos teóricos desse assunto. Veja o exemplo abaixo:

(CESPE/ TJDFT/ Técnico Judiciário) Nas empresas, um mesmo endereço IP é, geralmente, compartilhado por um conjunto de computadores, sendo recomendável, por segurança, que dez computadores, no máximo, tenham o mesmo endereço IP.

A questão enfatiza o conceito de redes de computadores de uma empresa, ou seja, trata-se de uma Intranet, bem como do conhecimento sobre o protocolo IP e seu endereçamento. Não dá para decorar um conteúdo assim. É preciso entendê-lo, estudando-o atentamente. A questão está errada, pois cada computador de uma Intranet deve ter o seu próprio endereço IP, do contrário, haverá um conflito de endereço IP.

Quanto a Segurança da Informação, veja esta outra questão:

(CESPE/ TCE-RO/Contador) Para executar um becape é suficiente copiar o arquivo em edição para outra pasta.

Mais uma questão conceitual em que o candidato precisa conhecer a definição e o funcionamento de um becape. Repare que o CESPE gosta de “aportugesar” as palavras estrangeiras como backup (becape), layout (leiaute), slide (eslaide). Portanto, a questão não estará errada caso ocorra algo dessa natureza. No entanto, esta questão está errada, pois o procedimento de backup é uma cópia de segurança dos dados originais, devendo ser realizada por uma ferramenta (software) específica, armazenando-os em meio ou mídia diversa daquela onde estavam os dados originais. Só o fato de se fazer uma simples cópia não é suficiente. Outro erro da questão é que não basta ser em outra pasta; é necessário que seja copiado para outra unidade de armazenamento, ou seja, outro disco.

CESGRANRIO

Vejamos, agora, a banca CESGRANRIO. Ela enfatiza aspectos de memorização ou a famosa “decoreba”. Aqui, o foco é relacionar o conceito ao nome da funcionalidade. No caso de questões sobre Internet, a cobrança segue o seguinte padrão:

(CESGRANRIO/BANCO DO BRASIL/ESCRITURÁRIO/) Na Internet, para evitar que o tráfego de dados entre os usuários e seus servidores seja visualizado por terceiros, alguns sites, como os de bancos e de comércio eletrônico, utilizam em suas conexões o protocolo

a. FTP

b. X25

c. BSC

d. SMTP

e. HTTPS

A questão cobra o conceito de criptografia relacionada à navegação na Internet. No caso em tela, o candidato precisa ter memorizado o nome do protocolo que permite a navegação com criptografia, que é o HTTPS.

(CESGRANRIO/PETROBRAS/TÉCNICO ADMINISTRATIVO/)

Na internet, para visualização de sites, são usados programas navegadores, tais como o

a. Adobe Reader

b. Mozilla Firefox

c. Office Publisher

d. Outlook Express

e. Windows Explorer

Perceba mais uma vez como a banca enfatiza a “decoreba” dos nomes. Nesta questão, o assunto está ligado aos navegadores e cobra-se o nome de um deles. Portanto, o candidato precisa saber os nomes dos principais navegadores, tais como Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, Safari, Opera, pois estes são cobrados nas provas.

Sugiro, então, que você “decore” nomes de programas de e-mail, também chamados de clientes de email (Mozilla Thunderbird, MS Outlook Express, Windows Mail, Lotus Notes); nomes de webmails (Gmail, Yahoo, Outlook.com, Hotmail); nomes de acessórios do Windows (Prompt de Comandos, Paint, Desfragmentador, Scandisk); extensões de arquivos (docx, docm, xlsx, pptx, gif, jpg, bmp, png, pdf, wma, wmv, zip, rar); equipamentos de conexão (roteador, gateway, brigde, modem, hub, switch, firewall).

Atenção! O ponto forte da CESGRANRIO está nas questões de EXCEL. O conteúdo está presente em quase todas as provas de informática da banca. Portanto, fique atento e prepare-se, especialmente no que diz respeito às funções do EXCEL.

FCC

Outra banca muito conhecida é a FCC. Nela, a ênfase está na combinação de conceitos e situação problema, ou seja, costuma-se aplicar o conceito a um caso concreto, com base no qual o candidato precisa escolher a solução correta. Veja como isso ocorre:

(FCC/ DPE-SP/ Agente de Defensoria/2013) Se um programa de backup souber quando o último backup de um arquivo foi realizado e a data da última gravação do arquivo no diretório indicar que o arquivo não mudou desde aquela data, então o arquivo não precisa ser copiado novamente. O novo ciclo pode ter seu backup gravado sobre o conjunto anterior ou em um novo conjunto de mídias de backup. Desta forma, pode- se restaurar um disco inteiro iniciando as restaurações com o ________  e continuando com cada um dos __________.

As lacunas são, respectivamente, preenchidas por:

 a. backup diário – backups normais

 b. backup completo – backups normais

 c. backup completo – backups incrementais

 d. backup diferencial – backups diários

 e. backup diário – backups diferenciais

A questão trata de tipos de backup. Neste caso, ele coloca uma situação problema em que é necessário o uso de dois tipos de backup, os quais devem ser do conhecimento do candidato. A solução da situação problema está na letra c. Observe que há também uma necessidade de certa memorização, no entanto, o foco é a aplicação do conceito a um caso concreto.

Resumindo tudo, é importante conhecer bem o comportamento da banca que aplicará a prova, pois seu preparo dependerá de como será cobrado o conteúdo. Uma DICA que deixo para você é: faça muitos exercícios da banca responsável pelo seu concurso! Assim, você se familiarizará com a forma de cobrança do conteúdo nas questões, direcionando melhor os seus estudos. Bons estudos!

Professor Mauricio Francheschini

______________________________________________

Mauricio Francheschini é servidor público do TJDFT desde 1999, atuando como supervisor de informática desde 2003. Graduado em Ciência da Computação pela UNB e mestrando também pela UNB. É professor de informática para concursos, ministrando também algumas disciplinas da área de TI, com experiência em várias instituições renomadas.

______________________________________________

Gostou do que você leu?

Conheça nossos cursos online e conquiste a sua vaga. Ao longo de 25 anos foram mais de 600.000 aprovados em concursos públicos. Preparatórios online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

assinatura-total-4200-2

**TODOS os cursos online estão com 20% OFF, mediante uso do cupom: ILIMITADO20

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.