O projeto que lei que trata sobre cotas raciais em concursos teve uma nova movimentação nesta última quarta-feira (22/05). Afinal, o Projeto de Lei 1.958 de 2021 foi aprovado no Senado e segue agora para a Câmara dos Deputados.
A questão de cotas raciais em concursos têm sido tratada com prioridade pelo Executivo, especialmente considerando que a lei anterior, que tratava sobre o tema (Lei n° 12.990/2014), terá vigência apenas até o dia 9 de junho de 2024, deixando de ter validade jurídica daí para frente.
O PL 1.958/2021 visa estender o prazo da lei de cotas raciais por mais 10 anos, além de aumentar o percentual de vagas reservadas, assim como os grupos sociais contemplados.
Todas essas determinações serão válidas para concursos públicos de âmbito federal. Confira mais detalhes!
Destaques: |
Panorama dos Concursos 2025: o MELHOR ANO da história para os concurseiros
Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo: o número de vagas previstas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos!
No total, são mais de 120 mil oportunidades de ingressar no serviço público em todas as esferas ainda em 2025.
Confira no Panorama 2025 quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!
A partir de 30 de junho, você terá acesso a dicas dos nossos especialistas sobre o que estudar, como estudar e quando agir para conquistar sua aprovação.
Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta sua vaga no MAIOR evento para concurseiros do Brasil. Participação 100% gratuita e totalmente online!
Cotas raciais em concursos: o que muda na prática para o concurseiro?
Veja as mudanças propostas pelo PL 1.958/2021 em relação às cotas raciais em concursos.
Lei Atual (12.990/2014) | PL 1.958/2021 |
Reserva de 20% das vagas | Reserva de 30% das vagas |
Reserva de vagas acontecerá sempre que o certame ofertar 3 ou mais vagas | Reserva de vagas acontecerá sempre que o certame ofertar 2 ou mais vagas |
Cotas raciais valem apenas para população negra (pretos e pardos) | Cotas raciais valem para população negra (pretos e pardos) + indígenas + quilombolas |
Procedimento de autodeclaração dos candidatos | Novas regras e critérios para a confirmação da autodeclaração dos candidatos |
Válida por 10 anos | Válida por 10 anos |
Cotas raciais em concursos: quando passa a valer a nova lei?
Vale ressaltar que, apesar de estar se movendo rapidamente, o PL 1.958/2021 ainda é um projeto de lei que passará por votação na Câmara dos Deputados e então, os processos necessários para a sua publicação.
A expectativa é de que o processo seja concluído até o final de maio, não tardar no início de junho, buscando não permitir que as cotas raciais em concursos fiquem sem vigência por qualquer período de tempo, ocasião que poderia levar à contestação judicial de editais que observam a previsão de reserva de vagas.
Cotas raciais em concursos e o Enem dos Concursos (CNU)
Uma das principais preocupações de aprovar a nova lei de cotas raciais em concursos diz respeito à realização do Concurso Nacional Unificado (CNU).
O Concurso CNU conta com 2,1 milhões de inscritos, sendo que 420.793 solicitaram concorrer por meio das cotas raciais.
O Concurso Nacional Unificado oferta vagas em âmbito federal e teve um novo cronograma definido, com a nota data de aplicação de provas sendo o dia 18 de agosto.
Saiba mais detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa