Como concluir o ensino médio? Veja as formas possíveis!

Quer saber como concluir o ensino médio no tempo regular ou por meio da Educação de Jovens e Adultos? Então, confira o texto a seguir!

Por
5 min. de leitura

O sonho de cursar uma faculdade parece muito distante para quem ainda terminou o ensino fundamental ou médio. No entanto, entenda a seguir como concluir o ensino médio, mesmo depois de sair da escola, e ficar mais perto de começar sua graduação! 

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Se preferir, navegue pelo índice abaixo.

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

O que é Ensino Médio?

A educação básica no Brasil é composta basicamente por 3 módulos: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

O Ensino Médio é, portanto, a última etapa da educação básica e o momento de preparação para a vida profissional e a educação de nível superior. 

A partir da conclusão do Ensino Médio, é possível começar cursos técnicos profissionalizantes ou uma graduação (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura); prestar concursos públicos ou se candidatar para vagas de emprego que exijam ensino médio completo. 

Por que é importante concluir o ensino médio?

Concluir o ensino médio é importante para finalizar a etapa de educação básica, com isso, você pode ter acesso a mais vagas de emprego formais. 

Além disso, depois de concluir o ensino médio, você pode começar uma faculdade e se qualificar para uma carreira no serviço público ou privado com mais oportunidades e melhores condições. 

Quais as formas de concluir o ensino médio?

Basicamente, existem duas formas para concluir o ensino médio no Brasil: o modelo tradicional, no tempo regular, de acordo com o previsto na legislação, ou a Educação para Jovens e Adultos (EJA), chamados popularmente como supletivos. 

A seguir, entenda mais sobre cada um desses caminhos:

Como concluir o ensino médio no tempo regular?

Em síntese, o caminho tradicional da educação no Brasil é previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996 e a Lei 11.274/2006, que a altera em alguns artigos), consiste:

  • Na entrada de bebês e crianças, na creche com menos de 3 anos, e na rede básica de ensino aos 4 ou 5 anos na pré-escola (opcionais);
  • Iniciando no ensino fundamental, aos 6 anos (matrícula obrigatória);
  • E, no ensino médio, aos 15 anos.

Para quem passa por essas etapas, a forma mais tradicional é cursar anualmente cada série escolar e a conclusão do ensino médio é feita aos 17/18 anos. 

O ensino médio é composto por 3 séries com conteúdos programáticos nas disciplinas como: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua estrangeira (Inglês, geralmente), Filosofia e Sociologia.

Para concluir o ensino médio dessa forma, é preciso estar devidamente matriculado(a) em instituição de ensino credenciada, seja pública ou privada. Além de obter aprovação por nota e frequência em todas as disciplinas.

Tem como concluir o ensino médio depois de adulto?

Apesar do caminho tradicional parecer simples, sabemos que para muita gente essa realidade é diferente e a taxa de evasão escolar no país é uma das mais altas no mundo. 

Principalmente, em famílias com baixa renda, quando adolescentes e crianças têm dificuldade em seguir na escola e precisam iniciar no mercado de trabalho precário e informal para ajudar em casa.

Além disso, outro fator que contribui para o abandono dos estudos é o atraso escolar, quando algum aluno reprova repetidamente ou abandona a escola e volta em atraso ao tempo/idade regular. 

De acordo com o “Panorama da Distorção Idade – Série no Brasil”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o atraso escolar no ensino médio no Brasil é de 28% entre todos os alunos matriculados. 

Por isso, há outras formas de concluir o ensino médio, como veremos a seguir.

Tem como concluir o ensino médio só com a nota do Enem?

Não, não tem como concluir o ensino médio com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)! 

Entretanto, para quem não conseguiu concluir o ensino médio no tempo regular há a opção de realizar a prova do Encceja, como veremos ao longo do texto. 

Quem não concluiu o ensino médio pode fazer Enem?

Sim, quem não concluiu o ensino médio pode fazer Enem para avaliar seu desempenho e conhecimentos, no entanto, não conseguirá usar a nota da prova para acesso ao ensino superior. 

Isso porque para começar um curso superior, é preciso ter concluído o ensino médio e apresentar certificado de conclusão para efetivar a matrícula na faculdade ou universidade em que for estudar. 

Qual é a prova para concluir o ensino médio?

A prova para concluir o ensino médio ou fundamental é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Anualmente, é divulgado um novo edital com os prazos de inscrição, datas da prova, de divulgação de resultados e de justificativa de ausência em edições anteriores.

O Encceja é gratuito e pode ser feito por pessoas acima de 15 anos que querem concluir o ensino fundamental e, acima de 18 anos que querem concluir o ensino médio. 

As inscrições para o Encceja 2024 já encerraram, para quem não conseguiu se inscrever é preciso aguardar o novo edital, em 2025.

Como concluir o ensino médio após os 18 anos?

O Encceja se baseia de acordo com os conteúdos programáticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2024, a prova será aplicada no dia 25 de agosto.

Além disso, conhecido popularmente como supletivo, a Escola para Jovens e Adultos (EJA) – e suas variações de CEEJA, CIEJA, CEEBEJA, etc. – possui turmas destinadas a maiores de 15 anos. 

A formação vai desde a alfabetização e os conhecimentos básicos, passando por todo o currículo nacional até o ensino médio.

O curso dura entre 6 meses e 2 anos por etapa e pode ser feito presencialmente ou à distância.

Ou seja, para concluir o ensino médio você pode escolher entre:

Agora que você já sabe como terminar o ensino médio, pode querer entender como começar também sua faculdade, por isso, a seguir você confere informações importantes para essa etapa.

Qual o jeito mais rápido de concluir o ensino médio?

Como vimos acima, o ensino médio regular possui duração de 3 anos. Mas para pessoas com mais de 18 anos que ainda não concluíram essa etapa, é possível estudar cada série em 6 meses. 

Não há garantias de que você poderá concluir o ensino médio em 1 ano e meio, pois para obter a certificação do Encceja, você precisa passar na prova e isso pode levar mais ou menos tempo do que o período de estudos no supletivo. 

De qualquer forma, vale a pena insistir e conquistar seu certificado de conclusão do ensino médio, pois isso pode te ajudar a melhorar sua vida pessoal e profissional. 

Pode começar a faculdade sem concluir o ensino médio?

Não tem como começar uma faculdade sem concluir o ensino médio. Porém, um caso à parte é para pessoas com previsão de conclusão do ensino médio no momento da matrícula para a graduação. 

Por exemplo, se a matrícula é em novembro e a conclusão do ensino médio é em dezembro, a pessoa pode se matricular com uma declaração de previsão. 

Mas, atenção, o documento deve ser substituído pelo certificado de conclusão antes do início do ano letivo da instituição de ensino superior. Caso contrário, é possível ocorrer a suspensão da matrícula.

Como iniciar a graduação após concluir o ensino médio?

Cada universidade, faculdade ou centro universitário possui suas próprias formas de ingresso, seja para curso tecnólogo, bacharelado ou licenciatura. 

Basicamente, os caminhos mais comuns são:

  • Nota do Enem por meio dos programas de seleção como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Prova de vestibular próprio, que pode ser em uma data para todos ou agendado individualmente.

Seja para instituições públicas ou particulares, é preciso fazer a inscrição e se organizar para os conteúdos exigidos na prova. 

Geralmente, há uma taxa de inscrição para cada prova, mas alguns grupos de pessoas podem solicitar isenção desse valor.

Independentemente da forma de ingresso, para fazer a matrícula em qualquer instituição, o histórico escolar e o certificado de conclusão do ensino médio fazem parte da documentação necessária. 

Por isso, além da escolha do curso e da instituição em que pretende estudar, vale a pena ver a relação de documentos exigida e prepará-la para quando sua aprovação chegar.

Aproveite as vantagens da Gran Faculdade!

A Gran Faculdade conta com mais de 30 cursos de graduação EAD para que você possa estudar de onde estiver, de acordo com seu tempo e rotina. 

Aqui, você encontra:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Aproveite mensalidades que cabem no seu bolso, sem abrir mão da qualidade no ensino. Escolha seu curso, faça sua matrícula e comece a conquistar seu diploma de nível superior com o Gran! 

Cursos de graduação EAD

São mais de 30 opções de cursos de graduação EAD com duração a partir de 2 anos na Gran Faculdade, ideais para quem quer se destacar em uma carreira no setor público ou privado. Escolha o seu e aproveite a entrada imediata para começar a conquistar seu diploma hoje mesmo!

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (valores válidos até o preenchimento das vagas disponíveis, os valores para sua matrícula serão os exibidos no site de compra na hora de fazer sua matrícula):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 99,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 97,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

Garanta sua matrícula com desconto!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal do app de sua preferência:

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura