Não brinque de estudar para concursos, pois isso não é brincadeira!

Avatar


29 de maio2 min. de leitura

 

Olá! Tudo bem? Meu nome é Yuri Moraes, sou Policial Legislativo Federal e faço parte da equipe do GranXperts. Neste artigo, eu falarei sobre a preparação para concursos públicos.

 

Sabemos que as bancas examinadoras não estão nem um pouco de brincadeira, basta ver que o nível de dificuldade das provas tem aumentado nos últimos anos. A tendência é justamente essa, cada vez mais os examinadores vão procurar selecionar melhor os candidatos ao serviço público.

A quantidade de inscritos nos últimos certames mostra que são milhares de pessoas querendo uma aprovação. Em contrapartida, o número de candidatos os quais estudam e se dedicam ao máximo é bem menor. Mas também sabemos que a quantidade de inscritos não é um bom parâmetro, pois muitos são aventureiros ou estão fazendo as provas apenas para treinar, sem grandes expectativas de aprovação. Além disso, é alto o número de abstenções.

Mas o que eu quero falar é sobre aqueles candidatos que almejam a aprovação, mas não se dedicam de verdade. Se estudar para concursos não é uma brincadeira, temos de estudar e nos preparar como adultos, ou seja, levar a preparação a sério.

Quando vamos para uma guerra, além de precisarmos estar preparados, não podemos jamais entrar derrotados. Você quer vencer? Assuma uma postura de vencedor! Lembre-se sempre de que você é o seu maior concorrente. Faça a sua parte!

É preciso levar a preparação para concursos a sério. Isso se dá no planejamento, na dedicação, na disciplina e no investimento. Por incrível que pareça, ainda existem candidatos os quais não se dispõem a investir tempo e dinheiro na preparação deles. Com relação ao investimento monetário, isso vai depender da situação financeira de cada um. Se você está passando por uma dificuldade nessa área, aproveite ao máximo as aulas e os materiais disponibilizados gratuitamente na Internet. O que estou querendo falar é sobre candidatos que, muitas vezes, têm condições financeiras e, mesmo assim, preferem não investir na preparação. Isso é um erro, uma má projeção de valores. Parafraseando Benjamin Franklin, investir em estudos rende sempre os melhores juros.

Talvez tudo isso aconteça por causa da “lei do menor esforço”. Mas será que essa lei funciona mesmo? Como querer ser aprovado num concurso top ou querer resultados extraordinários quando, na verdade, os esforços para atingir esses objetivos não estão à altura? Acredito na lei da semeadura, segundo a qual nós só colheremos aquilo que estamos plantando. Por mais óbvio que isso possa parecer, para colher, nós precisamos plantar.

Gosto de uma frase de T. Harv Eker que diz: “A maneira como você faz qualquer coisa é como você faz tudo.” Dificilmente uma preparação mal feita trará resultados positivos na prova do concurso.

Além disso, muitas vezes precisamos abrir mão de momentos de lazer e de momentos com as pessoas de quem gostamos (familiares/amigos/parentes), mas isso faz parte do sacrifício de buscar algo melhor que beneficiará a todos. Esse apoio é fundamental e deve ser conquistado. Nós também devemos respeitar e valorizar essas pessoas que nos apoiam durante a preparação.

Tudo isso deve ser buscado com equilíbrio, para que o estudo para concursos seja saudável e você consiga mantê-lo ao longo do tempo necessário para a sua aprovação. Não significa que você vai precisar deixar todas as outras atividades de lado. Cuidado com os excessos!!!

Não brinque de estudar para concursos, pois isso não é brincadeira! Leve a sério a sua preparação e faça o seu melhor possível a cada dia. Assim, você estará cada vez mais próximo da sua aprovação no tão sonhado cargo público.

Bom… é isso. Espero que você tenha gostado e que esse artigo possa te ajudar nos estudos e no seu preparo. Bons estudos e sucesso na sua trajetória!

 

Caso você esteja precisando de acompanhamento e orientação para os seus estudos, fico à disposição para te ajudar na sua preparação por meio do Programa de Coaching do Gran Cursos Online – GranXperts.

 

 

Não conhece o Programa de Coaching do Gran Cursos Online? Clique aqui para obter maiores informações.

 

Aproveite e se inscreva no nosso Canal no YouTube:

 

 

Um abraço! 

Yuri Moraes

Avatar


29 de maio2 min. de leitura