Mentiras

Você mente para você? E para os outros?

Avatar


16 de agosto1 min. de leitura

Pergunte a qualquer pessoa, incluindo os mentirosos (rsrs) aquilo que mais detestam nas pessoas. E eles dirão de imediato:A  MENTIRA. A mentira faz parte muitas vezes de um tecido social. Você nunca dirá a uma pessoa que está saindo de uma quimioterapia, que ela está abatida. A não ser que você seja uma pessoa deselegante e cruel.

As mentiras são classificadas em 4 tipos e no nosso divã, iremos aprender a detectar quando uma pessoa está mentindo. Quais seriam os sinais? Será que esxiste um sinal universal dos mentirosos?

Nessa intensa  preocupação de que alguém está mentindo para você esquecemos as nossas próprias mentiras. O AUTOENGANO é o erro de falar uma mentira para si mesmo. Pessoas que arrumam o tempo todo desculpas para relações e conquistas. Como isso afeta o concurseiro? MUITO!

Muito alunos fingem que estão estudando e se escondem por trás de concursos públicos. Não mergulham no processo de cabeça e vivem falando que a culpa foi do governo, da pandemia e do amigo ou namorado.  O ato de AUTOENGANO leva a um estado de procrastinação e evita a tomada de decisões importantes. A  pessoa se sabota o tempo todo e impede o desenvolvimento de potencialidades para a sua vida.

Qual o motive de criarmos tal mecanismo de defesa? Algumas pessoas não gostam de digerir questões que seriam dolorosas para serem assumidas. Criando-se uma nova realidade, tudo fica aparentemente mais tranquilo e sob controle. O perigo seriam tais questões se acumularem e a pessoa simplesmente explode e isenta a própria responsabilidade nos processos. Um dos principais pilares do AUTOENGANO. Jogar a responsabilidade para todos. Menos para ela.

Quer saber como evitar tal processo tão nefasto? Assista ao Divã do Concurseiro:

 

Avatar


16 de agosto1 min. de leitura