Ministério do Planejamento lança ferramenta para análise de dados do funcionalismo público

Avatar


30 de Junho de 2017

Ministério do Planejamento lança Painel Estatístico Pessoal – PEP que permite a visualização de dados do funcionalismo público Federal

Com o objetivo de melhorar a gestão dos recursos públicos, reduzir o tempo para o acesso às informações e disponibilizar os dados de forma moderna, simples e transparente, a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento oferece o Painel Estatístico Pessoal – PEPque concentra as informações estatísticas de pessoal do Poder Executivo Federal a partir de janeiro de 2017.

A nova solução digital foi estruturada para oferecer ampla base de dados atualizados mensalmente, com opções de consulta às informações e uso de gráficos, mapas e planilhas, facilitando o agrupamento e o cruzamento dos dados.

Pelo PEP é possível também saber qual é o quantitativo de servidores federais por unidade da Federação e os valores de despesas com a folha de pagamento; localizar em qual órgão público está o grupo mais representativo de servidores com escolaridade superior; mensurar o número de servidores por gênero ou faixa etária; verificar o contingente de ingressos por concurso público e a distribuição por carreiras; e conhecer o número de ativos e aposentados por cargo e funções, entre outros dados. Acesse aqui.

Por exemplo, os candidatos que participaram do concurso do INSS podem consultar o número de nomeações realizadas em 2017. Segundo o documento gerado pela plataforma, 454 Técnicos do Seguro Social foram nomeados neste ano, sendo 229 em janeiro, 48 em fevereiro, 5 em Março, 16 em Abril e 156 em Maio; além de 82 Analistas.

Outro dado interessante que pode ser consultado pelos concursandos é o número total de nomeações, quais são os órgãos que mais nomearam servidores por mês e por região.

Segundo o PEP, em 2017, foram 33.266 novos ingressos por meio de concurso público e processos seletivos realizados pelo país. O ano começou com 2.664 servidores nomeados em janeiro, subindo para 3.840 em fevereiro, saltando para 19.337 em março e passando para 3.702 servidores nomeados em abril e 3.723 e maio. Uma média de 6.653 nomeações por mês. A ferramenta permite ainda a consulta por região: o maior número de convocações foi para a região Sudeste, 12.428 (37,36%), e o menor para a região Norte, 3.305 (9,93%).

A tecnologia utilizada no Painel permite também agregar continuamente, à solução, novas informações, associações e visões, na medida em que surjam demandas ainda não contempladas na ferramenta.

O PEP substitui o atual Boletim Estatístico de Pessoal (BEP), publicação da década de 90, feita em formato PDF, com atualizações manuais e que apresentava informações de forma estática e com defasagem de atualização de três meses.

O acesso é gratuito e pode ser feito apenas com conexão via internet, no site do Ministério do Planejamento https://www.pep.planejamento.gov.br/, sem necessidade de aplicativos ou programas específicos. Além disso, o usuário pode exportar todas as informações por meio de planilhas eletrônicas.

Vantagens do PEP:

  • Transparência das informações;
  • Atualização mensal de dados de forma mais tempestiva;
  • Simplificação no acesso e na visualização das informações;
  • Visualização em diversos formatos, tais como gráficos, mapas e planilhas, de maneira simples, eficiente e sem a necessidade de você ser um especialista no assunto;
  • Ganho de eficiência na consulta de grandes volumes de dados;
  • Permite que quaisquer gráficos e tabelas possam ser impressos e/ou exportados para o formato de planilha eletrônica; e
  • Possibilita, ainda, personalizar as consultas dos dados disponibilizados.

* Com informações da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento.

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


30 de Junho de 2017

Tudo que sabemos sobre:

ministério do planejamento