Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011)

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Olá, querido (a) aluno(a)!

Neste artigo entenderemos conceitos importantes sobre a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e como são cobrados em questões de concursos.

A Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), estabelece normas para garantir o acesso às informações públicas, promovendo a transparência e fortalecendo o controle social. Com a implementação dessa lei, todos os órgãos públicos são obrigados a disponibilizar informações de interesse coletivo ou geral, além de criar mecanismos para o fácil acesso a esses dados.

Capítulo I: Disposições Gerais

O primeiro capítulo da LAI trata das disposições gerais, definindo que o acesso à informação é um direito fundamental e dever do Estado. Nesse sentido, a administração pública deve adotar uma política de transparência, disponibilizando informações públicas de forma ativa, independentemente de solicitações. O capítulo também estabelece os princípios fundamentais da publicidade, transparência e moralidade na gestão pública, pilares que orientam toda a legislação.

Capítulo II: Dos Procedimentos de Acesso à Informação

O Capítulo II estabelece os procedimentos para o cidadão solicitar informações de órgãos públicos. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode solicitar dados sem necessidade de justificar o pedido. Os órgãos públicos têm o prazo de até 20 dias para fornecer a resposta, que pode ser prorrogado por mais 10 dias mediante justificativa. Se o órgão não puder fornecer a informação, deve explicar os motivos e indicar possíveis soluções, como a remessa da solicitação a outro órgão competente.

Capítulo III: Das Restrições de Acesso à Informação

Embora o princípio da transparência prevaleça, a LAI também define restrições. O Capítulo III trata das exceções ao acesso, prevendo que informações que possam comprometer a segurança da sociedade e do Estado, bem como informações pessoais de caráter sigiloso, devem ser preservadas. As informações classificadas como sigilosas são categorizadas em três níveis: ultrassecreta (prazo de sigilo de 25 anos), secreta (15 anos) e reservada (5 anos). Além disso, o acesso a informações pessoais é restrito, garantindo a privacidade dos cidadãos.

Capítulo IV: Das Responsabilidades dos Agentes Públicos

O Capítulo IV destaca as responsabilidades dos agentes públicos em relação ao cumprimento da LAI. Os servidores públicos têm a obrigação de fornecer as informações solicitadas, e o não cumprimento pode resultar em sanções administrativas e disciplinares. A recusa injustificada ao fornecimento de informações ou o fornecimento de dados incorretos pode levar a penalidades que incluem advertências, suspensões e até demissão. O capítulo também trata do papel das ouvidorias, responsáveis por receber reclamações e monitorar o cumprimento da lei.

Capítulo V: Das Considerações Finais

O último capítulo da Lei de Acesso à Informação destaca as disposições finais e transitórias, reforçando o compromisso do governo em implementar mecanismos que assegurem o acesso à informação de forma eficaz. Também menciona que a União, estados, municípios e o Distrito Federal devem regulamentar a lei de acordo com suas particularidades, criando normas complementares que facilitem a aplicação da legislação em diferentes esferas do poder público. Importante ressaltar que o cumprimento da lei é obrigatório para todos os entes da administração pública, direta e indireta.

Importância da Transparência Ativa

Um dos principais aspectos trazidos pela LAI é a obrigatoriedade da transparência ativa, ou seja, a disponibilização de informações antes mesmo que o cidadão precise solicitá-las. Órgãos públicos devem manter atualizados seus sites e portais de transparência com informações detalhadas sobre orçamento, licitações, contratos e outras atividades governamentais. Isso fortalece a fiscalização pública e possibilita que a sociedade participe mais ativamente na gestão dos recursos públicos.

Instrumentos de Controle Social

A LAI é uma ferramenta poderosa de controle social, permitindo que o cidadão monitore as ações do governo de maneira eficaz. O acesso às informações facilita o combate à corrupção e aumenta a accountability (prestação de contas) dos gestores públicos. Com a legislação, surgiram plataformas e portais específicos para facilitar o acompanhamento das informações governamentais, como o Portal da Transparência e o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).

Desafios da Implementação

Apesar dos avanços trazidos pela LAI, existem desafios para sua implementação plena. Muitos órgãos públicos ainda enfrentam dificuldades para se adequar à lei, seja por falta de estrutura, capacitação ou até resistência por parte de servidores. A cultura do sigilo ainda está presente em muitos setores, dificultando o acesso rápido e eficiente às informações. No entanto, a tendência é que, com o tempo, a legislação se consolide e seja mais amplamente aplicada.

A Lei nº 12.527/2011 representa um marco importante na promoção da transparência e no fortalecimento da democracia no Brasil. Ao garantir o direito de acesso à informação, a LAI permite que os cidadãos acompanhem de perto as ações governamentais, participando ativamente na fiscalização e controle social. Sua correta aplicação depende da conscientização tanto dos órgãos públicos quanto da sociedade civil, que deve continuar exigindo seus direitos e cobrando a efetividade da lei.

Vamos ver como esse conteúdo pode ser cobrado em concursos públicos?

1) De acordo com a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), qualquer pessoa, física ou jurídica, pode solicitar informações a órgãos públicos sem a necessidade de justificar o pedido, e o órgão tem até 20 dias para responder à solicitação, com a possibilidade de prorrogação por mais 10 dias, desde que apresente justificativa para essa extensão de prazo.

Gabarito: Certo

Comentário: A Lei de Acesso à Informação estabelece que qualquer pessoa pode solicitar informações a órgãos públicos sem precisar justificar o pedido. O órgão tem o prazo de até 20 dias para responder, podendo prorrogá-lo por mais 10 dias, desde que justifique a necessidade da prorrogação, conforme os termos do Capítulo II da lei.

Então é isso! 

Bons estudos e até o nosso próximo artigo.

Prof. Jósis Alves

Analista de TI no Supremo Tribunal Federal


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