Palavra de Quem Entende

Não atrase a realização do seu sonho! Por: Wellington Antunes

“Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.” (Eclesiastes 11:4)

A realização de qualquer projeto exige que voltemos a atenção para certos itens, como o planejamento, a disciplina, a persistência, a capacitação para fazer, a vontade de vencer, a fé.

Entretanto, todos esses itens, embora fundamentais, não poderão contribuir para o alcance do objetivo se faltar uma peça-chave: atitude, a qual, de forma bem simples, pode ser conceituada como a demonstração de uma intenção. Vale dizer que é a forma exterior de uma vontade interior.

Interiormente, nós projetamos, desejamos, almejamos. Contudo, esse desejo precisar “aflorar” e se materializar por meio de atos reais. P​latão disse: “tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo”. Se não tomarmos cuidado, essa peça-chave, que é a atitude, fica sempre para depois. Inconscientemente, deixamos o que precisa ser feito hoje para outro momento. Prorrogamos a realização dos nossos sonhos.

Essa constatação se relaciona com a palavra procrastinar, que é exatamente não fazer o que precisa ser feito. Segundo o Dicionário Aurélio, procrastinar é “transferir para outro dia, adiar, delongar, demorar, espaçar, protrair; usar de delongas, de adiamentos”.

Pela etimologia, a palavra procrastinação vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã). Em tradução livre, seria deixar o que precisa ser feito hoje para “à frente de amanhã”. Observe os sinônimos de procrastinar: adiar, espaçar, postergar, demorar, atrasar, protrair, prolongar, retardar, protelar, prorrogar, pospor, diferir, delongar e tardar.

No geral, um número expressivo de pessoas (estou nesse grupo), em determinado momento da vida, já desenvolveu algum tipo de procrastinação; adiou tarefas importantes. Quem nunca deixou algo para resolver na última hora? No mundo dos concursos públicos, por exemplo, muitas pessoas somente decidem estudar, de forma séria, após a publicação do edital. O que é muito ruim!

Mesmo com a periódica divulgação das informações sobre o concurso que almejam, alguns procrastinam até o início dos estudos. O problema está instalado quando isso se torna um padrão de comportamento, um hábito, impedindo a realização dos projetos de vida.

Normalmente, queremos deixar para depois aquelas coisas que julgamos mais difíceis, das quais não gostamos, que achamos “chatas” ou das quais temos medo. Além disso, a procrastinação, normalmente, está também associada a uma inversão de valores: evitar tarefas necessárias por meio da priorização de ações menos importantes.

Há algumas máximas procrastinatórias que, consciente ou inconscientemente, podem prejudicar bastante o cumprimento de metas. Veja uns exemplos:

  • Por que fazer hoje o que pode ser feito amanhã?
  • Por que fazer amanhã o que pode ficar para depois de amanhã?
  • Deixa para amanhã…
  • Depois eu tiro a carteira de motorista.
  • Na próxima segunda eu começo a dieta.
  • Na próxima semana eu começo a estudar para o concurso público.
  • Vou me matricular na academia no mês que vem.

Há um número expressivo de pessoas que, embora não digam essas palavras, vivem-nas com suas atitudes. Isso é uma triste realidade na vida de muitas pessoas que conheço, acerca dos concursos públicos.

Querem se tornar servidores públicos. Reconhecem e, às vezes, até sabem acerca daqueles itens obrigatórios dos quais falei no início (planejamento, disciplina, persistência, capacitação para fazer, vontade de vencer, fé), entretanto, não os colocam em prática.

A atitude é consumida pela procrastinação. Não podemos ficar adiando essa importante decisão. Precisamos agir. Se você estiver passando por situação semelhante, tome uma decisão hoje mesmo! Mude suas atitudes. Certamente, os resultados também mudarão.

Não adie mais!

Há um provérbio que diz: “adie por um dia, e dez dias passarão”. Reflita! E mude!

Como disse Augusto Cury, “sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir”!

Sucesso na jornada!

Wellington Antunes

Professor de Direito Constitucional. Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)

 

 

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

garantia-de-satisfacao-30

Cheguei Lá

19 Comentários

19 Comentários

  1. Abud Sadied Beltrão

    11/07/2017 19:17 em 19:17

    Meu Deus , cara você é sensacional !.Acompanho todos os seus artigos e vejo q deveria de escrever um livro . Seus artigos e do Gabriel Granjeiro , são simplesmente abençoadores é um balsamo na alma . Te admiro demais , pelas suas palavras em cada artigo e em cada detalhe – é perceptível que você é um gigante enviado por Deus, é referencia .

    Obrigado Mestre . Que o Pai lhe cubra de muitas sabedorias e que você possa sempre dividi-las! .
    Abç

  2. Ana

    11/07/2017 22:04 em 22:04

    Muito bom. Veio pra mim na hora certa. Parabéns pelo artigo.

  3. Daniella Souza

    11/07/2017 22:15 em 22:15

    Acabei de ler esse artigo e foi um tapa na minha cara. Chega de procrastinar. Hoje mesmo estou mudando minhas atitudes. Muito obrigada por seu incentivo. Artigo sensacional.

  4. william

    11/07/2017 23:26 em 23:26

    Muito bom esse artigo!! bastante motivador para quem anda no “mundo da lua”.

    Parabéns!!

  5. Rosy

    12/07/2017 00:14 em 00:14

    Realidade nua e crua. Simplismente perfeito tudo que foi dito por esse obrigada pelo incentivo!! Deus continue te abençoando grandemente.

  6. Maria Mota Pires

    12/07/2017 05:39 em 05:39

    Eu não sigo esse lema de deixar para amanhã. Estou estudando desde fevereiro, (cursinho e em casa), mas obrigada pelo incentivo.

  7. ALBERIZA VERAS DE ALBUQUERQUE

    12/07/2017 08:47 em 08:47

    Super pertinente o artigo, que sirva de incentivo para todos os concurseiros. Obrigada.

  8. Sebastião Benjamim Alves

    12/07/2017 08:55 em 08:55

    Muito bom e execelente sou concurseiro e já conquistei a minha sonhada aprovação e classificação no concurso público Municipal e fedaral da UFRRJ do Rio de janeiro agora estou focado no concurso público do TRE da Bahia que vou conquistar essa vaga fiz as questões da última prova do. TRE da Bahia no Ano de 209 pela Banca Cespe UnB e fiz uma pontuação boa graças a Deus agora é só se dedicar para alcançar o resultado final dia 20/08/2017 em Pituba Salvador.

  9. Neilton

    12/07/2017 09:36 em 09:36

    Grande Wellington Antunes!!! Esse cara é fora de sério. Tive aulas de Direito Constitucional com ele em um cursinho presencial, excelente didática e domínio do conteúdo.
    Tenho aprendido muito com seus artigos, muito obrigado professor!

  10. Patricia

    12/07/2017 11:05 em 11:05

    Adorei, irei me focar bem mais a partir de hoje! agora

  11. Ione

    12/07/2017 12:08 em 12:08

    Valeu, professor! Realmente, és um escolhido do Senhor para ser um diferencial na metodologia de ensino. Amei a forma lúdica – rsrsrs- com que explicou a disciplina Constitucional. Ajudou-me a esclarecer vários pontos. Deus continue a lhe iluminar o entendimento e à toda equipe do GranCursos!

    Abs.

    Ione.

    P.S.: Amo o versículo citado no texto. Absoluta verdade!

  12. Artmes Barros

    12/07/2017 21:38 em 21:38

    Palavras sabiamentes insentivadoras, belo artigo valeu gostei muito!!!

  13. Luciana R. Braga

    13/07/2017 01:29 em 01:29

    Caramba, que texto pontual.
    Só posso dizer, muito obrigada pela reflexão.
    #abaixoprocratinação
    Valeu profº Wellington Antunes.

  14. Simone

    13/07/2017 10:28 em 10:28

    Excelente!Tudo que eu precisava ler e refletir pra dar um rumo em minha vida! Obrigada!

  15. Rafaella

    13/07/2017 18:22 em 18:22

    Que Deus abençoe sua vida, professor.
    Precisava dessas palavras hoje, neste momento!!
    Muitíssimo obrigada

  16. Daniel Lustoza

    14/07/2017 11:09 em 11:09

    Maravilha de texto mestre!Sem dúvidas veio em uma ótima hora em minha vida. Tem um versículo bíblico que diz: Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme e a luz brilhará em teus caminhos. Jó 22.28. Fala de iniciativa, firmeza, convicção, decisão, atitude! Muito obrigado professor por esse texto motivacional!Que Deus continue usando para disseminar conhecimento e sabedoria!Felicidades…

  17. Cleonilde Soares Nobre

    14/07/2017 16:56 em 16:56

    Excelente artigo professor, muito obrigada por compartilhar,ótimo para refletir.

  18. Karina Fernandes

    14/07/2017 17:32 em 17:32

    Estes artigos sao otimo.Parabens.

  19. marineide rocha

    16/07/2017 10:55 em 10:55

    Obrigada mestre!Incisivo como sempre!
    muito bom….

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo