A língua dos números: expressões partitivas e concordância verbal. Por: Elias Santana

Avatar


03 de agosto2 min. de leitura

A língua dos números: expressões partitivas e concordância verbal. Por: Elias SantanaAlgumas pessoas imaginam que, ao estudar língua portuguesa, estarão distantes dos números. Mas a realidade é bem diferente! Algumas regras de concordância verbal exigem que você passe pelo conhecimento acerca do nosso sistema numérico. Hoje, quero discutir com você um pouco sobre porcentagem.

Qual das opções abaixo, para você, está correta?

  • 57% da população votaram contra aquela medida.
  • 57% da população votou contra aquela medida.

Acertaram aqueles que disseram que ambas estão corretas! E você sabe por quê?

O sujeito das duas orações é “57% da população”. O núcleo do sujeito é a porcentagem, que é plural; portanto, o verbo flexiona-se no plural. Mas esse tipo de núcleo, por transmitir uma ideia partitiva (57% significa 57 partes de um total de 100), permite que a concordância seja feita com ele ou com seu determinante. Em outras palavras: pode-se concordar com “57%” (que é plural) ou com “da população” (que é singular). Por isso, as duas construções estão corretas!

Vejamos uma nova possibilidade:

  • 57% das pessoas votou contra aquela medida. *
  • 57% das pessoas votaram contra aquela medida.

Dessa vez, apenas a construção 4 é correta. Tanto “57%” quanto “das pessoas” estão no plural. Por isso, seria impossível colocar o verbo no singular.

Mais um teste:

  • Os 57% da população votaram contra aquela medida.
  • Os 57% da população votou contra aquela medida. *

Agora, só a construção 5 está correta. “Elias, mas “57%” está no plural, e “da população” está no singular! ” O detalhe agora está antes do núcleo! Com a presença do artigo, a concordância somente pode ser feita com o numeral.

O último comparativo:

  • 1,9% da população votou contra aquela medida.
  • 1,9% da população votaram contra aquela medida. *

Para fechar, apenas a oração 7 está correta! Tanto “1,9%” quanto “da população” são singulares! “Elias, 1,9% é singular? ” Exatamente! A gramática considera plural apenas do 2 em diante! E mesmo que 1,9% da população represente mais de uma pessoa, a concordância se dá com o numeral, e não com o que ele representa contextualmente.

Tenho certeza de que esse assunto não será mais dúvida para você! Aliás, tenho certeza de que, desse momento em diante, você está apto a explicar isso a muitas pessoas! Então, mãos à obra!

Elias Santana


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.
Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


03 de agosto2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

elias santana língua portuguesa