MDIC: Provas neste domingo. Sugestões de temas para a prova discursiva

Avatar


07 de fevereiro1 min. de leitura

MDIC-Provas-neste-domingo-Sugestões-de-temas-para-a-prova-discursiva

Fiquem atentos concurseiros, pois serão realizadas neste domingo, dia 9, as provas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O exame, que terá início às 8h (para o nível superior) ou às 15h (nível médio), terá duração de quatro horas e 30 minutos. O candidato deverá se apresentar no local com antecedência mínima de uma hora, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original.

Sobre as provas

A avaliação consistirá de 120 itens de Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70), além da elaboração de uma redação (analista) ou texto oficial (agente). Os candidatos ao cargo de agente responderão a itens sobre Matemática, Atualidades, Administração de Recursos Materiais e Pública, Gestão de Pessoas nas Organizações e Arquivologia.

Já para analista as provas terão Inglês, Raciocínio Lógico, Administração Geral e Orçamento Público e de Recursos Materiais e Gestão de Pessoas. As disciplinas Língua Portuguesa, Informática, Ética no Serviço Público, Administração Financeira e Orçamentária, Gestão de Pessoas e Direito Adminstrativo e Constitucional será comum para tambos os cargos.

Sobre o certame

São 105 chances para níveis médio (30 para agente administrativo) e superior (75 para analista técnico-administrativo). Os salários variam entre R$2.943,62 e R$4.353,62, com auxílio-alimentação e gratificação já inclusos. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade. Para ambos os cargos, a carga de trabalho é de 40 horas semanais. A validade do concurso é de dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período, onde outros aprovados podem ser convocados.

Confira algumas  sugestões de temas para sua redação:

Professor Márcio Wesley

No caso do MDIC, a prova discursiva do nível médio vai pedir a redação de um ofício ou de um memorando.

O tema pode ser semelhante a este, já cobrado no concurso do MDS para técnico:

(CESPE, MDS, TÉCNICO)

O Ministério Y decidiu promover um concurso interno para a seleção de um cartaz com ilustração e slogan a ser lançado em campanha envolvendo os empresários da área de informática para fortalecimento do programa de inclusão digital de jovens de baixa renda do país.

Em face da situação hipotética acima, coloque-se na função de Secretário de Gabinete do Ministério e redija um ofício, com estrutura básica completa, ao chefe da Seção de Divulgação do Ministério, solicitando a divulgação do referido concurso interno. Caso queira assinar seu texto, utilize apenas o nome JOÃO JOSÉ. Ao texto que contenha outra forma de identificação será atribuída nota zero, correspondente à identificação do candidato em local indevido.

temas-mdic-1

 

 

 

temas-mdic-2

 

Avatar


07 de fevereiro1 min. de leitura