Magistério ainda existe? Como é a formação para professores?

Já ouviu falar sobre formação em magistério? Sabe o que isso significa e como é esse curso? Leia e entenda tudo sobre a área!

Avatar


31 de Maio de 2023

A palavra magistério possui diferentes significados! O termo pode representar desde o exercício da profissão de professor(a) até o cargo de professorado, mas pode ser usado também para falar sobre o curso de magistério.

A seguir, vamos entender mais sobre o curso, a formação superior que o substituiu e os motivos dessa mudança. Então, vamos lá, se preferir navegue pelo índice abaixo:

O que é magistério?

A palavra magistério engloba o exercício da profissão de professor(a) e o cargo ou ofício de professor(a) em si. Mas o que é magistério quando falamos sobre formação? Magistério é o curso técnico profissionalizante de nível médio que forma professores para atuarem na educação básica (anos iniciais, ensino fundamental e médio).

Basicamente, o magistério é um tipo de extensão do ensino médio, assim como acontece com cursos técnicos em Administração, Segurança do Trabalho, etc. A grade curricular conta com todos os conteúdos normais da matriz curricular do Ensino Médio e também com disciplinas técnicas de formação de docentes, no caso do Magistério.

Assim, o(a) estudante conclui o ensino médio com conhecimentos e conteúdos específicos e já sai com uma formação profissional.

O curso de magistério era a principal formação para quem queria atuar na educação básica décadas atrás. No entanto, desde que passou a vigorar a Lei 9.394 de 1996, a formação de nível superior passou a ser prioritária.

Assim como vemos no artigo 62: “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. (Redação atualizada pela lei nº 13.415, de 2017)”.

Magistério ainda existe?

Ainda há 23 estados que ofertam o curso de Magistério no Brasil e algumas instituições de ensino fazem a contratação de profissionais formados apenas nesse curso. Mas o foco das diretrizes nacionais é para orientar uma formação superior complementar ao magistério

Portanto, é preciso avaliar como é a estrutura da Educação em cada município. Na maior parte dos casos, é feita a priorização para profissionais formados em nível superior, de acordo com a lei que regulamenta as diretrizes nacionais da educação.

Diploma de magistério tem validade?

O diploma é o documento que formaliza a conclusão de cursos de nível superior (graduação). Quem cursa uma formação de nível médio, como um curso técnico ou o próprio magistério, recebe um certificado de conclusão de curso, não um diploma.

Atualmente, com as revisões das diretrizes nacionais da educação, profissionais com atuação no magistério passaram a precisar da formação de nível superior para lecionarem em diversas instituições de ensino.

Ou seja, quem fez magistério é considerado professor, mas para atuar em sala de aula, na maior parte das escolas, precisa complementar a formação com uma faculdade de pedagogia ou alguma licenciatura.

O que substitui o magistério?

Desde 1996, quando o curso de magistério passou a não ser prioridade nas diretrizes da educação básica e foi necessária uma profissionalização acadêmica da atuação de professores, o curso de Pedagogia passou a ser a principal formação para substituí-lo.

Atualmente, mesmo as pessoas que cursam magistério no ensino médio são direcionadas para continuarem sua formação com Pedagogia no ensino superior.

Qual a diferença de magistério e pedagogia?

A principal diferença entre o magistério e a pedagogia é o nível de formação e o período necessário para conclusão do curso.

O magistério é um curso de extensão do ensino médio com curta duração voltado para a prática do dia a dia. Ele pode ser feito como curso técnico integrado, em que o estudante cursa os 3 anos do ensino médio fazendo também a grade curricular técnica do magistério. Ou ainda, optar pelo técnico subsequente, em que, após a conclusão do ensino médio regular, é possível cursar o magistrado em 1 ano em meio.

Por outro lado, a Pedagogia é um curso de graduação, que pode ser feito na modalidade de bacharelado ou licenciatura e pode ser concluída em 4 anos. Sendo que a faculdade faz um embasamento específico nos campos teórico e prático, agregando uma formação mais completa para o exercício do magistério.

Como é o curso de Pedagogia?

Existem duas opções para quem quer atuar na educação básica com a Pedagogia: o bacharelado e a licenciatura.

Bacharelado é o curso que prepara profissionais para a gestão pedagógica. Enquanto Licenciatura em Pedagogia é o curso superior para quem quer dar aula para a educação básica, gerir e desenvolver apoio, orientação ou projetos pedagógicos.

Ambas as opções possuem uma duração de 4 anos e podem ser feitas de forma presencial ou à distância (EAD).

Quem conclui o curso de licenciatura em Pedagogia pode dar aula para a educação básica nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, história, geografia, ciências e artes.

Diferentemente de quem cursou o magistério e só podia lecionar conhecimentos gerais para os anos iniciais, com a licenciatura em Pedagogia é possível:

  • Lecionar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio;
  • Apoiar a inclusão nas modalidades de Educação Especial, Indígena e Quilombola;
  • Atuar em Educação Profissional e Educação à Distância;
  • Produzir material didático e curadoria de projeto;
  • Atuar na gestão escolar e em espaços não formais de ensino, como instituições do terceiro setor, empresas, museus e brinquedotecas;
  • Prestar serviços de assessoria de projetos educacionais e de formação continuada.

Para isso, a grade curricular da licenciatura em Pedagogia inclui disciplinas de:

  • História da Educação Brasileira;
  • Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem;
  • Didática e estratégias lúdicas de ensino;
  • Educação especial e inclusiva;
  • Gestão Pedagógica;
  • Políticas Públicas em Educação;
  • Educação de Pessoas Jovens e Adultas;
  • Alfabetização e letramento;
  • Orientação, supervisão e inspeção escolar; etc.

Aproveite as vantagens da Gran Faculdade!

A licenciatura em Pedagogia da Gran Faculdade tem nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) e você pode estudar de forma totalmente online!

Aproveite vantagens como:

  • Mensalidades acessíveis que cabem no seu bolso;
  • Flexibilização de horários para estudar de acordo com a sua rotina;
  • Professores qualificados e didáticos que te preparam tanto para a teoria, quanto para a prática profissional;
  • Plataforma simples e intuitiva que pode ser acessada de qualquer dispositivo, para você estudar de onde estiver;
  • Recursos de acessibilidade e inclusão para que todos possam estudar com qualidade;
  • Recursos tecnológicos que melhoram seu desempenho nos estudos e otimizam seu tempo e conhecimento;
  • E muito mais!

Venha se tornar pedagogo(a) com o Gran!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


31 de Maio de 2023