INSS: Concurso cada vez mais próximo!

Avatar


09 de julho1 min. de leitura

INSS-Concurso-cada-vez-mais-próximoSegundo o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Alexandre Lisboa, a realização de um novo concurso do INSS é inevitável. De acordo com Alexandre, a seleção é imprescindível para que a autarquia continue a prestar um bom serviço à população. O certame aguarda autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Recentemente, o diretor de Recursos Humanos do INSS, Jorge Nunes Filho, afirmou que a atual necessidade da autarquia é de 1.800 técnicos. No entanto, a Anasps alega que a atual carência é superior a 10 mil servidores. Lisboa explica o porquê dessa diferença. “A Anasps leva em conta também o número de concursados que se aposentaram ao longo dos anos e cuja reposição foi parcial, e ainda o fato da criação de novas agências do instituto”, esclarece.

Fique por dentro

Em trâmite nas instâncias do Ministério do Planejamento desde fevereiro deste ano, a expectativa é de que agora, após a Copa do Mundo, o processo para a autorização do concurso, para os cargos de técnico e perito, volte a acelerar. No momento, ele encontra-se no Departamento de Modelos Organizacionais e Força de trabalho dos Setores Sociais e de Desenvolvimento Econômico Produtivo (Desep/Segep).

Sobre o certame

O INSS solicitou 3.080 vagas, sendo 2 mil para técnico (nível médio; R$4.400,87) e 1.080 para perito médico (R$10.056,80). No entanto, de acordo com um grupo de parlamentares que esteve reunido com a ministra do Planejamento, Míriam Belchior, a previsão é de que sejam autorizadas 1.500 vagas, todas para o cargo de técnico.

Última seleção

No último concurso para as carreiras, realizado em 2011, os técnicos resolveram 60 questões objetivas, sendo 20 sobre Conhecimentos Gerais (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 40 sobre Conhecimentos Específicos. Para os médicos, foram cobradas 80 questões – 30 sobre, agrupando as disciplinas de Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo, e 50 específicas.

A aprovação esteve condicionada à obtenção de, pelo menos, 30% de acertos em Conhecimentos Gerais, 30% em Conhecimentos Específicos e de 40% do total de pontos da prova. Os peritos aprovados nessa etapa passaram por uma avaliação de títulos. A organização coube à Fundação Carlos Chagas (FCC).

Participe de nosso grupo de estudos para o INSS no Facebook

 Aproveite para antecipar seus estudos!

 CLIQUE AQUI e confira nossos cursos Online

CLIQUE AQUI e confira nossas Turmas Presenciais

APOSTILAS   preparatórias AQUI

CLIQUE AQUI e confira o último edital.

Confira também:

  • Aulão Gratuito de Direito Previdenciário para o INSS com o professor do Gran Cursos e Procurador do INSS, Carlos Mendonça.

Inicia em: 1:09

Avatar


09 de julho1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

atento concurso destaque fique inss mais próximo