Não atrase a realização do seu sonho! Por: Wellington Antunes

Avatar


11 de julho3 min. de leitura

“Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.” (Eclesiastes 11:4)

A realização de qualquer projeto exige que voltemos a atenção para certos itens, como o planejamento, a disciplina, a persistência, a capacitação para fazer, a vontade de vencer, a fé.

Entretanto, todos esses itens, embora fundamentais, não poderão contribuir para o alcance do objetivo se faltar uma peça-chave: atitude, a qual, de forma bem simples, pode ser conceituada como a demonstração de uma intenção. Vale dizer que é a forma exterior de uma vontade interior.

Interiormente, nós projetamos, desejamos, almejamos. Contudo, esse desejo precisar “aflorar” e se materializar por meio de atos reais. P​latão disse: “tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo”. Se não tomarmos cuidado, essa peça-chave, que é a atitude, fica sempre para depois. Inconscientemente, deixamos o que precisa ser feito hoje para outro momento. Prorrogamos a realização dos nossos sonhos.

Essa constatação se relaciona com a palavra procrastinar, que é exatamente não fazer o que precisa ser feito. Segundo o Dicionário Aurélio, procrastinar é “transferir para outro dia, adiar, delongar, demorar, espaçar, protrair; usar de delongas, de adiamentos”.

Pela etimologia, a palavra procrastinação vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã). Em tradução livre, seria deixar o que precisa ser feito hoje para “à frente de amanhã”. Observe os sinônimos de procrastinar: adiar, espaçar, postergar, demorar, atrasar, protrair, prolongar, retardar, protelar, prorrogar, pospor, diferir, delongar e tardar.

No geral, um número expressivo de pessoas (estou nesse grupo), em determinado momento da vida, já desenvolveu algum tipo de procrastinação; adiou tarefas importantes. Quem nunca deixou algo para resolver na última hora? No mundo dos concursos públicos, por exemplo, muitas pessoas somente decidem estudar, de forma séria, após a publicação do edital. O que é muito ruim!

Mesmo com a periódica divulgação das informações sobre o concurso que almejam, alguns procrastinam até o início dos estudos. O problema está instalado quando isso se torna um padrão de comportamento, um hábito, impedindo a realização dos projetos de vida.

Normalmente, queremos deixar para depois aquelas coisas que julgamos mais difíceis, das quais não gostamos, que achamos “chatas” ou das quais temos medo. Além disso, a procrastinação, normalmente, está também associada a uma inversão de valores: evitar tarefas necessárias por meio da priorização de ações menos importantes.

Há algumas máximas procrastinatórias que, consciente ou inconscientemente, podem prejudicar bastante o cumprimento de metas. Veja uns exemplos:

  • Por que fazer hoje o que pode ser feito amanhã?
  • Por que fazer amanhã o que pode ficar para depois de amanhã?
  • Deixa para amanhã…
  • Depois eu tiro a carteira de motorista.
  • Na próxima segunda eu começo a dieta.
  • Na próxima semana eu começo a estudar para o concurso público.
  • Vou me matricular na academia no mês que vem.

Há um número expressivo de pessoas que, embora não digam essas palavras, vivem-nas com suas atitudes. Isso é uma triste realidade na vida de muitas pessoas que conheço, acerca dos concursos públicos.

Querem se tornar servidores públicos. Reconhecem e, às vezes, até sabem acerca daqueles itens obrigatórios dos quais falei no início (planejamento, disciplina, persistência, capacitação para fazer, vontade de vencer, fé), entretanto, não os colocam em prática.

A atitude é consumida pela procrastinação. Não podemos ficar adiando essa importante decisão. Precisamos agir. Se você estiver passando por situação semelhante, tome uma decisão hoje mesmo! Mude suas atitudes. Certamente, os resultados também mudarão.

Não adie mais!

Há um provérbio que diz: “adie por um dia, e dez dias passarão”. Reflita! E mude!

Como disse Augusto Cury, “sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir”!

Sucesso na jornada!

Wellington Antunes

Professor de Direito Constitucional. Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)

 

 

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Edital[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


11 de julho3 min. de leitura