Mensagem para tempos difíceis

Avatar


28 de maio3 min. de leitura

O desconhecido nos amedronta, incomoda, paralisa. Por isso, é cada vez mais comum recebermos relatos da dificuldade em encontrar motivação para começar os estudos, ou mesmo dar continuidade a eles, nesse cenário tão incerto como o que estamos vivendo. Embora tenhamos um sonho, não há garantia de nada (sobretudo agora), e isso pode ser um gatilho para procrastinarmos.

Bom, primeiro eu quero te fazer entender como a inércia pode ser uma grande rival ou uma grande aliada do concurseiro: se, por um lado, ela posterga a ação do candidato, fazendo-o permanecer parado diante do que precisa ser feito, por outro, se o estudante estiver em movimento, assim ele permanecerá – você conhece a primeira lei de Newton.

É uma questão de escolha. Assuma que o projeto é seu e aja.

Não dedique muito do seu tempo (recurso escasso na preparação para concurso público) para olhar os seus medos, dúvidas, inquietações e, até mesmo, planejamentos. Agora nós tocamos num assunto um pouco sensível: por mais que planejar seus estudos e organizar sua rotina seja muito importante para sua aprovação, ninguém se importa com o quanto seu cronograma é bem feito! Pare de namorar sua agenda, você só será competitivo se agir, ou seja, se estudar, praticar e revisar (ponto!).

Nosso mérito é definido pelo que escolhemos renunciar. Renuncie ao que toma sobremaneira seu tempo e aja!

Outra questão importante de se ressaltar é a seguinte: não espere ter vontade ou se sentir motivado para estudar. Às vezes, você só conseguirá alimentar essa motivação percebendo as evoluções diárias. Ficar horas sentado estudando, estudando e estudando não é prazeroso e estimulante, mas faça-o!

Não importa a velocidade, mas sim a constância. Mantenha-se em movimento, em ação. Um dia de cada vez, um pouco de cada vez. Mesmo sem vontade! Esqueça isso de que se não for tantas horas por dia nem compensa, pois sim, compensa!

Esforce-se por realizar alguma coisa, por menor que seja: resolver algumas questões, ler poucas páginas, ouvir determinada legislação. Quanto mais nos esforçamos para fazer o mínimo naqueles dias nos quais nossa motivação é quase nula, mais as tarefas que demandam maior empenho se tornam menos difíceis. O ânimo, aos poucos, vai novamente encontrando morada, e as renúncias vão encontrando sentido.

Um pequeno avanço feito hoje já te coloca numa posição melhor da que estava ontem. Uma pequena leitura já te acrescenta mais conteúdo do que tinha anteriormente. Uma só questão resolvida pode te fazer perceber um detalhe antes não visto. Mas é extremamente importante você começar, dar um passo. Assim, a partir do momento em que você se esforça e se coloca a favor da sua meta, você vai cmeçar a se sentir determinado.

Progrida. Desenvolva.

Contudo, para que todo esse movimento seja possível de ser realizado, você tem de ter muito claro em sua mente o lugar onde quer chegar. Tenha em sua mente, com bastante lucidez, o sonho a ser alcançado, pense como seria se fosse aprovado. Apegue-se a isso!

Você pensa na sua aprovação enquanto toma banho? Pronto, você tem um sonho, um desejo forte de passar. Mas preste bastante atenção: isso não basta! É importante manter acesa essa chama (você vai precisar), porém, será preciso abdicar de algumas coisas e manter-se em movimento.

Todo dia você deve fazer algo que te deixe mais competitivo para a prova (nem que seja um descanso programado. Sim, períodos de descanso são importantes). Como consequência, sua mente começará a criar o hábito de ocupar-se para realizar aquele seu sonho. Será automático.

Pare de pensar que a banca, ou quem quer que seja, te deve a aprovação pelos sacrifícios que você faz/fez. Faça um planejamento minimamente decente e cumpra-o!

Para não se perder aí no caminho, quando a desmotivação ou as distrações da vida começarem a gritar, seguem algumas dicas que podem te redirecionar para o seu foco e, como resultado, colocá-lo em ação.

Dica 1: Espalhe lembretes pela sua casa (nos espelhos, na cabeceira da cama, na tela do notebook, na geladeira…), por exemplo: “Meu salário será x por mês”, “Serei analista do Senado”, “Um pouco todo dia”, “Em breve me orgulharei das minhas renúncias”, “Não vou desistir”, e por aí vai.

Os lembretes são muito particulares. Escreva mensagens que você sabe que te motivam, que te impulsionam na direção da sua meta.

Dica 2: Coloque avisos no seu celular para tocarem três vezes ao dia: manhã, tarde e noite. Eles fiscalizarão suas ações! Exemplos: “O que estou fazendo me coloca em direção ao meu objetivo?”, “Inércia – vou permanecer como estou. Isso é bom ou ruim?”, “Nesse momento, estou orgulhoso de mim?” etc.

Procure colocar esses lembretes em horários nos quais você se programou para estudar. Assim, voltar para o foco ou te manter ainda mais determinado ficará mais fácil. Também pode ser interessante mudar, com o tempo, as mensagens, os questionamentos e os horários.

Dica 3: Crie um grupo no WhatsApp só com você mesmo e o alimente com áudio detalhando o seu grande sonho. O que você quer? Por quê? O que vai fazer quando tomar posse desse seu tão almejado cargo? O que vai querer comprar? Quem vai querer ajudar?

Especifique seu alvo nesse áudio. Sempre que estiver desanimado e sem força para agir, ouça-o. Faça isso de preferência com um fone de ouvido, para que você consiga se focar, visualizar o objetivo e sentir com mais intensidade.

Procure realizar todas essas dicas num dia em que você esteja no gás. Escreva os lembretes e grave o áudio no dia do auge da sua motivação. Tudo isso para te lembrar do seu sonho e, assim, te encorajar e te impulsionar a agir em prol da concretização dele.

Não é fácil e está longe de ser simples, mas valerá a pena!

A dor faz parte do processo e ela, caso exista sentido, se torna sustentável.

Como o caminho é longo e incerto, o Gran Cursos Online possui o programa GranXperts, com especialistas aprovados em concursos públicos nas diversas áreas para uma ajuda mais personalizada e próxima. Caso seja essa a sua necessidade, conte conosco!

 

Rafael Alemar

GranXpert

Avatar


28 de maio3 min. de leitura