Lei 14.155/2021 tem aplicação imediata, inclusive para fatos anteriores a sua vigência!

Avatar


14 de setembro1 min. de leitura

Olá pessoal, tudo certo?

Vocês sabem que alterações legislativas recentes são sempre alvo de uma série de questões, mormente em provas objetivas. Dessa maneira, é importantíssimo que vocês estejam atentos à novidade perpetrada pela Lei 14.155/2021 em relação à competência ratione loci.

Com a referida novidade legislativa, o artigo 70 do Código de Processo Penal ganhou um novo parágrafo, conferindo tratamento específico. Vejamos:

Art. 70. (…) § 4º Nos crimes previstos no art. 171 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), quando praticados mediante depósito, mediante emissão de cheques sem suficiente provisão de fundos em poder do sacado ou com o pagamento frustrado ou mediante transferência de valores, A COMPETÊNCIA SERÁ DEFINIDA PELO LOCAL DO DOMICÍLIO DA VÍTIMA, e, em caso de pluralidade de vítimas, a competência firmar-se-á pela prevenção.

Antes da nova lei, aplicávamos a teoria da consumação ou do resultado, ou seja, a competência territorial seria orientada e definida pelo local da consumação. Em se tratando de estelionato, considerando que ele se consuma no momento e no local em que é auferida a vantagem ilícita, o prejuízo alheio, apesar de fazer parte do tipo penal, não influenciaria na competência, pois estaria relacionado à consequência do crime de estelionato e não à conduta propriamente.

Entretanto, a Lei 14.155/2021 tratou de prever a primeira hipótese do processo penal em que a competência territorial é definida de acordo com o domicílio da vítima, fato esse inexistente até a vigência da mencionada lei.

O tema analisado recentemente pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça relaciona-se com a aplicação dessa lei processual penal no tempo. Conforme se extrai do julgamento do CC 180.832/RJ, o colegiado anotou que nos crimes de estelionato, quando praticados mediante depósito, por emissão de cheques sem suficiente provisão de fundos em poder do sacado ou com o pagamento frustrado ou por meio da transferência de valores, a competência será definida pelo local do domicílio da vítima, em razão da superveniência de Lei n. 14.155/2021, AINDA QUE OS FATOS TENHAM SIDO ANTERIORES À NOVA LEI.

Ora, considerando que o novo § 4º do art. 70 do Código de Processo Penal é norma de natureza processual, a nova regra deve ser aplicada de imediato, ainda que os fatos tenham sido anteriores à nova lei, notadamente quando o processo ainda estiver em fase de inquérito policial, razão pela qual a competência no caso é do Juízo do domicílio da vítima.

Com a certeza de que estou vivo, afirmo que as novidades de direito material e processual inseridas pela Lei 14.155/2021 aparecerão intensamente nas próximas provas. Dessa maneira, redobre suas atenções!

Espero que tenham gostado e, sobretudo, compreendido!

Vamos em frente!

Pedro Coelho – Defensor Público Federal e Professor de Processo Penal e Legislação Penal Especial.

Avatar


14 de setembro1 min. de leitura