Interoperabilidade de sistemas para concursos.

De vez em quando, nos editais de TI, em especial nos conteúdos programáticos para cargos de desenvolvimento, nos deparamos com uma palavra comprida chamada interoperabilidade. Vamos destrincha-la hoje nesse artigo!

Avatar


31 de janeiro3 min. de leitura

Interoperabilidade de sistemas para concursos.

De vez em quando, nos editais de TI, em especial nos conteúdos programáticos para cargos de desenvolvimento, nos deparamos com uma palavra comprida chamada interoperabilidade. Vamos destrincha-la hoje nessa postagem!

A interoperabilidade é a capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar), de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.

Reforçando o conceito, agora olhando apenas para um dos sistemas que esteja interoperando, a interoperabilidade é a capacidade de um sistema se comunicar de forma transparente, ou o mais próximo disso, com outro sistema. Ou seja, é a habilidade de um sistema transferir e utilizar dados de maneira uniforme e eficiente entre várias organizações.

A interoperabilidade é muito importante, por exemplo, no governo, onde existem diversos sistemas que apresentam dados replicados e sem rastreamento de qual dado em qual sistema é o mais atualizado. Fazendo um exercício rápido, eu imagino que minhas informações pessoais (nome, e-mail, endereço, telefone) estão replicadas no Siape (pois sou servidor público), na RAIS (Relação de Informações Sociais, onde estão os dados de emprego informado pelos empregadores), na base do CPF, na base do Imposto de Renda, na base do Denatran… Cada base dessa, se brincar, tem um conjunto diferente de informações pessoais sobre mim! 

E você sabe o que é o pior de tudo? Os sistemas não conversam!

Um detalhe: Interoperabilidade não é integração de sistemas. Os conceitos de interoperabilidade e integração são muitas vezes utilizados como sinônimos na área de Tecnologia de Informação e Comunicação. Entretanto, esses conceitos são distintos, embora complementares. 

Integração refere-se ao processo de conectar dois ou mais sistemas gerando uma dependência tecnológica entre eles. Interoperabilidade refere-se ao processo de comunicação de dois ou mais sistemas sem a geração de uma dependência tecnológica. É apenas a troca de dados por meio de um caminho que os dois sistemas entendem.

Esse caminho em comum é uma tecnologia, normalmente web services. Para que a interoperabilidade aconteça, todos os sistemas devem conhecer os detalhes da tecnologia utilizada para troca de informações. Padrões abertos como web services são ideais nesse contexto.

No Governo Federal, a ePing (http://eping.governoeletronico.gov.br/) define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da TIC na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

A interoperabilidade pode atuar em três dimensões:

  • Interoperabilidade organizacional: Diz respeito à colaboração entre organizações que desejam trocar informações, mantendo diferentes estruturas internas e processos de negócios variados. 
  • Interoperabilidade semântica: é a capacidade de dois ou mais sistemas heterogêneos e distribuídos trabalharem em conjunto, compartilhando as informações entre eles, com entendimento comum do significado delas.
  • Interoperabilidade técnica: trata da ligação entre sistemas e serviços de computação por meio da utilização de padrões para apresentação, coleta, troca, processamento e transporte de dados.

Quando você interopera, você consegue uma série de benefícios de fundo tecnológico: escalabilidade, reuso de soluções, respeito à autonomia dos sistemas envolvidos, compartilhamento de informações, simplicidade no desenvolvimento, possibilidade de trabalhar com sistemas heterogêneos (com tecnologias, plataformas, fornecedores diferentes) e eliminação de informações redundantes.

É isso! Para finalizar, vamos praticar um pouco:

 

Questão 01 (CESPE/TÉCNICO CIENTÍFICO/BANCO DA AMAZÔNIA/2012)

O uso de middleware em um ambiente de TI tem como efeito principal o aumento da interoperabilidade desse ambiente.

Gabarito: Certo.

 

Comentários: Middleware é um software que permite interação de diferentes softwares, geralmente sobre diferentes plataformas de hardware e infraestrutura, com intuito de troca de dados. É como se fosse um intermediador (Middle – meio). Logo, a utilização dele em um ambiente de TI promove, de imediato, o aumento da interoperabilidade.

 

Questão 02 (CESPE/TÉCNICO CIENTÍFICO/BANCO DA AMAZÔNIA/2012)

O aumento da interoperabilidade semântica de determinada plataforma computacional reduz as chances de preservação digital de um documento.

Gabarito: Errado.

 

Comentários: A interoperabilidade semântica é a capacidade de dois ou mais sistemas heterogêneos e distribuídos trabalharem em conjunto, compartilhando as informações entre eles, com entendimento comum do significado delas. Se você passa a entender melhor o significado de um documento, com a implantação desse tipo de interoperabilidade, as chances desse documento ser preservado (digitalmente) aumentam… Questão errada. 

A única coisa que me preocupa nessa questão é esse conceito de “preservação digital” de documentos. Ele é usado no mundo da arquivologia, delineando as ideias de digitalização de documentos físicos. Entendo que o examinador não estava nessa vibe quando fez a questão.

 

Questão 03 (CESPE/TÉCNICO OPERAÇÃO DE REDES/SERPRO/2013)

A interoperabilidade define se dois componentes de um sistema desenvolvidos com ferramentas diferentes e por fornecedores diferentes podem ou não atuar em conjunto.

Gabarito: Certo.

 

Comentários: Dois componentes desenvolvidos com ferramentas e fornecedores diferentes só irão conversar entre si por meio da interoperabilidade. Questão CERTA.

 

Com essas três questões gabaritadas e comentadas, terminamos nossa postagem de hoje! Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de me seguir no Instagram @vitor_kessler para ter acesso a mais conteúdos como este e para saber mais dos diversos projetos que estou envolvido com o Gran Cursos!

 

Avatar


31 de janeiro3 min. de leitura