Juros simples e compostos: aprenda como calcular

Avatar


05 de novembro1 min. de leitura

Você sabe o que são juros simples e compostos? Esse é um assunto bastante cobrado em concursos, sendo indispensável o seu estudo – sobretudo, para o candidato que vai prestar concursos que tenham em seus programas disciplinas como matemática, matemática financeira e estatística. Continue a leitura do artigo com um resumo do tema juros simples e compostos para concursos.

O que são juros?

Em aplicações do dia a dia, a definição de juros é, basicamente, o montante que se cobra pelo empréstimo de dinheiro. Pode-se dizer que os juros são o valor do “aluguel do dinheiro”.

Assim, temos a seguinte fórmula juros simples: J = C . i . t, na qual:

J = juros
C = capital
i = taxa de juros
t = tempo

Assim, fica fácil entender o que são os juros simples e realizar os cálculos. E os juros compostos? Os juros compostos podem ser entendidos como a aplicação de juros sobre juros. Você já deve ter ouvido falar na famosa “bola de neve das dívidas”. Trata-se de um exemplo bastante comum dos juros compostos. Ao não pagar uma dívida em um mês, no mês seguinte incidem os juros do mês vigente e do mês anterior.

Esta é a fórmula de juros compostos: M = C (1 + i)t, na qual:

M = montante, ou seja, o valor do capital + os juros
J = juros
C = capital
i = taxa de juros
t = tempo

Apesar de causar algumas confusões, as fórmulas são bastante simples – basta compreender como funcionam e entender a diferença entre juros simples e juros compostos. Saiba mais a seguir.

Diferença entre juros simples e juros compostos

Pode-se dizer que a principal diferença entre os juros simples e os juros compostos é que, no caso dos juros simples, o crescimento do montante é linear. Já nos juros compostos o crescimento do montante se dá de maneira exponencial.

Estude com o Gran Cursos Online

Para mais dicas para concursos, acesse o nosso site. Com o Gran Cursos Online, você se prepara com os melhores professores do mercado e fica por dentro dos concursos, conhecendo os principais concursos abertos. Ao estudar com o Gran Cursos Online, você pode escolher entre várias disciplinas, incluindo matemática para concursos. Faça já a sua matrícula!

Avatar


05 de novembro1 min. de leitura