Nação Dopamina

Por
1 min. de leitura

A dopamina é um neurotransmissor que pertence à família das catecolaminas. Ela é produzida naturalmente pelo corpo por neurônios. Esses neurônios podem ser encontrados em diferentes áreas do cérebro e uma das vinculações está associada aos sistemas de recompensa (prazer) e repetição (ou reforço).

Outras 3 funções da dopamina que são MUITO importantes, serão apresentadas no nosso divã e iremos mostrar formas de estimular a atuação nessas funções.

O nosso organismo é capaz de regular naturalmente tal produção. O desequilíbrio desse mecanismo, ou seja, a falta, a quantidade muito grandes ou a ausência da produção está relacionada a questões bem graves.

A falta pode levar a vícios por meio do mecanismo de dependência de drogas, jogos e compras, estimulando temporariamente o prazer e levando à anedonia. Muitos jovens vivem esse vício em dopamina, podendo levar a estados de extrema vulnerabilidade emocional e neuro adaptação.

Estímulos que tanto nos trazem prazer podem desenvolver a tolerância. Sendo assim, necessitaríamos de doses maiores e mais frequentes para obter a mesma sensação que tivemos em um primeiro contato.

Isso te lembra redes sociais? Sim! Para a psiquiatra a norte-americana Anna Lembke isso fica muito claro. “A riqueza, a abundância e a tecnologia da nossa época fazem com que quase toda experiência humana tenha o potencial de vício, de uma droga. As mídias sociais são conexão humana em forma de droga. O que torna algo viciante? Algo que dispara dopamina no sistema de recompensa do cérebro de forma rápida”.

Quer saber mais sobre os estudos dessa psiquiatra e como estimular a produção comedida da dopamina para ajudá-los nos estudos? Assista ao nosso divã.

Por
1 min. de leitura