Mude seu foco, mude sua vida

Mude seu foco, mude sua vida: Confira os conselhos do coach e mentor Marcos Almeidas!

Avatar


3 de Dezembro de 2020

Olá, futuro servidor público, tudo bem com você? É uma honra para mim estar mais uma vez aqui escrevendo um artigo para a sua vida, para te ajudar a alcançar o seu cargo público!

E aí, como vão os estudos? Está pegando pesado ou continua procrastinando e deixando para depois, enquanto seu concorrente está se matando de estudar? Pense nisso, ok?

Vamos para o assunto de hoje: mudar o foco!

“Está bem, professor, mas o que você quer dizer com isso, se o que vocês mais nos ensinam é manter o foco?”.

Calma! Já vou te explicar o que significa isso. Mudar o foco aqui é no sentido de que você precisa parar de se focar em coisas bobas, menos importantes, superficiais etc.

Por exemplo, se algum de seus parentes te magoa com uma palavra de derrota, (sei lá!) falando que você só estuda e não faz mais nada, ou diz: “Até parece que você vai passar. Você sempre foi mal aluno na escola”. Ou alguém te diz: “O filho da Mariazinha passou em seis meses e você já está estudando há um ano e ainda não passou”.

Se você é concurseiro, provavelmente já ouviu isso sim e ficou muito chateado. Eu aposto que sim! Eu também já ouvi isso enquanto estudava para concursos, pode acreditar. Sabe o que eu fiz? Simplesmente passei a ignorar esse tipo de comentário, esse tipo de pessoa que não torcia para o meu sucesso e não me motivava.

Assim eu indico que você faça o mesmo! Mude o seu foco! Tire o foco do que essas pessoas já falaram para você!

Tem uma frase de que gosto muito que diz: “Se você mudar seu foco, mesmo que apenas um pouco, sua realidade mudará muito”. Aí você deve perguntar: “Mas, professor, como mudo isso? Pelo amor de Deus, me explica, porque não aguento mais”.

Calma! Em vez se focar nessas coisas ruins que aparecem de vez em quando, troque esse pensamento por algo bom! Algumas das perguntas que você pode utilizar é: “Como posso conseguir isso? Como posso ser aprovado? O que cabe somente a mim fazer?”.

Viu como você já começou a mudar o seu foco? Tirou o pensamento negativo daquelas pessoas e passou a focar no que é realmente seu objetivo – eu acredito que é passar no concurso da sua vida!

Sabe por que as perguntas são poderosas ferramentas? Porque elas têm o poder de controlar nosso foco, de como pensamos e sentimos.

Mas atenção, hein! Faça as perguntas certas, e não perguntas negativas, porque senão elas vão piorar seu estado de ânimo ainda mais e você não sairá do lugar. Tire as seguintes perguntas da sua vida:

– Por que a vida é assim?

– Por que nasci pobre?

– Por que meus planos nunca dão certo?

– Por que os outros conseguem e eu não?

No livro de Mateus, capítulo 7, versículo 7, a Bíblia diz: “Peça e receberá; procure e encontrará; bata e a porta lhe será aberta”.

Vou deixar duas perguntas que podem mudar sua vida: o que você está disposto a fazer para alcançar o seu cargo público? Do que você está disposto a abrir mão? Baseie-se nelas para direcionar os seus estudos! Elas não só te farão refletir, mas também te ajudarão a agir!

Aí onde você está lendo esse artigo agora, crie suas próprias perguntas. Elas ajudarão não só a você, mas a outras pessoas ao seu redor também. Perguntas como essas podem transformar a vida de uma pessoa!

Um dica final é: não conte os seus objetivos para qualquer pessoa! Ninguém precisa saber que você está estudando para concursos, somente precisam ver os seus resultados. A não ser que seja alguém muito próximo a você, como pai, mãe, namorado (a) ou cônjuge, outras pessoas não precisam ver o seu “processo”. Contar para outros o seu objetivo, sem necessidade, te faz aumentar a pressão emocional sobre você mesmo, e o seu estudo precisa ser “leve”.

Então, é isso. Na sua vida, você pode focar no que mudará a maneira de você se sentir melhor ou naquilo que te fará se sentir muito pior. Portanto, pratique isso e mude a história da sua vida.

 

Um abraço,

Coach Marcos Almeida

Estou no Instagram com esse mesmo nome! Fuiiiiii!

Avatar


3 de Dezembro de 2020