Memorização no estudo para concursos

Avatar


04 de setembro3 min. de leitura

A memorização não é algo que acontece de uma hora para outra, mas sim aos poucos. Para memorizar o conteúdo estudado, é importante seguir algumas etapas dentro do processo de aprendizagem as quais veremos a seguir.

Sempre que for estudar alguma matéria, procure ter interesse por ela. Isso já é uma forma de mostrar ao seu cérebro que aquele assunto é importante e que aquelas informações precisam ser memorizadas.

É muito importante você fazer uma primeira leitura do material ou assistir às videoaulas do curso, pois isso te ajudará a ter uma noção geral de todo o conteúdo.

Para quem estiver assistindo às videoaulas, recomendo que faça no caderno o seu material de revisão com as anotações mais importantes passadas pelo professor durante a aula.

Saiba que é praticamente impossível memorizar algo num primeiro contato com o material. Seria até um erro você tentar fazer isso, pois atrasaria demais a sua preparação.

É necessário otimizar os estudos e, para isso, é fundamental você procurar avançar no estudo das matérias. Depois, numa segunda leitura, será o melhor momento para você começar a grifar o seu material, fazer as suas marcações e anotações.

Além do material em PDF e das videoaulas, você também pode utilizar o áudio das aulas em momentos nos quais esteja no deslocamento para o trabalho, fazendo faxina ou atividade física, quando estiver numa fila de banco ou aguardando alguma consulta. Os áudios te ajudarão a aumentar o seu tempo de estudo e também contribuirão para esse processo de memorização.

Lembre-se de que a revisão e a repetição levam à memorização.

Resolver questões também é uma forma de fixar melhor o conteúdo estudado e de facilitar a memorização. Até mesmo quando erramos uma questão estamos aprendendo, e a tendência é que fiquemos mais atentos e percebamos os assuntos mais importantes, os quais costumam ser mais cobrados.

Existem várias técnicas de memorização, tais como mapas mentais, flashcards, método mnemônico etc. Nesse artigo, falarei principalmente do método mnemônico, porque, na minha opinião, é uma das melhores técnicas, e também a que eu mais utilizei durante os meus estudos.

Seguem exemplos práticos de como eu grifava o meu material de estudo:

Memorização no estudo para concursos 1

Memorização no estudo para concursos 2

Como eu utilizava o método mnemônico nos estudos:

Memorização no estudo para concursos 3

 

Antes de me mudar para Brasília para tomar posse no cargo de PLF da Câmara dos Deputados, eu morava em Natal/RN. 💭☀️🏖

Durante os meus estudos em Direito Penal, eu criei o método mnemônico acima para ajudar na memorização da matéria. A minha inspiração foi a sigla do canal de televisão da Rede Globo do Rio Grande do Norte (RNTV).

Lembrando que crime = fato típico + antijurídico + culpável.

Seguem os quatro elementos do fato típico:

R = Resultado

N = Nexo causal

T = Tipicidade

C = Conduta (dolosa ou culposa)

O método mnemônico é uma importante ferramenta para ajudar na memorização. Seguem outros exemplos de mnemônicos que criei:

 

Memorização no estudo para concursos 4

Esse eu criei quando estava estudando Regimento Interno do Senado.

Memorização no estudo para concursos 5

Criei o mnemônico acima com 14 anos de idade, quando eu estava na antiga 8ª série (Ensino Fundamental/colégio público municipal) e estudando para o Colégio Técnico de Química de Lorena/SP. Um dia antes da prova, peguei um livro de Ciências da minha irmã (que estava na 6ª série do Ensino Fundamental) para dar uma última estudada.

Ao folhear as páginas do livro, vi uma foto dos planetas na ordem e achei interessante. São esses os planetas por ordem de distância/afastamento do sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que era considerado um planeta, foi “rebaixado” na sua classificação astronômica.

Vamos por partes:

– MVT: utilizei como base a sigla da emissora de televisão MTv.

– MJ: para mim, isso representava a sigla do estado do RJ. Se fosse hoje, poderia utilizar “Ministério da Justiça”…rsrs

– SUNP: lembrava-me o nome do estado de SP.

No dia seguinte, veio uma questão na prova cobrando exatamente isso. Quando a vi, quase dei risada, porque resolvê-la com o mnemônico ficou muito fácil.

Por que estou contando essa história? Para mostrar a eficiência do método mnemônico quando o assunto é estudo e memorização. Passaram-se 20 anos, mas eu ainda me lembro do que aprendi. Espero que, de alguma forma, você tente incluir essa técnica na sua preparação.

Eu sei que temos várias matérias e uma infinidade de assuntos a serem vistos no estudo para concursos públicos, mas, se você procurar aplicar essa técnica para alguns temas, provavelmente suas chances de garantir um resultado melhor na prova aumentarão.

Enfim, nossa preparação tem de ser a melhor possível, e ela é o resultado de tudo o que fazemos durante os estudos. Assim, a aprovação é consequência.

 

Bons estudos e sucesso!

💻📚👊🏼📖✍🏼🤓💪🏼🚀🎯🏆

Um abraço!

Yuri Moraes

Policial Legislativo Federal

GranXpert – Mentoria e Coaching

_________________________________________________________

Facebook: Professor Yuri Moraes

Instagram: @profyurimoraes

Canal no YouTube: Professor Yuri Moraes

Avatar


04 de setembro3 min. de leitura