Governo Bolsonaro: o Ministério do Trabalho e a redução de comissionados

Por
2 min. de leitura

Como o fim do Ministério do Trabalho afetará os cargos comissionados?

Como o fim do Ministério do Trabalho afetará os cargos comissionados?

Olá, meus queridos Gran Alunos, tudo bem?

Pois é, mais uma vez, eu aqui para falar sobre o presidente eleito Jair Bolsonaro, que, no último dia 7 de novembro, anunciou o fim do Ministério do Trabalho. Longe de mim dizer se a decisão foi acertada ou não. O fato é que precisamos entender o impacto disso no atual cenário econômico e, por fim, no mundo dos concursos.

De acordo com a notícia publicada pelo UOL, o objetivo dessa decisão estaria ligado à necessidade de dar maior eficiência na condução dos temas ligados à área do emprego. Ainda de acordo com o portal, uma das alternativas possíveis para a atual pasta é uma associação a algum órgão ligado diretamente à Presidência da República. Com isso, teríamos que o tema emprego seria tratado com ainda mais cuidado pelo presidente eleito. Lembre-se de que uma das maiores preocupações do governo é gerar uma retomada do número de vagas no mercado formal o quanto antes. Com esse objetivo, faz total sentido ter a pauta emprego dentro do Palácio do Planalto.

Diante do contexto, faço aqui as minhas considerações: qual a ideia de Bolsonaro em acabar com o Ministério do Trabalho? A ideia seria mesmo fatiar tudo o que diz respeito a emprego em diversas áreas, como, por exemplo, entregar a gestão de benefícios para os órgãos ligados ao campo social. A gestão da política de trabalho e renda estaria ligada ao Ministério da Economia ou a uma unidade dedicada às questões de produtividade, um dos temas considerados prioritários para o Ministro da Economia, Paulo Guedes (ainda vamos falar muito sobre esse tópico aqui no Blog do Gran).

O fato é que, mesmo sendo “Ministério disso, disso e Trabalho” (palavras de Bolsonaro), o Status de Ministério continua o mesmo. A ideia do presidente é reduzir o número de Ministérios, mas a pasta do trabalho continuará com o mesmo patamar de Ministério, já que, ainda segundo Bolsonaro, “o que vale é o status”.

Dentro desse contexto, nada mudará em questões de concursos para a área. Vamos continuar tendo concursos para AFT, principalmente porque, eu diria, as questões de produtividade passarão a ter destaque no próximo governo. Dessa forma, toda movimentação observada nos últimos dias seria, basicamente, uma opção muito mais política do que qualquer outra coisa. Veja que a ideia de Bolsonaro é reduzir os ministérios ou aglutiná-los, como é o caso do que vai acontecer com o Superministério da Economia. Essa aglutinação ou desmembramento nada tem a ver com a extinção da importância do trabalho.

Por hora, atenção aos movimentos, mas sem grandes alardes ou pessimismo. O presidente eleito tem feito várias movimentações nas escolhas dos ministros e eu, particularmente, não tenho visto sinais de redução do número de concursos, muito pelo contrário. Veja que Bolsonaro quer, inclusive, reduzir o número de comissionados. Se ele cumprir o que diz, tenha certeza, vamos ter ainda mais provas.

Fonte: G1

Fonte: G1

A hora é mesmo de trabalhar!

Vamos juntos?

Gran Abraços,

Fontes: UOL Economia, Folha de São Paulo, G1.


Amanda Aires 

Amanda Aires Assessora de Economia do Governo do Estado de Pernambuco, autora de livros em economia. Comentarista de Economia da rádio CBN. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco com extensão na Université Laval, Canadá. Mestra em Economia também pela UFPE com dissertação premiada no III Prêmio de Economia Bancária pela Federação Brasileira de Bancos. Economista pela UFPE, com extensão universitária na Universität Zürich, na Suíça.

 

 


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Por
2 min. de leitura