MPS.BR 2021 – Outro ???

Avatar


28 de janeiro2 min. de leitura

Olá Pessoal!

Para nossa surpresa saiu uma nova versão do modelo MPS.BR, agora na versão 2021. Essa versão na verdade aparenta ser a correção de algumas incongruências no modelo MPS.BR 2020, então fica ligado que na verdade não existe mais a versão 2020. A versão 2021 substitui a 2020, veja que se cair no seu edital a versão 2021 você deve ignorar totalmente o que viu na versão 2020.

 

Se atente ao que está escrito no guia no tópico vigência e transição:

“VIGÊNCIA E TRANSIÇÃO: O Guia Geral MPS para Software:2021 entra em vigor em 1º. de janeiro de 2021. Assim, a partir desta data podem ser realizadas avaliações MPS usando o Modelo de Referência MPS para Software MR-MPSSW:2021. O período de transição é até 30 de junho de 2021 e até esta data ainda podem ser realizadas avaliações usando o MR-MPS-SW:2016. A partir de 1º. de julho de 2021 todas as avaliações devem ser realizadas usando o MR-MPS-SW:2021.”

O MPS continua com os modelos de referências anteriores, é interessante o concurseiro se atentar que normalmente quando se fala em MPS.BR para os concursos de T.I as questões abordam basicamente o MR-MPS-SW, Modelo de Referência MPS para Software, e é nele que vamos dar atenção nesse artigo.

Além disso os Processos agora são divididos em dois conjuntos Processos de Projeto e Processos Organizacionais, conforme Figura 1.

 

 

E a evolução dos processos agora passar por 7 níveis de maturidade, do G ao A. Se atente que os nomes mudaram, o nível D antes chamado Largamente Definido agora se chama Definido e o nível C chamando Definido agora se chama Totalmente Definido. Essa mudança já tinha sido feita na versão 2020, mas veja que não cabe mais comparação entre 2020 x 2021, pois a versão 2021 revogou tudo que tinha na 2020, para todos os casos é como se a versão 2020 nunca tivesse existido. Veremos na Figura 2, como os processos estão distribuídos conforme os níveis.

 

Além disso os níveis de capacidade mudaram, mas de forma mais suave,

Vejamos a Figura 4 e Tabela 1.

Assim com todas essas mudanças será necessário que o aluno estude essa nova verão a partir do momento que as bancas começarem a cobrar, pois será necessário detalhar todos os processos e seus atributos, conforme os conjuntos que surgiram (Projeto e Organizacionais) e aprofundar nos níveis de maturidade e seus processos.

Após essa visão geral do Guia nos vemos nas aulas, pois já temos conteúdo gravado explicando com detalhes todas as mudanças, que normalmente são a fonte para questões das mais diversas bancas.

Até mais !

 

Professor MSC, Washington Almeida

Doutorando e Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1) e Professor no Gran Cursos Online.

 

Referências 

[1] GUIA GERAL MPS DE SOFTWARE (2021) https://softex.br/download/guia-geral-de-software-2021/

Avatar


28 de janeiro2 min. de leitura