Métodos para não esquecer o conteúdo estudado

Avatar


06 de agosto1 min. de leitura

Olá! Tudo bem? Meu nome é Yuri Moraes, sou servidor da Câmara dos Deputados e faço parte da equipe de GranXperts. Neste artigo, eu falarei sobre alguns métodos que você deve utilizar para não se esquecer do conteúdo estudado.

Sabemos que o nosso intelecto está programado para separar o que nos interessa do que não nos interessa. Diante desse fato, eis os desafio do estudante:

 

– identificar os pontos mais relevantes das disciplinas;

– prestar mais atenção e destacar os pontos mais relevantes para auxiliar a memorização.

 

Se colocar em prática esses dois tópicos, você se lembrará dos pontos fundamentais das matérias estudadas, mesmo que não se recorde de todo o conteúdo.

 

Observe que essas ideias centrais formam o “esqueleto” do assunto estudado; com isso, esses detalhes destacados serão mantidos em sua memória.

 

Saiba que um fator extremamente importante para a memorização é a repetição. Após identificar e destacar os pontos mais relevantes no material, faça revisões do conteúdo já estudado.

 

Para internalizar os conteúdos, é preciso haver repetição deles. Isso mesmo. Sem repetição, sem voltar ao assunto, sem insistir, as suas chances são pequenas de manter o conhecimento adquirido na memória e assim conseguir ter um percentual alto de acertos no momento da resolução de questões, por exemplo.

 

Uma sugestão para testar se você realmente assimilou o conteúdo estudado é fazer questões. Sugiro também que faça sempre questões comentadas!

 

Após ter estudado o conteúdo básico, faça questões sobre esse tema e analise seu resultado. A partir daí, você perceberá quais temas precisa revisar com mais frequência. Se seguir essa sequência, certamente você avançará bem no conteúdo do seu edital.

 

Sequência para internalizar o conteúdo da sua prova:

 

  1. Realizar o estudo-base;
  2. Resolver questões comentadas;
  3. Revisar os pontos destacados no material e os conteúdos das questões que não acertou no momento da resolução das questões comentadas.

 

Essas técnicas são simples, mas, se forem colocadas em prática, você verá a evolução que o seu estudo terá.

 

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele possa te ajudar nos estudos e na sua preparação.

Bons estudos e sucesso na sua trajetória!

Caso você precise de acompanhamento e orientação para os seus estudos, nossa equipe de coaches está à disposição para te ajudar na sua preparação por meio do Programa de Coaching do Gran Cursos Online – GranXperts.

Não conhece o Programa de Coaching do Gran Cursos Online? Clique aqui para obter maiores informações.

Um abraço!

Yuri Moraes

_________________________________________________________

 

Facebook: Prof. Yuri Moraes

Instagram: @profyurimoraes

Canal no YouTube: Prof. Yuri Moraes

_________________________________________________________

Avatar


06 de agosto1 min. de leitura